Atualizado em

–Post atualizado em Setembro/2018– Já ouviu falar que algo fica lá no fim do mundo? Pois é. Ushuaia leva a fama de ser o fim do mundo mesmo. Mas não pensem que isso é ruim. A cidade é considerada a cidade mais austral do planeta. Ou seja, a cidade mais próxima da Antártida. E embora existam controvérsias quanto a isso, – dizem que a cidade mais austral mesmo é a chilena Puerto Williams – é a cidade argentina que leva essa titularidade. A cidade até é o ponto de partida da maioria das expedições na Antártida. Mas não pensem que por isso faltam atividades por lá e por isso vamos te sugerir o que fazer em Ushuaia.

Orla da cidade

Sobre Ushuaia

A capital da Província da Terra do Fogo fica à beira do Canal de Beagle e é distante de Buenos Aires por mais ou menos 4 horas de avião.

De cara você verá uma cidade portuária. E sim, realmente é isso. O centro da cidade não é tão charmoso e encantador como é o da sua vizinha e também famosa El Calafate. O que encanta mesmo é o que tem em seu entorno.

Veja mais: El Calafate, a charmosa Terra dos Glaciares
Ruas de Ushuaia
Se liga na estrada…

Montanhas nevadas, esqui e snowboard, pinguins e lobos-marinhos, lagos lindíssimos, parques nacionais, trekkings e inúmeros outros atrativos que proporcionam fotos que poderiam servir de protetor de tela do windows.

Valle Carbajal
Valle Carbajal

Junte tudo isso ao clima sempre ameno (para não dizer frio rs) e aos cordeiros patagônicos e centollas perfeitamente servidos nos excelentes restaurantes da cidade e você já terá motivos suficientes para conhecer o último pontinho do continente sul-americano.

-> Veja também:
– Restaurantes em Ushuaia: 10 opções para o seu roteiro
– Roteiro em Ushuaia de 5 dias durante o inverno
– Inverno na Patagônia: o que vestir?
– Canal de Beagle: navegando no fim do mundo
Snowboard no Glaciar Martial

Como chegar

O jeito mais fácil de chegar na cidade é de avião. Não há voos diretos do Brasil até Ushuaia, o que significa que obrigatoriamente você irá fazer escala em Buenos Aires. As duas companhias aéreas que voam até lá são a Aerolíneas Argentinas e a Latam.

Ushuaia vista da janelinha do avião

Há pouco tempo fiquei sabendo que há um voo ligando Punta Arenas, no Chile, à Ushuaia. O voo é operado em um avião bem pequeno (turboélice, talvez) pela empresa DAP, e está disponível toda quarta e sábado. Ainda não li nenhum relato sobre o serviço, mas assim que eu souber de algo atualizo o post.

É possível chegar lá de ônibus a partir de outras cidades da Patagônia? Sim, mas saiba que é uma viagem bem longa. Você provavelmente terá que pegar um ônibus até a cidade Rio Gallegos e de lá até Ushuaia. Sendo que esse último trajeto leva cerca de 12 horas. Ou seja, você precisará de tempo disponível. E a não ser que esteja viajando de carro pela América do Sul, precisará de muita disposição também.

-> Nossa dica de hospedagem em Ushuaia: ficamos hospedados na Posada del Fin del Mundo e adoramos! Além de não ficar muito longe da Av. San Martin, principal rua da cidade (papo de 15 à 20 min a pé), ela é confortável, com um ótimo café da manhã e ainda oferecia chás, bolos e cafés durante todo o dia. Apesar de Ushuaia ser uma cidade cara no geral, a pousada não pratica preços exorbitantes, ainda mais em relação a outras no mesmo estilo. Para quem quer algo ainda mais econômico, Ushuaia possui bons hostels como o La Posta e o Antarctica Hostel. Por outro lado, se você procura algo mais sofisticado, recomendo que dê uma olhada no Arakur Ushuaia Resort & Spa e Los Cauquenes Resort+Spa+Experiences… são incríveis! Para ver mais opções hospedagens em Ushuaia, confira as opções disponíveis no Booking, pois eles oferecem os melhores estabelecimentos, as melhores tarifas e ainda há a opções de pagar somente quando você chega no local.

Melhor época para visitar a cidade

A melhor época para conhecer Ushuaia vai depender do que você gostaria de ver por lá. Alguns dizem que a melhor época é o verão. Eu prefiro dizer que isso é relativo. Além de frio o ano inteiro, a cidade também tem atrativos para todas as estações. No verão todas as trilhas do Parque Nacional da Terra do Fogo estarão abertas e também é a única época em que você poderá ver os famosos Pinguins. Também é nos meses mais “quentes” que os dias são mais longos.

Pingins na Estância Haberton (Crédito: Brasileiros em Uhsuaia – www.brasileirosemushuaia.com.br)

Já no inverno você terá todo o charme que a neve pode proporcionar. Terá muita montanha nevada, muito frio, muitas atividades nos parques invernais. E de quebra ainda terá a temporada mais longa de esqui e snowboard da América do Sul. A temporada de neve em Ushuaia costuma ser garantida até início de outubro!

John Snow hahahaha

Hummm… e agora bateu a dúvida…

Então isso que dizer que se eu for no inverno não poderei fazer nenhum trekking? Não, nada disso. Alguns trekkings podem não estar abertos durante essa temporada. Mas outros funcionam normalmente, como a Laguna Esmeralda por exemplo.
Então se eu for no verão não verei neve? Não necessariamente. Ushuaia é uma caixinha de surpresas e já vi vários relatos de neve no verão. Fora que as montanhas continuarão com seus picos nevados. Nós fomos no inverno e foi sensacional. Veja mais: Ushuaia no inverno, onde curtir a neve na cidade.

Quantos dias ficar

Se você quer aproveitar o mínimo dos passeios, reserve pelo menos três dias inteiros na cidade. Agora se você quer curtir a cidade de verdade, fique pelo menos cinco dias por lá. Nós ficamos sete dias e não nos arrependemos de nenhum deles! Certifique-se de planejar um quantidade de dias suficiente para todos os passeios quando estiver planejando o que fazer em Ushuaia.

Táxi ou carro alugado?

Ushuaia é bem pequena e o seu centro é facilmente percorrido a pé. Se você estiver hospedado no centro ou próximo a ele só irá precisar de táxi para se deslocar até algum restaurante ou atração mais distante.
A cidade conta com uma boa rede de táxis e remis e os preço são bem convidativos. O aluguel de carro não é barato e a não ser que você queira MUITO, na nossa opinião não vale à pena alugar um.

Centro da cidade à noite – Avenida San Martin

Para os Centros Invernais há vários transfers com bons preços que te buscam e te deixam no seu hotel, e ainda levam seus equipamentos de esqui ou snowboard sem nenhum custo adicional. Os próprios hotéis se encarregam de reservar para você

O que fazer em Ushuaia

Pensem em uma cidade que tem um monte de opção de passeio para se fazer? É bem difícil escolher o que fazer em Ushuaia. Mas os imperdíveis na nossa opinião são:

1 – Navegação no Canal de BeagleO passeio sai do porto turístico de Ushuaia e pode ser feito no período da manhã ou no período da tarde. Você verá o famoso Farol do Fim do Mundo, lobos-marinhos, cormorões inúmeras aves. Alguns passeios param em pequenas ilhas para uma caminhada. Os pinguins só estarão por lá no verão, então se quiser vê-los lembre-se de planejar sua viagem nessa época do ano.

Farol do Fim do Mundo

2 – Parque Nacional Tierra del FuegoO parque possui trilhas, lagos e muita paisagem para se admirar. É possível caminhar à beira da Baia Lapataia e curtir o visual do Lago Roca. Para os amantes de trekking há vários circuitos que podem ser feitos por lá.

É possível combinar o passeio ao parque com uma voltinha no Trem do Fim do Mundo. Esse era o trem que levava os presos da antiga prisão de Ushuaia até o Parque Nacional para cortarem lenha.

Trem do Fim do Mundo

3- Glaciar Martial: Tá aí um lugar bem pertinho da cidade onde você poderá ver neve o ano todo! Se você estiver procurando o que fazer em Ushuaia com um pouco de neve e adrenalina esse local é ideal. Caso você vá no verão é possível fazer um trekking e ter uma vista linda do Canal de Beagle. Se você for no inverno, poderá curtir a estação de esqui que tem por lá. O local ainda conta com lanchonete, restaurante e tem até um hotel chique!

Nós fizemos snowboard no Glaciar Martial e contamos nesse post aqui.
Snow no Glaciar Martial

4 –Off Road Pelos Lagos Fagnano e EscondidoVocê embarca em um veículo 4×4 em direção aos lagos mais famosos de Ushuaia com um pequeno toque de aventura. Sinceramente, foi um dos passeios que mais gostamos. Não pelo 4×4 em si, mas pelas paisagens que vimos. Vejam algumas fotos e me digam…

Off Road 4×4

5 – Esqui e/ou Snowboard: Se você estiver na cidade durante o período de inverno não pode perder a oportunidade de esquiar. Existem dois centros de esqui por lá: O Cerro Castor, maior e mais famoso e o Glaciar Martial  que é bem menor. O glaciar costuma ser mais utilizado por locais e é super indicado para iniciantes. Foi lá que fizemos aula de snowboard e contamo nesse post aqui como.

Cerro Castor (Créditos: www.cerrocastor.com)
Embora o seguro viagem não seja um item obrigatório para quem viaja para a Argentina, a contratação de um seguro é algo de suma importância durante qualquer viagem. Ainda mais se o seu roteiro incluir algum tipo de esporte de aventura. Nós sempre fazemos o nosso seguro através da Seguros Promo pois sempre encontramos ótimas opções de preço. Faça um comparativo entre os melhores seguros do mercado através da Seguros Promo. Você verá as melhores tarifas disponíveis e ainda tem 5% de desconto usando o código CARIOCA5

6 – Centros Invernais: A cidade de Ushuaia conta com vários centros invernais onde você pode fazer algumas atividades de neve. Você pode caminhar com raquetes de neve, andar em motos de neve e quadriciclos, passear de trenó puxado por huskys siberianos, entre outros.

Veja mais: Tierra Mayor, passeio em um centro invernal em Ushuaia
Moto de neve no Tierra Mayor

7- Sobrevoo de Helicóptero: Se fossemos escolher o que fazer em Ushuaia sem nos preocupar com preço esse passeio seria escolha certa! Então aqui vale a dica caso você esteja com dinheiro sobrando. hahaha
Esse é um dos passeios mais caros na cidade. Nós infelizmente não fizemos.  Mas conversamos com pessoas que fizeram o sobrevoo e amaram!

Ushuaia
Créditos: Brasileiros em Ushuaia – www.brasileirosemushuaia.com.br

8 – Trekking Laguna Esmeralda: Nós também não fizemos esse passeio por pura preguiça mesmo e me arrependo muuuito disso. Mas como ele é considerado um dos melhores na cidade nada mais justo do que colocá-lo nessa lista.

-> Nossos amigos do blog CasalVentura fizeram esse trekking e contaram tudo nesse post aqui!
Laguna Esmeralda (Créditos: Brasileiros em Ushuaia – www.brasileirosemushuaia.com.br)

9 -Centro Turístico e Avenida San Martin: Ushuaia não é uma cidade bonita em si, mas a principal avenida da cidade e suas ruas ao redor têm um certo charme. Há inúmeras lojas, restaurantes e cafeterias que valem a visita ao longo da Avenida San Martin. Bem ali pelo centrinho há cassinos caso você curta fazer algumas apostas.

Falhamos! Não tiramos uma foto boa da Avenida San Martin de dia!

Também há museus interessantes na cidade como o Museu do Presídio e o Museu Marítimo. E um duty free para aqueles que curtem compras. E claro, não podemos esquecer da famosa Placa do Fim do Mundo. Se nos perguntarem o que fazer em Ushuaia antes de ir embora diremos para não esquecer de tirar uma foto nela!

Fizemos todos os passeios em Ushuaia com a Brasileiros em Ushuaia. Além do excelente atendimento, a oferta de atividades é tão grande que você fica com vontade de fazer tudo. E ainda por cima, você consegue reservar todos os seus passeios pela internet, antes mesmo de sair do Brasil e com a possibilidade de parcelar em 10x sem juros. Com toda a certeza indicamos a empresa de olhos fechados.

O que fazer em Ushuaia além das nossas sugestões? Tem mais dicas? Então conta pra gente nos comentários!

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Compartilhar
Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

27 Comments

  1. Fiquei com muita vontade de ir ao ushuaia agora! Realmente, essas montanhas com neve no topo devem ser maravilhosas… ja imagino dormir e acordar com essa vista!

    • Dhebora Sancho Reply

      Somos suspeitos pois amamos esse tipo de vista! hahaha

  2. Caramba quanta informação boa! Post incrível , não conheço e fiquei com mais vontade de ir 😀 Lindíssimo o fim do mundo! Kkkkkk beijos

    • Dhebora Sancho Reply

      O fim do mundo é lindo demais. Quem diria, né? rs

  3. Dhebora, o post ficou excelente! Fui há 7 anos para lá e penso em voltar com a Silvia.
    As informações estão super claras e completas! Parabéns!

    • Dhebora Sancho Reply

      Tem pouco tempo que fomos e eu já penso em voltar hahahaha

  4. Conhecer Ushuaia é um dos meus grandes sonhos! A Laguna Esmeralda me faz babar a cada foto que vejo! Incrível!
    Adorei o post! Super completo e cheio de dicas valiosas!
    Beijos

    • Dhebora Sancho Reply

      Pois é! Ficamos arrependidos de não fazer o trekking até a Laguna Esmeralda 🙁

  5. Eu que já tinha amado as suas fotos de Ushuaia no Instagram fiquei ainda mais pilhada pra conhecer a Patagônia. Demais, Dhebora! : ) Quero ir no verão porque decidi que não saio de lá sem dar uma bitoca num pinguim, rsrrs.

    • Dhebora Sancho Reply

      hahahahahahaha também queríamos uma foto dando um beijinho num pinguim! Dizem que eles são super amigáveis, Gabi! rs

  6. UAUUU viajeii nesses clicks…. muitoo lindoo!! amo frio e neve !!
    Estive na Patagônia e não deu tempo de conhecer esse pedacinho lindooo!!
    Ameii as dicas bjssssss

    • Dhebora Sancho Reply

      Ahhh, sério?? Então tem que voltar! hahaha

  7. Ahh que máximo todas estas dicas!
    A terra do fogo esta na minha lista de prioridades!!!
    Vou usar seu blog de referência!!!
    Obrigado…
    Abraço

    • Dhebora Sancho Reply

      Você não vai se arrepender!!! Beijooos!

  8. viajei_compartilhei Reply

    Adorei o relato e as fotos. Sou louco para conhecer esse “fim de mundo” rs. Abraços

    • Dhebora Sancho Reply

      Esse fim de mundo é maravilhoso, né?? rs

  9. Adorei todas as suas informações, ajudou mto a ter uma ideia do que fazer. Só não encontrei a época que vc foi. Estou pensando em ir no meio de agosto, será que pego neve na cidade?

  10. Diego Di Marco Reply

    Muito bom seu post! Estaremos indo pra lá final do mês agora e estou pesquisando os preços dos transfers e dos passeios.
    Você não comentou nada de valores, tens lembrança de quanto foram? E em que data você foi? A inflação lá parece ser rápida! Então se puder dizer em dólar, agradeço!!!
    Nos interessamos especialmente nas atividades do centro invernal (trenós com cachorros, snow cats, quadricículos…)

    Obrigado e parabéns pelo Blog!

  11. Pingback: Ushuaia - o dia em que fomos ao fim do mundo - Mapa na mão

  12. José Mesquita Reply

    Nossa espetácular, ansiosi estou indo de fim de julho a agosto torcendo para nevar.
    Vocês recomendam alguma agência para tours e algum passeio para fazer por conta?

    • Olá, Jose! Nossa, você vai amar!! Tomara que neve! hehe
      Então, fizemos muitos passeios com a Brasileiros em Ushuaia. Por conta própria fomos até Glaciar Martial, fizemos snowboard e fomos até o centro invernal Tierra Mayor. Tem post disso tudo aqui do blog. Dá uma olhada e vê se você se interessa por algum desses pra fazer por conta própria também.

  13. Camilla Pereira Reply

    Olá. Boa tarde
    Os passeios vc adquiriu em Ushuaia msmo ? Ou foi antecipado?
    Irei agora dia 17/04 e ficarei até 24/04. Compensa adquirir antecipadamente?

    • Olá, Camilla!
      Fechamos todos os passeios quando chegamos em Ushuaia. Acho que não vale a pena fechar antes, não.

  14. Dhebora,

    Fiz varias pesquisas de passeio na internet, e onde encontro preços, acho caríssimo ! parece que uma viagem a Ushuia sai muito mais cara do que uma pra Europa… É isso mesmo ? As vezes desconfio de agencias, nem adoro estar em grupo de excursão…. você acha que da pra fazer os passeios por conta própria, pegando condução do centro ate o parque por exemplo ? e caminhada com pinguins, so temos como ir a bordo de guia e apetrechos de turista ?
    Obrigada.

    • Oi, Luciana! Tudo bem?
      Em geral, Ushuaia é uma cidade cara, mas dá pra se virar. Alguns passeios somente com operadoras, mesmo. Tais como: Pinguineira, Off-road pelos lagos, navegação no Canal de Beagle. No entanto, existem alguns que podem ser feitos por conta própria, entre eles o Parque Nacional, Glaciar Martial, Laguna Esmeralda e centros invernais.

Write A Comment