Inverno na Patagônia

Inverno na Patagônia: O que vestir?

Quando decidimo que iríamos passar a nossa lua de mel durante o inverno na Patagônia de cara nos preocupamos com as roupas que iríamos vestir. Até o momento nós não tínhamos nenhum tipo de roupa de neve e às vezes em que precisamos optamos por alugar, como quando alugamos para subir o Vulcão Villarrica. Mas dessa vez passaríamos muitos dias em meio a neve e o aluguel sairia bem mais caro. Não tínhamos outra opção senão correr atrás desses detalhes.

Glaciar Martial Ushuaia
Glaciar Martial cheio de neve durante o inverno na Patagônia

 

Como é o inverno na Patagônia?

Frio. Muito frio! Com muito vento, muita neve e temperatura bem baixa. Sabe aquela botinha de couro que usamos para viajar para Gramado e Canela, no Sul do Brasil? Não presta! Sabe aquela luvinha fofinha que usamos para passar uns dias em Buenos Aires durante o inverno? Não serve! Sabe aquele casaquinho esperto que usamos para curtir uma serra em Campos do Jordão? Nada feito.

<<<<<<<<<<RESERVE AQUI A SUA HOSPEDAGEM EM USHUAIA, NA PATAGÔNIA ARGENTINA. VOCÊ NÃO PAGARÁ NENHUMA TAXA EXTRA POR ISSO E AINDA AJUDARÁ O BLOG A CRIAR CADA VEZ MAIS CONTEÚDOS>>>>>>>>>>

Lago Fagnano Ushuaia
Só nossos rostinhos do lado de fora, porque o frio e o vento estavam de matar aí em frente ao Lago Fagnano

Para enfrentar o inverno na Patagônia você irá precisar de roupas mais quentes e de preferência impermeáveis. E certamente também precisará de um bom calçado. Principalmente se fizer todos aqueles passeios maravilhosos de Ushuaia ou se fizer trekking na região, como o trekking no Glaciar Perito Moreno, por exemplo.

Calçados impermeáveis são essenciais para o trekking no Glaciar Perito Moreno

Como se vestir para o inverno na Patagônia

Aquela máxima de se vestir em camadas nunca foi tão verdadeira para aguentar o inverno na Patagônia. Dificilmente você irá tirar alguma camada do corpo, nem mesmo sob o sol de meio dia – que vocês irão perceber que só faz figuração.

Lago Fagnano Ushuaia
O sol fazendo figuração no Lago Fagnano

Nós só conseguíamos tirar alguma camada quando estávamos dentro de um restaurante bem quentinho. E antes de voltar para a rua já vestíamos tudo de novo porque não somos bobos, é claro. A diferença térmica é tão absurda que era capaz de ficarmos gripados na primeira rajada de vento! rs

El Bodegón Fueguino ushuaia
Bem quentinhos com o aquecedor do restaurante.

1ª camada – Segunda Pele (térmica)

Algumas pessoas menosprezam a segunda pele, mas eu não sei viver sem ela! E para o inverno na Patagônia ela é fundamental. Até o Rafael que se sente super incomodado com essas roupas mais coladas não conseguiu ficar sem. Usávamos todos os dias as blusas de manga comprida e as calças térmicas.

Segunda Pele
Segunda Pele (térmica) da marca Wed’ze. Foto: www.decatlhon.com.br

As nossas são da Wed’ze e compramos tudo na loja Decathlon. Vale lembrar que meias térmicas e luvas térmicas também são bem importantes. As nossas luvas térmicas são daquelas que tem o dedinho indicador “touch” e nem precisávamos tirá-las para mexer no celular.

Perito Moreno El Calafate
Reparem nas mangas rosinhas da minha segunda pele

2ª camada – Fleece ou lã

Essa é a camada que realmente vai te esquentar. É aquele casaco e aquela calça bem fofinhos, que você irá vestir por cima da segunda pele. Os nossos são da marca Quechua e nós adoramos! São bem quentinhos, confortáveis e com um bom preço. Muita gente diz que um bom casaco de moletom, daqueles de verdade, também serve como segunda camada. Nós nunca testamos, mas já ouvimos de várias pessoas que deu certo.

Perito Moreno El Calafate
Meu fleece preto, super quentinho com uma gola roxa bem fashion hahaha… e por baixo dele tem a térmica. Nesse dia estava uns 3 graus em El Calafate. Como estávamos acostumados com temperatura negativa em Ushuaia estava até calor rs.

Aqui vai uma dica bem legal: Se você vai para um destino de neve vale a pena investir em uma calça própria para a neve, que já tenha o fleece por dentro e seja impermeável por fora. Foi o que eu fiz e deu super certo!

Lago Fagnano Ushuaia
Nossas calças para a neve: impermeáveis e quentinhas

 

3ª camada – Impermeáveis e corta-vento

Usar uma terceira camada que seja impermeável e corta-vento é um dos itens imprescindíveis não só para quem vai encarar o inverno na Patagônia, mas também para quem vai para essa região em qualquer época do ano. Isto porque se tem algo que irá te acompanhar durante toda a sua viagem são os ventos patagônicos. E acredite, eles farão parecer estar muito mais frio do que a temperatura mostrada pelos termômetros.

Os ventos são tão intensos que em alguns passeios eles chegam a incomodar e atrapalhar. Na navegação pelo Canal de Beagle o vento era tanto que eu sentia o meu rosto congelar. E durante o Off-road pelos lagos Fagnano e Escondido uma menina perdeu a touca enquanto arrumava o cabelo para uma foto e o Rafael perdeu a luva enquanto a ajeitava.

Paso Garibaldi Ushuaia
Cabelo todo pra um lado por causa do vento no mirante Paso Garibaldi, a caminho do Off-Road

A necessidade de ser impermeável eu nem preciso explicar muito. Imagina brincar ou passear na neve e sair todo molhado de lá? As nossas jaquetas e calças impermeáveis também são da Quechua e nos serviram super bem! Fizemos snowboard no Glaciar Martial, andamos de moto de neve em um centro invernal e não nos molhamos nem um pouquinho.

Glaciar Martial Ushuaia
Toda feliz e sequinha na neve do Glaciar Martial

Qual calçado usar?

Calçado de trekking impermeável e ponto final. Você estará indo para um dos maiores destinos de aventura da América do Sul – quiçá do mundo. O seu tênis do dia-a-dia não irá te ajudar. A sua bota de couro de cano longo muito menos. Sandálias e sapatilhas então… esqueça. Você passará por neve na maioria dos passeios. Terá que caminhar em terrenos irregulares muitas vezes. E mesmo se você estiver pensando em usar algo mais arrumadinho para jantar a noite na cidade nem vale a pena…

Placa del fin del mundo Ushuaia
Saindo de tarde para passear na cidade com nossas botinhas de trekking no pé. Não se enganem com a calça jeans, tem muito pano por baixo dela haha

As ruas estarão molhadas. Ou estarão com neve. Ou estarão com lama. Ou estarão com tudo isso ao mesmo tempo. E as pessoas se vestem de uma forma mais despojada por lá. De verdade. Então pra quê levar um peso a mais na sua mala?

Rua de Ushuaia
Cheio de neve pelas ruas de Ushuaia

Nós usamos nossa bota guerreira de trekking, também da Quechua. Achamos o custo x benefício ótimo e usamos ela em vários tipos de trilha. Nunca tivemos problemas. Nossos pés sempre ficaram secos e confortáveis.

Lago Rocca Ushuaia
Nossas botinhas de trekking

– Eita! Tudo isso é caro, né?

Sim. Se você comprar tudo de uma vez sairá caro sim. Compre aos poucos nos meses que antecedem a viagem. Ou então faça igual a gente: parcele tudo em 10x no cartão e seja feliz! haha

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

6 comentários em “Inverno na Patagônia: O que vestir?

  1. Olá Dhebora, tudo bem? Estou adorando as dicas, mas a única que não sei se vou conseguir seguir é das roupas… vou viajar agora em 04/ago, mas só chegaremos em Ushuaia no dia 08/ago, tô pensando em comprar um casaco em Buenos Aires e alugar as botas e roupas impermeáveis em Ushuaia… será que a bota que uso aqui conseguirei usar lá a noite, para ir aos restaurantes, por exemplo?! Tô levando um kit de roupa segunda pele (meia, calça, blusa) e só tenho casacos que uso aqui…

    1. Oi, Fernanda! Se tiver neve nas ruas vai ficar complicado usar as botas que usamos aqui. 🙁
      Você pretende esquiar?? A ideia de comprar um casaco em Buenos Aires é até boa, mas os preços são os mesmos daqui, sendo que aqui você tem a possibilidade de parcelar.
      Fico feliz que nossas dicas estejam ajudando!!!

      1. Ah, bom saber que são os mesmos preços… Pretendo, mas quando for esquiar estou pensando em alugar as roupas impermeáveis… Na previsão do tempo diz que não irá nevar, por isso não quero investir em comprar as botas.

        1. Entendi…. bom, se tiver nevado dias antes da sua chegada as ruas estarão com neve. A bota que você quer levar é de couro? O couro não esquenta nada. Você terá que caprichar nas camadas nos pés. Quanto ao esqui, se você for esquiar somente uma vez, melhor alugar mesmo. Agora se você pretende ser adepta do esporte, é melhor comprar.

  2. Olá Dhebora!

    Adorei suas dicas. Estou indo para Ushuaia e El Calafate em Setembro. Vou passar 7 dias por lá.
    Tem ideia de quantas destas peças devo levar (entre 1ª, 2ª e 3ª camada e calçados) para passar a semana?
    Pois já que vamos ter que comprar tudo, gostaria de comprar apenas o necessário para não gastar muito mais.
    Muito obrigada!!
    Bjs
    Nathalia

    1. Oi, Nathalia!
      Olha, nós ficamos duas semanas e eu levei um calçado só, duas mudas de térmica por causa do suor (parte de cima e parte de baixo), dois casacos fleeces, apenas um casaco impermeável e uma calça impermeável. E levei coisas complementares como jeans, lã, casacos grandes… Meu conselho? Leva um só de cada mesmo! Varie as camadas de dentro. Quando você for sair a noite para jantar nem precisa de casaco impermeável. Pode ser algum casaco potente que você tenha em casa e como 2ª camada pode usar casacos quentinhos de lã e moletom (não precisa ser necessariamente um fleece).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *