Horto Florestal de Campos do Jordão

Horto Florestal de Campos do Jordão – tudo o que você precisa saber

Eu costumo dizer que apenas uma viagem não é o suficiente para conhecermos tudo de um lugar. Há sempre algo a mais para ser visto em uma segunda visita e quiçá em uma terceira, quarta, quinta… Uma prova disso é a nossa última viagem para Campos do Jordão. Por isso, olhem só! Era a nossa quarta vez na cidade e a nossa primeira vez conhecendo o Horto Florestal de Campos do Jordão. Por que demoramos tanto para visitar esse lugar? eu não sei. Mas o amor foi à primeira vista e esse é um local que deve ser visitado em sua primeira vez na cidade. Talvez esse seja um lugar que deve ser visitado sempre, mas vamos ao que interessa! rs

Horto Florestal de Campos do Jordão
Não sei porque demoramos tanto para conhecer o Horto Florestal de Campos do Jordão

 

Horto Florestal de Campos do Jordão

O Horto Florestal de Campos do Jordão, que também é conhecido como Parque Estadual de Campos do Jordão, é tão grande que dá para você passar um dia inteirinho por lá. No total, são mais de 8 mil hectares daquela típica vegetação de araucárias que dão um charme especial ao parque. Para vocês terem uma ideia de como o lugar é grande, o horto ocupa mais de 35% do território de Campos do Jordão. Ou seja, se você gosta de natureza e bastante área verde, aqui é o local!

Horto Florestal de Campos do Jordão
Essa é uma das primeiras imagens que você verá depois que estacionar o seu carro

 

O que fazer no Horto Florestal de Campos do Jordão

Desde um simples piquenique até uma trilha mais pesada, são inúmeras as atividades existentes no parque. Para quem gosta de algo mais leve, é possível fazer simples caminhada acompanhada de um belo visual ou então curtir alguns minutos de contemplação à beira do lago de carpas.  No entanto, se você já é mais aventureiro, atividades como arvorismo e tirolesa te esperam de braços abertos. Para quem gosta de pedalar, também é possível alugar bikes no parque.

Horto Florestal de Campos do Jordão
Esse lago é lindo e cheio de carpas
Horto Florestal de Campos do Jordão
Ficamos com vontade de fazer um piquenique também! haha… Há várias mesas  para isso por lá.

Para as crianças há uma enorme área com brinquedos, assim como também há versões mais leves dos esportes mais radicais. Ou seja, há atividade para todo mundo!

Se por ventura a fome apertar, o Restaurante Dona Chica serve pratos típicos da região, como a truta, por exemplo. Nós acabamos não conhecendo o restaurante, visto que tínhamos acabado de tomar café e ainda estávamos bem cheios (#amocafedehotel). Mas confesso que o cheirinho da comida estava bem bom e eu fiquei com vontade de provar alguma coisa do cardápio deles. Porém, se atente ao horário, pois pelo o que eu percebi o local fica bem cheio aos finais de semana!

Restaurante Dona Chica
Restaurante Dona Chica

 

Trilhas no Horto Florestal

Com certeza o Horto Florestal não deixaria de fora o público que gosta de uma boa trilha. Ao todo são 6 trilhas disponíveis dentro do parque. As opções vão desde trilhas leves até aquelas que necessitam de guia.

Nós não estávamos com roupas apropriadas, mas mesmo assim resolvemos fazer uma trilha que leva até uma cachoeira. A trilha é considerada de nível fácil e a não ser que você seja sedentário nível extremo, acredito que não terá nenhum problema. Foram 4,5 km em um trajeto quase todo plano e ao abrigo do sol. Ao final, uma cachoeira com um ótimo poço para banho. Como estava frio, deixamos o banho para uma outra vez. Mas tinham uns dois corajosos lá, acreditam?

As outras opções de trilhas são:

  • Quatro Pontes – 1000 metros e dificuldade baixa.
  • Celestina – 8500 metros e dificuldade alta, sendo necessária a presença de um monitor.
  • Campos – 3000 metros e dificuldade média.
  • Monteiro Lobato – 250 metros e dificuldade baixa.
  • Rio Sapucaí – 2600 metros e dificuldade média.
Horto Florestal de Campos do Jordão
Se você não quer trilhas, pode ficar curtindo o dia num lugar delícia como esse

 

Sabemos que a hospedagem na cidade não é barata, no entanto é possível encontrar algumas boas opções com preços razoáveis no centrinho de Capivari. A pousada Via Campos, por exemplo, fica perto da principal rua de Capivari e tem preços justos. Ficamos hospedados lá dessa última vez e gostamos. Por outro lado, ainda no centro mas um pouquinho mais distante, a Toca das Bromélias é uma boa opção para quem quer algo mais simples. Ela também já foi nossa opção de hospedagem e curtimos o local. 

 

Informações importantes sobre o Horto Florestal de Campos do Jordão

O Horto fica localizado na Av. Pedro Paulo s/n, a cerca de 30 minutos de distância do centrinho de Capivari. O horário de funcionamento é de 9 às 16, no entanto, para aqueles que querem curtir um pouquinho mais, é possível sair do parque até às 17 horas. Além disso, o parque abre quase todos os dias da semana, com exceção da quarta-feira, e o valor de entrada é de 14 reais por pessoa (maio/2018). E para quem vai de carro, há estacionamento no local já incluso nessa tarifa.

Dica extra: no caminho para o horto há alguns lugares bem legais que você pode visitar, como o Borboletário Flores Que Voam e o Rancho Santo Antônio, por exemplo. Nesse último há várias atividades de aventura e foi lá que eu fiz uma das tirolesas mais legais da vida. Contamos tudo nesse post sobre 8 passeios imperdíveis na cidade.

Atenção: apesar de não haver casos registrados de Febre Amarela na região, havia uma placa no parque indicando a necessidade da vacina para quem visita o local. Por isso, recomendamos que você esteja com a vacina em dia.

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

 

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

 

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Checkbox GDPR / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Concordo / I agree