Atualizado em 28 de dezembro de 2020

Que tal conhecer um lugar cheio de natureza, com trilhas, cachoeira, bosque, lago, opções de diversão para as crianças e até mesmo restaurantes? Falando assim pode até parecer um pouco difícil unir todas essas coisas, mas te garanto que o Horto Florestal de Campos do Jordão tem sucesso nisso.

Não importa se você pretende visitar a cidade no inverno ou no verão. Se você gosta de passeios ao ar livre, o Horto Florestal se encaixa perfeitamente em qualquer roteiro. Por isso, confira o que fazer e como aproveitar o melhor do parque.

Horto Florestal de Campos do Jordão
Lago do Horto Florestal de Campos do Jordão

Parque Horto Florestal de Campos do Jordão… ou Parque Estadual Campos do Jordão

Horto Florestal de Campos do Jordão ou Parque Estadual Campos do Jordão, não importa, você vai encontrá-lo sendo chamado das duas formas. Aqui, o que importa mesmo são seus mais de 8 mil hectares da típica vegetação de araucárias que dá um charme especial para Campos do Jordão e seus arredores.

Horto Florestal de Campos do Jordão

Para você ter ideia de como o parque é grande, ele ocupa mais de 35% do território da cidade. Ou seja, se você gosta de natureza e de bastante área verde ao ar livre, ele é o lugar certo. Diríamos com tranquilidade que é possível passar um dia inteirinho por lá, mas você pode ler mais dicas do que fazer em Campos do Jordão aqui.

VEJA TAMBÉM -> ONDE FICAR EM CAMPOS DO JORDÃO: POUSADAS BARATAS, COM VISTA E AIRBNB NA CIDADE

O que fazer no Horto Florestal de Campos do Jordão

Desde um simples piquenique até uma trilha mais pesada, são inúmeras as atividades de lazer e ecoturismo que você pode fazer no Parque Horto Florestal de Campos do Jordão.

Piquenique no Horto Florestal de Campos do Jordão
Área para piquenique

Se você prefere algo leve, uma caminhada pelos seus bosques, um passeio de bike ou alguns minutos de contemplação à beira do lago de carpas são boas pedidas. Aliás, você nem precisa levar a sua bike e pode alugar uma lá mesmo.

Por outro lado, se você é do tipo mais aventureiro, o arvorismo, a tirolesa e as várias trilhas te esperam de braços abertos.

Os pequenos podem se divertir na enorme área com brinquedos de criança ou podem se aventurar nas versões infantis dos esportes radicais. Ou seja, há atividades para todas as idades!

Trilhas no Parque Estadual Campos do Jordão (Horto Florestal)

Ao todo, há 6 trilhas dentro do Parque Estadual Campos do Jordão. Entre elas, você encontrará tanto percursos mais tranquilos como aqueles onde guias são recomendados.

Nós já fizemos a Trilha da Cachoeira. Ela é considerada fácil, e a não ser que você seja sedentário nível extremo, não terá grandes problemas. No total nós percorremos cerca de 4,7 km por um caminho praticamente plano e ao abrigo do sol. Ao final, há uma cachoeira com um bom poço para banho. Nós não chegamos a entrar porque estava frio, mas tinham alguns corajosos por lá.

As outras opções de trilhas são:

  • Quatro Pontes – 1000 metros e dificuldade baixa.
  • Celestina – 8500 metros e dificuldade alta, sendo necessária a presença de um monitor.
  • Campos – 3000 metros e dificuldade média.
  • Monteiro Lobato – 250 metros e dificuldade baixa.
  • Rio Sapucaí – 2600 metros e dificuldade média.

Restaurantes no Parque Estadual Campos do Jordão

Dentro do Horto Florestal de Campos do Jordão há restaurante e lanchonetes. Então, você não precisa se preocupar em levar nada para comer caso não queira.

O Dona Chica serve pratos rústicos e típicos da região, como trutas e paellas de montanha, feitas com pinhão e linguiça de porco. Já o Prato da Floresta oferece uma comidinha à lenha no melhor estilo PF (prato feito).

Restaurante Dona Chica em Campos do Jordão
Restaurante Dona Chica

Há também a Gärd, uma nano cervejaria artesanal onde além de beber uma boa gelada você também pode comer uns petiscos – e tudo isso no meio da floresta -, e a Cacau e Tal que é uma cafeteria, chocolateria e lanchonete.

Mas se você não quiser comer no parque, tudo bem, confira as nossas dicas de onde comer em Campos do Jordão e escolha um restaurante na cidade. E se você gosta de boas cervejas, saiba como é o Baden Baden Tour na Cervejaria Baden Baden.

Lembrando que o Parque Horto Florestal de Campos do Jordão também conta com várias mesas para piquenique e além delas você também pode usar as churrasqueiras do local. Para saber mais sobre as regras de uso, consulte o site oficial.

Preço e horário de funcionamento do Horto Florestal de Campos do Jordão

O Parque Estadual de Campos do Jordão fica na Av. Pedro Paulo s/n, a cerca de 30 minutos de distância do centrinho de Capivari. O parque funciona diariamente, das 9h às 17h, no entanto, com a situação da pandemia, os horários mudam constantemente. Sendo isso, não esqueça de conferir o site oficial antes da sua visita.

O preço da entrada é R$15,00 por pessoa e há a venda de meia entrada conforme a lei. Você pode comprá-la diretamente na guarita do parque ou online pelo site.

Se você vai de carro, o estacionamento já está incluído nesse valor. Também é possível ir de transporte público através da Linha 100, que passa perto do parque. Apenas confirme o ponto mais próximo para você pegá-la, ok?

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.