Atualizado em

O passeio de barco até a Isla Victoria e ao Bosque de Arrayanes é um dos mais procurados por quem visita Bariloche. Também, pudera, já que ambos os lugares rendem cenários incríveis da Patagônia, especialmente o primeiro. Acrescente aí as águas do Lago Nahuel Huapi, onde ocorre a navegação, e toda beleza natural que existe em sua volta e voilà: receita perfeita para um dia incrível.

Mirante na Ilha Victoria para o lago Nahuel Huapi
Mirante na Ilha Victoria para o lago Nahuel Huapi

Como é a navegação até a Isla Victoria e ao Bosque de Arrayanes

O passeio de barco até a Isla Victoria e ao Bosque de Arrayanes sai do Puerto Puñuelo, pertinho do icônico Hotel Llao Llao. Do centro de Bariloche até lá são cerca de 25 km de distância, algo em torno de 30 minutos de carro. O percurso é bem tranquilo – e lindo! Aliás, é basicamente toda a rota do Circuito Chico, um outro passeio muito imperdível na cidade.

Existem duas opções de navegações disponíveis. Enquanto uma começa às 12:00 e você tem mais horas livres para curtir a Isla Victoria, a outra começa às 14:00 e você tem um tempo a menos na ilha. Ou seja, você deverá escolher entre um passeio mais longo ou não. Em outras palavras, sua escolha se dará pela sua disponibilidade de tempo e pelo que que você pretende fazer nos locais de visitação.

Como comprar o passeio até a Isla Victoria e ao Bosque de Arrayanes

Duas empresas operam oficialmente esse passeio (Turisur e Cau Cau) e você pode deixar para comprar no local ou então, antecipadamente pela internet. Se quiser comprar in loco, o ideal é ir até o porto pelo menos um dia antes e procurar os guichês das empresas. Por outro lado, se pretende viajar com tudo resolvido, recomendamos dar uma olhadinha na Civitatis, Brasileiros em Ushuaia ou Get Your Guide, sendo que nas duas primeiras é possível parcelar no cartão de crédito. Ao contratar o passeio, independente de ser pela internet ou não, você pode incluir o traslado desde o seu hotel. Como estávamos com um carro alugado, não incluímos. Também é possível chegar até o Puerto Pañuelo de ônibus, através da linha 20.

DICA DE ALUGUEL DE CARRO EM BARILOCHE:
Alugamos nosso carro através da RentCars e não tivemos nenhum problema. O site é seguro, de fácil navegação e ainda é possível pagar em reais, parcelado no cartão de crédito e sem a cobrança de IOF.

Como é o barco

Fizemos o passeio pela Turisur e o barco que leva até a Isla Victoria e ao Bosque de Arrayanes é bastante confortável. O Modesta Victoria, nome da embarcação, conta com 3 andares – um deles com mesas e janelas panorâmicas -, bar e um pequeno museu contando a sua história. Aliás, como o barco teve uma longa jornada, ele já é por si só um ponto turístico. Todo de madeira, foi construído na Holanda em 1937 e foi transportado desmontado de navio e trem até Bariloche.

Modesta Victoria
O barco Modesta Victoria

SEGURO VIAGEM PARA A ARGENTINA:
Apesar de não ser obrigatório o seguro viagem para entrar no país, nós recomendamos que você jamais faça uma viagem internacional sem um. Caso você precise de um médico, por exemplo, os custos com consultas e hospitais são infinitamente mais caros se comparados com o valor do seguro. É claro que ninguém viaja pensando que algo vai acontecer, mas imprevistos acontecem. Neste caso, além da assistência médica em si, alguns seguros ainda oferecerem assistência em casos de extravio de bagagem ou então de voo cancelado. Para comprar o seu, recomendamos a Real Seguros, parceira a qual já compramos diversas vezes e nunca tivemos problemas. Eles trabalham com as melhores seguradoras e ainda parcelam no cartão de crédito. E pra completar, nossos leitores têm desconto de 10% em qualquer seguro do site! =)

PEGUE SEU DESCONTO DE SEGURO VIAGEM NA REAL SEGUROS

Isla Victoria

O trajeto para a Isla Victoria já é incrível desde o início. Navegar pelo Lago Nahuel Huapi é certeza de montanhas, natureza esplêndida e muito, mas muito vento! É claro, isso se você não estiver na parte interna do barco. Mas te garanto que em algum momento você sairá do quentinho e se renderá às gaivotas que fazem um show à parte no céu, do lado de fora.

Navegação para a Isla Victoria
Gaivotas dando o ar da graça na navegação para a Isla Victoria

A Isla Victoria é a maior ilha do Lago Nahuel Huapi e dizem que foi um dos pontos de partida para os primeiros habitantes da cidade. Nela há diversas trilhas, praias e uma área de preservação arqueológica, com pinturas rupestres das antigas tribos que ali viveram. Para desbravá-la, o ponto de partida é o mesmo: o Porto Anchorena, onde os barcos param. A partir dele há sinalização para todos os senderos, centro de visitantes, restaurantes, banheiros e para o Isla Victoria Lodge, o hotel 5 estrelas da ilha.

Restaurante na Isla Victoria
Restaurante na Isla Victoria

Sequoias e Playa del Toro

Dois lugares me encantaram demais na Isla Victoria. Um foi o bosque todo de Sequoias, coisa que eu ainda não havia visto antes. Inclusive, é possível fazer vários trajetos de caminhadas entre elas até chegar do outro lado da ilha.

Sequoia na Isla Victoria
Tem amor entre as sequoias? tem sim! rs

O outro lugar foi a Playa del Toro, uma praia linda com as águas cristalinas e azuis do Lago Nahuel Huapi. Quem visita Bariloche no verão pode ainda aproveitar para tomar um banho de lago. Apesar de termos visitado nessa época, pegamos alguns dias frios, então, o banho ficou para depois. rs.

Playa del Toro na Isla Victoria
Água super azul na Playa del Toro! Coisa mais linda!
Píer para a Playa del Toro
Píer para a Playa del Toro

Para chegar até a praia é só percorrer uma trilha simples, sem dificuldade, com duração de 40 minutos, saindo do porto de desembarque. Ao longo do caminho, diversos mirantes estarão à sua direita. Algumas paisagens parecem que saíram diretamente do fundo de tela do windows. Coisa de louco!

Isla Victoria em Bariloche
Cenário de filme na Isla Victoria. Lindo!

Bosque de Arrayanes

Logo em seguida, o Modesta Victoria nos levou até o Bosque de Arrayanes, um bosque com uma vegetação única, encontrada somente nessa região da Patagônia. Trata-se da árvore de Arrayan, que somente nesse lugar existe em sua forma arbórea e chega a atingir até 20 metros de altura. Mas o que mais chama atenção ali é a cor do tronco dessas árvores. Elas possuem um marrom diferente, que lembra um pouco o tom da canela. Confesso que nunca tinha visto nada parecido.

Entrada do Bosques Los Arrayanes
Entrada do Bosque de Arrayanes

O Bosque de Arrayanes se encontra no Parque Nacional Los Arrayanes, na Península de Quetrihue, já em Villa La Angostura. A propósito, vale ressaltar que Villa La Angostura é um ótimo bate e volta para quem está em Bariloche e é uma das cidades que fazem parte da Rota dos 7 Lagos. Mas como vale a pena pernoitar pelo menos uma noite por lá – e foi o que fizemos -, falaremos sobre ela em outro post.

Trilha toda circular

O bosque possui uma trilha circular, bem fácil de ser percorrida. Vimos muitos idosos e crianças por lá, por exemplo. O local também conta com uma casinha alpina, que é uma cafeteria, e um píer que rende belas fotos. Embora não tenha muito o que se ver, a área é bem charmosa e arborizada. Ou seja, vai valer a pena a visita de qualquer forma. Inclusive, reza a lenda que o local foi inspiração para a Disney criar o filme Bambi. Se é verdade ou não, eu não sei. No entanto, vamos acreditar no conto para não perder a magia, certo? rs.

Píer do Bosque de Arrayanes
Píer do Bosque de Arrayanes

Algumas informações importantes sobre o passeio para a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes

  • Os passeios não incluem alimentação. Então, leve algum lanche, porque embora tenha lanchonete nos locais e no barco, os preços não são tão convidativos. E, além disso, os lugares costumam ter filas.
  • Quem não tiver tempo de comprar lanche antes do passeio, é possível comprar algo na lanchonete do Puerto Pañuelo.
  • Os passeios também não incluem as taxas portuárias e do Parque Nacional. Os valores das mesmas são 90 pesos e 400 pesos, respectivamente, e devem ser pagas no porto.
  • O Bosque de Arrayanes tem tempo máximo de permanência de 45 minutos. Ou seja, nenhuma embarcação pode ficar por lá mais tempo que isso.
  • Para quem vai até o Puerto Pañuelo de carro, há estacionamento no local. Os valores giram em torno de 65 pesos por hora. Para mais informações, consulte o site oficial do porto.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment