Atualizado em 17 de março de 2024

O passeio de barco de Bariloche para a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes é um dos mais procurados na cidade. Tamanha fama não é por menos, afinal, esses dois lugares reservam algumas das paisagens mais inesquecíveis da região.

E para completar, ainda tem toda a navegação pelo Lago Nahuel Huapi, com águas de um azul profundo e várias montanhas ao redor. Pode ter certeza de que é um cenário perfeito para aproveitar na Patagônia Argentina!

Isla Victoria em Bariloche
Mirante na Isla Victoria para o Lago Nahuel Huapi

Passeio de barco em Bariloche para a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes

O passeio de barco para a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes sai do Puerto Pañuelo, pertinho do conceituado Hotel Llao Llao. Do centro de Bariloche até o porto são cerca de 30 minutos de carro por um percurso que é tão lindo que faz parte do Circuito Chico, outro passeio imperdível na cidade.

Esse passeio de barco acontece em dois horários, às 12h e às 14h. Porém, a primeira opção tem uma duração maior e te permite ficar mais tempo na Isla Victoria, o que garantimos que vai valer a pena.

Nós fizemos esse passeio de barco em Bariloche em uma embarcação chamada Modesta Victoria. Ela tem três andares, sendo que um deles tem mesas e janelas panorâmicas, um bar e um pequeno museu. Sim, se trata de um barco histórico, todo de madeira, construído na Holanda em 1937 e que precisou ser desmontado e trazido de navio e trem até Bariloche.

Como comprar o passeio de barco para a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes

Duas empresas operam esse passeio de barco em Bariloche, a Turisur e Cau Cau. Você pode comprar o ingresso antecipadamente ou deixar para comprar no porto. Porém, se decidir comprar apenas quando chegar lá, saiba que o ideal é ir até o Puerto Pañuelo um dia antes do dia que você deseja fazer o passeio para fazer a compra e deixar tudo resolvido.

Se você tem certeza de que quer fazer o passeio de barco para a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes nós recomendamos que você reserve antecipadamente pela internet. Dessa forma, dá pra otimizar a viagem e não correr o risco de não conseguir vaga.

Empresas como a Civitatis fazem a venda oficial desse tour já com o transfer até o Porto Pañuelo incluído, o que é uma mão na roda para quem está sem carro.

Como nós estávamos viajando por Bariloche, San Martín de Los Andes e Villa La Angostura com um carro alugado, fomos até o porto por conta própria. Se você também pretende alugar carro na sua viagem, recomendo o aluguel pela RentCars. Você faz a reserva online, paga em reais, sem IOF e ainda pode parcelar no cartão de crédito.

A Isla Victoria em Bariloche

O trajeto de barco até a Isla Victoria já incrível por si só. Pelo caminho, a paisagem cheia de montanhas, natureza ímpar e as inúmeras gaivotas fazendo um show pelos ares compensa o excesso de vento gelado típico da Patagônia Argentina.

Mas chegar na Isla Victoria consegue ser ainda mais impressionante! Ela é a maior ilha do Lago Nahuel Huapi e dizem que foi um dos pontos de partida para os primeiros habitantes de Bariloche. Dentro da ilha há várias trilhas, praias e uma área de preservação arqueológica, onde você poderá ver pinturas rupestres das antigas tribos que viveram por ali.

No Porto Anchorena, onde todos os barcos param, há sinalizações para todos os senderos (trilhas) da ilha, para o centro de visitantes, restaurantes, banheiros e para o Isla Victoria Lodge, o impressionante hotel 5 estrelas que tem no local.

Bosque das Sequoias e Playa del Toro

Dois lugares da Isla Victoria que impressionam qualquer um são o Bosque das Sequoias e a Playa del Toro. Inclusive, dentro do bosque há vários percursos de caminhada e dá até para chegar do outro lado da ilha.

Bosque das Sequoias na Isla Victoria em Bariloche
Bosque das Sequoias

Já na Playa del Toro é bem capaz de você ficar chocado com as águas cristalinas e azuis dessa praia banhada pelo Lago Nahuel Huapi. Para chegar até ela basta percorrer uma trilha simples saindo do porto de desembarque que dura em torno de 40 minutos. Quer dizer, isso se você conseguir resistir aos inúmeros mirantes pelo caminho.

Playa del Toro na Isla Victoria em Bariloche
Playa del Toro

Apesar de termos visitado Bariloche no verão, pegamos uma frente fria que derrubou as temperaturas e tornou praticamente impossível o banho de lago. Mas em dias mais quentes, o mergulho está garantido.

Leia também -> Cervejaria Patagonia: boas cervejas e lindas vistas em um só lugar em Bariloche

O Bosque de Arrayanes

Após sairmos da Isla Victoria o barco Modesta Victoria nos levou até o Bosque de Arrayanes, um local com vegetação única que só pode ser encontrada nessa região da Patagônia Argentina.

Esse bosque tem árvores de Arrayan que chegam a atingir 20 metros de altura e em nenhum outro lugar do mundo você verá algo assim. Outra coisa que as tornam tão diferentes é a coloração do tronco. É uma cor marrom, meio canela, meio açafrão, bastante intrigante e nunca tínhamos visto nada desse tipo antes.

Bosque de Arrayanes em Bariloche
Bosque de Arrayanes

A trilha pela Bosque de Arrayanes é circular e fácil de se percorrer. Por lá você também encontrará uma cafeteria super charmosa e um píer que rende ótimas fotos.

Embora não haja tantas atrações dentro do Bosque de Arrayanes, o local é muito bonito, arborizado, e vale a visita de qualquer forma. Aliás, reza a lenda de que esse bosque foi uma das inspirações para a Disney criar o filme do Bambi. Será?

Outra curiosidade sobre o local é que apesar de fazer parte de um passeio de barco em Bariloche, ele fica dentro do Parque Nacional Los Arrayanes, na cidade vizinha de Villa La Angostura.

Dicas importantes para o passeio de barco em Bariloche até a Isla Victoria e Bosque de Arrayanes

  • Os passeios não incluem alimentação. Então, certifique-se de levar algum lanche para matar a fome. Mas, se não quiser levar nada, há lanchonete tanto no barco como na Isla Victoria e no Bosque de Arrayanes.
  • No Puerto Pañuello também tem uma lanchonete capaz de atender aos desavisados (ou esfomeados como nós).
  • Os passeios também não incluem as taxas portuárias e do Parque Nacional. Elas custam $1400 e $6500, respectivamente.
  • Há estacionamento no Puerto Pañuelo a partir de $600. Para mais informações consulte o site oficial do porto.

Hospedagem em Bariloche: não deixe para a última hora!

As hospedagens com bom custo x benefício costumam esgotar rapidamente em Bariloche, principalmente nas altas temporadas de verão ou inverno. Por isso, o ideal é reservar o seu hotel com antecedência para garantir boa localização e preço justo.

Nós ficamos na Hosteria Piuké, bem pertinho do centro da cidade com um bom café da manhã, mas de categoria básica.

Outras alternativas perto do centro são o Hampton by Hilton, o Hotel Concorde e o Hotel Cristal. Mas se você busca uma hospedagem diferenciada, confira o Alma del Lago Suites & Spa.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras