Atualizado em 17 de outubro de 2021
Além de belezas naturais e diversidade cultural, a Argentina tem uma outra coisa que mexe com o meu coração: a culinária. De Norte a Sul, o país possui iguarias que costumam entrar na lista de preferidas da maioria dos viajantes que passam pelas Terra dos Hermanos. Diante de tantas opções saborosas, montei uma super lista com 20 comidas típicas da Argentina que você deve provar pelo menos uma vez na vida. Mas, se possível, coma outras vezes.
Confira o que comer na Argentina e se prepare para cometer o tão famoso pecado da gula!
Comidas típicas da Argentina: carnes
1 – Bife de Chorizo
Que os vegetarianos me perdoem, mas começarei a lista do que comer na Argentina com um dos itens mais famosos do cardápio do país: o bife de chorizo. Aliás, esse costuma ser um dos primeiros pratos que todos provam quando visitam a capital, se tornando uma das dicas do que fazer Buenos Aires.
Trata-se de um corte retirado do miolo do contrafilé, o que o torna extremamente macio e saboroso. Além dele, você encontrará outras variações do contrafilé, como o bife ancho e ojo de bife.
2 – Asado de Tira
Também considerado uma comida típica da Argentina, o asado de tira é um corte feito da costela bovina. Muito fácil de ser reconhecido devido aos seus pedacinhos de osso, essa carne também é saborosa. Além disso, ela costuma ser um pouco mais barata que o bife de chorizo.
3 – Milanesa
As Milanesas são muito presentes na Argentina e aqui não tem muito segredo, já que são as milanesas tal qual comemos aqui no Brasil. Porém, há algumas diferenças, já que existem diversas variações do prato. Há as simples, as que vêm com um ovinho em cima, e as que são servidas com queijo, presunto e tomate. Aliás, essas últimas levam o nome de Milanesa Napolitana e se parecem com as nossas parmegianas.
Como esse é um prato típico da Argentina que costuma vir muito bem servido, por vezes vale a pena pedir apenas um e dividir para duas pessoas.
4 – Parrillada
A Parrillada é uma famosa dica do que comer na Argentina. Se trata do churrasco argentino assado na grelha com brasa de lenha. Nele são servidos vários tipos de carne como asado de tira, vacío (fraldinha), chorizos (as linguiças) e demais miúdos, tais quais intestino de boi e morcela.
É bem fácil encontrá-lo na capital e alguns restaurantes que listamos em nosso post com dicas de onde comer em Buenos Aires servem a famosa parillada.
Comidas típicas da Argentina: sanduíches, pizzas e lanches
5 – Choripan
Amantes de um bom e tradicional podrão, apresento-lhes o Choripan! Esse pão com linguiça (chorizo) e molho chimichurri é um dos sanduíches mais tradicionais da Argentina. Por toda a cidade você verá diversas barriquinhas o vendendo, além de ser um prato barato no país.
6 – Milanesa no pão
Já que a Milanesa é tão popular na Argentina, trataram logo de inventar um sanduíche de Milanesa. Geralmente eles são feitos em pães parecidos com baguetes e podem levar queijos e saladas. O melhor que já comi foi no bar El Federal, um dos mais tradicionais de Buenos Aires.
7 – Fugazzeta (Pizza de cebola)
As pessoas também consomem muita pizza na argentina, mas a preferida deles é a Fugazzeta. Explicando um pouco melhor, ela é uma pizza sem molho, mas com muuuito queijo e cebola. Há ainda o seu up grade, que é a Fugazzeta Rellena, com duas camadas de pizza separadas por muito queijo e cebola.
8 – Empanadas
As Empanadas argentinas são um clássico do país e por isso são uma das comidas típicas mais famosas por lá. Apesar da aparência lembrar a de um pastel de forno, a massa é mais leve, o que a torna diferente.
Elas são tão comuns em toda a Argentina que existem até mesmo lugares especializados em empanadas, tanto nas cidades grandes como nas menores. Se você está organizando uma viagem para Buenos Aires, não deixe de experimentar as do La Morada e as do El Sanjuanino.
9 – Medialuna
Essa massinha delicada que lembra muito um croissant é muito presente na gastronomia argentina e você também a encontrará em praticamente todos os lugares. Desde o café da manhã até às sobremesas, as Medialunas podem ser simples ou recheadas. Embora as doces sejam mais comuns, também é possível encontrar versões salgadas.
O que comer na argentina: comida regional
10 – Cazuela
Sabe o famoso ditado “quem vê cara, não vê coração”? Então, ele se aplica perfeitamente à Cazuela. Essa sopinha pode até não ter a melhor das aparências, mas o sabor é divino.
Bastante tradicional na Patagônia Argentina, ela é uma ótima opção para dar aquela esquentada no frio do cão que faz na região. Tem cazuela de carne, frango, porco e no norte do país tem até de lhama, mas essa deixei passar. A mais gostosa que eu já comi foi em El Calafate. Nesse post aqui você confere tudo o que fazer em El Calafate.
11 – Cordeiro (patagônico)
Outro prato regional, o cordeiro patagônico já entrega qual é o seu local de origem logo no nome. Em toda a região da Patagônia ele pode ser encontrado de várias formas, desde assado até com molhos inusitados. No entanto, o melhor que nós já comemos foi em um típico restaurante de Ushuaia, especializado em cordeiro.
12 – Centolla
Ainda na região patagônica, a Centolla é mais uma comida típica da Argentina. Também chamada de King Crab, o caranguejo gigante é comum de águas frias e é considerado uma iguaria regional. Você pode comê-lo na forma mas simples, gratinado com queijos, em massas e de várias outras formas. A melhor cidade para experimentar a Centolla é Ushuaia e aqui você pode ver o nosso guia completo com dicas do que fazer em Ushuaia.
13 – Locro
Das comidas típicas da Argentina, o Locro tem um lugar especial no cardápio dos nossos vizinhos. Em feriados como o Dia da Bandeira, a Revolução de Maio e o Dia da Independência o prato é item essencial na mesa dos argentinos.
Cozido durante horas em fogo baixo, o locro é mais popular no norte do país, principalmente em regiões andinas. Mas hoje em dia, é possível encontrar restaurantes especializados em várias cidades. Assim como a cazuela, ele lembra uma sopa e costuma ter ingredientes como milho, feijão, batatas, abóboras e carnes, incluindo tripas. Não cheguei a comê-lo no país, mas comi no Deserto do Atacama e gostei bastante.
O que comer na Argentina: combo vinhos + picadas
14 – Vinho Malbec
Os vinhos são bebidas tradicionais da Argentina e dificilmente você sairá de lá sem beber uma tacinha ou pelo menos um gole, caso você não beba. Das tantas uvas cultivadas, a Malbec é uma das mais populares, ainda mais porque 75% da produção mundial do vinho Malbec é feita no país.
Mendoza é uma das principais cidades produtoras de vinho da Argentina, mas infelizmente ainda não a conhecemos.
15 – Picada
Para acompanhar um vinho, nada melhor do que uma Picada. O combo vinho + picada é algo que você não pode deixar de comer na Argentina. O nome pode até ser engraçado, mas a picada é uma tábua com diversos frios como queijos, presuntos, salames e por aí vai.
Comidas típicas da Argentina: doces
16 – Dulche de leche
Se você pedir uma dica do que comer na Argentina para qualquer pessoa que tenha conhecido o país, o Dulche de Leche dificilmente ficará de fora. O doce de leite argentino é considerado um dos melhores do mundo! E embora seja muito associado a sobremesas – eles adoram botar em cima de tudo, como na foto abaixo – não se restringe somente a isso. Também é muito comum as pessoas o passarem no pão ou na medialuna durante o café da manhã. Aliás, vamos combinar que é tão gostoso que pode ser comido em qualquer momento do dia. rs
17 – Alfajor
Tá aí uma comida típica da Argentina que transcende a definição de alimento e vai parar na categoria de souvenir. O Alfajor é um ícone tão forte da culinária local que a maioria dos turistas acaba trazendo um (ou vários) para casa. Os mais famosos são da Havanna, mas existem outras marcas tão boas quanto, como a Abuela Goye, que infelizmente só provamos quando estivemos em Bariloche, mas são vendidos em todo o país e nós achamos mais gostoso.
18 – Helado… de dulche de leche
Os Helados, como são chamados os sorvetes na Argentina, são muito apreciados tanto por moradores como por turistas. Dentre tantos sabores, o que vocês não devem deixar de tomar é o de doce de leite. Se possível, peça o sabor dulche de leche granizado (com pedacinhos de chocolate) e depois me agradeça.
Bebidas típicas na Argentina
19 – Mate
O Mate argentino – chimarrão para os brazucas – é uma das bebidas mais populares do país, sendo consumido por quase 100% da população e entrando fácil na nossa lista de comidas típicas da argentina. Ele é bebido quente, assim como no Brasil, e é comum encontrar pessoas carregando os seus para cima e para baixo.
20 – Fernet
Apesar de até hoje eu não entender como os argentinos gostam tanto de Fernet… puro, preciso colocá-lo aqui. Sim, eles bebem puro, mas pro meu paladar é amargo. No entanto, essa é outra bebida endeusada por eles e por isso você encontrará vários drinks com Fernet. O mais famoso deles é o Fernet com Coca-cola. Bom, misturado até que vai. rs
Agora que você já sabe o que comer na Argentina, confira alguns destinos imperdíveis no país:
- Conheça San Martin de Los Andes, a charmosa cidade à beira do Lago Lácar
- Saiba tudo sobre Villa La Angostura, cidade autêntica na Patagônia
- Confira o que fazer em Bariloche no verão
SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras
- Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
- Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
- Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
- Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
- Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
- Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
- Faça o câmbio de moeda estrangeira para a sua viagem com a melhor cotação de forma prática e segura.
- Compre seu chip de viagem internacional da America Chip e tenha internet para usar no exterior.
- Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com descontos e preços imperdíveis na Amazon.
- Adquira seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
- Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
- Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
- Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
- Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
- Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
- Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
- Faça o câmbio de moeda estrangeira para a sua viagem com a melhor cotação de forma prática e segura.
- Compre seu chip de viagem internacional da America Chip e tenha internet para usar no exterior.
- Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com descontos e preços imperdíveis na Amazon.
- Adquira seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
13 Comments
Ô moça, sua página é demais! Parabéns!
E por favor não deixe nunca de tê la!
Bju!
Muito obrigada pelo carinho e incentivo! =)
Ler esse post antes do almoço foi crueldade!! rsrs Adorei a lista de comidas típicas da Argentina. Que país para se comer maravilhosamente bem! A única coisa que não provei da sua lista foi a cazuela. Confesso que a cara não me agradou, mas como você disse que quem vê cara não vê coração… da próxima vez que for para a Argentina vou tentar provar. 🙂
Que delícia de post! As comidas típicas da Argentina são realmente uma atração a parte do país. É impossível não se apaixonar pelos sabores e pela fartura dos pratos. Adorei!
Assino embaixo! hahaha
Já vi que não provei nem metade das comidas argentinas, me concentrei tanto nas sobremesas que esqueci do restante. Deu água na boa seu post, só não encararia essa pizza de cebola, rs.
hahahaha não te julgo, as sobremesas são maravilhosas também!
Puxa vida… escolhi o pior horário para ler esse post… meio-dia…. fiquei me babando! Que saudades de comer as comidas típicas da Argentina (feitas lá mesmo, não essas parrilladas “brasileiras” que temos por aqui). Ai um sorvetinho de doce de leite da Freddo…. delícia!!!
São muito diferentes as parrilladas, né??
Nossa, Dhebora! Babei aqui com as tuas dicas do que comer na Argentina! Eu adoro as comidas típicas de lá, principalmente as carnes, as empanadas e as medialunas. E, como gaúcha, o mate/chimarrão é um hábito diário por aqui. Ótimo post!
O chimarrão eu deixo passar… não consigo gostar rs
Fiquei com água na boca só de olhar essa Parrillada, amo o churrasco argentino!!! Amei conhecer todas as comidas tipicas da Argentina pelo seu post.
Churrasco argentino é bom demais, mesmo!!