Atualizado em 26 de maio de 2020

A gastronomia argentina é extremamente atraente e os restaurantes em Ushuaia não ficam para trás, já que além dos pratos tradicionais os cardápios também oferecem comidas regionais que nos fazem comer com os olhos. Ao procurar onde comer em Ushuaia você terá à sua frente a difícil decisão de escolher entre suculentos cordeiros, tradicionais cortes de parrillas e iguarias do mar.

Dentre tantas opções, também não podemos esquecer das habituais empanadas e dos tão famosos doces de leite e alfajores. Aliás, tudo isso com um bom e velho vinho argentino do lado, é claro. Ou uma cerveja local se essa for a sua praia. Então, vamos às dicas?

Restaurantes em Ushuaia: aconchegantes e com vista

Kuar Resto & Bar

O Kuar Resto & Bar é o nosso restaurante queridinho em Ushuaia e justamente por isso ele é a nossa primeira dica de onde comer na cidade. Eles possuem duas unidades, uma na Avenida San Martin 471, no centro, e outra na Avenida Perito Moreno 2232, um pouco mais afastado. Embora as duas sejam ótimas, a graça está na segunda unidade, já que é dela que temos uma vista incrível para o Canal de Beagle. Mas fique tranquilo caso você não esteja de carro pois o restaurante se encarrega de pedir um táxi para você na hora de ir embora.

Kuar Restaurante em Ushuaia
Vista do Kuar para o Canal de Beagle

O ambiente é agradável, com uma pegada mais rústica, e a comida, então, nem se fala! Uma das melhores do nosso roteiro em Ushuaia no inverno!

Eu pedi um cordeiro com molho barbecue, salsa criolla e batatas espanholas. O Rafael foi de lomo argentino na cerveja preta e purê de batatas com bacon. Ambos estavam gostosos e bem servidos. Além disso, fomos muito bem atendidos. É certo que tudo isso não saiu tão baratinho, mas por outro lado, achamos o valor justo para a experiência gastronômica oferecida.

La Cabaña Casa de Té

Fiquei na dúvida em relação à classificação do La Cabaña Casa de Té aqui nesse post. A princípio, não sabia se a colocaria na lista de restaurantes em Ushuaia aconchegantes e com vista ou das cafeterias. Por fim, escolhi a primeira opção e deixo essa foto abaixo como justificativa.

Vista do La Cabana Casa de Te Glaciar Martial
Vista do La Cabana Casa de Te no Glaciar Martial

De fato, o local é uma cafeteria e chocolateria, porém, considero mais que isso. Com uma aparência de casa de boneca, o La Cabaña Casa de Té é famoso pelos chás e doces maravilhosos. Por outro lado, embora não tenha um vasto menu, o restaurante também oferece opções para uma refeição mais simples e todo esse conjunto da obra faz dele uma boa sugestão de onde comer em Ushuaia. Aliás, a área é um complexo que também oferece hospedagem através do charmosíssimo Cumbres del Martial e conta com um restaurante que abre a noite.

La Cabana Casa de Té Ushuaia
Olha a entrada do restaurante! Super fofa!

Localizado no Glaciar Martial, você pode aproveitar para conhecê-lo quando visitar o local. Nós almoçamos por lá após um dia de snowboard no glaciar e gostamos bastante (veja mais sobre esqui, snowboard e neve em Ushuaia). Pedimos uma cazuela de carne que estava uma delícia, super bem temperada. Como fica muito cheio, de vez em quando o atendimento demora um pouquinho, mas nada que tire os seus méritos.

Maria Lola Restó

Infelizmente não tivemos tempo de conhecer o Maria Lola Restó, mas como ele também é um dos restaurantes em Ushuaia mais procurados, não poderia estar de fora dessa lista. Com cozinha gourmet especializada em carnes, pescados e mariscos, o restaurante possui um clima aconchegante e ainda conta com uma vista para o Canal de Beagle através das suas janelas. Um dos seus pontos positivos é que ele se encontra no centro da cidade, ou seja, se você estiver hospedado por ali nem precisará de táxi. (confira aqui as nossas dicas de onde ficar em Ushuaia)

Vista do Maria Lola Resto (Foto: https://www.marialolaresto.com.ar/)

Restaurantes em Ushuaia: cordeiros e parrillas

Bodegón Fueguino

Bem no miolo turístico de Ushuaia, na Avenida San Martin, se encontra um dos melhores restaurantes para experimentar o famoso cordeiro patagônico. O Bodegón Fueguino é uma dica e tanto de onde comer em Ushuaia e neste ponto, nem encontramos controvérsias.

El Bodegón Fueguino Ushuaia
Entrada do restaurante

Todo em madeira, o restaurante tem um ambiente simples, mas extremamente acolhedor. Inclusive, foi um dos lugares mais quentinhos que nós entramos na cidade. A carta de vinhos é grande e variada, mas aqui, meus amigos, é o tal do cordeiro quem manda.

Eu comi um cordeiro com molho de mostarda e purê de batatas, enquanto o Rafael o pediu com molho de pimenta e mil folhas de batatas. Os dois estavam MUITO bons, mas chegamos à conclusão de que o meu pedido era melhor.

Tierra Mayor Restaurant

Com o restaurante do centro invernal Tierra Mayor novamente me bateu aquela dúvida anterior: coma o classifico nesse post? Se por um lado o local tem uma vista daquelas para as montanhas, por outro eles servem um cordeiro patagônico digno de estar nessa classificação aqui – apesar da minha foto ruim e sem qualidade. #sorry.

Esse restaurante foi a grande surpresa da nossa lista de onde comer em Ushuaia. Almoçamos no Tierra Mayor após andarmos de moto de neve por lá e embora estivéssemos esperando uma comida ok, dentro de um padrão aceitável, fomos surpreendidos com um cordeiro impecável e um buffet de saladas pra ninguém botar defeito.

O esquema aqui é livre, all you can eat. Sim, você leu isso, mesmo. O bom e velho como o quanto quiser. Você paga um valor fixo e uma chapa de cordeiro é colocada na sua mesa e reposta quantas vezes você quiser. Enquanto isso, você pode se servir livremente no buffet de saladas. Ao final, ainda tem uma sobremesa à sua escolha, de acordo com as oferecidas no dia. O preço dessa brincadeira? 1.000 pesos por pessoa, algo em torno de 80 reais no câmbio de hoje (Maio/2020). É barato? Longe de ser! Mas valeu a pena!

Christopher Grill & Cerveza

Ainda na seção de parrillas, não podemos deixar de mencionar o Christopher Grill & Cerveza. Até porque, se fizéssemos isso estaríamos ignorando as tantas recomendações que recebemos do lugar. Seu nome já deixa bem claro a sua intenção de servir bons cortes de carne acompanhados de boas cervejas. Com um ambiente moderno e amplo, é um dos restaurantes em Ushuaia procurados por quem gosta dessa união. Infelizmente não tivemos tempo de visitá-lo, mas em uma próxima visita ele não nos escapa.

Restaurantes em Ushuaia: café & bar

Café Bar Banana

Consideramos o Café Bar Banana tão versátil, mas tão versátil, que estivemos nele em dois momentos, um para tomar café da manhã, assim que chegamos na cidade, e outro para jantar.

Para o café da manhã pedimos um tostado que serviu tranquilamente nós dois e um chocolate quente. Não temos foto desse prato porque né, após 12 horas de viagem nem lembramos disso. No jantar pedimos um sanduíche e uma porção de aperitivos que vinha anéis de lula, bastões de muçarela empanados, tortillas de batata e pedacinhos de frango empanados. Ah, e claro, algumas cervejas pra acompanhar.

Café Bar Banana, dica de onde comer em Ushuaia
O sanduíche estava bem gostoso!

Tante Sara

Com seu estilo de decoração um tanto quanto retrô, o Tante Sara é um daqueles lugares onde você chega só pra almoçar e acaba ficando um pouco mais. Com a proposta de servir tanto refeições mais leves como as tradicionais massas e milanesas, o local é uma opção de restaurante em Ushuaia que agrada a todos os gostos.

Meu pedido foi uma salada caesar com camarões e tomates secos que estava simplesmente divina e bem servida. Aliás, tão bem servida que eu nem aguentei comer tudo. Já o Rafael foi de milanesa à napolitana com fritas, saborosa e sem erros. Mesmo que você não vá para almoçar, vale a pena a visita em um fim de tarde, já que a carta da cafeteria é gigante.

Restaurantes em Ushuaia: frutos do mar

Villaggio

O Villaggio foi a nossa escolha de restaurante em Ushuaia para provar a famosa Centolla (ou King Crab), um prato bem típico da cidade. Nós dois pedimos a mesma coisa, uma cazuela de centolla com molho de queijos. Estava gostoso, mas não ganhou meu coração. Não pela qualidade do prato em si, mas pela centolla que não é algo que eu adore nessa vida.

Por outro lado, o Rafael amou o prato e assim como ele, a maioria das pessoas gostam. Caso você não coma crustáceos, o Villaggio também é um bom lugar para você experimentar a merluza negra, um peixe bem típico nessa região da Patagônia.

Villagio Ushuaia
Centolla do restaurante Villagio

Tia Elvira e La Cantina Fueguina de Freddy

Os restaurantes Tia Elvira e La Cantina Fueguina de Freddy também nos foram indicados para provar a centolla e a merluza negra em Ushuaia. Como optamos pelo Villaggio, não fomos em nenhum desses dois. Porém, além de serem muito bem avaliados, são dois lugares bem tradicionais na cidade.

Restaurantes em Ushuaia: originais e descolados

El Almacén Ramos Generales

O El Almacén Ramos Generales foi o restaurante mais diferente que nós conhecemos em Ushuaia. O lugar é uma mistura bem doida de museu, padaria, doceria e vinoteca que funciona! Todo esse mix de informações o deixa extremamente descolado, mas com um certo ar de rusticidade.

O menu não é muito extenso, mas conta com saladas, sopas e tábuas de frios, além de carnes, cordeiro, salmão e até coelho como pratos principais. Há também algumas refeições como prato do dia, que obviamente mudam diariamente. Nós pedimos uma tábua de frios e pães, e não esquecemos do vinho, lógico!

El Almacén Ramos Generales
Tábua de frios. Excelente qualidade. Vinha com uma cestinha de pães também.

Taberna del Viejo Lobo

A Taberna del Viejo Lobo é um bar temático localizado no 3º andar da Galeria Tematica Historia Fueguina. Aliás, a galeria é um dos museus que indicamos visitar em nosso guia sobre o que fazer em Ushuaia.

Com suas mesas e cadeiras em forma de barris, o lugar é decorado como uma autêntica taberna antiga, mas com vista para o Canal de Beagle. No menu você encontrará tanto pratos típicos locais como hambúrgueres e sanduíches diversos.

Taberna del Viejo Lobo (Foto: divulgação)

Restaurantes em Ushuaia: bares

Dublin Irish Pub

Uns amam, outros nem tanto. Como a maioria dos pubs por aí, o Dublin Irish Pub divide opiniões. Aqui deve-se levar em conta que não se trata de um restaurante, mas sim de um lugar para você sair à noite, tomar uma cerveja e comer algo simples. De qualquer forma, esse é um dos restaurantes em Ushuaia que mais atrai os turistas, principalmente os mais jovens. Então, se você quer encontrar um lugar ao sol, chegue cedo para conseguir uma mesa. Do contrário terá que se contentar em ficar em pé no balcão.

Nós não temos o que reclamar e adoramos o local! Música boa, cerveja gelada e uma pizza gostosa e bem servida. Beleza que como estava muito cheio vez ou outra o atendimento demorava um pouquinho. Mas tudo bem, se tratando de um pub lotado a gente até releva.

Dublin Irish Pub
A pizza estava ótima e nós só temos fotos dela mesmo rs. Infelizmente não temos nenhuma foto do local.

TODOS OS LEITORES DO CARIOCA SEM FRONTEIRAS TÊM 5% DE DESCONTO EM QUALQUER PASSEIO COM A BRASILEIROS EM USHUAIA E PARCELAMENTO EM ATÉ 12X NO CARTÃO, BASTA DIGITAR O NOSSO CUPOM NA HORA DA COMPRA.

CUPOM: CARIOCASEMFRONTEIRAS
PEGUE AQUI O SEU DESCONTO!

Bar Ideal

O Bar Ideal é um dos bares mais antigos da cidade, funcionando desde 1951. Quando soubemos disso ficamos doidos para conhecer, mas ao lermos algumas avaliações na internet desanimamos um pouco. Entre as críticas havia muita demora para servir as refeições e um atendimento não tão simpático. Ainda assim, resolvemos arriscar, mas com um porém: iríamos apenas para tomar algumas cervejas.

Por fim, a ideia deu certo e tivemos uma noite agradável em um ambiente com decoração inusitada acompanhados de rótulos argentinos. Na foto estamos com uma Quilmes, uma marca comum do país, mas você pode pedir uma Cape Horn ou uma Beagle, que são marcas locais.

Bar Ideal

Hard Rock Café

Dica clichê, mas no quesito bares o Hard Rock Café não poderia ficar de fora da lista de onde comer em Ushuaia. A rede que é famosa mundo afora dispensa apresentações e vem ganhando cada vez mais força na Avenida San Martin. É uma boa opção para curtir a noite e beber uns drinks.

Onde comer em Ushuaia: cafeterias e chocolaterias

Laguna Negra

A Laguna Negra é uma das chocolaterias mais famosas de Ushuaia. Você pode dar uma passadinha apenas para comprar chocolates ou então pode aproveitar para tomar um chocolate quente e comer um pedaço de torta. No dia em que tiramos para conhecê-la o local estava completamente entupido e nos limitamos a comprar apenas alguns chocolates e ir embora. Mas nós conhecemos a filial de El Calafate e amamos! Contamos tudo em um post sobre os restaurantes que nós fomos em El Calafate.

Hönecker Chocolates

Outra chocolateria muito indicada em Ushuaia é a Hönecker. Além dos chocolates, eles são famosos pelo doce leite e demais produtos variados dele, entre eles, o licor de doce de leite. Aliás, foi para comprá-lo que nós entramos. Rs. Trouxemos duas garrafas e o arrependimento foi por não ter trazido uma terceira.

Outras dicas de onde comer em Ushuaia: variados e pizzas

Andino Gourmet

De todos os restaurantes em Ushuaia, o Andino Gourmet foi o que nós menos gostamos. O lugar não é ruim, mas o nosso pedido não veio conforme imaginamos. Nós dois pedimos ojo de bife com purê de papas e se de um lado tínhamos um purê maravilhoso, do outro tínhamos uma carne que não estava macia. Por que ainda o mantivemos aqui nas dicas de onde comer em Ushuaia? Porque outras pessoas gostaram e ele tem uma nota 4 no TripAdvisor. Ou seja, merece uma segunda chance.

Andino Gourmet Ushuaia
Que pena que a carne não estava tão macia…

Doña Lupita

O Doña Lupita é aquele velho restaurante bom, bonito e barato. Com a proposta de comida rápida e pratos do dia, no menu você encontrará pizzas, empanadas, sanduíches, milanesas e massas.

Agora que vocês já sabem onde comer em Ushuaia só resta aguardar o dia de provar todas essas delícias!

Não se esqueça do seguro viagem!

Apesar de não ser obrigatório contratar um seguro viagem para conhecer a Argentina, o ideal é que você não faça nenhuma viagem internacional sem um. Caso você precise de um médico durante a sua viagem, os custos com esse tipo de serviço costumam ser altíssimos, ainda mais em lugares mais remotos como a Patagônia. (veja mais em Seguro Viagem para Argentina: qual é o preço e como escolher o seu). Sempre fechamos os nossos através da Real Seguros e nunca tivemos problema nenhum com eles, muito pelo contrário. Leitor do Carioca Sem Fronteiras tem desconto em qualquer seguro oferecido por eles.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

5 Comments

  1. Olá! Ótimo post adorei as dicas
    Vou complementar pq realmente o andino gourmet não tem nada de gourmet, a comida q comemos foi mtttt ruim mesmo.

  2. Rafaela Calil Responder

    Vocês lembram se tinha oções vegetarianas/veganas neses restaurantes?

    • Olá!
      Sim, vimos vários deles com opções vegetarianas. Como não somos vegetarianos, acabamos nem falando dessa parte. rs

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.