Atualizado em 29 de maio de 2020

Muito procurados no inverno, os centros invernais são locais onde você pode fazer diversas atividades de neve e aventura em Ushuaia. São ótimas opções para quem busca algo além do esqui e snowboard, principalmente porque oferecem desde atrações mais leves até mais radicais. Nós conhecemos o Tierra Mayor, um dos mais tradicionais na cidade, e tivemos um dia com direito a boneco de neve, snowmobile e um almoço daqueles.

Valle Tierra Mayor
Lugar simplesmente lindo!

Como chegar no centro invernal Tierra Mayor em Ushuaia

Assim como a maioria dos centros invernais em Ushuaia, o Tierra Mayor se encontra longe do centro da cidade, a cerca de 22 km de distância, seguindo pela Ruta nº 3. A melhor forma de chegar é contratando um passeio com algumas atividades já incluídas ou utilizando um serviço de transfer. Quem pretende alugar um carro, o centro invernal conta com estacionamento.

Tierra Mayor Ushuaia
Entrada do Centro Invernal Tierra Mayor

As agências de turismo oferecem diversas versões desse passeio nos centros invernais de Ushuaia. Alguns tours contam com passeios de trenó, motos de neve (snowmobile), caminhadas na neve, passeios noturnos, entre outros, e costumam durar o dia inteiro. Nós decidimos conhecer o Tierra Mayor de forma independente porque queríamos ficar no local apenas até após o almoço. Dessa forma, contratamos um transfer, mas para os demais passeios na cidade nós contamos com a Brasileiros em Ushuaia.

TODOS OS LEITORES DO CARIOCA SEM FRONTEIRAS TÊM 5% DE DESCONTO EM QUALQUER PASSEIO COM A BRASILEIROS EM USHUAIA E PARCELAMENTO EM ATÉ 12X NO CARTÃO, BASTA DIGITAR O NOSSO CUPOM NA HORA DA COMPRA.

CUPOM: CARIOCASEMFRONTEIRAS
PEGUE AQUI O SEU DESCONTO!

O transfer escolhido foi o Don Alejo, muito indicado pelo staff do nosso hotel, e eles têm uma página no Facebook para você tirar dúvidas. O próprio staff do hotel ligou e fez a reserva para nós e às 9 da manhã o transfer passou para nos buscar. O serviço é o mesmo que leva o pessoal até o Carro Castor para esquiar (veja onde curtir a neve em Ushuaia), já que é na mesma direção. O valor é na faixa de 200 pesos por pessoa (ida + volta). Assim que você embarca na van é combinado o horário de retorno, dentro das possibilidades que eles te apresentarão.

Valle Tierra Mayor

Como é o Tierra Mayor e o que fazer no centro invernal

O Tierra Mayor é enorme e oferece praticamente todas as atividades de inverno, com exceção do esqui alpino e do snowboard.

Você encontrará esqui cross-country, caminhada com raquetes de neve, passeio de trenó com Huskys, patinação no gelo, esqui bunda, passeios com orugas (quadriciclos de neve) e snowmobiles, as famosas motos de neve. Essas atividades são consideradas imperdíveis em um roteiro em Ushuaia no inverno e você pode ler aqui mais dicas do que fazer na cidade.

Passeio de moto de neve em Ushuaia

Um dos motivos que nos levou até o centro invernal Tierra Mayor foi que ele possuía o melhor custo x benefício para fazer um passeio de moto de neve em Ushuaia. Como não queríamos fazer nenhum tour de dia inteiro, mas queríamos pilotar uma snowmobile, ele oferecia uma tarifa aceitável para o aluguel.

Centro Invernal Tierra Mayor
Escolhendo nossa moto

O aluguel da moto de neve não é por hora, mas sim por distância. Hás dois percursos pré-definidos, um com 5 km e outro com 10 km. Escolhemos o primeiro, que era o que cabia no nosso bolso, e embora tenhamos gostado bastante, achamos que passou muito rápido. Por isso, se você puder investir um pouco mais, faça o percurso maior.

O passeio é guiado, então, nem adianta pensar que você vai pegar a moto de neve e andar conforme acha que deve. Rs. O valor gira em torno de 2.000 pesos para o menor trajeto e 3.000 pesos para o maior. Não é tão barato, mas é possível negociar um desconto na hora, caso você pague em dinheiro. Além disso, como as motos têm capacidade para duas pessoas, você pode alugar apenas uma e dividir a condução como nós fizemos.

Apesar de termos adorado o passeio e achado a paisagem bem bonita, achamos que teria um pouco mais de velocidade – elas têm, mas não como parece. Rs. Ficamos sabendo que elas têm a velocidade limitada justamente por segurança, para evitar acidentes. No final do percurso fizemos tanto esforço para acelerar que afogamos a pobre coitada. Bateu um medo de leve de ter estragado ou sei lá o quê, mas nos acalmaram falando que é a coisa mais normal de acontecer.

Restaurant Tierra Mayor

Após o passeio fomos matar quem nos matava. A fome era grande e já havíamos decidido almoçar no restaurante do centro invernal. O cardápio não é muito extenso, mas conta com sanduíches, massas, itens de cafeteria no geral, truta e o cordeiro patagônico, servido de forma livre. Nossa escolha foi o cordeiro e contamos a nossa experiência no post com dicas de restaurantes em Ushuaia.

Tierra Mayor Ushuaia
Vista da varanda do restaurante

Após o almoço descansamos um pouco na varanda do restaurante, que por sinal, possui uma vista incrível para as montanhas. Em seguida, enquanto aguardávamos dar o horário do transfer nos buscar, aproveitamos para fazer o nosso primeiro boneco de neve que demos o nome de Jon Snow e para tirar algumas fotos na estrada. Enfim, valeu a pena demais o passeio no centro invernal Tierra Mayor. Para incrementar a sua viagem para Ushuaia, considere fazer outros passeios como a navegação pelo Canal de Beagle, o off-road pelos Lagos Fagnano e Escondido e o Parque Nacional Tierra del Fuego. Eles também são incríveis!

SEGURO VIAGEM PARA USHUAIA

Recomendamos que você não vá para Ushuaia sem contratar um seguro viagem para Argentina, principalmente se no seu planejamento tem trilhas, esportes radicais ou atividades na neve. Caso você tenha uma emergência médica, além de ficar completamente sem orientação, ainda pagará muito caro nos custos com saúde e hospital no geral. Nós sempre fechamos os nossos seguros através da Real Seguros e todos os leitores do blog têm desconto nos seguros oferecidos por eles.

Pegue aqui o seu desconto de seguro viagem e parcele em até 12x no cartão de crédito =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

9 Comments

  1. Fernanda Karolin Responder

    Dhebora, quero sua opnião rs
    Estamos definindo os passeios, e mesmo sendo mais caro optamos pelo cerro castor…
    Mas como são pouco dias tenho que decidir entre Glaciar Martial ou Tierra Mayor, qual você sugere?

    • Vai depender muito do que vocês querem fazer. Tem uns passeios bem legais no Tierra Mayor com a galera do Brasileiros em Ushuaia. O Glaciar Martial vocês podem dar um pulinho rápido por lá, mas vai ser basicamente trekking ou esqui/snow. Papo de 10 min de distância do centro de Ushuaia. Se encaixar direitinho dá pra fazer os dois. Você podem até mesmo tirar um dia pra almoçar no Glaciar Martial, se for o caso.

  2. Fernanda Karolin Responder

    Dhebora, quero sua opnião rs
    Estamos definindo os passeios, e mesmo sendo mais caro optamos pelo cerro castor…
    Mas como são pouco dias tenho que decidir entre Glaciar Martial ou Tierra Mayor, qual você sugere?

  3. Oi Dhebora
    Para fazer esse passeio vcs fizeram por conta ou com a galera dos Brasileiros no Ushuaia?

    • Oi, Aniele! Fizemos por conta própria! Pedimos para o hotel ligar para o transfer Don Alejo e marcamos o horário de ida e de volta.

  4. boa noite
    estou com dificuldade em fechar passeio de neve com raquetes, treno com huski e moto de neve
    vocês teriam contato do centro tierra mayor?
    agradeço
    muito obrigada

  5. Oi, não entendi muito bem. O valor de 1000 pesos é para o aluguel da moto??? No caso esse valor é para as duas que vão.. ou é 1000 por pessoa???

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.