Tierra Mayor: passeio em um centro invernal em Ushuaia

Não é novidade que durante o inverno Ushuaia tem bastante neve. Mas o que muitos não sabem é que a cidade possui outros lugares além das estações de esqui para curtir toda esse neve. Nós conhecemos o Tierra Mayor, um centro invernal cheio de atividades de inverno para aqueles que procuram outras opções além de esquiar e vamos contar pra vocês como foi o passeio.

Valle Tierra Mayor
Lugar simplesmente lindo!

Como chegar no Centro Invernal Tierra Mayor

O Centro Invernal Tierra Mayor está localizado a 22km do centro da cidade e para chegar lá é necessário seguir pela Ruta n° 3. A melhor forma de chegar até lá é contratando um passeio fechado ou então utilizando o serviço de um transfer. As agências de Ushuaia oferecem diversos pacotes com atividades nesses centros invernais (sim, tem vários deles por lá), mas nós optamos por contratar um transfer e fazer um passeio de meio dia de forma independente. No entanto, para todos os demais passeios nós contamos com o serviço da Brasileiros em Ushuaia.

Dica de hospedagem para o seu roteiro: inicialmente havíamos escolhido um hotel mais distante do centro para os nossos dias em Ushuaia. Porém, como as ruas ficam com muita neve, achamos melhor escolher algo um pouco mais perto. A questão é que hospedagem em Ushuaia é algo bem caro. Então foi aí que encontramos a Posada del Fin del Mundo, com cerca de 20 minutos de caminhada até a rua principal, café da manhã, chá e bolos a tarde e precinho justo.
Entrada do Centro Invernal Tierra Mayor

Utilizamos o serviço de transfer da Don Alejo e eles têm uma página no Facebook onde você pode tirar dúvidas. Nosso próprio hotel realizou a reserva para nós e às 9:00 eles passaram para nos buscar. O serviço é o mesmo que leva a galera até o Cerro Castor e o valor é na faixa de 200 pesos (ida+volta) por pessoa. No momento do embarque você já combina o horário da volta dentro das possibilidades que eles irão te apresentar.

Veja também: Ushuaia no inverno, onde curtir a neve na cidade
Tierra Mayor
Valle Tierra Mayor

Atividades

O Tierra Mayor é enorme e oferece um monte de atividades de inverno. Esqui cross-country, caminhada com raquetes de neve, esquibunda, passeios de trenó com huskys, passeios com orugas (aqueles quadriciclos de neve) e o nosso alvo do dia: as motos de neve!

Quando rola um sentimento com um Husky Siberiano. Não fizemos o passeio de trenó porque temos pena dos bichinhos…

Sim, andar de snowcat (snowmobile ou moto de neve) foi um dos motivos que nos levou a conhecer um centro invernal, e o Tierra Mayor era o que oferecia o melhor custo x benefício.

Preparação da galera que iria fazer a travessia
Veja também: Off-road pelos Lagos Fagnano e Escondido em Ushuaia

O local também conta com um restaurante que serve um cordeiro patagônico maravilhoso no almoço. E o melhor de tudo é que é buffet livre. Ouseja, você paga um valor e tem direito a um buffet de saladas e cordeiro liberados. Só de lembrar me dá água na boca. Explicamos sobre o restaurante no post Restaurantes em Ushuaia, 10 opções para o seu roteiro.

Vista da varanda do restaurante

A moto de neve

Assim que chegamos no Tierra Mayor nos assustamos com uma coisa: o percurso da moto neve. O percurso é super tranquilo e lindo. O problema mesmo foi o tamanho, já que ele era muito curto! haha. O aluguel do equipamento não é por tempo, mas sim por distância – embora obviamente ninguém vai te deixar ficar 1 hora lá.

Centro Invernal Tierra Mayor
Escolhendo nossa moto

Escolhemos o percurso de 5 km, já que era o que o nosso bolso permitia. Mas caso você tenha um pouquinho a mais para gastar, você poderá escolher o percurso de 10 km. Os preços giram em torno de 1000 pesos para o menor percurso e 1800 pesos para o maior (valores para a temporada de 2017). Salgadinho, né? Também achamos. Mas rola de negociar um desconto na hora.

Moto de neve em Ushuaia
A paisagem pelo percurso é linda

As motos têm capacidade para dois passageiros, então alugamos apenas uma e dividimos a direção. Outra coisa que é importante ressaltar é que os circuitos são guiados e previamente traçados. Ou seja, você seguirá um guia e percorrerá um circuito já demarcado.

Embora o seguro viagem não seja um item obrigatório para quem viaja para a Argentina, a contratação de um seguro é algo de suma importância durante qualquer viagem. Ainda mais se o seu roteiro incluir algum tipo de esporte de aventura. Nós sempre fazemos o nosso seguro através da Seguros Promo pois sempre encontramos ótimas opções de preço. Faça um comparativo entre os melhores seguros do mercado através da Seguros Promo. Você verá as melhores tarifas disponíveis e ainda tem 5% de desconto usando o código CARIOCA5

Nós nos divertimos bastante e queríamos mais! Aceleramos tanto que chegando no final do percurso afogamos a pobre da moto antes devolvê-la. Ficamos com medo de ter estragado mas pelo que vi é normal acontecer isso.

Queríamos mais velocidade 🙁 hahaha

Passamos o restante do tempo brincando na neve e fizemos – ou tentamos – até um boneco de neve que demos o nome de John Snow. Fãs de Game Of Thrones entenderão rs. Não ficou muito bom não, mas deu pra quebrar um galho!

John Snow hahahaha

Viramos criança e nem o fato do tempo ter fechado nos desanimou! Ficamos tirando várias fotos na estrada enquanto esperávamos o transfer de volta pro hotel…

Se liga na estrada…

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Ao fazer a sua reserva pelo nosso blog você não paga nenhuma taxa extra e ainda nos ajuda a manter o blog no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

9 thoughts to “Tierra Mayor: passeio em um centro invernal em Ushuaia”

  1. Dhebora, quero sua opnião rs
    Estamos definindo os passeios, e mesmo sendo mais caro optamos pelo cerro castor…
    Mas como são pouco dias tenho que decidir entre Glaciar Martial ou Tierra Mayor, qual você sugere?

    1. Vai depender muito do que vocês querem fazer. Tem uns passeios bem legais no Tierra Mayor com a galera do Brasileiros em Ushuaia. O Glaciar Martial vocês podem dar um pulinho rápido por lá, mas vai ser basicamente trekking ou esqui/snow. Papo de 10 min de distância do centro de Ushuaia. Se encaixar direitinho dá pra fazer os dois. Você podem até mesmo tirar um dia pra almoçar no Glaciar Martial, se for o caso.

  2. Dhebora, quero sua opnião rs
    Estamos definindo os passeios, e mesmo sendo mais caro optamos pelo cerro castor…
    Mas como são pouco dias tenho que decidir entre Glaciar Martial ou Tierra Mayor, qual você sugere?

  3. boa noite
    estou com dificuldade em fechar passeio de neve com raquetes, treno com huski e moto de neve
    vocês teriam contato do centro tierra mayor?
    agradeço
    muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *