Atualizado em

Imprevistos acontecem todos os dias e sem dúvidas, não estamos livres deles enquanto viajamos. Pode ser um problema de saúde, um acidente e até mesmo um extravio de bagagem. A verdade é que não importa o tamanho do problema, ninguém quer ter dor de cabeça durante a viagem, principalmente se o destino é fora do Brasil. Por isso, para viajar mais tranquilo o ideal é que você contrate um Seguro Viagem Internacional e não corra o risco de passar perrengue durante as férias. E para facilitar, vamos dar algumas dicas do que você precisa levar em consideração na hora de escolher o seu.

Preciso contratar um Seguro Viagem Internacional, mas, o que é isso?

O Seguro Viagem Internacional funciona como se fosse um plano de saúde emergencial para o período da sua viagem. Então, você pode marcar consultas e fazer exames? Não. Ele serve somente para situações de emergência, dentro das normas de cada apólice.

E como funciona?

Em tese, o Seguro Viagem Internacional funciona no esquema de reembolso. Basicamente, caso seja necessário, você é o responsável por pagar todas as suas despesas médicas no local e pedir o reembolso em seguida. Para isso é necessário guardar todas as notas fiscais possíveis e impossíveis. Um pouquinho chato, né? Também acho. Mas no geral, hoje em dia, a maioria das seguradoras vendem Assistência Viagem no mesmo pacote do Seguro Viagem. E o que isso significa? Significa que você não tem que arcar com nenhuma despesa antecipadamente, bastando apenas acionar o seu seguro para receber as orientações e ser atendido.

Dicas para você não errar na escolha do seu Seguro Viagem

1 – Compare as coberturas

Comparar as coberturas oferecidas por cada seguradora é o ponto mais importante na hora de escolher o seu Seguro Viagem Internacional. Um item muito importante para analisar é a cobertura para despesas médicas. Primeiro, veja se existe alguma exigência legal por parte do país que você pretende visitar. Na Europa, por exemplo, é exigido um seguro com apólice de pelo menos 30 mil euros e caso você não o tenha e na imigração te peçam para apresentá-lo, dificilmente você ingressará no país de entrada. Vale ressaltar que em alguns países os custos com saúde e hospitais são altíssimos e portanto, o ideal é você escolher um seguro que tenha um bom valor de cobertura.

Outros itens também precisam ser comparados. O ideal é que o seu Seguro Viagem Internacional contenha as seguintes coberturas:

  • Cobertura médica e odontológica 24h;
  • Cobertura farmacêutica;
  • Cobertura para doenças pré-existentes;
  • Hospedagem de acompanhante ou familiar, caso haja alguma emergência médica;
  • Cancelamento de Viagem;
  • Repatriação médica e funerária;
  • Indenização no caso de invalidez ou morte acidental;
  • Seguro para cancelamento de viagem, em caso de emergências médicas (morte de parente de primeiro grau, por exemplo);
  • Despesas e assistências jurídicas;
  • Indenização por extravio de bagagem;

2 – Compare os preços, mas não faça economias desnecessárias

Seguro Viagem Internacional é coisa séria e nem sempre vale a pena escolher o mais barato. Após comparar as coberturas, procure escolher aquele que tem a maior cobertura por um preço razoável. E de preferência, também contrate seguros que possuam atendimento em português. Lembre-se também que um seguro que contenha a Assistência Viagem incluída pode ser um pouquinho mais caro do que um que não a possua. No entanto, o conforto que ele te dará no caso de uma emergência será muito maior.

Uma boa forma de comparar tanto os preços como as coberturas é realizar a pesquisa e a compra através uma empresa que oferte todos os tipos de seguros e seguradoras. Nós utilizamos a Seguros Promo pela praticidade e segurança na hora de comprar e pesquisar. E é exatamente por isso eles também são parceiros aqui no blog. Aliás, como preço é algo que realmente pesa no orçamento de qualquer um, os leitores do Carioca Sem Fronteiras têm 5% de desconto em qualquer seguro viagem da Seguros Promo.

4 – Vai praticar esportes? Então, fique ligado!

Se a sua viagem inclui qualquer tipo de esporte de aventura, preste atenção se o seu Seguro Viagem Internacional terá esse tipo de cobertura. Pode parecer bobeira, mas não é. Imagina que você está esquiando, leva um tombo e precisa do auxílio médico? Se por ventura isso não estiver incluído na sua apólice, possivelmente você terá que arcar com todos os gastos com despesas médicas… e sem direito a reembolso! Quando viajamos para Ushuaia no inverno fizemos questão de contratar um bom seguro nesse quesito. É um pouco mais caro? Sim, mas nada como ter um pouco mais de segurança.

seguro viagem internacional esportes de aventura
Depois de alguns tombos leves, saímos ilesos sem precisar acionar o nosso seguro viagem internacional

-> Se a sua viagem é para a Europa, confira o post Seguro Viagem Europa: é necessário? Quanto custa? Como comprar?

5 – Gestantes e adultos maiores de 70 anos: atenção especial

Mulheres grávidas e adultos maiores de 70 anos devem prestar bastante atenção na hora de contratar o Seguro Viagem. Olhe bem a cobertura referente a esse grupo antes de realizar a sua compra. No caso de gestantes, alguns seguros só possuem cobertura até a 32ª semana de gravidez, outros somente até a 28ª semana, e por aí vai. Então procure um que atenda o seu tempo de gestação. Adultos maiores de 70 anos devem ficar de olho na idade máxima de cobertura do seguro pois enquanto algumas seguradoras oferecem seguros até 50 anos de idade, outras ofertam planos até 100 anos.

6 – E o Seguro Viagem Internacional do cartão de crédito? Funciona?

Há quem ame, há quem odeia e há quem não confie. rs. Brincadeiras à parte, alguns cartões de crédito oferecem o seguro viagem gratuitamente para os seus clientes. Alguns deles exigem que a compra da passagem tenha sido feita através daquele cartão, outros oferecem independente da compra da passagem, sendo necessário somente solicitar junto à central de atendimento. Caso o seu cartão te dê esse direito e você queira utilizá-lo, confira com a operadora tudo o que está incluído e todas as cláusulas do contrato e não corra o risco de não estar completamente assegurado.

7 – Por quanto tempo devo contratar o seguro?

No mínimo, contrate o seu seguro a partir do dia do seu voo de ida até o dia da sua chegada no Brasil. Mas na real, o ideal é estender até dois dias a mais do fim da viagem, para estar assegurado caso tenha atrasos ou cancelamentos no voo de volta para o Brasil.

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros ou com a Seguros Promo e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment