Atualizado em 12 de junho de 2020

O Lago Escondido e o Lago Fagnano são os mais famosos de Ushuaia. Embora geladas, suas águas atraem visitantes o ano inteiro, inclusive no inverno. Porém, não estamos falando de um mergulho, embora eu não duvide de que há corajosos para isso. Os Lagos Escondido e Fagnano são procurados devido às suas belezas naturais, que de fato, estão totalmente à altura das demais existentes na cidade.

Para conhecê-los você pode contratar um tour comum, chamado na maioria das agências de Tour dos Lagos, ou então pode se aventurar em um passeio off-road a bordo de um veículo 4×4. Sem dúvidas escolhemos a segunda opção e vamos contar como foi a nossa experiência.

off-road pelos lagos Escondido e Fagnano
Off-road pelos Lagos Escondido e Fagnano

Off-road pelos Lagos Escondido e Fagnano em Ushuaia

O Off-road Pelos Lagos Escondido e Fagnano foi o passeio preferido do nosso roteiro em Ushuaia no inverno, tanto pelos cenários que avistamos como pela dinâmica do passeio em si. No entanto, precisamos fazer algumas observações para que você avalie se vale a pena para a sua viagem.

Em primeiro lugar, o fato ser a bordo de um 4×4 o torna um pouco mais caro que a sua versão comum, e em segundo lugar, ele dura o dia inteiro, o que pode te impossibilitas de fazer outros passeios no mesmo dia. Por outro lado, você terá uma experiência completa, já que a maioria das agências incluem a alimentação. Para ver mais dicas do que fazer em Ushuaia, clique aqui. =)

Nós fizemos o Off-road pelos Lagos Escondido e Fagnano com a Brasileiros em Ushuaia e não temos o que reclamar. Desde a pontualidade até a refeição oferecida, tudo ocorreu muito bem.

TODOS OS LEITORES DO CARIOCA SEM FRONTEIRAS TÊM 5% DE DESCONTO EM QUALQUER PASSEIO COM A BRASILEIROS EM USHUAIA E PARCELAMENTO EM ATÉ 12X NO CARTÃO, BASTA DIGITAR O NOSSO CUPOM.

CUPOM: CARIOCASEMFRONTEIRAS
PEGUE AQUI O SEU DESCONTO!

Roteiro do passeio Off Road pelo Lago Escondido e Lago Fagnano

1 – Valle Carbajal

A agência passou para nos pegar às 8:30 da manhã, pontualmente, na Posada del Fin del Mundo, onde estávamos hospedados (leia mais sobre onde ficar em Ushuaia). Entramos no veículo 4×4 e seguimos em direção aos Lagos Escondido e Fagnano. No carro éramos apenas nós dois no banco de trás, mais um casal nos bancos da frente e o motorista.

O caminho é pela Ruta Nacional nº 3, a mesma que vai em direção ao Parque Nacional Tierra del Fuego, ao Centro Invernal Tierra Mayor, e demais atrações de Ushuaia.

A primeira parada foi no mirante para o Valle Carbajal, que há milhares de anos era um pequeno glaciar e hoje em dia se encontra dentro de uma reserva natural. A vista é muito bonita, com várias montanhas nevadas como plano de fundo. O guia nos explica sobre a região, mas também há placas informativas no local.

Valle Carbajal Ushuaia
Valle Carbajal

2 – Paso Garibaldi e Lago Escondido

Em seguida, fomos até a segunda parada do off-road pelos Lagos Fagnano e Escondido. Era hora de conhecer o Paso Garibaldi, um mirante daqueles com vista para o Lago Escondido. Os olhares mais atentos ainda conseguem encontram um pedaço do Lago Fagnano ao fundo, bem pequenininho.

Lago Escondido Ushuaia
Lago Escondido com o Lago Fagnano lá no fundo

O Lago Escondido não tem esse nome por acaso. Ele fica bem escondidinho, mesmo, encravado em meio às montanhas patagônicas. Como nós demos a sorte de pegar um dia lindo de céu aberto, a visão estava praticamente livre e impecável. Nesse ponto do passeio venta demais e não é difícil encontrar pessoas com itens pessoais voando montanha abaixo. Aliás, o Rafael perdeu uma das luvas enquanto as ajeitava. Por isso, é muito importante que você esteja vestido adequadamente para aproveitar melhor essa parada. Leia mais sobre como se vestir durante o inverno na Patagônia aqui.

Lago Escondido e Fagnano
Paso Garibaldi

Seguimos viagem e fizemos mais uma pequena parada antes da parte off road em si. Paramos à beira do Lago Fagnano, ou melhor, em um pedacinho pequeno dele para apreciar a paisagem, tirar fotos e ouvir um pouco mais sobre o lugar.

3 – Castoreira

Finalmente começamos o modo off-road do passeio pelos Lagos Escondido e Fagnano. Entramos pela porteira de um local que parecia uma estância. Pelo caminho, muita neve, lama e buracos. Destinados a manterem o nível de emoção, os motoristas seguiam sempre pelos locais mais difíceis.

Lago Fagnano e Lago Escondido

A parada seguinte foi em uma castoreira e aqui vale uma observação muito importante sobre a história dos castores em Ushuaia. Atualmente, a cidade possui uma superpopulação dessa espécie, o que está influenciando diretamente no ecossistema local.

Lago Fagnano e Lago Escondido
Castoreira lá atrás

Os castores não são nativos de Ushuaia. Eles foram importados do Canadá, na década de 40, para acelerar o mercado de peles. Com a queda desse mercado, a população de castores só aumenta, já que não há predadores para eles.

Tal fato é um problema sério a partir do momento em que os castores, por sua própria natureza, destroem árvores e constroem diques de proteção. Isso muda o curso de rios, causa alagamentos, afoga árvores nativas e ainda afasta espécies da própria região. Ou seja, causa uma verdadeira desordem na natureza do local.

Castoreira Ushuaia
Castoreira

4 – Lago Fagnano

O próximo ponto era Lago Fagnano de fato. No trajeto até ele aconteceu a parte mais legal do off-road pelos Lagos Escondido e Fagnano, que foi quando passamos por dentro do lago para chegar no destino.

Lago Fagnano e Lago Escondido
Atravessando o Lago Fagnano

O Lago Fagnano é tão grande que vai até o Chile, mas apenas 5% de suas águas estão em território chileno. Nem preciso dizer que o lugar é lindo, com águas límpidas e montanhas branquinhas ao fundo. Até porque, esse é um típico cenário da Patagônia Argentina, embora não seja menos incrível por isso.

Lago Fagnano e Lago Escondido
Lago Fagnano e as montanhas nevadas ao fundo

Tivemos um bom tempo livre por ali para caminhar, explorar, descansar, apreciar a paisagem ou simplesmente pensar na vida. Em seguida, nosso almoço foi servido em uma cabana à beira do lago. O menu contava com diversos frios de entrada e para o prato principal, uma típica carne argentina. Além disso, bebidas como vinho, cerveja, refrigerante e água também estão incluídos.

5 – Mirante para os Lagos Escondido e Fagnano

Após o almoço, era hora de voltarmos novamente para a cidade. Mas não acabou rápido assim! Na altura do Paso Garibaldi, um pouco antes dele, havia um pequeno recuo onde os carros podiam parar.

Lago Fagnano e Escondido

O cenário era ainda mais bonito que o do Paso Garibadi em si. A vista para o Lago Escondido e o Lago Fagnano era praticamente frontal, sem nada no meio do caminho para atrapalhar.

Lago Fagnano e Escondido

Nos sentamos na neve, mesmo, e ficamos por ali um tempo, completamente inertes com aquela que seria uma das vistas mais bonitas de Ushuaia.

Preciso de seguro viagem para conhecer Ushuaia?

O Seguro Viagem Internacional não é obrigatório para quem visita a Argentina, no entanto, recomendamos que você jamais viaje para fora do país sem. Isso porque os custos com saúde no exterior são bem caros e, caso você precise de um médico ou hospital, a conta final sairá bem mais cara do que o seguro. Nós sempre fechamos os nossos através da Real Seguros. Eles trabalham com excelentes seguradoras, possuem tarifas muito competitivas e ainda há a possibilidade de parcelar no cartão de crédito. Todos os nossos leitores têm desconto no site deles!

Pegue aqui o seu desconto de seguro viagem e parcele em até 12x no cartão de crédito =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb e ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

41 Comments

    • Dhebora Sancho Responder

      Que bom que curtiram! Vocês irão adorar!!!! Beijos!

  1. Adorei o post – e mais ainda esse lugar, que parece incrivel. Ainda nao conheco mas ja sei onde procurar dicas quando fechar uma viagem p la 🙂
    Julia @osvoosdaxoana

  2. Achamos fantátisco esse Off Road em Ushuaia !! Adoramos trip assim, morremos vontade de fazer também hehe…. o cénario é perfeito !!
    Parabénss adoramos a matéria bjss

  3. Fiquei com mais vontade agora de conhecer!! Ótima a matéria ! Parabéns pelo post ! Bjs

  4. Um dos meus maiores sonhos é ir ao Ushuaia em nosso Troller. Meu esposo foi há mais de dez anos. quando ainda não nos conhecíamos e sempre relata aquela viagem.
    As fotos de vocês aumentaram o meu desejo de fazer esse roteiro.
    Parabéns pelas fotos lindas!

    Abraços.
    Makenna.

  5. Que lindo esses cantinhos em Ushuaia… adoramos aventuras off-road e com essa vista incrível, paisagens bem diferente do que estamos acostumados deve ter sido pura emoção. Adoramos o post e a dica, ficamos morrendo de vontade de conhecer esse “finzinho” de mundo encantador… rsrs… :*

  6. A Argentina nunca foi um sonho meu. Porem, sempre passou bastante reportagens sobre Ushuaia na tv francesa e sempre quis descobrir esse lugar do “fim do mundo”. As suas fotos mais vontade ainda.
    Deve ser uma viagem inesquecível !

    Quanto tempo ficaram por la ? Qual orçamento acham necessário ?

    • A Argentina possui alguns lugares surpreendentes e a Patagônia é um deles. Vale muito a pena a visita!!!
      Em Ushuaia, especificamente, nós ficamos 7 dias e achamos que foi suficiente para fazer tudo. Orçamento é uma questão complicada, mas Ushuaia não é uma cidade barata. A hospedagem é cara e os passeios também. Você vai gastar papo de 300 a 500 dólares só com os passeios (se quiser fazer todos, claro).

    • Nós temos um caso de amor com montanhas nevadas! hahaha somos super suspeitos pra falar rs. Recomendamos pelo menos uns 4 dias para curtir o básico.

  7. Daniela Milagres Responder

    Meu Deus, que viagem maravilhosa e que fotos inacreditáveis.
    Adorei as dicas. Vou certamente adota-las quando conhecer essa obra de arte da natureza.
    Quantos dias vocês ficaram em Ushuaia?
    Parabéns pelo blog. Tá incrível.

  8. Luiza e Mateus (Blog Casal Mil) Responder

    Que lugar incrivel!! Fotos lindas queremos muito ter a chance de conhecer! Obrigada pelas dicas 😀 Parabèns

  9. Tão perto e tão longe. Um lugar maravilhoso desses, tão perto de mim e eu sempre arrumou outras viagens antes de ir conhecer. Pelo jeito preciso mudar isso o quanto antes. Belo relato!

  10. Essa é a viagem que mais estou querendo fazer. Além de paisagens lindas, passeios incríveis!!! Seu blog é fantástico, super completo. Parabéns e continue nos ajudando a montar nossas viagens,

    • A Patagônia merece a visita de todo mundo! É um lugar incrível e uma viagem com experiências fantásticas!!! Vocês irão curtir! Beijos!

  11. Aiaiai não fala de Ushuaia não. Estou há dois anos me programando para ir, acho que deve ser incrível.
    Tomara que este ano eu consiga.

  12. Débora (Vamos de Mochila Br) Responder

    Nós fomos para Ushuaia no mês de outubro e a paisagem estava um pouco diferente, mas em qualquer época Ushuaia é encantadora! Nós nos apaixonamos por lá, sem dúvidas é o lugar mais lindo que já conheci.
    Também fizemos nossos passeios com a agência Brasileiros em Ushuaia, eles são ótimos e sempre recomendo. Apesar de não termos feito esse passeio, nós passamos pela Ruta Nacional 3 e ela é realmente linda, o mirante Paso Garibaldi e é de tirar o fôlego!

    • Já não havia mais tanta neve, né? Fomos em Setembro e no nosso último dia por lá a neve tava começando a derreter já rs

  13. Acabamos não fazendo esse passeio quando fomos a Ushuaia porque são muitas coisas p/ fazer lá e tivemos que fazer escolhas, rs. Adoramos Ushuaia e seria ótimo voltar. Aí quem sabe a gente faz esse passeio que é lindo…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.