Lago Fagnano e Escondido: off-road pelos lagos de Ushuaia

–Post atualizado em Novembro de 2017–
Fazer o Off-Road pelo Lago Fagnano e Lago Escondido em Ushuaia foi um dos pontos altos da nossa estadia na cidade. Tudo o que vimos durante o passeio realmente nos encantou e talvez tenha sido por isso que decidimos começar os relatos dos passeios com esse aqui.

 

Off-road pelos lagos em Ushuaia

Não sei dizer ao certo se foi a mistura das montanhas nevadas com os lagos, as estradas que pareciam ter saído de um filme, a cabana em frente ao lago onde almoçamos, os mirantes pelo caminho ou a enorme paz que sentimos naqueles lugares. A verdade é que algo realmente mexeu com a gente. E mesmo em meio a um passeio com um pouco de aventura conseguimos sentir uma tranquilidade enorme.

Lago Fagnano com montanhas ao fundo
Lago Fagnano e montanhas ao fundo. Só amor!

 

1 – Valle Carbajal

Às 8:30 da manhã a equipe do Brasileiros em Ushuaia já estava na porta do nosso hotel para nos buscar. Pegamos o carro e seguimos em direção aos Lagos Fagnano e Escondido. O embarque foi feito já em um veículo 4×4 e seguimos pegamos a Ruta Nacional 3 até a nossa primeira parada no Mirante Valle Carbajal.

Valle Carbajal
Valle Carbajal

Há milhares de anos atrás o Valle Carbajal era um pequeno glaciar e essa e outras informações sobre o local podem ser lidas em uma plaquinha informativa que tem por lá.

Mirante no Valle Carbajal
Mirante Valle Carbajal

A vista de lá já impressiona e deixa a gente super ansioso para os próximos lugares!

 

Confira aqui os melhores hotéis de Ushuaia. Utilize o nosso link para fazer a sua reserva e além de garantir os melhores preços você ainda irá ajudar o blog a continuar no ar. Você não pagará nenhuma taxa a mais por isso.

 

2 – Paso Garibaldi

Seguimos estrada em direção a próxima parada: Paso Garibaldi. Mais um mirante com paisagem do tipo “óoooo!” Só que agora havia um quê a mais. É a primeira vista que temos do Lago Escondido. E de quebra, bem ao fundo, uma pequena visão do Lago Fagnano.

Lago Escondido e Lago Fagnano
Lago Escondido com o Lago Fagnano lá no fundo

O Lago Escondido tem esse nome porque fica bem escondidinho encravado em meio às Cordilheiras do Andes.
Demos sorte de pegar um dia lindo de céu aberto e não ter uma nuvem para atrapalhar a nossa visão. Só não tivemos como escapar do vento mesmo que era algo inexplicável. O Rafael até perdeu uma das luvas para o vento enquanto tentava ajeitá-la e uma outra menina perdeu a touca enquanto a tirava para bater uma foto.

Paso Garibaldi
Paso Garibaldi e vista para os lagos… olhem meu cabelo como está por causa do vento.

Até então não havia começado ainda a parte de “emoção Off-Road 4×4”. Fizemos uma outra parada antes de chegar a parte mais aventureira do passeio. Paramos à beira do Lago Fagnano só para dar um gostinho do que viria em breve.

 

Conheça e se encante pelo Parque Nacional da Terra do Fogo em Ushuaia!

 

Margens do Lago Fagnano
Às margens do Lago Fagnano

 

3 – Castoreira

Entramos em um local parecido com uma estância. Muita neve, lama e buraco pelo caminho. É claro que os motoristas dos carros forçam um pouquinho para o passeio ficar mais emocionante. Eles seguem sempre pelos locais mais difíceis. Mas isso não descarta o fato de que seria impossível fazer essa rota de passeio em um carro comum.

Carro off-road em Ushuaia
Entrando na Estância

Fizemos uma parada em uma Castoreira e para quem não sabe a cidade de Ushuaia possui uma super população de castores que está mexendo diretamente no ecossistema do local.

Castoreira em Ushuaia
Castoreira lá atrás

Os castores foram importados do Canadá na década de 40 para acelerar o mercado de peles. Com a queda desse mercado a população de castores só está aumentando já que em Ushuaia não há predadores para eles. Isso se torna um problema a partir do momento em que esses bichinhos espertos destroem árvores para construir diques de proteção. Esses diques mudam cursos de rios, causam alagamentos, afogam árvores e afastam até mesmo espécies próprias da região. Ou seja, causam uma verdadeira desordem no local.

Castoreira em Ushuaia
Pra vocês terem uma ideia de como é

 

4 – Lago Fagnano

A próxima parada seria o Lago Fagnano. Era o local onde almoçaríamos e ficaríamos mais tempo. É nesse trajeto onde ocorre a parte mais legal do 4×4. É necessário passar por dentro do lago para se chegar no local. Tá, não deve ser necessário fazer isso, mas eles fazem pra ficar mais legal hahaha…

 

Curte aventura? Confira como é fazer o trekking em uma das maiores geleiras do mundo!

 

Off-road em Ushuaia
Atravessando o lago

 

Estrada para o off-road em Ushuaia
Estrada para o off road

O Lago Fagnano é lindo e enorme. Com suas águas bem límpidas e envolto por montanhas nevadas, o lago faz fronteira com o Chile, mas apenas 5% de suas águas ficam em território chileno.

Lago Fagnano em Ushuaia
Lago Fagnano tirando onda

 

Veja aqui nossa série de posts sobre o Chile!

 

Ficamos um tempo por ali apreciando a beleza do Lago Fagnano e fazendo várias fotos. Estava bem frio e o vento insistia em ser forte. Coisa bem típica da Patagônia! Até hoje não sei explicar a sensação que aquele local nos trouxe. Poderíamos passar facilmente uns dias por ali, só curtindo toda aquela natureza.

Patagônia Argentina
Amor na Patagônia rs

Havia uma cabana em frente ao Lago Fagnano onde foi servido o nosso almoço. Pães, queijos, salames e vários outros tipos de frios. Tudo acompanhado de um bom vinho, uma boa cerveja ou um refrigerante para aqueles que não tomam bebidas alcoólicas. Não sei porque só tiramos foto do lado de dentro da cabana. Acho que estávamos muito extasiados mesmo.

 

5 – Mirante pela estrada

Após o almoço seguimos o passeio Off-road. Mas agora o caminho era o de volta para o hotel. Mas não pensem que acabou por aí! Um pouco antes de chegarmos ao Paso Garibaldi havia um recuo onde os carros podiam parar.

Estradas em Ushuaia
Paradinha na estrada para apreciar o visu

Era um cenário desses de filme mesmo. Ou de cartão postal. Ou do que você achar de mais bonito por aí. Montanhas, penhascos, muita neve e os Lagos Fagnano e Escondido ali, esperando para serem apreciados do alto.

Mirante em Ushuaia
Não sei explicar esse momento

Nosso grupo parou por lá e tivemos um bom tempo para aproveitar aquela região. Tiramos algumas fotos, nos sentamos na neve mesmo e ficamos quietinhos por um tempo… encantados com aquela que seria uma das vistas mais bonitas de Ushuaia.

 

Reserve aqui o seu hotel em Ushuaia e viaje sem estresse.

 

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

41 thoughts to “Lago Fagnano e Escondido: off-road pelos lagos de Ushuaia”

  1. Um dos meus maiores sonhos é ir ao Ushuaia em nosso Troller. Meu esposo foi há mais de dez anos. quando ainda não nos conhecíamos e sempre relata aquela viagem.
    As fotos de vocês aumentaram o meu desejo de fazer esse roteiro.
    Parabéns pelas fotos lindas!

    Abraços.
    Makenna.

  2. Que lindo esses cantinhos em Ushuaia… adoramos aventuras off-road e com essa vista incrível, paisagens bem diferente do que estamos acostumados deve ter sido pura emoção. Adoramos o post e a dica, ficamos morrendo de vontade de conhecer esse “finzinho” de mundo encantador… rsrs… :*

  3. A Argentina nunca foi um sonho meu. Porem, sempre passou bastante reportagens sobre Ushuaia na tv francesa e sempre quis descobrir esse lugar do “fim do mundo”. As suas fotos mais vontade ainda.
    Deve ser uma viagem inesquecível !

    Quanto tempo ficaram por la ? Qual orçamento acham necessário ?

    1. A Argentina possui alguns lugares surpreendentes e a Patagônia é um deles. Vale muito a pena a visita!!!
      Em Ushuaia, especificamente, nós ficamos 7 dias e achamos que foi suficiente para fazer tudo. Orçamento é uma questão complicada, mas Ushuaia não é uma cidade barata. A hospedagem é cara e os passeios também. Você vai gastar papo de 300 a 500 dólares só com os passeios (se quiser fazer todos, claro).

  4. Meu Deus, que viagem maravilhosa e que fotos inacreditáveis.
    Adorei as dicas. Vou certamente adota-las quando conhecer essa obra de arte da natureza.
    Quantos dias vocês ficaram em Ushuaia?
    Parabéns pelo blog. Tá incrível.

  5. Nós fomos para Ushuaia no mês de outubro e a paisagem estava um pouco diferente, mas em qualquer época Ushuaia é encantadora! Nós nos apaixonamos por lá, sem dúvidas é o lugar mais lindo que já conheci.
    Também fizemos nossos passeios com a agência Brasileiros em Ushuaia, eles são ótimos e sempre recomendo. Apesar de não termos feito esse passeio, nós passamos pela Ruta Nacional 3 e ela é realmente linda, o mirante Paso Garibaldi e é de tirar o fôlego!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Checkbox GDPR / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Concordo / I agree