Atualizado em 24 de maio de 2020

A cidade mais austral do mundo caiu no gosto dos viajantes. Localizada na Patagônia Argentina, Ushuaia está lá no finalzinho da América do Sul e do outro lado do mar, só a Antártida. Apesar da distância, chegar em Ushuaia não é um bicho de 7 cabeças. Tá, tudo bem que requer algumas escalas ou horas de ônibus, mas no final a visita valerá muito a pena! Então, confira nesse post como chegar e se locomover pela cidade e comece já a planejar a sua viagem para o Fim do Mundo.

Ushuaia
Chegando em Ushuaia

Como chegar em Ushuaia: avião, ônibus e carro

Chegando em Ushuaia de avião

O jeito mais prático, rápido e confortável de chegar em Ushuaia é de avião. Como não existem voos do Brasil diretamente pra lá, é necessário fazer uma escala em Buenos Aires e então, seguir em um voo de aproximadamente 3h30min até o Fim do Mundo. As companhias que operam esse trecho são Aerolineas Argentinas e Latam. Nós voamos através da Aerolineas e apesar das inúmeras reclamações em relação aos atrasos, não tivemos nenhum problema. Para quem já está na Argentina, é possível voar de várias cidades diretamente para Ushuaia pela Aerolineas. No entanto, através da Latam só encontramos o trecho Buenos Aires – Ushuaia. Há ainda a companhia LADE, que realiza voos de alguns outros destinos da Patagônia até Ushuaia, mas ainda não lemos nenhum relato sobre ela.

Como chegar em Ushuaia
Aeroporto de Ushuaia (foto -www.aeropuertoushuaia.com)

O Aeroporto Internacional de Ushuaia – Malvinas Argentinas é bem pequeno e não fica muito longe do centro da cidade, totalizando pouco menos de 6 km de distância. Para fazer esse trajeto você pode contratar um transfer ou um táxi. Como o trajeto é bem curto, caso o seu hotel fique localizado próximo da avenida principal, você não gastará mais de 20 reais na corrida. Nós utilizamos o transfer da Brasileiros em Ushuaia e eles foram muito pontuais!

TODOS OS LEITORES DO CARIOCA SEM FRONTEIRAS TÊM 5% DE DESCONTO EM QUALQUER PASSEIO COM A BRASILEIROS EM USHUAIA E PARCELAMENTO EM ATÉ 12X NO CARTÃO, BASTA DIGITAR O NOSSO CUPOM NA HORA DA COMPRA.

CUPOM: CARIOCASEMFRONTEIRAS
PEGUE AQUI O SEU DESCONTO!

Como chegar em Ushuaia de ônibus

Quando estávamos pesquisando como chegar em Ushuaia, de cara vimos algumas indicações para fazer o trajeto de ônibus. Sem dúvidas, essa é uma opção muito utilizada por mochileiros e por quem já está viajando pela Patagônia. Como a nossa viagem englobou somente Ushuaia e El Calafate, fazer esse deslocamento nos faria perder muitas horas na estrada, então, optamos pelo avião em todas as rotas.

Quem pretende fazer o trajeto de Buenos Aires até Ushuaia de ônibus terá que fazer uma baldeação em Puerto Madryn e depois em Río Gallegos, já que não há ônibus direto da capital Argentina até o Fim do Mundo. Se você tem tempo para isso, o ideal é que vá parando nas cidades. Do contrário, ficará quase dois dias viajando direto. Uma das empresas mais usadas é a Andesmar, mas você também pode pesquisar em outras como a Condor, por exemplo. A Ju e Yu do blog Para Onde Fomos viajaram dessa forma e fizeram um post dando todas as dicas.

No geral, é quase que impossível evitar essa última parada em Río Gallegos, com exceção de quem faz a rota saindo de Punta Arenas, na Patagônia Chilena. Neste caso, é possível tanto pegar um ônibus direto através da empresa Buses Barria, como um com parada em Rio Grande através da Tecni-Austral. Quem fez o trajeto dessa forma foi a Thaís do Guia Mundo Afora e ela explicou tudo direitinho..

Como chegar em Ushuaia de carro: dá pra fazer?

Sem dúvidas, chegar em Ushuaia de carro deve ser uma das viagens mais incríveis nas Américas. Isso porque o percurso é pela Ruta Nacional 3, que começa lá no Alasca e vai até Ushuaia. Para quem tem essa disponibilidade de tempo, eu acho super válido. Mas sou suspeita pra falar, né… adoro uma road trip! haha. Aqui só vale a ressalva de tomar muito cuidado caso seja inverno, principalmente por causa das condições das estradas diante da neve. Se você tem a intenção de alugar um carro, confira as tarifas na RentCars. Nós sempre reservamos através deles pois possuem ótimos preços e dão o valor final já em reais, sem a cobrança de IOF e podendo parcelar no cartão de crédito.

Ushuaia
Estradas durante o inverno

VEJA TAMBÉM:

-O que fazer em Ushuaia: tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem
-Roteiro em Ushuaia no inverno: 5 dias na Terra do Fogo
-Neve em Ushuaia: quando, como e onde curtir
-O que vestir durante o inverno na Patagônia, a época mais fria na região

Cruzeiro para Ushuaia

Uma opção ainda não tão popular mas que vem ganhando força são os cruzeiros que passam por Ushuaia. Dentre as empresas mais populares, a Australis oferece rotas pela Patagônia entre Punta Arenas e Ushuaia, enquanto a Norwegian Star opera rotas que saem de Buenos Aires até a Antártida, passando por Ushuaia. Para uma experiência exclusiva e mais luxuosa, a Silversea tem navios que passam por diversos pontos da América do Sul.

Como se locomover em Ushuaia

Ushuaia é pequena e muita tranquila de ser percorrida a pé. Mas de qualquer forma, há linhas de transporte público no local passando pelos 29 pontos de ônibus espalhados por lá. É possível conferir todas as informações no site oficial da cidade e dá até mesmo pra saber o horário em que o ônibus passará no ponto em que você está através de um aplicativo. Vale lembrar que os táxis e remis também possuem tarifário bem em conta.

Como escolher o melhor hotel em Ushuaia

Apesar de pequena, Ushuaia possui diversas opções de hospedagens e muitas vezes os preços são mais elevados. Perto da Avenida San Martin, a principal da cidade, é considerado o melhor lugar para ficar. No entanto, você pagará um pouco mais por isso. Se você procura economizar, pode olhar alguns hotéis que fiquem distante cerca de 15 à 20 minutos a pé do centrinho. Nós fizemos isso e foi ótimo! Ficamos hospedados na Posada del Fin del Mundo, um lugar simples, mas bem confortável e com ótimos preços. Para ver mais dicas e ideias de onde ficar na cidade, confira o post Onde ficar em Ushuaia: dos hotéis 5 estrelas aos hostels mais econômicos na cidade.

SEGURO VIAGEM PARA A ARGENTINA: É OBRIGATÓRIO?

Apesar de não ser obrigatório o seguro viagem internacional para viajar para a Argentina, o ideal é que você jamais saia do país sem um. A gente não viaja esperando que algo aconteça, mas é fato que imprevistos podem acontecer e, se tratando de saúde, pode sair 10 vezes mais caro que o preço do seguro. Sempre fechamos os nossos através da Real Seguros. Nunca tivemos problemas e uma das coisas que mais gostamos é possibilidade de parcelar no cartão de crédito. Leitores do blog têm desconto em qualquer seguro oferecido por eles. Para saber mais: Seguro Viagem para a Argentina: veja qual é o preço e como escolher o seu.

Pegue aqui o seu desconto de seguro viagem e parcele em até 12x no cartão de crédito =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.