Atualizado em

A navegação pelo Canal de Beagle é um dos passeios mais famosos em Ushuaia. A princípio, pode parecer um atrativo simples, mas não é, não. Através dele você terá a chance de ver muito da fauna patagônica, além de belos cenários naturais da capital da Terra do Fogo. E pra finalizar, será a sua maior oportunidade – senão a única – de conhecer e ficar cara-a-cara com tal o do Farol do Fim do Mundo.

Farol do Fim do mundo na navegação pelo Canal de Beagle
Farol do Fim do Mundo na navegação pelo Canal de Beagle

O Canal de Beagle em Ushuaia

O Canal de Beagle é um estreito que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Além disso, ele também separa a Terra do Fogo das demais ilhas ao sul pertencentes ao Chile.

Seu nome é em homenagem ao HMS Beagle, um navio britânico que em uma de suas expedições trouxe Charles Darwin a bordo. Tal viagem foi responsável por instigar Darwin a escrever sobre a evolução das espécies.

Canal de Beagle Ushuaia
Canal de Beagle

Opções de navegações pelo Canal de Beagle

Por ser um dos atrativos mais procurados em Ushuaia, a maioria das empresas o ofertam diariamente, tanto pela manhã como na parte da tarde. Dentre os passeios oferecidos, há diferentes tipos de barco e trajetos, de acordo com a época do ano.

Durante o verão é possível combinar a navegação pelo Canal de Beagle com a caminhada com os Pinguins de Magalhães. Por outro lado, no inverno você não verá essa famosa espécie de pinguins, mas pode combinar o passeio com uma visita aos pinguins pápuas, espécia que não é migratória

Também é possível fazer a forma mais básica e mais barata desse passeio, com a navegação simples e uma pequena caminhada em uma ilha. Essa foi a opção que escolhemos e por sinal, foi incrível.

Navegação pelo Canal de Beagle no inverno

Compramos o tour tradicional, com cerca de 2h30min de duração, através da Brasileiros em Ushuaia. Nosso barco era um catamarã de dois andares com mesas e cadeiras na parte interna e alguns bancos na parte externa.

TODOS OS LEITORES DO CARIOCA SEM FRONTEIRAS TÊM 5% DE DESCONTO EM QUALQUER PASSEIO COM A BRASILEIROS EM USHUAIA E PARCELAMENTO EM ATÉ 12X NO CARTÃO, BASTA DIGITAR O NOSSO CUPOM.

CUPOM: CARIOCASEMFRONTEIRAS
PEGUE AQUI O SEU DESCONTO!

Catamarã Canal de Beagle
Dentro do catamarã

Em relação ao tamanho do barco em si, havíamos lido alguns relatos indicando optar por embarcações menores e consequentemente mais caras. Sendo bem sincera, não achamos necessário o investimento.

A embarcação contou com banheiros limpos durante toda a viagem e uma cafeteria com preços não tão amigáveis. Mas apostamos em um chocolate quente mesmo assim.

Conforme o catamarã deixa o porto, a cidade começa a ficar ainda menor diante das montanhas. Aliás, como visitamos Ushuaia no inverno, o plano de fundo é quase todo branquinho de neve.

Canal de Beagle
Cidade de Ushuaia ficando pra trás…

Como nesse momento estávamos na parte externa do barco, na mesma hora sentimos o poder do vento patagônico que tanto nos avisaram. Venta muito! E se você não estiver bem abrigado, dificilmente conseguirá ficar do lado de fora. (veja aqui como se vestir em temperaturas negativas)

Roteiro da navegação:

Como fizemos o tour tradicional, o nosso roteiro foi Isla de Los Pájaros, Isla de Los Lobos, Isla Bridge e Farol do Fim do Mundo.

Isla de los Pájaros

Primeiro passamos pela Isla de Los Pájaros e você verá vários deles fazendo graça e dando rasantes. Uma espécie chamará a sua atenção pela semelhança, à distância, com pinguins. Trata-se dos Cormoranes, uma ave que de pinguim não tem nada, a começar pelo fato de que eles voam e submergem até 30 metros dentro d’água em busca de alimento.

Isla de los Lobos

Em seguida passamos pela Isla de Los Lobos, que embora sejam lindos, incomodam um pouco o olfato, já que o cheiro aqui não é tão agradável. rs

Você encontrará muitos lobos-marinhos pegando sol, dormindo e pulando na água. Inclusive, em alguns momentos até parece que eles estão fazendo graça para os visitantes e posando para as fotos.

Isla Bridges

O terceiro atrativo da navegação pelo Canal de Beagle é a Isla Bridges. Aqui o catamarã faz uma parada para que possamos caminhar na ilha. A caminhada é tranquila e bem curtinha, então mesmo que tenha neve pelo caminho, dificilmente você terá dificuldades.

O guia nos levou até a parte mais alta da ilha e falou um pouco sobre a vegetação local. Em seguida, temos alguns minutinhos para explorar aquele pedacinho de paraíso.

Com exceção de uma pequena cabana de madeira, não há nada na Isla Bridges além de natureza intocada – ou quase isso. Segundo o nosso guia, essa cabana serve como abrigo e depósito em épocas de pesquisa.

Isla Bridge em Ushuaia
Cabana na Isla Bridges

Farol do Fim do Mundo

Por fim, era hora de conhecer a atração principal da navegação pelo Canal de Beagle. Finalmente ficaríamos de cara para o Farol do Fim do Mundo, um dos maiores cartões postais de Ushuaia.

Farol do fim do mundo no Canal de Beagle
Farol do Fim do Mundo

Aberto em 1920, seu nome original é Faro les Eclaireus, mas eles preferem chamar de Faro del Fin del Mundo. Até hoje ele segue em funcionamento, porém não é aberto ao público, o que significa que não podemos descer do barco.

Uma curiosidade sobre o Farol do Fim do Mundo é que apesar de levar esse nome ele não é o mesmo que Julio Verne cita em sua obra El Faro del Fin del Mundo. O original, tal qual o livro, se encontra na Isla de los Estados, um pouco mais ao sul, e se chama Faro de San Juan de Salvamento. Como esse último foi desativado, deixemos o de Ushuaia como o do fim do mundo, de fato. Rs

Dicas importantes sobre a navegação pelo Canal de Beagle:

  • A Navegação pelo Canal de Beagle costuma ter preço tabelado.
  • Certifique-se de chegar meia hora antes do horário do passeio para não ter problemas com filas e pagar a taxa portuária. Atualmente o valor da taxa é de AR$20 e deve ser paga em dinheiro.
  • Como o tempo em Ushuaia é um tanto quanto doido e muda toda hora, o ideal é fazer esse passeio assim que você chegar na cidade ou assim que o tempo estiver bom. A navegação pelo Canal de Beagle depende muito das condições climáticas e pode ser cancelada em caso de mau tempo.
  • Leve roupa adequada para o passeio! Não se esqueça do corta-vento, de preferência impermeável, luvas e gorros.
  • Se o seu roteiro em Ushuaia estiver com os dias contados, é possível fazer a navegação pelo Canal de Beagle de manhã e na parte da tarde encaixar outro passeio. Uma boa sugestão é conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego ou dar uma passadinha no Glaciar Martial.

Hospedagem em Ushuaia

Se você ainda não escolheu seu hotel em Ushuaia, recomendamos que procure ficar o mais próximo possível do centro da cidade. Dessa forma você não precisará de táxi ou transporte público para ir até os principais restaurantes. Nós ficamos na Posada del Fin del Mundo, distante cerca de 15 a 20 minutos a pé do centro e gostamos bastante. Outras opções bem no miolo turístico são o Hostel Yakush e os hotéis Albatros e Hostería Malvinas. Temos um artigo completo aqui no blog com dicas de onde ficar em Ushuaia de acordo com o seu orçamento.

NÃO SE ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM!

Não deixe de contratar o seu seguro viagem para a Argentina e viaje tranquilo para Ushuaia! É o seguro que te dará assistência e cobertura caso você precise de qualquer tipo de atendimento médico no exterior. Além disso, a maioria deles também cobre voo cancelado e até bagagem extraviada.

Pegue aqui o seu desconto de seguro viagem e parcele em até 12x no cartão de crédito =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

2 Comments

  1. Boa noite!!!
    Lindas fotos! Você ainda as possui em alta qualidade?
    Tem interesse de me fornecer com sua logo? Estive em Ushuaia em Janeiro e gostaria muito de um quadro que retomasse à viagem. Porém não tenho nenhuma foto do farol e amei a sua!!

Write A Comment