Atualizado em 20 de fevereiro de 2021
Terra das uvas, do vinho, do charme e de papéis de parede do Windows, não resta dúvidas de que a Toscana é um dos lugares mais visitados da Itália. Com cidades e vilarejos medievais, história, agroturismo e uma gastronomia de peso, o difícil mesmo é escolher onde se hospedar, quantos dias ficar e o que fazer em meio a tantas opções maravilhosas. Por isso, vamos sugerir 3 ideias de roteiro na Toscana especialmente para quem pretende viajar pela região pela primeira vez. E o melhor é que essa dicas servem tanto para quem tem poucos dias como para quem tem um tempinho a mais.
Roteiro na Toscana: para quem vai ficar pouco tempo, para quem tem mais dias de viagem e para quem vai de carro
1 – Roteiro na Toscana: 3 dias com base em Florença
Vamos começar a nossa sugestão com o básico para quem vai pela primeira vez e não estará de carro alugado: a cidade de Florença. Como ela é a mais fácil de ser atingida via transporte público (cerca de 1h30min de trem de Roma) e tem uma localização estratégica para conhecer toda a região, Florença costuma ser a porta de entrada para qualquer roteiro na Toscana.
Recheada de arte e história, visitar Florença vai muito além de vinhos e gastronomia. Mas como estamos na Toscana, na impede que em três dias você conheça pelo menos uma vinícola da região. Então, vamos ao roteiro!
VEJA MAIS DICAS IMPERDÍVEIS DA ITÁLIA
-Saiba como visitar os subterrâneos e os anéis superiores do Coliseu
-Tudo o que você precisa saber para conhecer a Basília de São Pedro, no Vaticano
-Se encante com as Dolomitas, as montanhas mais bonitas dos Alpes Italianos
Dia 1
Tire o dia para fazer um roteiro a pé pelos principais pontos da cidade. Visite a Duomo de Florença, a Ponte Vecchio, Palazzo Vecchio, a Piazza della Signoria, entre outros.
Ponte Vecchio Duomo de Florença
Dia 2
Aproveite o segundo dia para para fazer um bate e volta até Pisa para conhecer a fotogênica Torre de Pisa. Ou então, que tal um passeio ate Chianti? Caso você queira ter um gostinho da vibe das vinícolas da região, essa é uma boa pedida!
Para chegar em Pisa basta pegar um trem na estação Ferroviária Santa Maria Novella e em cerca de uma hora você chegará na cidade. Para facilitar o seu dia e evitar filas, é possível comprar o ingresso para a catedral e para a torre antecipadamente. Por outro lado, para ir até Chianti o trajeto de trem é um pouco mais curto e dura cerca de 45 minutos,. No entanto, se você quiser um algo mais voltado para a degustação de vinhos, talvez seja interessante contratar um tour de 1 dia por algumas vinícolas de Chianti.
Dia 3
Aproveite seu último dia em Florença para curtir um pouco mais da cidade. Duas boas opções são visitar a Galleria Uffizi (compre seu ingresso antecipadamente, não esqueça!) e finalizar o dia com um pôr do sol incrível na Piazzale Michelângelo.
-> Dica de hospedagem em Florença: Como Florença é uma cidade bastante turística, hospedagem é o que não falta por lá. Nós ficamos em um apartamento alugado através do Booking bem pertinho da Duomo de Florença. Além da localização excelente, já que podíamos conhecer toda a cidade a pé, o apartamento ainda era bem estruturado e todo completinho. Mas caso seu estilo seja mais de se hospedar em hotéis, o próprio site do Booking conta com inúmeras opções com ótimo custo x benefício. Fique tranquilo pois o processo de reserva é bastante seguro! =)
2 – Roteiro na Toscana: 5 dias com base em Florença + 2 bate e voltas
Com 5 dias de viagem já dá pra brincar um pouquinho com o seu roteiro na Toscana. Tanto de transporte público como com carro alugado, você pode manter a sugestão do tópico anterior de três dias com base em Florença e ainda pode acrescentar mais dois bate e voltas para outras cidades da região. Ou seja, já é um roteiro um pouco mais completo.
Dia 4
Uma boa sugestão para esse dia é fazer um bate e volta até Siena. Para chegar em Siena partindo de Florença basta pegar um ônibus na rodoviária e em menos de uma hora e meia você estará em uma das cidades mais medievais da Toscana. Chegando lá, não deixa de conhecer a Piazza del Campo, o Facciatone e a Duomo di Siena. Veja mais dicas do que fazer em Siena aqui no blog!
Se você ainda tiver pique e tempo sobrando pode pegar um ônibus de Siena até San Gimignano e conhecer a famosa cidade com torres medievais. Caso contrário, deixe para conhecê-la no dia seguinte.
Caso não esteja de carro, existem diversos tours saindo de Siena. Alguns incluem o trio Siena + San Gimignano + Chianti, enquanto outros unem Siena + San Gimignano + Pisa com direito a almoço e degustação de vinhos.
Piazza del Campo em Siena San Gimignano
Dia 5
Se você conseguiu fazer o combo Siena + San Gimignano no dia anterior pode aproveitar esse dia para conhecer outras cidades da Toscana como Cortona e Arezzo, também facilmente acessíveis de trem. Caso o seu quinto dia de viagem seja o dia de voltar para casa, nós aconselhamos que você inverta a ordem dos passeios e deixe esse dia reservado para algum passeio em Florença, mesmo.
-> Você sabia que o seguro saúde é obrigatório para quem visita a Europa? Não se arrisque de viajar sem o seguro e ficar barrado na imigração ou pior ainda, de precisar de auxílio médico e não ter um seguro disponível. Nós sempre compramos o nosso seguro viagem através da Real Seguros ou então pela Seguros Promo. Nunca tivemos problemas com nenhuma das duas e as indicamos justamente porque são super seguras. A melhor parte nessa história é que todo leitor do Carioca Sem Fronteiras tem desconto em ambas!
Pegue aqui o seu desconto de seguro viagem e parcele em até 12x no cartão de crédito =)
3 – Roteiro na Toscana: 7 ou mais dias com base em Florença + Siena + uma cidade
Chegamos na melhor parte, pelo menos pra mim! rs. Se você tem mais dias para incluir no seu roteiro na Toscana o ideal é que você alugue um carro. Nós fizemos exatamente isso e passamos 7 dias nessa região maravilhosa. Alugamos um carro através da RentCars e não tivemos problema algum! Dessa forma, conseguimos otimizar os nossos deslocamentos, conhecer mais cidades e até mesmo visitar uma vinícola por conta própria. Então, vamos ao roteiro? Os 3 primeiros dias em Florença podem ser mantidos, a partir daí vamos sugerir as opções com base no que fizemos e no que poderia ser feito.
Dia 4
Pegue a estrada cedo em direção a Siena, aproveite para conhecer a cidade e jantar em algum lugar especial.
-> Hospedagem em Siena: Siena é uma cidade pequena e dificilmente você estará hospedado longe do centro histórico. No entanto, quanto mais perto, melhor, né? rs. Nós ficamos em um apartamento bem perto do centrinho da cidade e fazíamos tudo a pé numa boa. O apartamento era bem grande e bastante moderno. Super recomendamos! Também fizemos a nossa reserva através do Booking e por lá você consegue achar desde hotéis e apartamentos, até hostels mais em conta.
Dia 5
Vamos fazer um bate e volta pela região? Dia de conhecer algumas cidades incríveis da Toscana e o famoso Val d’Órcia. Siga em direção a Montepulciano, um burgo medieval que fica no alto de uma colina. Após passear um pouco por suas ruas, siga em direção a Pienza, considerada uma das cidades mais charmosas do Val d’Órcia. Em seguida, termine o seu dia degustando um bom vinho Brunello na cidade de Montalcino. Entretanto, se a sua intenção é mergulhar de cabeça na taça de vinho, não se esqueça de ter um motorista da rodada, ok?
Dia 6
Dia de fazer mais um bate e volta a partir de Siena. Aproveite para conhecer San Gimignano e uma vinícola tradicional familiar da Toscana. Mas antes, uma paradinha no caminho para visitar um vilarejo que é tão medieval que já foi até cenário de jogo. Embora seja bem pequena, a cidade fortificada de Monteriggioni é tão fotogênica que é difícil dizer o que é mais charmoso por lá.
Monteriggioni, vilarejo fortificado Ruas de Monteriggioni
Em seguida, continue a viagem em direção à San Gimignano e suas torres. Andar pelas ruas dessa cidade já é uma grande atração em si. Foi de longe um dos meus lugares preferidos na Toscana! Suba em alguma torre, aproveite os mirantes e não deixe de provar algum gelato na Piazza della Cisterna. Afinal, estamos na Itália, e dicas gastronômicas são sempre bem-vindas! (Veja mais: O que fazer em San Gimignano, uma das cidades mais medievais da Toscana)
Enfim, encerre o dia com uma bela degustação de vinhos em uma vinícola familiar. Até porque, essa é uma das coisa mais imperdíveis na região! Nós fizemos um passeio pela Vinícola Fontaleoni que dava direito a degustação, almoço e tour pelo lugar. Adoramos e contamos tudo no post Vinícola na Toscana: degustação em uma vinícola familiar em San Gimignano.
Dia 7
Se você tem o seu último dia de roteiro na Toscana completamente livre, que tal fazer um pouco de agroturismo pela região? Uma boa sugestão é se hospedar em algum dos hotéis especializados no assunto e passar um típico dia à la Comer, Rezar e Amar (o filme, mesmo rs).
Como nosso último dia de viagem era o dia de voltar para o Brasil, não pudemos fazer nenhuma passeio desse tipo, já que tínhamos que chegar em Florença e pegar o voo a noite. Ou seja, ficou para a próxima! Mas sem dúvidas, um dia voltaremos para curtir a Toscana dessa forma. Se você fizer algo do tipo, volta aqui pra contar pra gente, combinado?
Dica esperta: com mais tempo disponível, que tal rodar um pouco mais e esticar a sua viagem até Cinque Terre?
SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras
♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦
- Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
- Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
- Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
- Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb, a maior plataforma de reserva de casas e apartamentos mundo afora. Ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
- Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
- Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
- Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
- Faça o câmbio de moeda estrangeira para a sua viagem com a melhor cotação de forma prática e segura.
- Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
- Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
- Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras
6 Comments
Pingback: Dolomitas, tudo o que você precisa saber sobre os Alpes Italianos
Pingback: Lago di Braies, um dos mais incríveis das Dolomitas e da Itália
Pingback: Restaurantes em Florença, veja 5 dicas de onde comer bem na cidade
Olá queridos, eu e meu esposo iremos esse ano a Itália e nos hospedaremos de início em Roma, iremos ficar uns 3 dias lá e depois partiremos para Florença, onde teremos uns 6 dias para curtir a toscana, e depois disso voltaremos para Roma para pegar voo e voltar ao Brasil.
Adorei as dicas de vcs sobre o que fazer e onde em ir todos os dias, estava muito perdida porque eu normalmente planejo a viagem toda para mim e eu esposo, sempre procuro onde ir e etc… mas como é nossa primeira viagem internacional estava temerosa.
Agradeço as dicas.
Oi, Catarina! Que bom que o nosso post te ajudou! Vocês vão amar essa viagem! Depois voltem para nos contar como foi =) Aproveitem! Beijos!
Oiii casal querido!! Sobre ir para toscana de carro (San gimignano, siena e chianti) como são os estacionamentos por lá? são pagos e privados ou tem estacionamento na rua? obrigada pelo post! varias dicas otimas.