Monteriggioni

Monteriggioni, de fortaleza na Toscana a cenário de video game

No alto de uma colina entre Siena e Colle Val d’Elsa se encontra uma cidade medieval, toda fortificada e bastante pequena. Mas tão pequena que não chega nem a ter muito mais que 8.000 habitantes. Esse vilarejo envolto por parreiras mais parece um castelo do que uma cidadezinha em si. Mas não pensem que por isso Monteriggioni não tem nada de interessante ou então que não merece uma visita. Apesar de podermos cruzar as sua portas de entrada e saída em menos de 10 minutos, os encantos desse lugar são tantos que já chegaram até mesmo às telas de video game. Ao longo dos anos o lugar entrou de vez na rota turística de quem passa pela Toscana, e dessa forma, a pequena fortaleza medieval se torna cada vez mais conhecida e conquista muitos turistas que estão pela região.

Monteriggioni
Subidinha para chegar na cidade murada. Assim como na maioria das cidades da Toscana, é necessário estacionar fora do centro da cidade

 

Um pouquinho sobre Monteriggioni

Monteriggioni foi construída entre os anos de 1213 e 1219 com o propósito de servir como base militar, ou seja, inicialmente a sua função era apenas defensiva. A responsável por sua construção? Siena. Devido aos longos anos de briga com Florença, Siena construiu a cidade como um forte devido à sua localização estratégica, já que ela ficava entre as duas cidades. Ao longo dos anos, a fortaleza ficou no meio – literalmente – dessa briga, até que em 1400, quando Siena se incorporou à Florença, enfim acabou a sua função militar.

 

Veja também:

– O que fazer em Siena: 6 passeios imperdíveis na cidade e uma dica extra
– O que fazer em Florença em um roteiro a pé pelos principais pontos da cidade

 

O que fazer em Monteriggioni

Não espere encontrar muitos museus, restaurantes, hotéis e lojas. Monteriggioni é bem pequena e sem dúvidas não há espaço para isso tudo. Mas apesar disso, a cidade é simplesmente encantadora. Quer dizer, talvez seja exatamente por isso que ela é tão interessante. De cara as suas muralhas já chamam a atenção. Afinal, é um paredão com 14 torres, que já foram até mesmo imortalizadas por Dante em sua obra Divina Comédia. E o melhor é que por apenas 2,50 euros você pode caminhar por elas e ter uma vista incrível de toda a região. Mas como estava chovendo durante a nossa visita, optamos por apreciá-las lá de baixo mesmo.

“Sobre o muro arredondado, Monteriggioni é coroada por torres, então na margem infernal que o fosso circunda, guerreavam os terríveis gigantes, apenas com a metade de seu corpo encouraçado.” – Divina Comédia, Dante Alighieri
Monteriggioni
Uma parte das muralhas e uma das torres, misturadas com algumas outras construções

Embora você consiga cruzar a cidade inteira em tempo recorde, recomendo que você o faça com calma, até mesmo porque a graça desses lugares está em caminhar sem muita pressa. Primeiro entre pela Porta di Levante, que tem esse nome porque é onde o sol se levanta (nasce) e assim como nós, comece a sessão de fotos. haha. Em seguida vá até a Piazza Roma, principal praça da cidade – aliás, a única – e comece a explorar a região.

Monteriggioni
Porta di Levante, entrada de Monteriggioni
Monteriggioni
Achei tudo tão charmoso!

 

-> Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para quem visita a Europa? Apesar de muita gente não saber, é necessário um seguro com apólice de 30 mil euros para entrar no Espaço Schengen. Faça um comparativo entre os melhores seguros do mercado com a Seguros Promo. Além deles oferecerem as melhores tarifas, você ainda tem 5% de desconto usando o código CARIOCA5. E você ainda pode parcelar no seu cartão de crédito.

 

Uma vez dentro da praça, repare a arquitetura do lugar e se perca nos detalhes. Da mesma forma como acontece em outras cidades da Toscana, Monteriggioni também é toda feita em pedras. Já que estamos no coração da cidade, é certo que os pontos turísticos mais importantes estarão por lá. Uma das atrações principais dessa praça é a Pieve di Santa Maria Assunta (igreja), que mesmo pequena e com um ar de envelhecida, se encaixa perfeitamente no cenário e deixa tudo ainda mais bonito. Certamente a sensação de voltar no tempo é enorme nesse momento, e embora essa frase seja bem clichê, não consigo ver outra que possa expressar tão bem esse sentimento.

Monteriggioni
Igreja di Santa Maria Assunta

Próximo à igreja há o Monteriggioni in Arme (site oficial aqui), um museu que conta a história do burgo medieval através de reproduções de armas, armaduras, artefatos, entre outros. E o que há de mais legal nesse lugar é que em algumas áreas você pode não somente vestir as armaduras, como também pode empunhar algumas armas e espadas. Eu deixei passar, mas como vocês podem ver, meu irmão aproveitou. Caso você tenha alguma criança ou então alguém que curta muito o assunto viajando com você, provavelmente essa pessoa também irá adorar o lugar.

 

Apesar de termos passado apenas uma manhã em Monteriggioni, ficamos encantados com a cidade. Como o lugar é pequeno, não há muitas opções de hospedagem, porém, os hotéis disponíveis são um charme. Se você quiser se hospedar por lá, há alguns lugares com um ótimo custo x benefício. No entanto, caso você pretenda fazer base em uma cidade maior na Toscana, indicamos que você dê uma olhada nos hotéis de Siena. Essa foi a nossa opção e achamos que ficou perfeita para a logística da viagem. Nos hospedamos em um ótimo apartamento bem no centro de Siena. O apartamento era bem grande (tinha 3 quartos) e muito bem avaliado, e o preço ainda foi super justo. 

 

Por fim, termine seu passeio na Porta di Ponente, que como o nome já sugere, é onde o sol se põe. Dizem que o pôr do sol ali é lindo, mas já que a chuva insistia em cair, apreciamos somente o visual mesmo. Ainda demos mais uma voltinha por lá, vimos um jardim bem bonito e outros tantos cantinhos charmosos de Monteriggioni. Caso você conheça a cidade em um belo dia de sol, tome uma taça de vinho por mim enquanto aprecia esse momento. Mas se você não curte vinho, um bom e velho gelato pode cair bem também. Estamos combinados?

Porta di Poente Monteriggioni
Porta di Poente, saída da cidade de Monteriggioni

 

DICA CARIOCA: Monteriggioni combina com um passeio até a cidade San Gimignano. Nós fizemos essa dobradinha foi incrível! Saímos cedo de Siena, passamos pela cidade e em seguida fomos até San Gimignano. E ainda finalizamos o nosso dia com uma bela degustação de vinhos em uma vinícola autêntica e familiar da Toscana. Diante disso, fizemos todo o nosso roteiro na Toscana de carro e alugamos o nosso automóvel através da RentCars. Sempre indicamos eles porque além de oferecem os melhores preços, eles já dão o valor total em reais e sem IOF.

 

De fortaleza a cenário de video game

Toda beleza e estrutura medieval de Monteriggioni chegaram às telas de tv e computador através do popular jogo Assassin’s Creed. A cidade é a locação da residência da Família Auditore, e hoje em dia é possível até mesmo fazer um tour pelos lugares do jogo. Em algumas lojas de souvenir também dá pra comprar vários itens relacionados ao Assassin’s Creed e a cidade. Como eu não conheço muito bem o jogo, me limitei apenas a olhar. Mas o meu irmão que adora o game se fez por lá e achou tudo bem legal.

Monteriggioni
Vários itens do jogo à venda

 

Dica extra: Festival Medieval de Monteriggioni

Apesar de ser uma cidade pequena, Monteriggioni cedia uma das maiores festas medievais da Toscana. Para quem tem curiosidade ou gosta desse tipo de evento, o festival ocorre todos anos nas duas primeiras semanas de julho. Mesmo não sendo uma entusiasta desse tipo de festa, eu confesso que fiquei curiosa para ver como é. Dizem que eles reproduzem até mesmo aquelas enormes mesas de banquetes e sem dúvidas deve ser algo incrível de se presenciar.  Para maiores informações, consulte o site oficial.

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

 

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Ao fazer a sua reserva pelo nosso blog você não paga nenhuma taxa extra e ainda nos ajuda a manter o blog no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

 

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Checkbox GDPR / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Concordo / I agree