Fórum Romano

Roma: Fórum Romano e Palatino – 6 dicas essenciais para a sua visita

O Fórum Romano, o Palatino e o Coliseu fazem parte do combo de passeio mais famoso de Roma. Como eles estão praticamente um do lado outro, acredito que esteja ali a maior concentração de turistas da cidade. Mas também não é por menos, já que grande parte da História do Império Romano se encontra naquelas ruínas. Por isso, se você pretende conhecer esses lugares, confira as nossas dicas essenciais para uma visita de sucesso, ou seja, completamente diferente da que nós tivemos. Sabe aquela máxima de aprender com o erro alheio? Então…

Fórum Romano
Fórum Romano visto do alto do Palatino

Fórum Romano e Palatino: o que são?


As ruínas do Fórum Romano constituem uma das área mais importantes da cidade. Era ali, naquela região, que funcionava todo o centro religioso, político e comercial de Roma. Todos os fatos e momentos mais importantes do Império Romano aconteciam naquele local, desde as eleições até alguns eventos para entreter o povo.

Fórum Romano
Ruínas da Basílica de Magêncio no Fórum Romano

Já o Palatino tem por trás toda a história da fundação de Roma. Dizem que foi em suas colinas que a cidade foi fundada. Antigamente, era ali que moravam os mais ricos e poderosos. 

Palatino
Um dos mirantes do Palatino

E por que você precisa de dicas essenciais para conhecer o Palatino e o Fórum Romano?


Porque para conhecer, entender e aproveitar de verdade esses dois lugares é necessário prestar atenção em algumas coisinhas importantes do seu planejamento de roteiro. Nós, por exemplo, cometemos alguns erros que interferiram diretamente no nosso passeio e por isso ficamos com a sensação de estarmos perdidos no meio de tanta história. Além disso, também demos mole com o tempo e por algumas vezes passamos correndo por lugares que provavelmente mereciam um pouco mais da nossa atenção. Então vamos às dicas?

Fórum Romano e Palatino
Templo de Castor e Pólux ao fundo

1 – Programe a sua visita ao Fórum Romano e ao Palatino em dias diferentes do Coliseu

Sem dúvidas seu impulso de conhecer tudo no mesmo dia será grande. Afinal, estão todos ali bem pertinho, pode ser uma boa ideia já matar logo tudo de uma vez, certo? Errado. A não ser que você não ligue muito para entender a história dos lugares, conhecer o Fórum Romano e o Palatino no mesmo dia do Coliseu provavelmente vai ser uma correria danada. Se você for no inverno então, quando anoitece mais cedo, pior ainda. 

Arco de Tito Fórum Romano
Sei que esse é o Arco de Tito porque ele é uma das ruínas mais famosas do Fórum Romano, mas tem ruína que fomos embora sem entender rs

Acredito que esse tenha sido um dos nossos piores erros e por isso recomendamos fortemente que você não faça o mesmo. Aproveite que o ingresso para essas atrações é o mesmo e você pode usá-lo em dois dias consecutivos para visitar o Fórum Romano e o Palatino no dia seguinte. Nós fizemos o tour pelos subterrâneos e anéis superiores do Coliseu pela manhã e na parte da tarde fomos para o Fórum Romano. Enfrentamos uma longa fila para entrar, estava super cheio e isso nos leva para a próxima dica.

2 – Vença o sono, pule da cama e comece o seu passeio de manhã cedo

Comece o seu passeio de manhã cedo! O Fórum Romano e o Palatino ficam tão cheios quanto o Coliseu, e mesmo que você já tenha o seu ingresso, se deixar para visitá-los mais tarde terá grandes chances de enfrentar uma boa fila. E tem mais, além da longa espera você ainda poderá contar um sol daqueles na cabeça ou então um frio danado.

No nosso caso, enfrentamos a segunda opção, já que nossa visita foi durante o inverno e para piorar a situação, fomos logo após o horário do almoço. Ou seja, justamente no período em que a galera sai do Coliseu e vai para o Fórum Romano. Pra resumo de história, esperamos quase uma hora para entrar mesmo já possuindo o ingresso. Tenso, não?

->Dica de hospedagem em Roma: o que não falta em Roma são opções diferentes de hospedagens. Desde hotéis 5 estrelas até hotels mais simples, em todos os bairros é possível encontrar boas acomodações. Nós alugamos um apartamento bem pertinho do Coliseu através do Booking e simplesmente amamos o lugar! Além do espaço ser muito bom, o apartamento fica próximo ao transporte público, o que facilita e muito o deslocamento pela cidade. 

3 – Contrate um guia ou pelo menos use um áudio-guia

Vou confessar uma coisa pra vocês, essa é a dica que mais me entristece. O Fórum Romano e o Palatino são enormes e possuem informações e histórias que não cabem nesse parágrafo. São inúmeras ruínas que falam sobre diversos períodos do Império Romano. Isso tudo seria lindo se fosse de fácil entendimento, mas na verdade não é tão fácil assim.

Apesar de ter uma placa informativa aqui, outra ali, um mapa aqui na entrada e uma outra informação mais à frente, eu achei que faltou coisa, sabe? Me senti meio perdida em meio a tanta informação e sem saber qual percurso fazer para conhecer tudo. Dando uma lida em outros relatos na internet percebi que essa opinião não é restrita a mim e outras pessoas também acharam o mesmo.

Por isso, se possível contrate um tour guiado pelo local ou então alugue pelo menos o áudio-guia. No nosso caso, como chegamos tarde, não havia mais áudio-guias disponíveis e ficamos a ver navios. 

Veja também:
– Basílica de São Pedro no Vaticano: tudo o que você precisa saber para programar a sua visita
– Trastevere: o charme e a autenticidade do bairro mais boêmio de Roma
– O que fazer em Florença em um roteiro a pé pelos principais pontos da cidade

4 – Se puder, evite ao máximo os dias chuvosos

Eu sei que a gente não controla o tempo e muito menos determina se irá chover ou não nos dias da nossa viagem. Mas se possível, programe a sua visita para um dia em que não tenha chuva. Como tanto o Fórum Romano como o Palatino são ruínas a céu aberto, não há nenhuma cobertura pelo trajeto do passeio. Além disso, com exceção de alguns banheiros e lanchonetes, não há locais para se abrigar. Se cair o temporal, já era.

Fórum Romano e Palatino
Como vocês podem ver, tudo a céu aberto

5 – Um pouco óbvio, mas…. use roupas confortáveis!

Essa dica é meio óbvia mas no fim das contas, sempre vai ser vir para alguém. Use roupas confortáveis para fazer esse passeio e evite salto alto. Por diversas vezes o caminho é bem irregular e além do mais há muitas escadas para você subir e descer.

Fórum Romano
Reparem no canto direito da foto… apenas uma das muitas escadas do lugar!

-> Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para quem visita na Europa? Viaje sem riscos e não deixe de contratar o seu seguro viagem. Nós sempre compramos os nossos através da Seguros Promo. Eles trabalham com as melhores seguradoras, possuem as melhores tarifas e ainda parcelam no cartão de crédito. Mas o melhor nisso tudo é que o leitor do Carioca Sem Fronteiras ainda conta com 5% de desconto usando o cupom CARIOCA5.

6 – Economize tempo e dinheiro: compre seu ingresso antecipadamente ou aproveite o Roma Pass

As filas nas bilheterias das atrações mais importantes de Roma já são bem famosas por aí. Caso você não queira perder parte do seu dia comprando ingresso, o ideal é comprar a sua entrada antecipadamente pela internet. Uma outra opção é aproveitar pra usar o benefício de gratuidade de atração que o Roma Pass proporciona. Mas nesse caso só vale a pena comprá-lo se você pretende utilizar o transporte púbico em Roma. Essa foi a nossa opção para entrar no Coliseu, no Fórum Romano e no Palatino e nós explicamos melhor no post Coliseu, todas as dicas para você conhecer a atração mais famosa de Roma.

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

    • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
    • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
    • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *