Atualizado em 21 de abril de 2024

Se fizessem um ranking de cidades turísticas brasileiras que lançam atrativos a todo momento, Gramado certamente estaria no topo. Tem sempre um novo parque, um restaurante diferente ou um hotel mais charmoso pronto para te encantar. É por essas e outras que montar um roteiro em Gramado e Canela pode ser tão com complicado.

Afinal, com tantas possibilidades de passeios, como decidir o que fazer em Gramado? E para quem tem poucos dias na região, isso só complica ainda mais.

Por isso, vamos dar sugestões sobre o que fazer em Gramado em 3 dias ou mais para você organizar as suas férias nesse pedaço delicioso da Serra Gaúcha.

Gramado na Serra Gaúcha durante o Natal Luz
Avenida Borges de Medeiros em Gramado durante o Natal Luz

O que fazer em Gramado em 3 dias

Nossa sugestão de roteiro em Gramado e Canela começa com 3 dias porque acreditamos que esse é o tempo ideal mínimo para aproveitar as duas cidades, que de tão próximas se misturam perfeitamente.

Roteiro em Gramado e Canela: Dia 1 – Passeios em Gramado

Aproveite esse primeiro dia de roteiro em Gramado para desbravar as atrações do centro da cidade.

Avenida Borges de Medeiros

A Avenida Borges de Medeiros é o ponto inicial para o seu passeio. Além de ser uma graça, ela é a principal de Gramado, cheia de pontos turísticos e onde você encontrará muitos restaurantes, cafeterias gostosas como a Casa da Velha Bruxa e bares famosos como Hard Rock.

Dá pra conhecer todo o centrinho de Gramado a pé e você pode começar a caminhada na Praça das Etnias, uma praça em homenagem aos imigrantes alemães, italianos e portugueses que chegaram na cidade. Também é aqui que fica a Casa do Colono, onde você pode comprar produtos artesanais como pães, vinhos, queijos e embutidos.

Bem perto da praça tem a icônica Rua Torta para você garantir aquela foto típica de Gramado. E se olhar ao redor vai encontrar uma escada que te leva até uma loja super charmosa da chocolateria Lugano.

Rua Torta em Gramado
Rua Torta

Continuando o passeio, a próxima parada é na Igreja Matriz São Pedro, com os 12 apóstolos para te receber e a Fonte do Amor Eterno logo ao lado para você prender um cadeado.

Bem pertinho dali ainda tem o Palácio dos Festivais, sempre com várias programações e onde o ocorre o Festival de Cinema de Gramado – o maior da América Latina -, e a Rua Coberta com seus restaurantes, bares e cafés.

Rua Coberta de Gramado
Rua Coberta

Lago Joaquina Rita Bier

A próxima dica de passeio nesse roteiro de 3 dias em Gramado e Canela é o Lago Joaquina Rita Bier. Ele é pequeno, mas é uma área gostosa para uma caminhada.

Nos arredores você também encontrará a Rótula das Bandeiras, localizada na Praça Leopoldo Rosenfeldt e com bandeira de todos os estados do Brasil.

Lago Joaquina Rita Bier
Lago Joaquina Rita Bier

Mini Mundo

Saindo um pouquinho do centro, o Mini Mundo é uma atração interessante para visitar durante um roteiro em Gramado, principalmente se essa é a sua primeira vez na cidade e se você viaja com crianças.

Esse é um parque com réplicas fiéis de miniaturas de pontos turísticos do mundo inteiro feitas em um tamanho 24x menor do que a realidade. É bem legal ver os detalhes das peças e conhecer um pouquinho do mundo por esse ângulo.

Mini mundo de Gramado
Palácio do Ipiranga no Mini Mundo

Lago Negro

E para fechar esse primeiro dia de roteiro em Gramado e Canela a nossa sugestão é o Lago Negro. Para nós, essa é uma das melhores e mais bonitas atrações da cidade e vale a pena passar uma tarde sem pressa por ali.

Apesar de tamanha beleza, o Lago Negro tem uma curiosidade interessante. Ele é um lago artificial criado para recuperação de um incêndio na região. Outro ponto curioso é que os pinheiros que estão ao redor e que contrastam perfeitamente com as tradicionais hortênsias de verão foram trazidos da Floresta Negra, na Alemanha.

No local você pode alugar um pedalinho, caminhar ou aproveitar das delícias dos quiosques e do restaurante.

Lago Negro em Gramado
Lago Negro

Roteiro em Gramado e Canela: Dia 2 – Canela + Parques

Para esse dia de roteiro, a nossa sugestão do que fazer em Gramado em 3 dias é conhecer os atrativos que ficam no eixo da Avenida das Hortênsias, estrada que vai até Canela.

Mirante Belvedere

Assim que você sair de Gramado em direção a Canela logo verá o Mirante Belvedere. Ele fica na Avenida das Hortênsias e tem vista panorâmica para o Vale do Quilombo.

Um pouco mais à frente tem o Mundo à Vapor, o único parque no mundo dedicado a evolução do vapor. Mas se essa é a sua primeira viagem para Gramado, não recomendamos entrar, a não ser que você seja muito fã do assunto.

Castelinho Caracol

Esse casarão de 1915 é uma das atrações mais interessantes e históricas do eixo Gramado-Canela. O Castelinho Caracol foi construído com madeiras de araucária sem a utilização de pregos, ou seja, só com encaixe e parafusos. O local é um museu desde 1985 e tem um dos melhores apfelstrudel da região. Experimente!

Castelinho Caracol
Castelinho Caracol

Parque do Caracol

Agora é hora de conhecer o famoso Parque do Caracol e ficar cara a cara com a Cascata do Caracol, a maior cachoeira do Rio Grande do Sul.

Cascata do Caracol em Canela
Cascata do Caracol

O parque é perfeito para caminhadas, piqueniques e para aproveitar um dia ao ar livre. Não deixe de subir o Observatório Panorâmico para ter uma vista ainda mais legal do lugar.

Bem pertinho do Parque do Caracol tem os Bondinhos Aéreos, que também proporcionam um visual daqueles!

Skyglass Canela

E se você gosta de altura, a próxima dica do que fazer em Gramado e Canela vai combinar contigo!

O Skyglass é um mirante todo vidro com vista para o Vale da Ferradura. É aqui que você pode se aventurar no Abusado, um brinquedo que é como se fosse um trenzinho nas alturas preso apenas pela parte de cima.

Centrinho de Canela

E para finalizar o segundo dia de roteiro em Gramado e Canela não poderíamos deixar de fora da lista o centrinho de Canela.

Assim como o de Gramado, ele também é uma graça, cheio de bares, restaurantes e você pode percorrer tudo a pé. Por aqui, quem rouba a cena é a toda imponente Catedral de Pedra de Canela.

Catedral de Pedra de Canela
Catedral de Pedra de Canela

Outros parques temáticos para colocar no seu segundo dia de roteiro em Gramado e Canela

Entre Gramado e Canela existem vários parques temáticos que você pode adicionar ou substituir no roteiro.

Para quem não abre mão de um parque de diversões, o Alpen Park é uma das melhores opções. Ele é gratuito, você paga somente pelos brinquedos que andar e tem um trenó de montanha aclamado por todos que o visitam.

Os tradicionais museus do Grupo Dreams também não ficam para trás. Tem o Dreamland, um museu de cera com estátuas de famosos, o Hollywood Dream Cars com seus carros históricos, o Dreams Motor Show cheio de motos Harley Davidson e um bar que segue o estilo Las Vegas de ser, e o Super Carros, onde você pode alugar uma Ferrari para dar umas voltinhas.

Dreams Motor Show em Gramado
Bar do Dreams Motor Show

Isso tudo sem esquecer de dois parques que inauguraram em 2023 e são a sensação do momento. Um é o NBA Park, que entrega toda a temática do basquete de forma interativa, com museu da NBA, shows com mascotes e até mesmo desafio de cestas. O outro é o Space Adventure, o primeiro parque com experiências NASA no Brasil.

Space Adventure em Gramado e Canela
Space Adventure

Roteiro em Gramado e Canela: Dia 3 – Neve + Vinho

E no último dia de dicas sobre o que fazer em Gramado em 3 dias vamos juntar o frio da neve com o vinho, item mais que cultural dessa região do Rio Grande do Sul.

Você pode começar o dia no Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas. Aproveite para esquiar, praticar snowboard, snowtubing, patinação no gelo ou apenas curtir a neve, a cafeteria e o restaurante do local.

Em seguida, encerre conhecendo alguma vinícola. Uma boa opção é a Jolimont, fundada em 1948 por imigrante francês e que apesar de ter uma produção pequena, oferece experiências legais, como degustação de vinhos e a pisa de uvas.

Essas são as nossas sugestões do que fazer em Gramado em 3 dias, mas se você precisa de algo mais personalizado, nós também podemos te ajudar. Além de blog de viagem, somos uma agência de viagens especializada em roteiros personalizados. Você pode entrar em contato pelo Whatsapp clicando aqui e solicitar um orçamento.

O que fazer em Gramado e Canela em 4 dias: Bento Gonçalves + Maria Fumaça

Se você tem 4 dias em Gramado e Canela, a melhor dica do que fazer é acrescentar um passeio até Bento Gonçalves junto com o trem Maria Fumaça.

Nesse tour você também vai até as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa, faz degustações em vinícolas, visita lojas que vendem produtos locais e conhece mais sobre as tradições dos imigrantes italianos.

Maria fumaça em Gramado
Trem de Maria Fumaça

O que fazer em Gramado e Canela em 5 dia: Nova Petrópolis

Com 5 dias de roteiro em Gramado dá pra colocar a cidade de Nova Petrópolis no radar.

Mas antes disso, que tal conhecer o Olivas de Gramado? Ele é um parque de olivas e foi aqui que surgiu o primeiro azeite de oliva da região de Gramado. Você pode fazer um tour rural, degustar azeites, visitar a mini fazenda, comer no restaurante e se encantar com a vista para os cânions.

Na parte da tarde vá até Nova Petrópolis. A 35km de Gramado, a cidade tem a Aldeia dos Imigrantes retratando as antigas casas coloniais alemãs em estilo enxaimel, tem o fotogênico Labirinto Verde, tem a charmosa Praça das Flores e muita gastronomia típica. Aliás, é aqui que você pode viver uma tradicional Noite Alemã.

Outra opção é contratar um tour de um dia inteiro por Nova Petrópolis, com direito a visitar cervejaria, a provar delícias da gastronomia alemã, além de conhecer inúmeros pontos turísticos da cidade.

Roteiro em Gramado e Canela para quem tem mais dias na região

E se você tem ainda mais dias na cidade, não faltam atrações e dicas sobre o que fazer em Gramado e Canela.

Pode colocar na lista o Le Jardin Parque de Lavanda, o Vale dos Vinhedos, um bate e volta até o Cânion Itaimbezinho e as cervejas artesanais do Busbier Tour, um ônibus animadíssimo que visita várias cervejarias.

Busbier Tour em Gramado
Busbier Tour

Hospedagem em Gramado e Canela

O que não faltam são boas opções de hospedagem em Gramado e Canela. Nós já ficamos na Pousada Bernardete, bem no miolo do centrinho de Gramado, no Hotel Cercano, também no centro, e na Pousada Betânia, que tinha um café da manhã maravilhoso e que nos surpreendeu demais.

Mas se você busca algo mais especial e diferenciado, as melhores opções são o Colline de France (eleito o terceiro melhor hotel do mundo em 2023), o Casa da Montanha e o Le Boutique Hotel (exclusivo para casais).

No entanto, se você quer custo x benefício, o Giardino di Pietra e o Vovó Carolina são boas sugestões de hotéis para a sua viagem.

Em breve faremos um post mais completo com dicas de onde ficar em Gramado e Canela. Enquanto isso, confira aqui todos os hotéis disponíveis em Gramado.

Pousada Betânia em Gramado
Pousada Betânia em Gramado

Como chegar e se deslocar por Gramado e Canela

A melhor forma de chegar em Gramado e Canela é pegando um avião até Porto Alegre e de lá contratar um transfer, alugar um carro ou pegar um ônibus. Em cerca de 2h você chegará no destino.

Para nós, a melhor forma de se deslocar entre as cidades e de conhecer os atrativos é alugando um carro. As estradas são boas e você consegue otimizar o seu roteiro. Se pretende fazer o mesmo, nós recomendamos a RentCars, onde você faz a reserva online e pode pagar parcelado no cartão de crédito.

O lado negativo de alugar carro é que durante a alta temporada é difícil conseguir vaga no centro da cidade, mas com um pouco de paciência você acha.

No entanto, se você não dirige ou não quer alugar carro, outra forma de se deslocar entre as cidades e pontos turístico é usando o Bustour, um ônibus hop on/hop off que você pode descer e subir em qualquer parada por quantas vezes quiser.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras