Atualizado em 11 de abril de 2020
Inicialmente a minha visita ao Coliseu me trouxe sentimentos bem inesperados. Senti um pouco de espanto, admiração, fascínio e mais que tudo, surpresa. Conhecer os seus anéis superiores e vê-lo lá de cima me fez ter ideia de como somos pequenos diante de tantos anos de história. Caminhar pelos seus subterrâneos e percorrer o mesmo corredor que um dia muitos gladiadores percorreram, me fez pensar em quantos segredos aquelas paredes são capazes de guardar. Por fim, tudo isso se fez presente durante as horas em que eu estava lá dentro. Mas talvez isso seja algo bastante comum de acontecer. Por isso, vou contar detalhadamente sobre esse passeio e depois você me diz se também não sentiu o mesmo, ok?
Visita ao Coliseu
Já falamos sobre como comprar os ingressos, quais são os tipos de visita disponíveis e como fugir das filas do Coliseu em um post cheio de dicas para você se planejar. No entanto, se você quer saber sobre um dos passeios mais sensacionais do meu roteiro em Roma, fique comigo nesse texto. Eu sei que não costumo ser muito breve em relatos desse tipo. Mas ainda assim, não desista de mim! rs
Subterrâneos, anéis superiores e terraço do Coliseu: informações importantes
Para começar, caso você deseje incluir os subterrâneos e os anéis superiores na sua visita ao Coliseu, você deverá comprar um ingresso à parte. Em outras palavras, você precisa comprar dois ingressos: o do tour e o de entrada no Coliseu. Embora o tour seja oferecido em vários horários e idiomas, eu aconselho que você o compre antecipadamente pela internet, até porque, os horários mais concorridos se esgotam rápido. Portanto, fiquem atentos! Os horários em inglês, por exemplo, são os primeiros a se esgotarem. Como eu dei bobeira e deixei para comprar o ingresso em cima da hora, tive que fazer o tour em italiano mesmo. Ainda que no final tenha dado tudo certo, senti que ficou faltando uma informação ou outra.
Assim que você entrar no Coliseu será necessário passar pelo detector de metais. Mais adiante você enfrentará uma pequena fila para trocar o seu voucher. No horário do seu tour você deverá estar no ponto de encontro informado pelo atendente. Aqui vai uma dica importante: chegue cedo! Todo esse processo pode demorar um pouco caso tenha filas e eles não costumam esperar muito para começar o tour. Ou seja, se você chegar atrasado, vai perder a viagem.
-VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR:
-Basílica de São Pedro no Vaticano: tudo o que você precisa saber para programas a sua visita
-Trastevere, o charme e a autenticidade do bairro mais boêmio de Roma
-Roteiro na Toscana: três sugestões para quem vai pela primeira vez
Como é a visita ao Coliseu
Imediatamente após reunir todo o grupo no ponto de encontro, a guia distribuiu um rádio por pessoa. Era através dele que todas as informações eram passadas. Em seguida, fomos direcionados para uma porta e finalmente entramos na arena. Nesse momento eu estava oficialmente dentro do Coliseu. Minha visita ao Coliseu começou por uma plataforma onde tínhamos toda a visão do lugar. E logo que eu pisei ali, fiquei sem palavras. A plataforma era uma reprodução da original, embora faltasse a areia no solo. Mas a falta de palavras não foi pela plataforma em si. Foi, antes de tudo, pelo fato de realmente perceber – e sentir – como aquilo era gigante.
É simplesmente incrível chegar nessa plataforma e ver isso tudo ao seu redor! Só é possível chegar nesse local fazendo uma visita guiada
Ao meu redor, eu via todos os detalhes do anfiteatro mais famoso do mundo. As arquibancadas em anéis onde o público se aglomerava. Os assentos de mármore destinados à alta sociedade. O subsolo à mostra onde ficavam os animais. E até mesmo as portas por onde entravam e saíam os gladiadores. Era estranho pensar que a vida e a morte definiam a entrada e a saída desses homens. Quando vivos, saíam pela Porta Triumphalis. Quando mortos, seus corpos eram retirados através da Porta Libitinaria, em homenagem à deusa romana Libitina (deusa dos mortos).
Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para visitar a Europa? Apesar de muitos não saberem, uma dos requisitos para entrar no espaço europeu é ter um seguro viagem com apólice de no mínimo 30 mil euros. Nós sempre fechamos os nossos através da Real Seguros e como nunca tivemos problema nenhum, eles viraram parceiros aqui do Carioca. Todos os leitores do blog têm desconto em qualquer seguro de ambos os sites!
-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)
Conhecendo os Subterrâneos do Coliseu
Finalmente é chegado o momento de andar pelos subterrâneos do Coliseu. Eu confesso que estava ansiosa para conhecê-lo, até mesmo porque não havia em minha memória nenhuma imagem formada sobre o lugar. Fiquei espantada quando descobri que eram dois andares subterrâneos e mais ainda quando a guia mostrou que havia uma fonte de água que fazia toda a limpeza do local. Tá, eu sei que não era para eu me assustar com esse pequeno detalhe. Afinal, eu já sabia que de vez em quando eles inundavam toda área para realizar batalhas navais. Mas conhecer as entranhas do Coliseu faz isso mesmo com a gente. Por mais que a gente já saiba de alguns detalhes, vê-los ao vivo deixa tudo diferente.
Passar por esses corredores é simplesmente incrível! Várias imagens passavam pela minha cabeça enquanto eu caminhava… São inúmeros corredores nos subterrâneos do Coliseu Dutos de água
Mas bastou ver uma reconstrução de um dos elevadores da arena para eu me espantar novamente. Só que eu não me espantei com o elevador em si, mas sim com o fato de saber que funcionavam vários deles dentro do Coliseu. Em suma, eram eles os responsáveis por içar os gladiadores e os animais até a plataforma de batalha. Nessa hora foi inevitável pensar em como há tantos anos atrás os caras já construíam essas coisas avançadas? É claro que nada disso funcionava sozinho e infelizmente a mão-de-obra escrava era responsável por fazer acontecer grande parte das coisas. Aliás, muitos dos homens que gladiavam naquele local também eram escravos.
Os anéis superiores e o terraço do Coliseu
Logo após a últimas explicações sobre os subterrâneos, segui juntamente com o grupo para a próxima etapa do tour. A essa altura, já imaginava que a visita ao Coliseu estava chegando ao fim. Fomos levados até um portão que separava o terceiro e o segundo anel das arquibancadas. Em seguida, todos entraram e começaram a subir as escadas em direção ao terceiro nível. Nesse momento a guia se certifica de que somente o grupo dela está passando por ali. Ora, essa era a minha deixa para andar um pouco mais devagar e ficar mais para trás.
De súbito, eu diminuí o meu passo e agradeci por não ter ninguém com pressa atrás de mim. Como eu estava chegando no terceiro anel do Coliseu, eu queria olhar tudo com calma, até porque que ele tinha acabado de ser reaberto ao público.
A vista do terceiro anel do Coliseu já impressiona Por entre as paredes, sempre imponente
Coliseu de um lado, Fórum Romano do outro
Assim que eu terminei de subir as escadas vi que uma parte do grupo se aglomerava de um lado do Coliseu, enquanto outra se amontoava do lado contrário. Consequentemente, eu também percebi que enquanto uns olhavam para dentro do Coliseu, as outros admiravam o que estava do lado de fora. Comecei, então, a me perguntar se a vista para fora também seria tão interessante quanto a vista de dentro. Como os ânimos da galera estavam aflorados, logo desconfiei que ambas deviam ser espetaculares. Dito e feito! Do lado de dentro, todo aquele visual do Coliseu visto de cima. Já do lado de fora, toda a região do Arco de Constantino, Palatino e Fórum Romano.
Vista do terceiro anel do Coliseu para Arco de Constantino Vista do terceiro anel do Coliseu para o Palatino e Fórum Romano
E a vista mais incrível de todo o tour!
Chegou a última parte da minha visita ao Coliseu. Nesse momento, eu já estava satisfeita e achava que não iria mais me impressionar. Faltavam apenas uma pequena caminhada e um lance de escadas até o último nível do tour. Foi quando finalmente eu o vi: o visual mais incrível de todo o anfiteatro! Bem lá do alto, no último acesso possível, a vista do terraço fez parecer pequena toda aquela grandiosidade. E por mais que você seja uma pessoa que já viu de tudo nessa vida, essa imagem certamente também mexerá com você.
De cima do terraço, o Coliseu parece até pequeno Reparem em como o bicho é alto É incrível como dá para ver tudo nos mínimos detalhes E essa paisagem de Roma que combina perfeitamente com o Coliseu
Quando o tour encerrou eu ainda estava meio que anestesiada. Demorei um pouco para descer do terraço e precisei de alguns minutos para me recompor de tamanha excitação. Afinal, eu tinha acabado de conhecer todas as cantinhos da atração mais famosa de Roma e não é todo dia que se faz isso. Enfim recuperada, devolvi o rádio para a guia e recebi a resposta de que os fones de ouvido eram para levar de lembrança da nossa visita ao Coliseu. Mal sabia ela que a melhor lembrança mesmo já estava guardada na minha memória.
Dicas essenciais para visitar o Coliseu de Roma:
- Embora eu considere esse passeio um dos mais imperdíveis na cidade, ele não é tão barato. O tour guiado custa 17€ e você ainda terá que pagar mais 12€ da entrada comum no Coliseu. Mas quer saber? Vale cada centavo!
- Por mais que o passeio não passe muito de uma hora, você precisará de pelo menos mais uma ou duas, dependendo do seu ritmo, para visitar o restante do local por sua conta.
- Lembre-se de vestir roupas confortáveis no dia da sua visita, visto que você irá andar, subir e descer escadas.
- A menos que vocês queiram correr igual a mim, não façam a visita ao Coliseu no mesmo dia do Palatino e do Fórum Romano.
- Acima de tudo, aproveite cada segundo desse lugar mágico!
SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras
- Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
- Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
- Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
- Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
- Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
- Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
- Faça o câmbio de moeda estrangeira para a sua viagem com a melhor cotação de forma prática e segura.
- Compre seu chip de viagem internacional da America Chip e tenha internet para usar no exterior.
- Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com descontos e preços imperdíveis na Amazon.
- Adquira seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
15 Comments
Oi Dhebora!
Adorei o post, estava em dúvida se valeria comprar essa visita mais completa e com seu relato tive certeza que vale! Queria saber se você pode me ajudar com mais uma dúvida, eu irei ao Coliseu com minha avó de 77 anos, ela não tem nenhuma dificuldade de locomoção específica, mas já idosa, claro… Será que fica acessível para ela?
Olha, respeitando o tempo dela acredito que dê sim. Lá tem elevador também para quem necessita, isso já evita as escadas. A minha sogra com 70 anos foi e não teve problemas, só foi necessário andar no tempo dela. Quanto ao passeio, é incrível!!!!
Muito obrigada! 🙂
Uau que post maravilhoso! Estou indo a Roma e farei esse tour completão ao coliseu tb! Obrigada por ter compartilhado.
Opa!!! Que legal, Gabriela!! Boa viagem! bjs!
Olá. Onde compro os ingressos separadamente? Entrei no site da CoopCulture e lá tem um tour de 29 euros referente à visita + Undergrounds + Panoramic View. Seria esse?
Oi, Paulo! Tudo bem?
Provavelmente esse tour de 29€ já inclui a entrada no Coliseu, por isso o valor. Mas caso você vá usar o Roma Pass como ingresso para o Coliseu, basta comprar a opção de tour marcada como underground + belvedere, no site da CoopCulture mesmo. Beijos!
porque o ingresso completo(underground + belvedere, ) custa 29,00 euros no site no site da CoopCulture e nos demais sites custa 77,00 , 89,00 , 117,00 euros? abraço! é muita diferença.
Oi, Johnny!
O site da CoopCulture é o oficial para venda de ingressos para o Coliseu. Os demais são mais caros porque provavelmente vendem como passeios, além do ingresso em si.
Adorei o post, ótimas dicas!
Consegui comprar o tour completo com subterrâneo e vista panorâmica em espanhol. Vou no mês que vem e só tinha um ingresso esperando por mim, quem quiser ir tem que comprar com muita antecedência.
Só fiquei confusa em relação ao ponto de encontro. O ponto de encontro é no VARCO STERN, mas não sei aonde fica.
Oi, Paula! Que bom que o post te ajudou! =)
Então, você comprou pela coop, certo? Geralmente os pontos de encontro são do lado de dentro do Coliseu. Assim que você entrar pode perguntar que eles indicam numa boa.
esta chegando minha viagem e não consigo comprar o ingresso para o coliseu + subterraneo, estou com medo de não conseguir, estarei lá na semana do dia 10 ao dia 15/07/2019, tem outra solução? grande abraço.
Olá, Johnny. O site do ingresso está dando algum erro ou coisa do tipo? O ideal é realmente comprar pela internet, antecipadamente. O tour se esgota muito rápido. Desconheço a possibilidade de poder comprar na hora 😕
Olá! Obrigado pelas dicas! Eu, minha esposa e meu filho de 5 anos, teremos uma conexão em Roma por 16horas, sendo o destino final a Grécia. Queremos conhecer o Coliseu e arredores. Minha dúvida é o que falar na imigração… se passarei o dia, mas meu destino final é a Grécia e que é uma conexão? Obrigado
Olá, Sandro!
Nossa recomendação é que você responda na imigração somente e exatamente o que te perguntarem. Eles provavelmente irão perguntar o destino final, por quanto tempo, etc. Não se preocupe =)