Atualizado em 27 de dezembro de 2023

Florença é muito mais que uma cidade bonita às margens do Rio Arno. A capital da Toscana, que um dia também já foi a capital da Itália, é berço do Renascimento e tem muita cultura em cada canto que você olhar. Porém, nem tudo se resume à arte e escolher o que fazer em Florença significa colocar passeios culturais, históricos, gastronômicos e enoturismo no seu roteiro, além, é claro, de muita beleza pelas ruas.

Catedral de Florença
Catedral de Florença vista do alto

O que fazer em Florença: as melhores atrações na cidade

1 – Catedral di Santa Maria del Fiori

Junto com os museus, essa é uma das principais dicas do que fazer em Florença. Com fachada em mármore verde, branca e vermelha, a Catedral di Santa Maria del Fiori é a atração mais imponente da cidade.

Além de toda a arquitetura encantadora, a Duomo di Firenze (Catedral de Florença), como também é chamada, tem uma cúpula com mais de 100 metros de altura que é considerada uma obra de arte. O artista Brunnelleschi construiu esse domo em ladrilho e conseguiu a façanha de colocá-lo na lista de maior do mundo. Também fazem parte do conjunto arquitetônico da igreja a Torre do Campanário e o Batistério di San Giovanni.

Catedral di Santa Maria del Fiori em Florença
Catedral di Santa Maria del Fiori

Você pode visitar o interior da catedral e subir na cúpula (também dá pra subir na torre). Mas vale a pena reservar um tempinho para admirar a arte das portas do batistério. Você verá as histórias bíblicas contadas em bronze e ouro com uma enorme perfeição de detalhes. As portas são réplicas, mas as originais estão no Museu da Ópera.

2 – Galleria Ufizzi

A Galleria Uffizi é uma das atrações de Florença que também está na lista dos museus mais importantes do mundo.

Com um enorme acervo artístico, você encontrará muitas obras da época do Renascimento. Fazem parte do museu esculturas feitas entre os séculos XII e XVII e peças importantíssimas da História da Arte, como O Nascimento de Venus (Botticelli), Anunciação (Da Vinci) e Medusa (Caravaggio). Nomes como Rafaello e Michelangelo também estão presentes no local.

Como esse é um dos lugares mais cheios de Florença, o ideal é comprar o ingresso para a Galeria Uffizi sem filas e com hora marcada antecipadamente pela internet.

Galleria Ufizzi
Arredores da Galleria Ufizzi

3 – Galleria dell’Academia

A Galleria dell’Academia é outra das mais importantes dicas do que fazer em Florença, principalmente para quem gosta de arte. No entanto, até os meros mortais que não entendem nada do assunto acabam a colocando no roteiro tamanha é a fama de uma de suas obras.

É aqui que você encontrará o icônico e grandioso David de Michelangelo. A escultura mais famosa da história e símbolo da cidade está amostra em uma das salas do museu e impressiona com cerca de 5 metros de altura. Além dela, há outras esculturas importantes, como o Rapto das Sabinas, além de quadros e instrumentos musicais, como um violino Stradvarius.

Assim como a Uffizi, ela também fica bem cheia e com filas. Por isso, é recomendável comprar o ingresso para a Galleria dell’Academia antecipadamente pela internet.

Davi de Michelangelo
Réplica de Davi de Michelangelo na entrada no Palazzo Vecchio

4 – Palazzo Vecchio e Piazza della Signoria

A Piazza della Signoria é a principal praça de Florença. Considerada o coração do poder político da cidade, ela já foi um local dedicado aos banhos romanos e, posteriormente, palco de muitas manifestações políticas, festas e comemorações.

É nessa praça que também fica o Palazzo Vecchio. O edifício que é um dos símbolos locais já foi a antiga residência dos Duques de Florença e hoje em dia é a sede da prefeitura. Mas ele chama atenção pela estrutura medieval, pela torre que é a maior da cidade e pelo Davi de Michelangelo te dando boas-vindas. Trata-se de uma réplica da escultura, é claro. Mas uma curiosidade é que inicialmente o Davi original ficava exatamente nesse local antes de ser transportado para o museu.

Nos arredores da praça você também verá a Loggia dei Lanzi, uma galeria aberta com obras sensacionais.

Piazza della Signoria e Palazzo Vecchio em Florença
Piazza della Signoria e Palazzo Vecchio

5 – Palazzo Pitti e Jardins de Bóboli

Todo em estilo renascentista, o Palazzo Pitti também foi uma das residências oficiais dos Duques de Florença. Hoje em dia, ele é um complexo de museus, como:

  • Galeria Palatina: acervo artístico que vai do Renascimento ao Barroco.
  • Galleria d’ Arte Moderna: pinturas, obras e esculturas, em especial de artistas italianos.
  • Museu da Prata: acervo com porcelana oriental, pedras preciosas e joias antigas.
  • Galleria del Costume: museu sobre a História da Moda Italiana
Palazzo Pitti em Florença
Palazzo Pitti

Atrás do palácio você pode visitar uma das maiores e mais bonitas áreas verdes de Florença. Os Jardins de Boboli têm cerca de 45m² e além na natureza, tem lago, fontes, estátuas, esculturas e até mesmo grutas.

Jardins de Boboli
Jardins de Boboli (Foto: Get Your Guide)

6 – Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio está em todas as listas sobre o que fazer em Florença. Afinal, ela é um dos principais pontos turísticos da cidade e está presente na maioria dos roteiros oferecidos de free tour.

Inicialmente, a ponte era um mercado de carnes, com vários açougues ao longo dela. No entanto, Ferdinando I se incomodava demais com o cheiro da região e resolveu trocar toda a ocupação do local. Hoje em dia, a ponte que sobreviveu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial abriga diversas joalherias caríssimas.

Acima da ponte passa um corredor que liga a Palazzo Vecchio e a Galleria Uffizi ao Palazzo Piti. Ele é conhecido como Corredor Vasariano e era usado pela família Médici para que eles não precisassem usar a ponte e se movessem tranquilamente pela cidade em um período em que não tinham total apoio da população.

Ponte Vecchio em Florença
Ponte Vecchio

7 – Piazzale Michelangelo

A Piazzale Michelangelo tem a vista panorâmica mais bonita de Florença. A praça fica no alto e é um dos melhores lugares para você aproveitar o pôr do sol. Lá do alto você verá toda a cidade, com um destaque especial para a Catedral di Santa Maria del Fiori, a Ponte Vecchio, Rio Arno e o Palazzo Vecchio.

Muita gente aproveita para levar um vinho e alguns lanchinhos enquanto curte o fim de dia sentado nas escadas. E aqui já vale a dica de chegar cedo para garantir um bom lugar porque a praça é concorrida.

Você pode ir de carro e parar no estacionamento local, de ônibus (linhas 12 e 13), pode subir a pé por conta própria ou através de um tour guiado que passa por outros lugares, como a Basília di San Miniato al Monte e o cemitério da Porta Santa, onde está enterrado o escritor Carlo Collodi, criador de Pinóquio.

Piazzale Michelangelo em Florença
Piazzale Michelangelo

8 – Basílica di San Lorenzo

Florença, assim como em toda a Itália, tem muitas igrejas. Mas algumas se destacam, mesmo que pareçam não ter nada demais, como é o caso da Basílica di San Lorenzo.

Ela é uma das mais antigas da cidade e durante muito tempo foi considerada a Catedral de Florença. É aqui que se encontra o mausoléu da família Medici, os Senhores de Florença.

Basílica di San Lorenzo e Piazza di san Lorenzo
Basílica di San Lorenzo e Piazza di san Lorenzo

9 – Palazzo Medici Riccardi

Outra dica histórica do que fazer em Florença é visitar o Palazzo Medici Ricardi. Construído em 1481, ele tem características medievais, renascentistas e foi a primeira residência da família Medici, abrigando-os por mais de 150 anos.

Com o passar do tempo, os Medici o venderam para a família Ricardi, que o ampliou, mas fez questão de manter toda estrutura externa. A arquitetura do palácio é linda e vale a pena ficar por ali um tempinho apreciando cada detalhe.

Palazzo Medici Riccardi
Palazzo Medici Riccardi

10 – Piazza della Repubblica

A Piazza della Repubblica fica bem no centro de Florença. A praça já sediou o fórum e o mercado medieval durante o Império Romano, foi um gueto judeu e hoje em dia abriga cafés, artistas de ruas e o carrossel mais famoso da cidade.

Piazza della Repubblica em Florença Itália
Piazza della Repubblica em Florença

11 – Orsanmichele

A Orsanmichele é outra igreja que vale a pena colocar no seu roteiro sobre o que fazer em Florença. A sua história é interessante, mas, vamos por partes.

Antigamente havia um oratório, uma pequena igreja na região, e nos arredores havia uma zona de cultivo de ervas. Como o oratório era dedicado a São Miguel Arcanjo, o local ficou conhecido como San Michele in Orto, mas tempos depois virou Orto di San Michele. Pra facilitar, o nome foi abreviado para a forma como é conhecido hoje em dia.

A igreja foi destruída e no seu lugar um mercado de grãos foi construído. Acontece que no século XV o local voltou a ser uma igreja novamente. Ou seja, que confusão, né? Rs

O que chama bastante atenção na Igreja de Orsanmichele são as estátuas que adornam a estrutura externa. No entanto, o interior também não fica para trás, já que nomes como Donatello, Ghilberti e Brunelleschi trabalharam na arquitetura.

Orsanmichele
Parte externa da Orsanmichele

12 – Piazza Santo Spirito e Basílica di Santo Spirito

A Piazza Santo Spirito é uma praça bem agradável em Florença. Bonita e arborizada, ela tem bares e restaurantes no entorno, além de hospedar uma feira de produtos locais.

Em frente à praça você verá a Basílica di Santo Spirito, que tem grande importância na vida do artista Michelangelo. Foi nessa igreja que ele passou parte da vida e onde teve a oportunidade de estudar a anatomia em corpos masculinos, o que futuramente o fez desenvolver com perfeição as obras que representam o corpo humano.

Basilica di Santo Spirito
Basilica di Santo Spirito

13 – Mercato Centrale

O Mercato Centrale é o lugar perfeito para uma orgia gastronômica na cidade. São várias lojas vendendo todas as delícias italianas possíveis. Prociutto de todos os tipos, queijos, salames, pecorino e os mais diversos embutidos que você pode imaginar.

Além disso, também é uma ótima oportunidade para provar pratos típicos do país, como o cannoli, arancine, gelatos, pastas frecas, entre outros. Para uma refeição mais completa, também há restaurantes no mercado.

Para se aprofundar mais no tema de gastronomia, você pode ler o nosso artigo com dicas de restaurantes em Florença, fazer uma aula de cozinha toscana com jantar ou uma oficina de massa e confeitaria fiorentina.

Mercato Centrale de Florença
Mercato Centrale

14 – Basílica di Santa Croce

A Basílica di Santa Croce é uma das mais antigas e maiores basílicas de ordem franciscana do mundo. Ela é conhecida como “O tempo das Glórias Italianas” porque estão enterrados aqui nomes importantes, como Michelangelo, Maquiavel, o astrônomo Galileu, entre outros personagens que mudaram a História.

O interior da igreja é belíssimo e conta com obras de artistas como Donatello, Giotto e Brunelleschi.

15 – Passeio para vinícolas

Já que estamos na Toscana, a Terra do Vinho, por que não colocar nessa lista com dicas sobre o que fazer em Florença um passeio até uma vinícola?

Uma opção interessante é o tour até as vinícolas de Chianti com direito a degustação de vinhos e quitutes produzidos na região, como pães, queijos, azeites e salames. Além do enoturismo em si, você ainda vai se encantar com as belas paisagens das colinas de Chianti, uma região que fica a cerca de 40 minutos de Florença.

Região de Chianti
Região de Chianti (Foto: Civitatis)

16 – Moda e compras em Florença

Florença é o berço da moda italiana e por isso é um deleite para os amantes desse assunto. Muitas escolas de moda estão na cidade, assim como muitos museus abordam o tema.

A Galleria del Costume, que fica dentro do Palazzo Pitti e nós já citamos aqui, tem mais de 6 mil obras, entre figurinos, roupas, acessórios diversos e amostras de nomes importantes, como Gianni Versace, Valentino e Giorgio Armani.

O Museu da Gucci também é uma sugestão interessante. Ele fica na Piazza della Signoria e fala sobre a moda e a história da marca em si, que foi fundada em Florença, em 1921, por Guccio Gucci. E ainda tem uma cafeteria e uma loja exclusiva para aqueles que podem gastar um euro a mais.

Outro lugar que também é muito visitado é o Museu Ferragamo, que fica no Palazzo Spini Feroni e tem mais de 10 mil pares de sapato criados pela marca.

Mas para quem quer apenas ir às compras em Florença, os outlets Barberino, Space e The Mall são ótimos opções, sendo este último o preferido e mais perto do centro, a apenas 30 minutos de distância. Por outro lado, o luxo está nas vias Roma, Tornabuone e Strozzi. Nessa região você encontrará marcas como Prada, Dolce & Gabbana, Louis Vitton e Gucci.

Lojas mais acessíveis como H&M e Zara estão nas vias Panzami e Calimala, respectivamente. E ainda há o Mercado San Lorenzo, que é uma boa pedida para comprar roupas e artigos de couro.

17 – Bate e volta em Pisa

Um passeio bem legal para se fazer durante a estadia em Florença é dar um pulinho em Pisa para conhecer a célebre torre.

A cidade é a terra natal de Galileu Galilei, tem muralhas medievais e anos de história, mas o que atrai a maioria dos turistas é a Torre Inclinada. Você pode escolher um passeio que dá direito a subir na torre sem enfrentar filas.

18 – Santa Maria Novella

Finalizamos as dicas do que fazer em Florença com a Basílica di Santa Maria Novella. Construída entre 1279 e 1357, ela é a única com a fachada original em Florença. Do lado de fora, o mármore verde e branco chama a atenção, mas o interior também é belíssimo e cheio de afrescos.

Melhores hospedagens em Florença

No centro de Florença, nos arredores da Catedral di Santa Maria del Fiori, as hospedagens com melhor custo x benefício são a Olga’s House, Antico Centro Suite e o Hotel Villani.

Ainda na região, os hotéis cinco estrelas Bernini Palace, Donati Luxury Tower Suites e Golden Tower Hotel & Spa são sugestões para quem pode investir um pouco mais na estadia. E para quem quer algo ainda mais exclusivo, o Hotel Lungarno tem vista para o Rio Arno e Ponte Vecchio.

Hotel Lungarno
Hotel Lungarno (Foto: Booking)

Na lista dos mais baratos no centro histórico de Florença se destacam o Hotel S.Giorgio & Olimpic e o Adler Cavalieri Hotel. E para quem gosta de se hospedar em hostel, tem o Ostello Bello e o Emerald Palace Family Hostel. Você também pode conferir aqui todos os hotéis em Florença.

Ostello Belo
Dormitório do hostel Ostello Belo (Foto: Booking)

Sugestão de roteiro em Florença

O que fazer em Florença em 3 dias

PRIMEIRO DIA: O básico de Florença

  • Complexo da Duomo di Florença (Catedral di Santa Maria del Fiore)
  • Piazza della Repubblica
  • Piazza dela Signoria e Palazzo Vecchio
  • Ponte Vecchio
  • Palazzo Pitti e Jardins de Boboli
  • Pôr do sol na Piazzale Michelangelo

SEGUNDO DIA: Museus + igrejas

  • Galleria Ufizzi
  • Galleria dell’Academia
  • Orsanmichele
  • Piazza Santo Spirito
  • Basilica di Santa Croce
  • Mercato Centrale

TERCEIRO DIA: Bate e volta até Pisa ou passeio até Chianti

O que fazer em Florença em 2 dias

O roteiro é mesmo do tópico anterior, a diferença é que no segundo dia você deverá escolher se faz os passeios de Museu + Igrejas ou se faz um bate e volta de manhã e deixa a tarde livre para os museus.

O que fazer em Florença em 1 dia

Um dia é pouco para explorar Florença com calma, mas com organização e suporte de quem entende e conhece a história da cidade dá pra conhecer alguma coisa e ficar com gostinho de quero mais.

Se esse é o seu caso, recomendamos o tour a pé oferecido pela Pomodoro Tours. Você passará por lugares como a Piazza San Lorenzo, Palazzo Medici Ricardi, Duomo di Firenze, Piazza della Repubblica, Orsanmichele, Palazzo Vecchio, Galeria Uffizi, Ponte Vecchio e Palazzo Pitti entendendo exatamente a histórica de cada um deles.

Florença combina com?

Florença combina muito bem com um roteiro na Toscana passando por outros lugares cheios de história, vinho e boa gastronomia. Algumas sugestões interessantes são Siena, San Gimignano (a cidade das torres gigantes), Pienza, Monteriggioni, Montalcino e Montepulciano.

Como se deslocar em Florença

Florença é uma cidade para ser desbravada a pé ou usando o transporte público. Outra opção que embora a gente não goste muito, mas muita gente usa, é o serviço de ônibus turístico.

Resista à tentação de alugar carro pois não vale a pena, mesmo. A cidade é pequena e com muitas ruas onde só é permitido o tráfego de veículos autorizados, o que significa que há reais chances de multa.

O aluguel só é válido caso você pretenda estender a sua viagem para outros destinos da Toscana e, sendo assim, faça a reserva para o último dia em Florença. Foi isso o que fizemos e deu certo. Nesse caso, nós recomendamos a RentCars, onde você consegue pagar em reais, parcelado e sem a cobrança de IOF.

Do aeroporto de Florença até o centro você pode usar o Vola in Bus (ônibus), trem ou contratar um transfer.

Seguro Viagem para Florença, Itália

O seguro viagem para Itália com apólice de no mínimo 30 mil euros é obrigatório para turistas do Brasil, ou seja, para viajar à Florença você vai precisar contratar um. Mas além das questões legais, é o seguro que te dará assistência caso você precise de atendimento médico emergencial.

Além disso, a maioria dos planos também oferece assistência odontológica, jurídica e auxílio em caso de cancelamento de voo e extravio de bagagem.

Nós sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e os recomendamos porque eles trabalham com ótimas seguradoras, facilitam o pagamento e os nossos leitores têm desconto em todos os planos do site.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

Chip de internet para usar na Itália

Se você não quer se preocupar com internet durante a viagem a melhor coisa é já sair do Brasil com um chip de internet internacional. Nós indicamos a America Chip, onde você encontra planos com e-sim e chip físico com internet 4G ilimitada a partir de 40 dólares e ainda pode parcelar em até 6x no cartão de crédito.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

2 Comments

  1. Alba Katarine Reply

    Amei esse roteiro. Estou pensando em passar uma tarde em Florença, então a duração desse roteiro dá certinho. Muito obrigada 😘😘

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras