Atualizado em 27 de dezembro de 2023

No norte de Portugal, Porto é um misto de história, arquitetura, gastronomia, preço justo e, não menos importante, aquele vinho de dar água na boca. Decidir o que fazer no Porto parece fácil, mas entre tantos passeios culturais, ao ar livre e nos arredores, é capaz de faltar dia no seu roteiro para aproveitar tudo com calma, mesmo sendo uma cidade fácil de percorrer.

Das delícias de viajar ao Porto você pode esperar uma simples caminhada à beira do Rio Douro, um tour histórico em belas igrejas, uma orgia gastronômica regada a bacalhau e francesinhas, flanar pelas ladeiras locais, não importa. Se tem um destino português que merece bem mais que um bate e volta, esse lugar é Porto e nós vamos te convencer disso.

Você pode clicar diretamente no assunto que mais interessar ou ler o artigo inteiro. =)

Seguro viagem obrigatório para Portugal

Assim como outros países europeus, Portugal é signatário do Tratado de Schengen e por isso exige do turista brasileiro um seguro viagem com apólice de no mínimo 30 mil euros.

Mas além da obrigatoriedade legal exigida pela imigração, somente com um bom seguro viagem você terá assistência caso precise de atendimento médico emergencial. E, acredite, por mais que a gente espere que essas coisas não aconteçam, emergências acontecem e saem bem caro no exterior. Nós já passamos por isso e se não tivéssemos um seguro estávamos ferrados.

A maioria dos planos de seguro também dão assistência odontológica e auxílio em casos de voo cancelado, bagagens extraviadas e até mesmo para questões jurídicas.

Nós sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e os indicamos porque eles trabalham com boas seguradoras, facilitam o pagamento e ainda dão desconto para todos os nossos leitores.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

O que fazer no Porto: passeios e atrações na capital do norte de Portugal

1 – Cais da Ribeira

O Cais da Ribeira é o lugar mais charmoso do Porto. Localizado à beira do Rio Douro, é uma região perfeita para passear sem pressa, aproveitar o fim de tarde e tomar a uma bebida preferida apreciando o visual. À sua esquerda, a Ponte D. Luís tenta roubar a cena. À sua frente, será impossível não se encantar com o cenário de Vila Nova de Gaia, do outro lado da margem do rio.

Cais da Ribeira no Porto
Cais da Ribeira

Ao longo da orla você encontrará muitos bares e restaurantes, com um precinho mais elevado, é verdade. Mas para uma refeição mais simples pode até compensar. Ou então, você pode comprar o seu lanche, se sentar em algum banco e curtir o pôr do sol de um jeito mais barato.

3 – Ponte Dom Luís

É claro que a Ponte D. Luís merece um tópico só pra ela nessas dicas sobre o que fazer no Porto. Ela é um dos maiores pontos turísticos da cidade e um passeio que vale a pena colocar no roteiro. Afinal, ela liga Porto à Vila Nova de Gaia e você pode atravessá-la a pé, admirando todo o visual ao redor.

Ponte Dom Luís no Porto
Ponte Dom Luís

Para isso, certifique-se de fazer a travessia no último nível da ponte, reservado somente aos pedestres e à linha de metrô, e se deslumbre com o cenário do alto de 40 metros de altura.

No alto da Ponte Dom Luís no Porto
No alto da Ponte Dom Luís

3 – Vila Nova de Gaia

Chegamos ao outro lado da margem do Rio Douro. Vila Nova de Gaia é um passeio em Porto agradável e imperdível, até porque, é aqui que estão as famosas caves de vinho do Porto.

Vila Nova de Gaia
Vila Nova de Gaia

Reserve um tempo para conhecer essa região com calma. Visite o Mosteiro da Serra do Pilar, aproveite o mirante, caminhe sem pressa pelas ruas e se ainda sobrar tempo, dá até pra andar de teleférico.

4 – Jardins do Palácio de Cristal

Uma dica incrível do que fazer no Porto ao ar livre e sem gastar um tostão é visitar os Jardins do Palácio de Cristal. Mas não vá até esperando encontrar um palácio de verdade porque hoje em dia ele não existe mais.

No entanto, os jardins são lindos, bem cuidados e na área você também poderá passear pelo Parque Municipal e pelo Jardim dos Sentimentos. E para completar, a região ainda tem vista panorâmica para a cidade.

Jardins do Palácio de Cristal no Porto
Jardins do Palácio de Cristal

5 – Passeio de barco no Rio Douro

Há quem ame e há quem odeie, mas fazer um passeio de barco pelo Rio Douro é sempre uma das principais dicas do que fazer no Porto. O tour também é conhecido como Cruzeiro das 6 Pontes e o nome não é à toa, afinal, ele passa pelas pontes mais importantes do Porto.

Nós fizemos o passeio básico e gostamos, mas para deixá-lo mais especial, reserve o horário do fim de tarde. Se você pegar um dia de tempo aberto, verá um pôr do sol bem bonito de dentro do barco.

Passeio de barco no Rio Douro em Porto
Vista do Cruzeiro das 6 Pontes

6 – Torre dos Clérigos

Localizada na igreja de mesmo nome, a Torre dos Clérigos já foi a mais alta de Portugal e é uma das vistas panorâmicas mais procuradas no Porto. Para subi-la você fará um pouco de esforço, já que são mais de 200 degraus em espiral até o topo. Mas garantimos que vale o suor.

Vista da Torre dos Clérigos em Porto
Vista da Torre dos Clérigos

7 – Sé do Porto

A imponente Catedral da Sé fica na parte alta da cidade e justamente por isso o entorno da igreja reserva mirantes incríveis. Mas não é só isso. A fachada externa do templo religioso mais importante do Porto impressiona, toda em estilo romântico.

A entrada é gratuita, mas para entrar no claustro o ingresso custa 3€. Nós não fizemos essa visita mais completa, mas todo mundo que faz diz que vale a pena.

Catedral da Sé do Porto
Catedral da Sé do Porto

8 – Livraria Lello & Irmão

A Livraria Lello figurou uma das maiores lendas do mundo literário. Se você é fã de Harry Potter já deve ter ouvido por aí que a autora J.K Rowling se inspirou no lugar enquanto escrevia sobre o bruxo de óculos e cicatriz na testa.

No entanto, tudo não passa de um boato, e ela já afirmou que sequer pisou na livraria enquanto morava no Porto. Mas os fãs da saga não estão desamparados, já que há um free tour do Harry Potter na cidade.

Todo esse burburinho alavancou ainda mais a fama do lugar que, de fato, tem um conjunto arquitetônico que é um deleite aos olhos e um convite para uma visita. No entanto, a entrada é paga e custa 5€ por pessoa, valor que é descontado caso você compre algum livro. É importante frisar que hoje em dia a livraria fica bem cheia e costuma ter filas na porta.

Livraria Lello & Irmão
Livraria Lello & Irmão

9 – Casa da Música

A Casa da Música é uma sala de concertos, mas além disso, o que a torna ainda mais especial é o seu design um tanto quanto futurista e moderno. Mas o interior também não fica para trás e tem até uma sala revestida de azulejos portugueses com uma vista daquelas do Porto.

A melhor forma de conhecê-la é assistindo algum espetáculo, mas também há visita guiada pelo local.

Casa da Música no Porto
Casa da Música

10 – Fundação Serralves

Em um casarão típico dos anos 30 você encontrará a Fundação Serralves. Ela é a sede do Museu de Arte Contemporânea mais importante de Portugal e tem jardins tão bonitos que por vezes chamam mais atenção que o próprio museu.

Fundação Serralves (Foto: Get Your Guide)

11 – Igreja do Carmos e Igreja dos Carmelitas

As igrejas são sempre boas dicas do que fazer no Porto, principalmente pela arquitetura que elas costumam ter. A Igreja do Carmo e a Igreja dos Carmelitas não fogem desse padrão, porém, há algumas curiosidades sobre elas.

A primeira é que olhando de frente até parecem uma coisa só. Mas, na verdade se trata de duas igrejas diferentes separadas por uma Casa Escondida. Sim, entre elas há uma casa com pouco mais de um metro de largura que passa despercebida para muita gente.

O motivo da construção dessa casa foi porque durante uma época o Vaticano não permitia uma igreja ao lado da outra. Então, arranjaram a solução e colocaram entre elas a casa mais estreita do Porto e de Portugal. Nela residiram pessoas contratadas para trabalhar na Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

Agora, em relação às igrejas… bom, a Igreja do Carmo tem a lateral totalmente revestida de azulejos azuis, criando um cenário tão bonito que parece até que foi feito especialmente para ser fotografado. A Igreja dos Carmelitas é mais simples, mas também tem seus azulejos para contar história.

Nessa região também tem a praça da reitoria da Universidade do Porto, um edifício histórico em estilo neoclássico muito bonito, além de vários bares e restaurantes.

12 – Estação de São Bento

Outra dica de passeio no Porto é visitar a estação de São Bento. Essa é uma das estações de trem mais bonitas que nós já vimos e tem esse título por causa de uma parede de azulejos portugueses toda pintada. A riqueza de detalhes é tão grande que essa estação faz parte de todos os roteiros de free tour pela cidade.

Estação de São Bento no Porto
Estação de trem de São Bento

13 – Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados

A Praça da Liberdade é o coração da cidade. Ela fica na Avenida dos Aliados e conecta a área antiga do Porto à moderna.

Na praça tem uma estátua do rei Dom Pedro IV e nos arredores tem edifícios importantes, como o Banco de Portugal, a prefeitura e a Câmara dos Vereadores. Também há bares e restaurantes na região.

14 – Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa é considerado um dos monumentos históricos mais importantes de Portugal. Antigamente, esse era o local onde os comerciantes negociavam e hoje em dia é a sede da Associação Comercial do Porto. O local também sedia vários tipos de eventos.

Palácio da Bolsa
Palácio da Bolsa

15 – Cave de vinho do Porto

Visitar uma cave de vinho do Porto é um dos melhores passeios para se fazer no Porto e até mesmo quem não gosta de vinho costuma se surpreender.

A maioria delas estão em Vila Nova de Gaia e há caves centenárias e históricas. Nós vistamos a Cave Sandeman e adoramos o tour com degustação, mas há outras opções como a Graham’s, a Adega Cálem e a Burmester.

16 – Foz do Douro

É em um dos bairros mais nobres da cidade que você terá a oportunidade de ver o encontro do Rio Douro com o Oceano Atlântico, popularmente conhecido como Foz do Douro.

Infelizmente nós estivemos por lá em um dia chuvoso, frio e com muito vento, o que não favoreceu o cenário. Mas se você pesquisar fotos desse lugar, verá que é lindo!

Foz do Douro
Foz do Douro

17 – Matosinhos

Matosinhos é um distrito do Porto muito famoso pelo estilo praiano e pela qualidade dos frutos do mar, com destaque para a sardinha. Há vários restaurantes especializados no assunto, dos mais baratos aos mais caros, basta escolher o que melhor se encaixa no seu orçamento e ser feliz com o tradicional prato ou com lulas, camarões, bacalhau e outros tipos de peixes.

18 – Mercado Bom Sucesso e Mercado do Bolhão

Seguindo a linha das dicas gastronômicas do que fazer no Porto, encaixe na sua viagem uma passada no Mercado Bom Sucesso e/ou no Mercado do Bolhão. Ambos seguem o padrão mercado municipal de ser, no entanto, são bem diferentes entre si.

Enquanto o Bom Sucesso tem um ar mais gourmetizado, o Bolhão é totalmente tradicional. Mas nos dois lugares você encontrará comidas regionais, frutas, peixes e algumas opções de bares e restaurantes.

Mercado Bom Sucesso Porto
Mercado Bom Sucesso

19 – Rua de Santa Catarina

Com muito comércio, a Rua de Santa Catarina é uma das mais movimentadas do Porto. Ela é uma via só para pedestres e tem restaurantes, bares, cafeterias e lojas de todos os tipos. Inclusive, marcas famosas como a Zara estão por aqui.

Na rua você encontrará a Capela das Almas, uma das mais fotogênicas do Porto, com fachada revestida com mais de 15 mil azulejos azuis.

20 – Café Majestic

Uma sugestão do que fazer no Porto que une história e gastronomia é o Café Majestic. Com ares de Belle Époque, a cafeteria inaugurada nos anos 20 na Rua de Santa Catarina faz parte das veias da cidade e foi ponto de encontro de muitas figures ilustres. Seria algo meio que parecido com a Confeitaria Colombo do Rio de Janeiro ou o Café Tortoni de Buenos Aires.

Aliás, o Café Majestic, sim, tem ligação direta com o Harry Potter. Esse era um dos locais em que a escritora usava para escrever enquanto vivia no Porto.

Café Majestic no Porto
Fachada do Café Majestic

21 – Igreja de Santo Ildefonso e Praça da Batalha

A Igreja de Santo Ildefonso fica no final da Rua de Santa Catarina e assim como tantas outras, tem cerca de 11 mil azulejos portugueses na fachada representando passagens do Evangelho.

Nos arredores há a Praça da Batalha, que foi palco de acontecimentos históricos, como o final da Monarquia do Norte em 1919. Também é aqui que se encontra o Teatro Nacional São João, um símbolo no Porto.

Igreja de Santo Ildefonso
Igreja de Santo Ildefonso

22 – Gastronomia local

E não poderíamos deixar de colocar nessa lista a gastronomia do Porto. Em geral, a culinária portuguesa tira onda. Ponto.

Mas em uma viagem ao Porto, não hesite em experimentar bacalhau à de Gomes Sá, pastel de bacalhau (o nosso bolinho), francesinha, tripas à moda do Porto, caldo verde, sande de pernil, entre tantas outras delícias.

E para cair de boca – literalmente – no assunto, que tal um tour gastronômico na cidade incluindo algumas dessas iguarias e um bom vinho?

Francesinha, prato típico do Porto
Francesinha, prato típico do Porto

Hotéis no Porto, em Portugal

A região central é a melhor área para escolher uma hospedagem no Porto, principalmente nos arredores do Cais da Ribeira e da Baixa. Você estará perto de várias atrações, bons bares, restaurantes e, se ficar na Ribeira, ainda poderá contar com a vista do Rio Douro.

Na Ribeira, as opções com melhor custo x benefício são o Ribeira do Porto Hotel, Descobertas Boutique Hotel, Oporto Street Fonte Taurina e o Porto River, esses dois últimos com acomodações com vista para o Rio Douro. Há também o hotel cinco estrelas Pestana Vintage, que segue a linha diferenciada que a rede hoteleira oferece.

Oporto Street
Quarto do Oporto Street (Foto: Booking)

Na Baixa, os hotéis Chic & Basic Gravity, Axis Porto Club Aliados e The Editory Garden estão bem localizados e com ótimas avaliações, com nota acima de 9 no Booking. Para uma estadia com mais luxo, aposte no Torel Palace e no Casa da Companhia, que são de categoria cinco estrelas.

Outra área bem localizada é o Bonfim, que tem ares jovens, artísticos e hospedagens de qualidade com bons preços. Confira o Oca Oriental e o The Convo Porto Hotel.

Mas se você prefere hostel, os mais bem avaliados nessas três regiões do Porto são o The Passenger, o Rivoli e o Gallery Hostel.

Torel Palace
Torel Palace (Foto: Booking)

O que visitar nos arredores do Porto

Alguns destinos que estão próximos do Porto valem o passeio de um dia. Entre os mais famosos, destaca-se Aveiro – a Veneza Portuguesa -, com os passeios de moliceiro, os doces de ovos moles e a Praia de Costa Nova. A melhor forma de visitar aos dois lugares no mesmo dia é contratando um tour.

Aveiro em Portugal
Aveiro

Outra opção que também é muito procurada são os passeios até o Vale do Douro, a conceituada área de vinícolas de Portugal, perfeita para quem gosta de vinho. Você pode fazer até mesmo um cruzeiro de um dia pela capital do vinho.

Para quem gosta de lugares históricos, Guimarães é a cidade mais antiga do país e onde ele começou, já que é a terra natal do primeiro rei de Portugal. Não perca o Castelo de Guimarães, as ruas medievais e o centro histórico, que é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

E não podemos deixar de fora um bate e volta até Fátima para conhecer o famoso santuário e o maior centro religioso do país.

Castelo de Guimarães
Castelo de Guimarães (Foto: Civitatis)

Transporte no Porto: como se locomover na cidade

Porto é uma delícia para você explorar a pé. Mas em várias ocasiões será mais cômodo usar o transporte público. A boa notícia é que ele funciona super bem e conecta a cidade inteira.

O metrô tem 6 linhas e algumas funcionam 24h no sábado. Além disso, ele liga o aeroporto Francisco Sá Carneiro ao centro, de forma que se você não estiver com muita bagagem, dá pra usar tranquilamente. Do contrário, é válido contratar um serviço de transfer até o hotel.

Os ônibus também rodam Porto inteira e são ótimas opções para quando o metrô fechar a noite. Para fazer a dobradinha de ônibus + metrô vale a pena comprar o cartão Andante Tour, onde você terá transporte ilimitado no período de 24h por 7€ ou 72h por 15€. Não esqueça de validá-lo toda vez que entrar no transporte público.

Para quem quer mais comodidade, há o ônibus Hop on Hop Off, que circula pela cidade e faz paradas em várias atrações. Ele não faz muito o nosso estilo, mas vale a pena para muita gente. Outra sugestão para unir transporte e atrações turísticas é o Porto Card. Trata-se de um cartão que garante entrada livre em vários museus, descontos em alguns atrativos e acesso ilimitado ao transporte púbico.

Porto ainda conta com o funicular, que liga a parte baixa da cidade à alta, e o trem, que vai para destinos como Aveiro, Lisboa, entre outros. Há também táxi e Uber, que embora sejam mais caros, operam por todo o destino.

Nós não recomendamos o aluguel de carro. Você terá dificuldade para estacionar e em termos de deslocamento também não vale a pena. No entanto, se você pretende viajar com mais conforto pelo país, conhecendo outros destinos de Portugal, o carro já fica mais interessante. Nesse caso, dê uma olhada na RentCars, onde você pode pagar online, parcelado no cartão de crédito e sem a cobrança de IOF.

Quando ir ao Porto, Portugal

Porto é uma cidade que você pode visitar em qualquer época do ano. Para os amantes de sol e calor, o verão é a melhor época, principalmente entre os meses de julho e agosto. No entanto, se prepare para preços mais altos, reserve a hospedagem com antecedência e espere encontrar tudo bem cheio.

No inverno, entre dezembro e fevereiro, Porto tem clima ameno. Mas, não se assuste, porque o frio está longe de ser rigoroso como em outros destinos europeus. Para vocês terem uma ideia, sequer chega a nevar no Porto.

Para nós, as melhores épocas são sempre durante as estações intermediárias, ou seja, primavera e outono, de maio a junho e outubro a novembro, respectivamente. Apenas tenha em mente que novembro e dezembro já são considerados meses mais chuvosos.

Quantos dias ficar no Porto

Muitos lugares indicam 2 dias como suficientes para conhecer as principais atrações do Porto. Bom, é verdade que você consegue ver bastante coisa, no entanto, não terá tempo para aproveitar a cidade com a calma que ela merece.

Se possível, recomendamos pelo menos 3 dias no Porto, principalmente se você quiser curtir tranquilamente Vila Nova de Gaia e as caves de vinho do Porto. E caso queira fazer algum passeio de bate e volta, acrescente mais 1 dia ao roteiro.

Chip de internet internacional para usar em Portugal

A melhor forma de você não se preocupar com internet durante a sua viagem ao Porto e Portugal em si é já sair do Brasil com um chip de internet internacional. Nós recomendamos a America Chip, que trabalha com e-sim ou chip físico com 4G ilimitada a partir de 40 dólares e você pode pagar parcelado em até 6x no cartão.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras