Atualizado em

O Porto caiu no gosto do povo. Não é de hoje que a cidade do Norte de Portugal atrai turistas do mundo inteiro. Mas, ultimamente, o fluxo de viajantes tem sido cada vez maior. Também, pudera, já que o local é um misto de cultura, arquitetura deslumbrante, culinária boa e com preço justo e claro, aquele vinho de dar água na boca. Muitas reservam apenas 2 dias para desbravar seus encantos, mas nós fomos além. Ficamos 5 dias e nos apaixonamos por cada cantinho daquele lugar. Aliás, deu até pra fazer passeio de bate e volta, mas isso é assunto para um outro post. Então, confiram o que fazer em Porto e caprichem no roteiro!

Para facilitar a pesquisa e navegação de vocês, dividimos esse post em três blocos. Você pode clicar no que é mais do seu interesse ou então pode ler tudo aos pouquinhos. Mas, de antemão eu já aviso: todos valem muito a pena!

Culturais

Ao ar livre

Gastronômicos

Passeios culturais: o que fazer em Porto se você gosta de museus, história e monumentos históricos

1 – Livraria Lello & Irmão

A livraria que encantou J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter, certamente também vai te encantar. Suas escadas em espiral e todo o seu ambiente charmoso foram inspiração para a escritora descrever a Floreios e Borrões, livraria que os personagens da série frequentavam. Infelizmente a visita não é gratuita e para conhecer a Lello & Irmão por dentro é necessário pagar 5€. Este valor é descontado caso você compre algum livro, no entanto, nós fizemos apenas a visita e nem compramos nada. Vale ressaltar que hoje em dia o lugar fica beeem cheio e saga de verdade será conseguir uma foto sozinho nas escadas. rs

2 – Torre dos Clérigos

Localizada na igreja de mesmo nome, a Torre dos Clérigos já foi a mais alta de Portugal e é uma das vistas panorâmicas mais visitadas no Porto. Para subi-la é necessário um pouquinho de esforço, já que são 240 degraus em espiral até o topo. Nós suamos a camisa e chegamos lá, e em breve vamos contar nossa experiência aqui no blog.

Torre dos Clérigos
Dá pra ver a cidade toda do alto da Torre dos Clérigos

3 – Sé do Porto

Na parte alta da cidade se encontra a imponente Catedral da Sé do Porto. Além do monumento ser muito bonito e cheio de detalhes, o entorno da igreja reserva mirantes e vistas incríveis. Confesso não entramos no templo religioso, mas já vi várias fotos dela por dentro e realmente vale os 3 euros de entrada. O motivo da nossa “não visita” se deu simplesmente pelo fato de termos chegado lá após ela fechar. Acontece hehe…

Catedral da Sé do Porto
Catedral da Sé do Porto

4 – Casa da Música

A Casa da Música é uma sala de concertos, mas o que faz dela especial é a sua arquitetura um tanto quanto futurista e moderna. O seu interior também não fica pra trás e possui até mesmo um sala revestida de azulejos portugueses com uma vista daquelas da cidade. Acredito que a melhor forma de conhecê-la seja assistindo algum espetáculo, mas para quem quiser, também há visitas guiadas pelo local ao custo de 10€.

Casa da Música Porto
Casa da Música e sua arquitetura futurista

5 – Fundação Serralves

Em um casarão típico dos anos 30 se encontra a Fundação Serralves e é lá que funciona o Museu de Arte Contemporânea mais importante de Portugal – segundo alguns moradores locais nos informaram. Seus jardins são lindos e dizem que por vezes chama mais atenção que o próprio museu em si. Bom, eu não duvido nada. rs. Para informações sobre valores de entrada e horário de funcionamento eu sugiro que vocês deem uma olhadinha no site oficial.

Fundação Serralves
Fundação Serralves – Foto: www.serralves.pt

6 – Estação de Trem São Bento

Se um lugar como esse vira atração turística e sugestão do que fazer em Porto é porque de fato tem algo de especial. Depois de conhecer algumas estações de trem na Europa, a Estação São Bento é de longe uma das bonitas que eu já vi. O destaque especial fica para uma parede de azulejos portugueses toda pintada. A riqueza de detalhes é realmente impressionante!

Estação São Bento
Estação São Bento, uma das mais bonitas que eu já vi

7 – Igreja do Carmo e Universidade do Porto

Mais uma vez, aqui estão eles chamando a atenção e parando os transeuntes. Esses azulejos portugueses dão o que falar! Assim como em outro lugares do Porto, a Igreja do Carmo possui uma parede todinha deles. É tão perfeito que o cenário parece até montado estrategicamente para fotos! haha. Bem próximo se encontra a praça da reitoria da Universidade do Porto, um edifício histórico em estilo neoclássico muito bonito também. Aliás, essa região é bem legal e possui vários bares e restaurantes ao redor.

8 – Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa é a sede da Associação Comercial do Porto, mas antigamente era o local onde os comerciantes negociavam. Hoje em dia o edifício também sedia diversos tipos de eventos.

Palácio da Bolsa
Palácio da Bolsa

Passeios ao ar livre: dicas do que fazer em Porto para quem gosta de curtir o dia, a natureza e as paisagens a céu aberto na cidade

1 – Cais da Ribeira

Pra mim, o Cais da Ribeira é o lugar mais charmoso do Porto. É por ali, à beira do Rio Douro, que você sentirá um pouco da vibe gostosa da cidade. As pessoas costumam passar o fim de tarde pela orla, caminhando ou então tomando uma bebida e apreciando o visual. Aliás, a vista dessa região é linda! À sua frente, tem Vila Nova de Gaia e à esquerda, a Ponte Dom Luís. Há muitos bares e restaurantes ao longo do caminho. É claro que os preços são mais elevados nessa área, mas, de verdade? Vale pelo menos uma vez sentar em um barzinho e curtir o pôr do sol. Nos outros dias você pode comprar sua bebida, seu lanche e sentar em algum banquinho, mesmo rs. Enfim, só indo pra entender.

Cais da Ribeira
Curtir uma tarde no Cais da Ribeira é uma das melhores dicas do que fazer em Porto

2 – Ponte Dom Luís

É claro que a Ponte Dom Luís não ficaria de fora dessa lista! Um dos maiores pontos turísticos do Porto tem razões mais que especiais para ser um dos passeios mais indicados na cidade. Ué, mas como assim, Dhebora? Não é somente vê-la e tá bom? Não, mesmo! O mais legal dessa ponte é que é possível atravessá-la a pé até Vila Nova de Gaia. Mas a graça disso está em fazer essa travessia no seu último nível, onde somente pedestres e a linha de metrô passam. Quem tem medo de altura pode até se incomodar um pouco, até porque são mais de 40 metros de altura, mas a vista lá de cima vale cada centímetro!

3 – Vila Nova de Gaia

E do outro lado do Rio Douro está Vila Nova de Gaia. Passeio super imperdível em Porto, é lá que se encontram as famosas caves de vinho do Porto. Nós conhecemos a Sandeman e em breve contaremos aqui como foi a nossa degustação.

Vila Nova de Gaia Porto
Vista para a cidade do Porto

Vila Nova de Gaia é uma delícia e eu recomendo que você passe um tempinho por lá. Caminhe por suas ruas, coma em algum restaurante, aprecie a vista do Porto e curta alguns mirantes. Uma dica bem legal é após a atravessar a ponte a pé, siga em direção ao Mosteiro da Serra do Pilar. Foi uma das vistas mais bonitas que tivemos por lá. Logo, logo também faremos um post aqui falando um pouquinho mais sobre Vila Nova de Gaia.

4 – Jardins do Palácio de Cristal, Parque Municipal e Jardim dos Sentimentos

O Jardim do Palácio de Cristal foi o primeiro lugar que nós visitamos quando chegamos no Porto. Eu não esperava tanto e acabei me apaixonando pelo passeio! Quem vai até lá esperando encontrar um palácio de fato pode se frustrar. Hoje em dia não tem mais palácio, mas os jardins continuam lindos e muito bem cuidados!

Jardins do Palácio de Cristal Porto
Jardins do Palácio de Cristal

Por ali também tem o Parque Municipal e o Jardim dos Sentimentos. Esse último certamente mexe com qualquer um. Ô lugar pra ter vista bonita, viu?

Jardins do Palácio de Cristal Porto
Vista para a cidade

5 – Foz do Douro

É em um dos bairros mais nobres da cidade que você terá a oportunidade de ver o encontro do Rio Douro com o Oceano Atlântico, popularmente conhecido como Foz do Douro. Infelizmente estivemos por lá em dia chuvoso, com muito vento e um tanto quanto frio, diga-se de passagem. As ondas batiam tão forte na orla que dependendo de onde estivéssemos poderia rolar até alguns respingos.

7 – Passeio de barco pelo Rio Douro

Há quem ame, há quem odeie e no meio disso tudo, tem a gente aqui. rs. Apesar de alguns acharem caro e sem graça, nós super indicamos fazer um passeio de barco pelo Rio Douro. O passeio é conhecido como Cruzeiro das 6 Pontes e além de navegar por uma parte do Douro, passa pelas pontes mais importantes da cidade. O visual é bem bonito e a dica especial é para reservar o fim de tarde para esse momento. Nós fizemos isso e foi incrível!

DICA EXTRA DE PASSEIO AO AR LIVRE EM PORTO

Uma dica legal do que fazer em Porto se você tem dias extras na cidade é encaixar um bate e volta até Aveiro. Nós tiramos um dia pra isso e contamos tudo em um post especial com sugestões do que fazer em Aveiro. =)

Passeios Gastronômicos: o que fazer em Porto para quem não abre mão desse momento sagrado

1 – Mercado Bom Sucesso e Mercado do Bolhão

Quem gosta de uma boa gastronomia certamente não estará desamparado. Se tem um lugar onde se come muito bem a preços modestos, esse lugar é Porto! Duas dicas bem legais são conhecer o Mercado Bom Sucesso e o Mercado do Bolhão. Ambos fazem aquele estilo mercado municipal de ser, no entanto, são bem diferentes entre si. Enquanto o Bom Sucesso tem um certo ar gourmetizado, o Bolhão é totalmente tradicional. Nos dois você entrará comidas regionais, frutas, peixes e algumas opções de bares e restaurantes.

Mercado Bom Sucesso Porto
Mercado Bom Sucesso Porto

2 – Frutos do mar em Matosinhos

É em Matosinhos, distrito do Porto, que você encontrará a tradicional Sardinha do Porto. Os outros frutos do mar também são muito famosos por lá, afinal, estamos à beira mar, terra de pescadores, de vida praiana e até mesmo de coberturas com vistas à lá Zona Sul do Rio. Existem diversos restaurantes, dos mais baratos aos mais caros, basta escolher um de acordo com o seu bolso e fazer às honras.

Porto Portugal
Sardinha em Matosinhos

3 – Vinho do Porto

Será que estar no Porto e não provar um vinho do Porto pode ser considerado um pecado? Para a maioria dos Portenhos, sim. Ou seja, na dúvida, não arrisque e prove pelo menos uma tacinha. Até mesmo quem não gosta de vinho costuma se surpreender. Além de beber uma tacinha ou outra em vários restaurantes, também tomamos o Vinho do Porto na Cave Sandeman, onde fizemos um tour com direito a degustação no final.

Cave Sandeman Porto
Vinho do Porto, difícil provar uma só

4 – Francesinha, pastel de bacalhau e todas as outras variações possíveis de bacalhau

A culinária portuguesa tira onda. Ponto. Eu poderia resumir esse parágrafo assim, mas vou deixar algumas fotos que são autoexplicativas por si só. haha.

Porto Portugal
Francesinha do Porto

Por fim, Porto é incrível! É uma cidade que merece ser visitada com calma e com certeza você não irá se arrepender! =)

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros ou com a Seguros Promo e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment