Atualizado em 13 de agosto de 2020

Se tem uma coisa que vale a pena investir na Toscana é na comida – além do vinho, é claro. No geral, por menor que seja a cidade, sempre terão ótimos lugares para fazer uma boa refeição. Se tratando da Capital da Toscana, então, nem se fala! O que não falta são opções capazes de deixar qualquer um com água na boca. Listamos nesse post dicas de onde comer em Florença. São 5 restaurantes testados e aprovados por nós. Deguste!

Onde comer em Florença: 5 restaurantes para o seu roteiro

1 – La Gratella, uma das melhores dicas de onde comer em Florença

Encabeçando a nossa lista com dicas de onde comer em Florença está o La Gratella. O motivo dele estar em primeiro lugar é simples: a Bisteca à Fiorentina.

O famoso Filé da Toscana é um dos pratos mais típicos da região e apesar de não ser tão barato, jamais sairíamos de lá sem experimentá-lo. A escolha do restaurante se deu pela indicação do Hotel Panamá, onde passamos nossa última noite na cidade.

Bisteca La Gratella, dica de onde comer em Florença
A dita e cuja! Me emociono só de lembrar! haha

O restaurante fica lotado e por isso o ideal é que você faça uma reserva. Chegamos lá por volta das 20 horas, em um grupo de 5 pessoas, e esperamos cerca de 30 minutos por uma mesa. A conta total deu 135€ e obviamente o prato mais caro foi a La Classica Fiorentina – bisteca, para os mais íntimos. A maioria dos itens do cardápio possuem preços bem justos e o atendimento foi bastante cordial.

Outra sugestão legal de onde provar a típica bisteca da região não fica exatamente em Florença, mas em Chianti, uma cidade bem pertinho, na Officina della Bistecca. O lugar possui mais de 250 anos de história e a trabalha de forma artesanal até hoje em dia.

2 – Trattoria Casalinga, um clássico restaurante em Florença

Em segundo lugar elegemos a Trattoria Casalinga como um dos restaurantes que nós mais curtimos em Florença. E mais uma vez, essa também foi uma dica certa, só que do nosso guia Gustavo, enquanto fazíamos um roteiro a pé pela cidade. (Veja mais em O que fazer em Florença em um roteiro a pé pela cidade)

Trattoria Casalinga

A trattoria é bem típica e clássica, e era exatamente isso o que estávamos procurando. Queríamos um lugar fora da rota turística e que fosse bastante frequentado por locais. Nem preciso dizer que deu certinho, né? Eu fui no clássico Spaghetti alla bolognese e o Rafael pediu um Filé com batatas. Ambos estavam uma delícia! Vale a máxima de fazer uma reserva pois o lugar fica bem cheio na hora do almoço.

3 – Buca Niccolini, opção com bom custo x benefício perto da Dumo de Florença

De todos os restaurantes em Florença, o Buca Niccolini foi o único que nós fomos sem indicação nenhuma. Tínhamos acabado de chegar na cidade, deixamos as malas no apartamento onde estávamos hospedados e saímos cheios de fome procurando um lugar para comer. Diante do fato de estarmos pertinho da Duomo di Firenze, esse restaurante foi um achado. Ambiente agradável e preço ok para o burburinho turístico.

Pedimos uma Bisteca que já vinha com umas batatinhas e umas batatas fritas extras para complementar. O prato pra um serviu facilmente nós dois.

DICA DE HOSPEDAGEM EM FLORENÇA

Durante nossos dias na cidade ficamos hospedados no Firenze Duomo, um apartamento bem pertinho da Duomo de Florença. Só descíamos as escadas e já estávamos de cara para ela. Foi ótimo porque além dele ser super bem localizado, ainda era todo completo e bem confortável. Em nosso último dia em Florença ficamos hospedados em no Hotel Panamá que, embora seja um pouco mais distante do centrinho turístico, nos serviu muito bem para apenas uma noite.

4 – Le Fonticine

O Le Fonticine foi mais uma indicação do Hotel Panamá. Desta vez, como o restaurante era enorme, não enfrentamos nenhum tipo de fila. Pedimos um Linguini com bacalhau que estava muito gostoso! Só fiquei chateada porque pedi queijo ralado pro garçom e ele não queria me trazer, alegando que não combinava com frutos do mar. Eu hein, me deixa! haha. Mas no fim das contas ele trouxe e ficamos amigos de novo.

Como de costume, os pratos de massa possuem preços bem atrativos, enquanto os de carne são um pouquinhos mais caros. Mas ainda assim, a conta não foi algo muito absurdo. Até porque, estávamos em 5, pedimos bastante coisa e até mesmo sobremesa.

Le Fonticini
Nossa continha no Le Fonticini

5 – Mercado Central de Florença

A quinta dica não é um restaurante em si, e sim vários lugares para comer. Infelizmente visitamos o Mercado Central de Florença somente no nosso dia de ir embora e acabamos nem comendo nada por lá. Mas no entanto, eu adorei as opções de restaurantes do mercado e achei os preços bastante convidativos. Acredito que valha reservar uma tarde para pelo menos um lanchinho.

VEJA TAMBÉM:

-O que fazer em Florença em um roteiro a pé pela cidade
-Roteiro na Toscana: 3 sugestões para quem vai pela primeira vez
-O que fazer em Siena: 6 passeios imperdíveis e 2 dias extras
-Dolomitas, tudo o que você precisa saber sobre essa região dos Alpes Italianos

Dica extra de onde comer em Florença

Coma um gelato em Florença! Aliás, como um gelato em qualquer cidade italiana! rs. Sei que essa dica é um pouco manjada, mas sempre vale reforçar. Nós comemos vários e acabamos não anotando o nome de nenhuma sorveteria. Mas mesmo assim, finalizo com essa foto só para te deixar com água na boca!

Gelato Italiano
Gelato de Nutella

E aí? Tem mais dicas de onde comer em Florença? Deixa um comentário e conta pra gente!

VOCÊ SABIA QUE O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO PARA QUEM VISITA A ITÁLIA? Embora muitos não saibam, para entrar em grande parte dos países europeus é necessário um seguro viagem com apólice de no mínimo 30 mil euros. Sempre compramos os nossos através da Real Seguros e por confiarmos no trabalho deles, eles viraram parceiros aqui do blog. Leitor do Carioca tem desconto em todos os seguros oferecidos!Tire todas as suas dúvidas no post Seguro Viagem Europa: é necessário? Quanto custa? Como comprar barato?

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras