Atualizado em 12 de setembro de 2020

Com água azul-turquesa, o Lago di Dobbiaco é um dos mais visitados na região de Val Pusteria, nos Alpes Italianos. Situado entre dois parques naturais, o lago é um reduto perfeito da fauna e flora locais. E para completar o cenário, as montanhas ao fundo são um convite à contemplação ou até mesmo a um passeio de fim de tarde, algo bem típico dos moradores locais.

Lago di Dobbiaco
Lago di Dobbiaco

O Lago di Dobbiaco

Localizado nas Dolomitas da Itália, o Lago di Dobbiaco fica no vilarejo de mesmo nome, entre os parques naturais Tre Cime di Lavaredo e Fanes-Senes Braies.

Estradinha próxima ao lago

Também chamado de Toblacher See em alemão, o lago é uma reserva natural para aves migratórias raras, ainda mais durante a primavera e o outono. A propósito, o idioma alemão é muito presente nessa área conhecida como Trentino-Alto Ádige, então, não se assuste ao avistar placas em alemão.

Lago Dobbiaco

Com cerca de 4,5 km de costa, o Lago di Dobbiaco também foi um ponto estratégico durante a Segunda Guerra Mundial. Ao seu redor, Mussolini construiu 5 bunkers para proteger as estradas da Itália, o que tornou o lago uma parte da histórica Parede Alpina italiana.

O que fazer no Lago di Dobbiaco

Banhado pelo Rio Renza, o lago não é muito fundo e possui apenas 3,5 metros de profundidade. No entanto, isso não impede que barcos à remo e pedalinhos preencham suas águas durante as épocas mais quentes do ano. No verão, então, nem se fala!

Além disso, o mergulho também está liberado, embora algumas pessoas afirmem que não é tão seguro assim. Mas com uma água bonita dessas, quem é que não quer se banhar? Nós não entramos porque estava muito frio, mas caso você resolva entrar no lago, procure seu ponto mais seguro, ok?

Lago di Dobbiaco
Águas claras do Lago di Dobbiaco

Por outro lado, durante o inverno o Lago di Dobbiaco congela e vira uma pista perfeita para esportes de neve como patinação no gelo e curling. Aliás, há uma famosa pista de esqui cross-country no seu entorno.

Bem à beira do lago há um restaurante chamado Seerestaurant, mas ele estava fechado durante a nossa visita. Mas deve ser uma delícia almoçar com esse visual!

Restaurante no Lago di Dobbiaco

O Lago di Dobbiaco possui uma trilha com cerca de 2 km de extensão, onde você pode fazer uma leve caminhada. Ao longo do caminho há painéis informativos explicando tudo sobre o lugar. O trajeto é bem fácil, de forma que pode ser feito por crianças e idosos numa boa.

Bem próximo ao lago também há um camping, um hotel e cabanas com vistas incríveis para alugar – algumas possuem até paredes de vidro! Confesso que fiquei com vontade de passar uns dias por ali. Rs

Lago di Dobbiaco
Hotel na beira do lago

Como chegar no Lago di Dobbiaco

Do centro do vilarejo de Dobbiaco até o Lago di Dobbiaco são pouco mais de 5 minutos de carro, cerca de 3 km de distância. Porém, muitas pessoas que se hospedam na cidade aproveitam para fazer uma caminhada do centro até o lago. Os ônibus da linha Südtirol Alto Adige 444 e 445 também fazem o mesmo percurso de 4 em 4 horas.

Outra rota muito utilizada é sair de Cortina d’Ampezzo, uma das melhores cidades para você utilizar como base para conhecer as Dolomitas, e seguir em direção ao lago. Como estávamos hospedados por lá e com um carro alugado, aproveitamos para conhecer outros lagos que contaremos mais abaixo. Nós alugamos o carro pela RentCars, ainda no Brasil, e fizemos o pagamento parcelado no cartão de crédito sem a cobrança de IOF.

De Cortina d’Ampezzo até o Lago di Dobbiaco são 30 minutos de carro pela SS51, a cinematográfica Strada Statale 51 di Alemagna, e não há pedágios pelo caminho. Também há o ônibus da linha Südtirol Alto Adige 445 fazendo o percurso entre os dois lugares de 4 em 4 horas. Além dessas opções, a Cortina Express faz a rota Cortina x San Candido com parada no Lago di Dobbiaco. Caso você vá de carro, há um estacionamento bem perto.

Pelo caminho, o Lago di Landro

O bom de fazer esse passeio com um carro alugado é que você pode aproveitar para conhecer outros lugares magníficos pelo caminho, no seu tempo e ritmo.

A menos de 10 minutos de distância do Lago di Dobbiaco você encontrará o Lago di Landro, outra joia dessa região.

Lago di Landro
Lago di Landro

O Lago di Landro faz parte do Parque Natural Tre Cime di Lavaredo e possui uma vista incrível para o monte Cristallo. Ele é considerado um dos lagos mais altos dos Alpes Italianos e da Europa no geral, com 1.400 metros de altitude, e é ponto de partida de trilhas importantes, como o trekking para o Monte Piano e para o Rifugio Antonio Locatelli. Além disso, também é nele que se inicia a Via nº 6, um trecho que leva até o Valle della Rienza, uma das áreas de escalada mais procuradas nessa localidade.

Uma curiosidade sobre o Lago di Landro é que apesar da sua altitude, suas águas são as menos frias de toda essa área, mesmo atingindo quase 4 metros de profundidade. É por essas e outras que os italianos lotam a pequena praia de cascalho que fica em sua parte norte.

É uma delícia caminhar ao seu redor e sentar em um dos banquinhos para apreciar a paisagem. No nosso caso, como o lago já estava com uma camada de gelo por cima, ficamos igual duas crianças brincando de jogar pedrinhas. Rs.

Há um estacionamento ao seu redor e do outro lado da margem há um restaurante.

De Dobbiaco ao Lago di Braies

Se você quiser continuar o seu passeio conhecendo outros lagos das Dolomitas, recomendamos que siga viagem por mais 20 minutos de carro até o icônico Lago di Braies.

Lago di Braies
Lago di Braies

Considerado por muitos o lago mais bonito dos Alpes da Itália, o Lago di Braies está a menos de 20 km do Lago di Dobbiaco. Se você está de carro, basta seguir pela SS51 e em seguida pegar a SS49. Após alguns minutos de estrada você deverá pegar a via Frazione Braies di Fuori e então a Località Braies di Dentro. Mas tenha em mente que durante algumas épocas do ano essas vias podem estar restritas aos automóveis. Explicamos tudo direitinho nesse post super completo sobre o Lago di Braies.

Por outro lado, o caminho de transporte público também não é difícil. Saindo do Lago di Dobbiaco você deverá pegar a linha Südtirol Alto Adige 444 ou 445 até a estação de ônibus de Dobbiaco. Em seguida, deverá fazer uma baldeação e pegar a linha Südtirol Alto Adige 442 até o Lago di Braies. Todo esse trajeto dura cerca de 1h15min.

Onde se hospedar na região

Os hotéis mais bem avaliados próximos ao Lago di Dobbiaco são o Skyviews Chalets, Natura Boutique Chalet, Hotel Laurin e Tubla. Todos possuem localização privilegiada, com vistas panorâmicas e serviço de qualidade.

Nós optamos por nos hospedar em Cortina d’Ampezzo e conhecer o Lago di Dobbiaco em um passeio de bate e volta, e achamos que valeu a pena. Ficamos em um apartamento maravilhoso com vista para as montanhas e você pode conferi-lo aqui.

Nós alugamos através do Airbnb e com esse link aqui nós te damos até 350 reais de desconto na sua primeira reserva pela plataforma. Porém, no Booking, um dos maiores sites de reserva de hotéis no mundo, você também encontra muitas opções interessantes em Cortina d’Ampezzo e algumas oferecem até mesmo o cancelamento gratuito.

Clique aqui caso você queira dar uma olhada em todos os hotéis disponíveis no vilarejo de Dobbiaco.

Outros passeios para você fazer nos arredores

Aproveite a sua viagem para conhecer a cidade de Bolzano, uma das maiores e mais importantes da região, e visite também o Val di Funes, o vale mais fotogênico da Itália.

Val di Funes Tirol do Sul Dolomitas
Val di Funes

Leia sobre outros destinos na Itália:

Conheça o Lago Misurina, um lago alpino cheio de lendas

Visite Trento, uma histórica cidade dos Alpes da Itália

Se encante com Riva del Garda e o Lago di Garda, o maior lago italiano

Confira um roteiro para aproveitar uma conexão em Roma

Não esqueça do seu Seguro Viagem Internacional

Como o Seguro Viagem Internacional é obrigatório para todo brasileiro que viaja para a Itália, não esqueça de contratar o seu antes de viajar. Além do mais, é o seguro viagem que te dará cobertura caso você precise de qualquer tipo de atendimento médico de urgência. Aliás, alguns seguros são tão completos que também oferecem auxílio em caso de voo cancelado e bagagem extraviada e até mesmo auxílio fiança.

Para contratar um seguro viagem de qualidade, recomendamos a Real Seguros. Eles trabalham com as melhores seguradoras e sempre possuem boas ofertas. Por isso, sempre fechamos com eles e como eles se tornaram parceiros aqui do Carioca, todos os nossos leitores têm desconto em todo o site.

Pegue aqui o seu desconto de seguro viagem e parcele em até 12x no cartão de crédito =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb e ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.