Atualizado em

Dois vilarejos de contos de fadas. Assim se parecem San Martino di Castrozza e Fiera di Primiero, nas Dolomitas. Localizados no Norte da Itália, nos Alpes Italianos, embora pequenas, as duas cidades atraem diversos turistas em busca de natureza e aventura, principalmente no inverno. Totalmente rodeadas por belas montanhas, confesso que é bem difícil não se apaixonar com cada cantinho por lá, por menor que ele seja. Confira tudo o que fazer em San Martino di Castrozza e Fiera de Primiero!

Como chegar em San Martino di Castrozza e Fiera di Primiero

Fiera di Primiero e San Martino di Castrozza são muito próximas uma da outra, totalizando mais ou menos 13 km de distância entre elas. Como as duas são cidades pequenas, não contam com aeroporto. Os mais próximos são o de Veneza, distante cerca de 130 km de Fiera e 142 km de San Martino, e o de Treviso (96 km e 110 km), que recebe apenas voos low costs. Como também não há trens, a melhor forma de fazer esse deslocamento é de carro, no entanto, há um ônibus da empresa Brusutti que faz o trajeto direto em torno de 3h30min para os dois destinos, saindo tanto de Veneza como de Treviso.

Como nós já estávamos fazendo uma viagem de carro pelas Dolomitas, visitamos Fiera di Primiero e San Martino di Castrozza após passarmos uns dias em Trento e, em seguida, seguimos em direção à Cortina d’Ampezzo.


(Você poder ver o nosso roteiro dia-a-dia pelas Dolomitas clicando aqui)

DICA DE ALUGUEL DE CARRO:

Alugamos o nosso através da RentCars e assim como das outras vezes em que fechamos com eles, deu tudo certo. Fizemos a reserva ainda no Brasil e pagamos online, de forma parcelada e sem cobrança de IOF.

O que fazer em Fiera di Primiero

Fiera di Primiero é bem pequenina e conta com pouco mais de 500 habitantes. Como um autêntico vilarejo de montanha, tem tudo o que faz parte desse cenário: arquitetura alpina, culinária típica, hotéis charmosos e neve. Tudo bem que para usufruir da neve, de fato, você deverá subir até San Martino di Castrozza, mas falaremos disso mais pra frente.

Parco Vallombrosa em Fiera di Primiero
Entre o Parco Vallombrosa e o rio que passa em Fiera di Primiero

Na Via Giuseppe Garibaldi, a principal da cidade, você encontrará diversas lojas, restaurantes e bares. Ao seu final se encontra a Piazza Cesare Battisti com seu ponto turístico principal, a Chiesa della Madonna dell’Aiuto. Quem curte museu pode caminhar mais um pouco até a Piazzeta del Dazio para conhecer o Palazzo delle Minere e seu acervo etnográfico. Além disso, o edifício tem história, já que foi moradia do juiz de mineração de Primiero durante o auge da era prata e do cobre, na época Império dos Habsburgo. (saiba mais sobre a Dinastia Habsburgo no post sobre o Palácio Schönbrunn, em Viena)

Piazza Cesare Battisti em Fiera di Primiero
Piazza Cesare Battisti em Fiera di Primiero

Ainda em Fiera, não deixe de conhecer o Parco Vallombrosa, um lindo parque com vista para a cadeia montanhosa. Além de área para caminhada e parquinho infantil, o lugar tem um sonzinho especial, feito pelas águas do rio que correm logo ao lado. Bem pertinho dali tem um ponte para pedestres super fofa onde você pode fazer aquela foto com plano de fundo. 😉

Onde ficar em Fiera di Primiero

Se você pretende se hospedar em Fiera di Primiero, confira os hotéis MinaVill La Casa Sulle, Affittacamere Villa Sole e Hotel Castel Pietra, que possuem conforto e tarifas amigáveis. Em contrapartida, se você quer uma pouco mais sofisticação, o Brunet The Dolomites Resort e o Hotel Mirabello são mais indicados. Todavia, a cidade conta com diversos apartamentos no AirBnb que podem ser boas opções caso você goste de sentir em casa enquanto viaja. Aliás, nós ainda te damos até 179 reais de desconto na sua primeira reserva na plataforma.

NÃO ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO PARA VISITAR A ITÁLIA!

Assim como em vários outros países da Europa, o seguro viagem internacional é obrigatório para os brasileiros que viajam para a Itália. Apesar de muita gente não saber, para entrar no país é necessário um seguro com apólice de no mínimo 30 mil euros. Além da questão legal em si, com o seguro viagem você terá assistência médica caso precise, entre outras coberturas, como em caso de extravio de bagagem e voos cancelado. Sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e os indicamos porque possuem excelentes tarifas, permitem o parcelamento no cartão de crédito e ainda dão descontos.

PEGUE SEU DESCONTO DE SEGURO VIAGEM NA REAL SEGUROS

O que fazer em San Martino di Castrozza

Subindo um pouco mais os Alpes Italianos, a 20 minutos de carro de Fiera di Primiero, se encontra San Martino di Castrozza. Com mais de 60 km de pistas de esqui dentro do Parque Nacional Paneveggio, o pequeno vilarejo é um dos destinos de inverno mais importantes da Itália.

San Martino di Castrozza
San Martino di Castrozza

O complexo de neve de San Martino é enorme e ao todo são 23 lifts, 24 pistas de esqui, além das outras 12 disponíveis no Passo Role, o passo de montanha que conecta os vales de Fimme e Primiero à San Martino di Castrozza e Fiera di Primiero, além de outras pequenas cidades. Ainda há dois parques de neve e também duas escolas de esqui. Vale ressaltar que toda essa área faz parte do Dolomiti Superski, a maior área de esqui das Dolomitas, que engloba outras regiões como Alpe di Siusi, Cortina d’Ampezzo, Carezza, Alta Badia, entre outras, e tem 1.200 km de pistas de todos os níveis. Durante o inverno há o serviço de Skibus ligando as cidades de Fiera e San Martino e você pode consultar maiores informações aqui.

San Martino di Castrozza
San Martino – Passo Rolle Foto: www.visittrentino.info

Caminhadas, trekkings, florestas, malgas e um vilarejo pra chamar de seu

Os que não querem praticar esportes de neve podem aproveitar para conhecer o Parco Naturale di Pannevegio. Conhecido como Floresta dos Violinos, dizem que Stradivari fabricava seus famosos violinos com a madeira das árvores do parque. Lá dentro é possível fazer caminhadas e trilhas ou então, você pode somente apreciar o visual.

San Martino di Castrozza
Floresta dos Violinos – Foto: www.visittrentino.info

Também não deixe de conhecer alguma malga. Tratam-se de casas típicas, de gerência familiar, que normalmente estão localizadas nas montanhas. A maioria delas conta com restaurante e também com hospedagem. Duas muitos indicadas são Malga Crel e Malga Ces, e você pode chegar até elas por trilha, carro ou ônibus. Além disso, também vale visitar algum refúgio de montanha. Em San Martino di Castrozza em si nós não visitamos nenhum, mas fizemos a trilha Giro delle Torri saindo do Rifugio 5 Torri e fomos até o Rifugio Auronzo e Tre Cime di Lavaredo, ambos em Cortina d’Ampezzo.

Além disso tudo, San Martino é aconchegante, com pequenas ruas, muitas montanhas e naturezas. A cidade também conta com diversos restaurantes e bares, além de lojas de todos os tipos, mas principalmente de roupas de neve.

Onde ficar em San Martino di Castrozza

San Martino di Castrozza conta com uma boa rede hoteleira, no entanto, os preços são um pouco mais elevados. Alguns hotéis com bom custo x benefício são o Park Hotel Miramonti, Sporting Aparthotel e o Hotel Belvedere. Para quem prefere se hospedar em locais mais estrelados, a cidade possui os 4 estrelas Hotel Colbricon Beauty & Relax, Hotel Regina e Hotel Savoia. De qualquer forma, San Martino possui diversos apartamentos cadastrados e bem avaliados no AirBnb. Ou seja, essa pode ser uma boa opção para economizar. (não esqueça de pegar o seu desconto na plataforma!)

Daqui pra onde?

Que tal estender a sua viagem e conhecer outros lugares incríveis nas Dolomitas? Para uma viagem mais rápida, você pode ir até o Lago di Alleghe, em Allegue. A cidade também é bem pequena e assim como Fiera di Primiero e San Martino di Castrozza, fica aos pés das montanhas. Há um calçadão com um lindo lago onde você pode passear e curtir o dia. Também tem um teleférico por lá para aqueles que gostam de ver a cidade do alto.

Lago di Alleghe nas Dolomitas na Itália
Lago di Alleghe

Duas outras opções legais porém um pouco mais distantes são Bolzano e Cortina d’Ampezzo. Enquanto Bolzano é um pouco maior e está a cerca de 77 km de distância, Cortina d’Ampezzo mantém suas raízes alpinas – não é a toa que é chamada de Rainha das Dolomitas -, e está a 88 km de San Martino. Mas, se possível, não escolha apenas uma e tente fazer um super roteiro incluindo vários vilarejos das Dolomitas. Te garanto que você vai se apaixonar!

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment