Atualizado em 26 de abril de 2023

San Martino di Castrozza e Fiera di Primiero mais parecem dois vilarejos de contos de fadas. Localizados nos Alpes Italianos, ambos os lugares ignoram por completo o fato de serem pequenos e atraem muitos turistas em busca de natureza e aventura, principalmente no inverno.

Cercados pelas belas montanhas italianas, os vilarejos são apaixonantes e encantam com seus estilos alpinos cheios de charme em qualquer época do ano.

Como chegar e se deslocar por San Martino di Castrozza e Fiera di Primiero

Fiera di Primiero e San Martino di Castrozza são duas cidades bem próximas localizadas nas Dolomitas (Alpes da Itália) e apenas 13km as separam. Como ambas são pequeninas, nem contem com aeroporto para chegar, de forma que os mais próximos são o de Veneza e Treviso.

Fiera di Primiero fica antes de San Martino di Castrozza. De Veneza até lá são cerca de 130km de distância, enquanto de Treviso são 96km.

Também não há estação de trem nas cidades, o que significa que a melhor forma de chegar e se deslocar por San Martino di Castrozza e Fiera di Primiero é de carro. Nós alugamos um carro para conhecer toda essa região e foi a melhor escolha que fizemos. Se você também pretende fazer o mesmo, recomendamos a RentCars, onde você consegue pagar online parcelado no cartão de crédito e sem a cobrança de IOF.

Já para aqueles que não dirigem a melhor opção é pegar um ônibus da empresa Brusutti saindo de Veneza até as cidades. O trajeto dura em torno de 3h30min, custa em média uns 10€ e você deverá comprar a passagem para o trecho Veneza – Canazei.

San Martino di Castrozza
Um pedacinho de San Martino di Castrozza

O que fazer em Fiera di Primiero

Fiera di Primiero é bem pequenininha e conta com pouco mais de 500 habitantes. Como um autêntico vilarejo de montanha, a cidade tem todas as características que fazem parte desse cenário.

Arquitetura alpina, culinária típica, hotéis charmosos e neve compõe perfeitamente o visual dessa charmosa cidade italiana. Tudo bem que para curtir a neve, ou melhor, os esportes de neve, você deverá subir até San Martino di Castrozza, mas falaremos disso mais pra frente.

Fiera di Primiero
Parque em Fiera di Primiero

Na Via Giuseppe Garibaldi, a principal rua local, você encontrará diversas lojas, bares e restaurantes. Ao seu final há a Piazza Cesare Battisti e a Chiesa della Madonna Dell’Aiuto, uma das principais atrações de Fiera di Primiero.

Piazza Cesare Battisti em Fiera di Primiero
Piazza Cesare

Se você gosta de museus, caminhe mais um pouco até a Piazzeta del Dazio, onde tem o Palazzo delle Minere com um bom acervo etnográfico. Mas além do museu, o edifício por si só já tem história. Ele foi a moradia do juiz de mineração de Primiero durante o auge da prata e do cobre, na era do Império dos Habsburgo da Áustria.

Parco Vallombrosa

Ainda em Fiera di Primiero, não deixe de visitar o Parco Vallombrosa. Ele é lindo, com uma bela vista para a cadeia montanhosa, área para caminhada, parque infantil e um eterno som especial feito pelas águas do rio que correm logo ao lado.

Parco Vallombrosa em Fiera di Primiero
Parco Vallombrosa

Bem pertinho dali também tem uma ponte de pedestres super fofa, perfeita para uma foto com plano de fundo montanhoso.

Fiera di Primiero
Rio que passa por Fiera di Primiero

Hotéis em Fiera di Primiero

Para quem busca um pouco mais de sofisticação, alguns hotéis com 4 estrelas se destacam em Fiera di Primiera. São eles: Castel Pietra, Hotel Luis, Hotel Mirabello e Brunet Resort, este último com diárias mais elevadas, porém, com serviço ainda mais diferenciado.

Para ficar bem localizado, pertinho do centro, considere os hotéis MinaVill, Albergo Belvedere e Hotel Siror. Por outro, Fiera di Primiero também tem muitos apartamentos e casas de temporadas. Os mais bem avaliados são a Casa Bonetti, Agritur Broch e Casa Scalet.

hotel nos alpes italianos
Brunet Resort (Foto: divulgação / Booking)

O que fazer em San Martino di Castrozza

Subindo um pouco mais os Alpes Italianos, San Martino di Castrozza fica a 20 minutos de carro de Fiera di Primiero. Com mais de 60km de pistas de esqui dentro do Parco Naturale Paneveggio, o pequeno vilarejo é um dos destinos de inverno mais importantes da Itália.

San Martino di Castrozza
San Martino di Castrozza

O complexo de neve de San Martino di Castrozza é enorme! Ao todo, são 23 lifts e 24 pistas de esqui, além de outras 12 pistas disponíveis no Passo Role, a passagem de montanha que conecta os vales de Fimme e Primiero à San Martino e Fiera. E para completar, ainda há dois parques de neve e duas escolas de esqui.

Toda essa área faz parte do Dolomiti Superski, a maior área de esqui das Dolomitas, que também engloba destinos como Cortina d’Ampezzo, Siusi, Carezza, Alta Badia, entre outras.

Aliás, vale ressaltar que durante todo o inverno há um Skibus ligando Fiera di Primiero e San Martino di Castrozza. Ou seja, se você tem um passe de esqui, pode deixar o carro guardado e usar esse ônibus para se deslocar entre as duas cidades.

Caminhadas, trekkings, florestas, malgas e um vilarejo pra chamar de seu

Mas, então… o que fazer em San Martino di Castrozza além da neve e esqui? Bom, uma das melhores atrações locais é o Parco Naturale Pannevegio.

Ele é conhecido como a Floresta dos Violinos e dizem por aí que Stradivari fabricava seus famosos instrumentos musicais com madeira das árvores do parque. O local é muito gostoso para fazer caminhadas, trilhas ou simplesmente para ficar de boa curtindo o visual natural.

Floresta dos Violinos – Foto: https://www.visittrentino.info

Também coloque no seu roteiro conhecer alguma malga. Elas são casas típicas, de gerência familiar, geralmente estão encravadas nas montanhas e a maioria possui serviço de restaurante e hospedagem. Duas muito indicadas são a Malga Crel e a Malga Ces, e em ambas você pode chegar de carro, ônibus ou trilha.

Restaurante Malga Ces (Foto: divulgação / Malga Ces)

Os refúgios de montanha também não ficam de fora, é claro! Em San Martino di Castrozza nós não tivemos tempo de visitar nenhum, mas em Cortina d’Ampezzo fizemos a trilha Giro delle Torri no Rifugio 5 Torri e fomos até o Rifugio Auronzo e Tre Cime di Lavaredo.

San Martino di Castrozza
Parte alta de San Martino di Castrozza

Além disso, o vilarejo é super aconchegante, com ruas pequenas, muita natureza ao redor, bares, restaurantes e lojas, com destaque especial para as que vendem roupas de inverno/neve.

Hotéis em San Martino di Castrozza

Há muitos bons hotéis em San Martino di Castrozza, no entanto, eles esgotam rápido e os preços costumam ser mais elevados.

Para um bom custo x benefício no centrinho da cidade vale a pena se hospedar no Hotel Garni Suisse, B&B La Montanara e Hotel Belvedere. Por outro lado, alguns apartamentos e estúdios legais na cidade são o Residence Lastei e o Sporting Clubresidence.

Mas se você busca um pouco mais de requinte, os mais indicados são o Hotel Colbricon Beauty & Relax, o Savoia dal 1924 e o Hotel Regina.

Hotel Savoia dal 1924 (Foto: divulgação / Booking)

O que fazer nos arredores de San Martino di Castrozza e Fiera di Primiero?

Toda essa região das Dolomitas, onde se encontram San Martino di Castrozza e Fiera di Primiero, possui outras cidades e vilarejos encantadores. O Lago di Alleghe, por exemplo, fica relativamente perto, a 1 hora de distância, e embora Alleghe também seja pequena, é uma graça e vale a pena visitar.

A cidade de Trento, também a cerca de 1 hora de distância, já é bem maior, mas é uma boa opção para quem quer conhecer lugares históricos. Além disso, você pode esticar até o Lago di Tenno, que é lindo e fica pertinho.

Outra opção um pouco mais distante, mas que vale muito a pena, é conhecer Bolzano. É uma das principais cidades do Trentino-Alto Ádige, com muitas atrações interessantes, como museus, cadeias montanhosas, vinícolas e lagos próximos.

Lago di Alleghe nas Dolomitas na Itália
Lago di Alleghe

Preciso de seguro viagem internacional para viajar pela Itália?

Sim, precisa, pois o seguro viagem internacional é obrigatório para brasileiros que viajam pela Itália. Assim como acontece em outros países europeus, a Itália exige um seguro viagem com apólice de no mínimo 30 mil euros.

Mas, além das questões legais exigidas pela imigração local, é o seguro viagem que te dará assistência em caso de atendimentos médicos emergenciais em outros países. Além disso, bons seguros ainda dão auxílio no caso de voos cancelados, atrasos e até mesmo extravio de bagagem.

Nós sempre fechamos os nossos com a Real Seguros. Eles dão descontos para todos os nossos leitores, oferecem planos diversos e facilidades no pagamento.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

Chip de internet para usar na Itália

Como a melhor forma de conhecer San Martino di Castrozza, Fiera di Primiero e toda essa região dos Alpes Italianos é de carro, o jeito mais seguro de se deslocar é garantindo internet o tempo inteiro pelo caminho.

Se você não quer se preocupar com isso durante a viagem, o ideal é já sair do Brasil com um chip de internet internacional. A America Chip oferece planos com 4G ilimitado na Europa com e-sim ou chip comum a partir de 40 dólares e dá pra parcelar em 6 vezes no cartão de crédito. Nós já usamos e recomendamos.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras