Atualizado em

Riva del Garda foi uma surpresa para nós. Nossa parada na cidade foi um tanto quanto despretensiosa. Apenas um pit stop no caminho de Milão para Trento, durante o nosso roteiro de carro pelas Dolomitas. Só não contávamos com o fato de que iríamos nos apaixonar pelo lugar e que poucas horas não seriam o bastante para nós. Mas, tudo bem. Conseguimos aproveitar o dia e vamos dar as dicas do que fazer em Riva del Garda, principalmente se você tem pouco tempo.

Lago di Garda em Riva del Garda Trentino
Lago di Garda em Riva del Garda

Riva del Garda, carinhosamente chamada de Joia do Lago di Garda

Localizada no Norte da Itália, na região do Trentino-Alto Ádige, se encontra Riva del Garda. Cercada de montanhas e à beira de um lago incrível, a cidade é realmente uma joia. Com uma mistura de arquitetura medieval e muita natureza, não será difícil você entender o porquê de termos amado o lugar mesmo ficando pouco tempo. Riva impressiona seja pelo seu lago cristalino, pelas suas ruas históricas ou até mesmo pelo seu pôr do sol diferenciado no Lago di Garda.

Lago di Garda em Riva del Garda, Trentino
Fim de tarde incrível no Lago di Garda em Riva del Garda

A propósito, o Lago di Garda é o maior da Itália, com cerca de 370 m² e a 65 metros acima do nível do mar. Dizem que em alguns pontos ele chega a atingir 300 metros de profundidade, o que significa que ele é muito navegável, sendo possível fazer diversos passeios de barco. Inclusive, ele possui 5 ilhas e banha nada mais, nada menos que outras 23 cidades.

Riva del Garda Italia Trentino
Barco que faz a travessia entre algumas cidades do Lago di Garda

Como chegar

Riva del Garda não possui aeroporto e nem estação de trem. Ou seja, obrigatoriamente você terá que se deslocar até uma cidade mais próxima e ir de ônibus ou então de carro. Como nós optamos por alugar um carro para essa viagem, chegamos por Milão e após mais ou menos 2h30min de viagem alcançamos Riva. O percurso até lá já é incrível, passando por diversas montanhas e quase sempre beirando o lago.

DICA DE ALUGUEL DE CARRO:

Alugamos o carro através da RentCars, ainda no Brasil, e não tivemos nenhum tipo de problema. Pagamos parcelado no cartão de crédito, com o valor total em reais e sem a cobrança de IOF.

Por outro lado, quem opta pelo ônibus, há empresas que fazem o percurso direto saindo de Milão (4h20min), Trento (1h30min) e Rovereto (1h15min).

O que fazer em Riva del Garda em um dia

Centro histórico

Caminhar pelo centrinho de Riva del Garda é quase que voltar no tempo, já que muitas das suas construções são em estilo medieval. Ande sem pressa pela Viale Dante Alighiere e pela Viale Roma, duas das ruas principais, cheias de bares, restaurantes, lojas e hotéis. Estando na Viale Roma não deixe de passar na Chiesa dell’Involata, a igrejinha que é o monumento mais famoso da cidade. Ainda nessa região há a Porta di San Michelle, que antigamente era o portão que ligava Riva ao mundo exterior.

Viale Roma Riva del Garda
Viale Roma
Chiesa dell'Involata
Chiesa dell’Involata

Lago di Garda

De fato, o Lago di Garda é uma das grandes atrações de Riva del Garda. Toda a sua orla é linda, além de muito arborizada. Há, inclusive, parques e jardins em alguns pontos ao longo da orla. No verão, é possível tomar banho no lago e tem até algumas áreas com faixa de “areia”. Claro, não é aquela faixa de areia que estamos acostumados a ver no Brasil, já que o chão é de pedrinhas, mas a galera abre a cadeira, estende a canga e vai ser feliz.

Lago di Garda em Riva del Garda Itália
Lago di Garda em Riva del Garda

Para quem curte esportes náuticos, a cidade tem ótimos ventos e costuma ser point para veleiros, wind e kitesurf. Além deles, também é possível praticar caiaque e stand up paddle. Por outro lado, quem prefere curtir só um momento mais relax, não deixe de curtir o pôr do sol no Lago di Garda, É simplesmente fascinante!

Também há passeio de barco para outras cidades do Lago di Garda, como Limone e Malcesine, por exemplo. E também há alguns passeios de um dia com o combo navegação + ônibus que incluem ainda mais cidades.

Sunset Lago di Garda em Riva del Garda
Que dia lindo!

La Rocca – Museo Alto Garda

Localizado no pequeno castelo medieval de Riva del Garda, o Museo Alto Garda é um museu cívico com exposições históricas, arqueológicas e fotográficas que contam tudo sobre a cidade. O local também conta com algumas exposições temporárias e para ver maiores detalhes, o ideal é consultar o site oficial.

Museo Alto Garda
Museo Alto Garda

NÃO SE ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO PARA VIAJAR PARA A ITÁLIA!
O Seguro Viagem Internacional é obrigatório para quem viaja para a maioria dos países europeus, entre eles, a Itália. É necessário que o viajante tenha um seguro com apólice de no mínimo 30 mil euros para entrar no país, ou seja, isso pode ser sim exigido de você na hora da imigração. Além disso, o ideal é que você nunca viaje sem um seguro pois caso precise de qualquer tipo de assistência médica, é ele quem te dará cobertura, evitando altos gastos em euro. Sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e indicamos principalmente porque eles possuem ótimos preços para os melhores planos. Além do mais, ainda parcelam em várias vezes no cartão e dão bons descontos.

PEGUE SEU DESCONTO DE SEGURO VIAGEM NA REAL SEGUROS

Para quem tem mais tempo: trilhas, belas paisagens e muita aventura!

Quem tem mais tempo para curtir Riva del Garda pode se jogar em uma das melhores trilhas da cidade. Trata-se do Sentiero del Ponale, um trajeto de 11 km até Pregasina Village, com duração de mais ou menos 3 horas, que pode ser feito tanto a pé como de bicicleta. Ainda é possível estendê-lo até o Lago di Ledro, acrescentando aí mais uns 9 km de percurso.

Sentiero del Ponale – Foto: http://www.tuttogarda.it

Também não posso esquecer de mencionar a Chiesa di Santa Barbara, uma igrejinha encravada nas montanhas de Riva del Garda. Para chegar até ela são mais ou menos 620 metros de uma subida super íngreme. Ou seja, esteja preparado! No meio do caminho há o II Bastione, uma fortaleza militar construída no Século XVI. Até ele são apenas cerca de 20 minutos de caminhada. Para os que querem ter mais emoção ainda podem fazer uma escalada, já que essa é uma atividade com muita força por lá.

Chiesa di Santa Barbara em Riva del Garda
Chiesa di Santa Barbara

Onde ficar em Riva del Garda

Infelizmente não tínhamos tempo para pernoitar em Riva del Garda, já que o foco dessa nossa viagem era conhecer a região das Dolomitas. Porém, como a vontade foi grande, acabamos olhando alguns hotéis da cidade. Se a sua intenção é dormir por lá, confira o Grand Hotel Liberty, Residence Trieste e Hotel Vittoria, que fazem o estilo econômico, mas com um pouco de conforto. Se você procura luxo e requinte, o Hotel Lido Palace e Villa Luxury House & Spa são as melhores opções. Entretanto, se você quer algo mais barato para dar aquela economizada com hospedagem, confira o MyLago Hotel e o Residence Cristine. Além disso, Riva conta com ótimos apartamentos para alugar no AirBnb e, inclusive, através desse link nós te damos até 179 reais de desconto na sua primeira reserva pelo site.

De Riva del Garda para onde?

Você pode estender a sua viagem para as outras cidades ao redor do Lago di Garda e fazer uma road trip irada pela região (em uma próxima vez faremos isso), ou então pode seguir em direção aos Alpes Italianos, para conhecer os vilarejos das montanhas Dolomitas. Algumas cidades legais para conhecer nos alpes são Trento, Bolzano e Cortina d’Ampezzo.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment