Atualizado em 10 de setembro de 2020

Um dos lugares mais queridinhos em Cabo Frio nos últimos tempos tem nome e sobrenome: Ilha do Japonês. Seu cenário paradisíaco de águas calmas e azuis tem atraído cada vez mais pessoas em busca de sombra e água fresca.

Mas o que muitos não sabem é que o sucesso desse passeio depende de alguns fatores. Ou seja, a sua visita pode ser perfeita ou totalmente o contrário. Por isso, para que você aproveite o melhor do lugar, vamos explicar direitinho onde fica a Ilha do Japonês, como ir e dar dicas de pousadas legais nos arredores.

Ilha do Japonês Cabo Frio
Ilha do Japonês em Cabo Frio

Ilha do Japonês, um dos paraísos de Cabo Frio

O fato é que a Ilha do Japonês é quase uma ilha deserta, mesmo. Mas o “quase” aqui fica por conta das inúmeras pessoas que a visitam. Pois é, meus amigos, no auge do verão dificilmente você encontrará esse lugar só para você.

Ilha do Japonês Cabo Frio
Águas calmas na Ilha do Japonês

Por outro lado, o “deserta” se dá pelo fato de não haver qualquer infraestrutura na ilha, a não ser pelos ambulantes que passam vendendo os seus produtos, e pelo cenário.

Como a Ilha do Japonês é uma área de preservação ambiental, você não encontrará quiosques e nem aluguel de mesas, cadeiras e guarda-sóis. Dependendo da época até há, mas a oferta é pequena.

Por isso, para aproveitar melhor o lugar leve todas essas coisas com você. Até existe um quiosque do outro lado da margem, onde se faz a travessia para ilha (falaremos sobre isso mais abaixo), mas não sabemos informar quais são os preços praticados no local.

Quiosque Ilha do Japonês
Quiosque na margem oposta à ilha

Visitando a Ilha do Japonês

Quando visitamos a Ilha do Japonês havia chovido horrores em Cabo Frio nos dias anteriores. Assim que chegamos o tempo ainda estava um pouco nublado, mas bastou abrir um solzão para que todo o azul da água desse as caras. Porém, assim que a maré começou a subir, a água ficou mais turva, justamente por conta das chuvas passadas. Mas ainda assim conseguimos aproveitar bem o local.

Ilha do Japonês em Cabo Frio
Águas claras e céu azul

Apesar de todas as belezas que vocês viram nessas fotos da Ilha do Japonês há algumas ressalvas que precisamos fazer. A primeira é que a parte posterior da ilha tem vista para o Canal do Itajuru, ou seja, ela não é tão fotogênica assim. Mas nos disseram que a água ali também é própria para o banho.

A segunda ressalva é que na altíssima temporada a Ilha do Japonês fica extremamente lotada e como não há controle e fiscalização efetivos para a visitação, é necessário contar com o bom senso e a educação dos visitantes. Por isso, há muitos relatos de superlotação e excesso de lixo nessas épocas.

Canal de Itajuru Cabo Frio
Canal do Itajuru

Onde fica e como ir à Ilha do Japonês em Cabo Frio: formas de travessia

Banhada pela Lagoa de Araruama, a Ilha do Japonês fica pertinho do bairro Passagem, mas não é por lá que seu acesso oficial é feito.

Para chegar na Ilha do Japonês você deverá ir até o bairro Ogiva, mais precisamente até o final da Avenida dos Espadartes. Assim que você chegar no fim da rua já encontrará alguns locais para estacionar e algumas pessoas oferecendo a travessia de barco por 10 reais. Porém, ainda não se trata nem da travessia e nem do estacionamento oficial do local.

O melhor a fazer é estacionar o carro dentro do estacionamento da área de preservação e atravessar para a ilha de lá. O valor do estacionamento funciona como uma taxa ambiental e custa 20 reais, que também são válidos para a Praia das Conchas, uma praia super imperdível na cidade.

A travessia de barco desse ponto para a Ilha do Japonês custa 5 reais por pessoa cada trecho. No entanto, você também pode fazê-la a pé caso a maré esteja baixa. Nós optamos por fazer ida e volta a pé, mas note como a maré já estava bem mais alta quando estávamos voltando.

Travessia Ilha do Japonês
Fazendo a travessia de volta da Ilha do Japonês a pé

Infelizmente não há transporte público até o ponto de travessia oficial da Ilha do Japonês. Por isso, o ideal é você ir de carro. Caso precise alugar um, recomendamos a RentCars, onde você faz tudo online, desde a reserva até o pagamento, que pode ser parcelado no cartão.

Melhor horário para visitar a ilha

Essa é a pergunta do Milhão, mas a resposta para ela é depende. Calma, vamos explicar melhor.

Se você estiver em Cabo Frio na altíssima temporada e pretende conhecer a Ilha do Japonês, não há nem o que pensar. Vá o mais cedo possível, caso contrário você encontrará a ilha tão cheia que pode se decepcionar, além de ser difícil conseguir encontrar um cantinho para aproveitar o seu lugar ao sol.

Se a sua visita for na baixa temporada, principalmente nos meses de inverno, já pode se dar ao luxo de escolher de acordo com o clima do dia. Se o tempo estiver nublado, dá pra esperar o céu abrir um pouco mais e ter a certeza de que pegará as águas da Ilha do Japonês no tom mais incrível possível.

Ilha do Japonês
Água azul na Ilha do Japonês

Hotéis e pousadas perto da Ilha do Japonês e em Cabo Frio

Nós ficamos hospedados no Hostel Container, na Avenida dos Espadartes, bem pertinho da Ilha do Japonês, e dava até pra ir andando caso quiséssemos. O hostel é uma gracinha, completo e totalmente sustentável, além de ter um serviço excelente.

Outras hospedagens bem legais perto da Ilha do Japonês:

Residencial Portoveleiro: localizado no final da Av. dos Espadartes, o hotel possui piscina e uma vista incrível para a Lagoa de Araruama.

Casa Amarela: pousada charmosa, com piscina e um belo jardim com redes para os hóspedes.

Barracuda Hostel: hostel confortável com quartos com banheiro privado e compartilhado. Possui salão de jogos e área de convivência.

Pousada Marília: pousada charmosa, com piscina e com uma faixa de praia exclusiva. Possui quartos com vista para o mar.

Hotel Boutique Recanto da Passagem: hotel super confortável e muito bem decorado, possui piscina , quartos com vista para a lagoa e alguns com hidromassagem.

Bravo Pousada Design: hotel com decoração estilosa, café da manhã bem avaliado e quartos perfeitos para famílias.

Solar do Arco: um dos hotéis mais indicados e bem avaliados na cidade. Possui decoração clássica e requintada, piscina e atendimento de primeira.

Paradiso del Sol: hotel 4 estrelas sofisticado. Possui piscina, brinquedoteca, academia e bar.

Outra opção é alugar uma casa ou apartamento pelo Airbnb. A plataforma oferece acomodações incríveis em Cabo Frio, basta apenas pesquisar pela data da sua viagem. Você encontrará apartamentos com vista para ilha, coberturas com hidro e casas completas com piscina. Através desse link aqui nós te damos até 350 reais em desconto na sua primeira reserva pela plataforma.

Dica extra: onde comer na cidade

No mesmo dia em que visitamos a Ilha do Japonês aproveitamos a noite para conhecer o Box 60, um bar com uma proposta bem descolada, a começar pela decoração.

Box 60 Cabo Frio
Box 60

Rótulos e quadros de cervejas estampam as paredes e garrafas vazias servem como luminárias, deixando o ambiente aconchegante e confortável. O cardápio segue a linha de um pub com várias cervejas especiais, petiscos variados e hambúrgueres.

Nós pedimos uma batata com costela bovina, molho barbecue e cheddar e de sobremesa comemos churros com doce de leite. Ambos estavam maravilhosos!

Como a partir das 20 horas o bar começa a ficar bem cheio, o ideal é chegar cedo caso você não queira enfrentar filas.

O Box 60 fica no Largo de São Benedito, no bairro da Passagem, e funciona das 18h às 2h.

Outros lugares para visitar na Região dos Lagos:

-Saiba como é o famoso passeio de barco em Arraial do Cabo

-Conheça Praia Seca, um paraíso escondido na Região dos Lagos

-Não perca o pôr do sol no Mirante do Pontal do Atalaia

O nosso jantar no Box 60 foi uma cortesia do estabelecimento, no entanto, todas as opiniões escritas nesse post expressam a nossa experiência e retratam a realidade, sendo elas positivas ou não. Aqui no Carioca Sem Fronteiras prezamos sempre pela total transparência com o leitor.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb e ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

28 Comments

  1. Que lugar lindo!!!! Já escutei falar dessa praia, mas nunca tive a oportunidade de conhecer. Amei as fotos e as dicas. Fiquei com muita vontade de conhecer. (e essa batata foi sacanagem hein rsss)

  2. Que lugar maravilhoso! Eu nunca tinha ouvido falar dessa ilha, acredita?
    Li também o relato de vocês sobre o Hostel Container e já amei a proposta; agora, vendo estas fotos então, quero muito conhecer este lugar! Parabéns pelo relato detalhado 🙂
    Beijos

  3. Ainda não conheço a ilha do japonês, mas já estamos ensaiando de ir lá faz tempo. Este post me deixou ainda com mais vontade de passear por lá.

    Parabéns pelas dicas e fotos! Está tudo incrível!

    Abraços!

  4. Fui pra Cabo Frio eu era muito pequena, não me lembro! Preciso voltar e conhecer essas praias lindíssimas que tem por lá!
    Já li muito sobre a Ilha do Japonês, só foto linda… e a cor dessa agua transparente? Sensacional! Deu mais vontade ainda depois de ler esse post. Beijão

  5. Acredita que já fui algumas vezes a Cabo Frio e nunca conheci a Ilha do Japonês? Já vi várias fotos e fiquei com vontade de conhecer, espero resolver essa questão em breve e seguirei suas dicas.

  6. Ahh esse lugar é demais! Basta olhar as imagens pra ter uma pequena noção né? Adorei suas dicas, restaurantes e dicas de comidas sempre são um dos meus focos na viagem, Nhamo!

  7. Muito maravilhoso esse lugar! Que fotos incríveis. Como ainda não conheço? rs. Preciso voltar em Cabo Frio e conferir de perto! hahah.. Obrigada pela dica! Post lindo. 😉

  8. Vamos para a região dos lagos pelo menos um vez por ano – na verdade sempre que estamos no Rio – e acredita que ainda nunca fomos para a ilha do Japones ? Ja vi centenas de fotos incríveis, recebi dezenas de dicas e sempre deixei de lado. A próxima que formos, não deixarei NAO 🙂

  9. Débora Savaget Responder

    Fui para Cabo Frio no último verão, mas como não tinha muitos dias, acabei escolhendo conhecer a Praia das Conchas… Queria ter conhecido a Ilha do Japonês, é linda! Na próxima oportunidade ela não vai faltar no meu roteiro… Adorei as dicas!

  10. Essa Ilha é uma maravilhosa, me lembro da primeira vez que ouvi falar desse lugar, fiquei apaixonada. Tão linda de águas cristalinas. Quero conhecer a região dos lagos, vou coloca-la em minha listinha e com direito essa batata diva hehe. .Ahh foto de blogueirinha combinou com você hehe.. Obrigada por compartilhar as dicas com a gente. bjs

  11. Cara, frequento Cabo Frio há anos, meus pais tem casa la e eu nuncaaaa fui nessa ilha hahahaha que vergonha! Ando lendo tudo sobre a Ilha do Japones e to louca pra esse inverno acabar logo e correr pra lá!!!

  12. O que é essa combinação de costela com batata frita??? MORRI! kkkkkkkk Quero ir na ilha do japonês só para experimentar <3 Show o post Dhebora, adorei!

  13. A Ilha do japonês é belíssima, estou encantada com as suas fotos, ficaram demais!! Amei as dicas dos restaurantes, adoro post assim!!

  14. A Ilha do Japonês é muito linda mesmo, eu adorei conhecer! Sempre que vou a Cabo Frio fico sem saber onde posso comer, por isso adorei a sua dica e, quando eu voltar, já vou direto no Box 60! amei a dica
    🙂

  15. Que lugar incrível casal! Já tinha visto fotos desta ilha em vários lugares, porém ainda não tinha lido nada sobre. Muito bom saber que é possível chegar a este paraíso a pé. E a dica do bar é ótima, essa costela com batata frita parece muito boa!

  16. Nossa…também já perdi as contas de quantas vezes fui a Cabo Frio e nunca fui lá! rsrsrs
    Estou doida pra voltar e conhecer esse cantinho que parece tão lindo!

  17. Que lugar lindo, esse contato com a natureza já é o suficiente para fazer muitas pessoas felizes, como disse não precisa de muito. Adoramos as dicas… As fotos e as dicas de comida, o que é essa batata com costela até eu me emocionei hahaha… Espero poder conhecer esse lugar, um grande abraço

  18. Caroline Rivera Responder

    Meu sonho conhecer esse lugar… queria ter ido no verão mas não deu tempo, quem sabe em 2018…

    Vocês também pegaram um dia abençoado, que solzão, as fotos ficaram tops!

    Dizem que ir de SUP é uma delícia.

    E essa batata com costela, gezuiiis! Aguei, babei, salivei… morri.

    Post top, não vejo a hora de conhecer.

    Beijokas

  19. Lindas fotos.
    Pra mim, esse é um ótimo lugar para visitar na baixa temporada. Da pra relaxar e curtir a natureza. Sem dúvidas, é um lugar que transmite paz e, portanto, deve ser melhor quando está mais vazio.

  20. Daniela Schneider Responder

    Amei a dica do restaurante!!! O que é aquela batata? E os churros???? Cabo Frio vale muito a Visita. Preciso voltar logo!!!

  21. Daniela Schneider Responder

    Que lugar incrível!!! Amei a dica do restaurante!!! O que é aquela batata? E os churros???? Cabo Frio vale muito a Visita. Preciso voltar logo!!!

  22. Essa possibilidade de fazer a travessia para a Ilha do Japonês em Cabo frio a pé me conquistou, deve ser uma delícia e ao mesmo tempo uma aventura.

  23. Nossa! Não conhecia a Ilha do Japonês! Que lugar lindo! Água bem clarinha. Eu com certeza farei a travessia até lá a pé se a maré permitir! Quantas vezes podemos dizer que fomos a pé até uma ilha??? Haha

  24. Que água fantástica! Fiquei doida para conhecer a ilha do japonês, amei suas fotos, não vejo a hora!

  25. Adoreeeei saber de tudo sobre a Ilha do Japonês! Tenho muita vontade de viajar por esses lados do Rio de Janeiro e espero que até o final do ano consiga. Fotos e dicas maravilhosas, obrigada pelo post.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.