Atualizado em 16 de maio de 2023

Dia após dia, San Vito di Cadore deixa de ser só uma opção barata de hospedagem nas Dolomitas e se torna cada vez mais uma escolha consciente dos viajantes.

Pequena em extensão, mas grande em acolhimento, essa cidadezinha tem tudo que é capaz de encantar quem procura um vilarejo de montanha. Em San Vito di Cadore você encontrará boas hospedagens, restaurantes alpinos, trilhas, esqui, paisagens naturais e uma certa calmaria que as vizinhas mais famosas, como Cortina d’Ampezzo, já não têm tanto assim.

San Vito di Cadore
Um pedacinho de San Vito di Cadore

O que fazer em San Vito di Cadore

San Vito di Cadore está no centro do vale Boite, cercada pelos montes Pelmo e Antelao, a 11km de Cortina d’Ampezzo, no meio do Alpes Italianos. Ou seja, se você procura um típico vilarejo alpino, aqui pode ser um bom lugar.

Se as montanhas são a sua paixão, não faltam inúmeras atividades de trekking, escaladas e mountain bike. Além disso, os habituais refúgios no alto dos alpes também estão presentes. O destaque especial vai para o Rifugio San Marco, que recebe os visitantes em um ambiente simples, charmoso, todo original e histórico, datado de 1895.

Rifugio San Marco
Rifugio San Marco (Foto: divulgação)

Em outro ponto panorâmico, o Rifugio Scotter se intitula como o “terraço de San Vito”. Além do visual com picos montanhosos ao redor, você pode usufruir das comidas regionais servidas no restaurante e da hospedagem local. Os quartos não têm luxo, mas são uma boa opção para aqueles que desejam fazer trilhas mais longas.

Rifugio Scotter
Rifugio Scotter (Foto: divulgação)

O centro de San Vito di Cadore é pequeno e facilmente percorrido a pé. Nele você encontrará a Igreja Madonna della Defesa, a Igreja de San Vito, Modesta e Crescenzia, e o Museu Etnográfico da Tradição Popular de San Vito.

Igreja de San Vito, Modesta e Crescenzia em San Vito di Cadore
Igreja de San Vito, Modesta e Crescenzia

Lago Mosigo

O Lago Mosigo é uma das grandes atrações de San Vito di Cadore. Com os montes Sorapis, Antelao e Croda Marcora como plano de fundo, nem parece que ele foi criado artificialmente para recuperar uma região pantanosa.

Lago Mosigo
Lago Mosigo

No seu entorno, os tantos pinheiros, banquinhos, jardins e uma área para caminhada atraem turistas e famílias que estão em busca de aproveitar um dia ao ar livre.

Em uma das margens, o Chalet al Lago oferece hospedagem com vista para as águas que espelham os montes ao redor. Mas se você não quiser se hospedar por aqui, tudo bem. Ainda dá para aproveitar o deck e o restaurante do hotel, que é aberto ao público. Mas infelizmente ele só funciona nas altas temporadas de verão ou inverno.

Lago Mosigo
Chalet al Lago no Lago Mosigo

San Vito di Cadore no inverno

Assim como as outras cidades das Dolomitas na Itália, o inverno em San Vito di Cadore é sinônimo de neve.

O esqui, snowboard e esqui cross-country ganham força e são 9 pistas de esqui, sendo uma delas preta (nível avançado), à disposição dos amantes desse esporte no Ski Area San Vito. E quem não tem intimidade nenhuma com a neve pode contratar aulas em alguma escola do complexo.

Os pequenos também têm vez. No Parco NeveSole eles podem brincar à vontade, aprender a esquiar, andar de trenó, entre outras atividades de inverno.

E como dizem por aí que saco vazio não para em pé, quatro bares e restaurantes fazem parte dessa estrutura e você pode se deliciar com os quitutes de montanha ou aproveitar as noites de après-ski.

Onde ficar em San Vito di Cadore

Dois hotéis muito indicados em San Vito di Cadore são o Parkhotel Ladinia e o Fiori Dolomites. O primeiro tem serviço 4 estrelas, decoração clássica em estilo alpino, spa com vista panorâmica, salão de jogos, mini cinema, sauna, academia, piscina aquecida e restaurante de gastronomia mediterrânea e local.

Por outro lado, o Fiori é um 3 estrelas com decoração e design rústicos, ao mesmo tempo em que tem toques de modernidade. Ele também tem sauna e spa, mas a infraestrutura é bem mais simples.

Outros dois hotéis com 3 estrelas que também valem a hospedagem são o Albergo Antelao e o Hotel Oasi.

Parkhotel Ladinia
Parkhotel Ladinia (Foto: divulgação / Booking)

Uma opção interessante onde todo o visual ao redor faz a diferença é o Locanda Montana. Cercado pelas montanhas, em uma região privilegiada, o hotel oferece quartos e apartamentos totalmente equipados, ambos com estilo clássico.

Você também pode conferir e reservar aqui todos os hotéis disponíveis em San Vito di Cadore nas datas da sua viagem.

Locanda Montana
Locanda Montana (Foto: divulgação/Booking)

Restaurantes em San Vito di Cadore

Para uma refeição mais especial, o Baita Pra Solìo é uma boa pedida. Com culinária tradicional, eles fazem questão de seguir a herança e a cultura local, servindo comida de montanha, mas requintada.

Além disso, o ambiente é uma graça, no melhor estilo cabana alpina, e você ainda tem a oportunidade de jantar à luz de velas de um jeito romântico, íntimo e um tanto quanto inusitado, dentro de um barril. Rs

Baita pra Solio
Restaurante Baita pra Solìo (Foto: divulgação)

Com atmosfera familiar e cercado pela natureza, o Rifugio Alpe di Senes tem um cardápio variado, com massas, polentas e pratos tradicionais dos Alpes Italianos. Entre eles, se destacam o würstel com batatas fritas e a polenta com goulash.

No centrinho de San Vito di Cadore, a Stuzzica la Voglia é perfeita para uma refeição mais rápida. A pizzaria é muito frequentada por moradores e as pizzas são bem feitas e muito gostosas. Com ingredientes selecionados, o cardápio mistura sabores comuns como marguerita e quatro queijos com outros que levam produtos típicos dessa região, como o speck, um presunto cru levemente defumado.

Stuzzica la Voglia
Stuzzica la Voglia

O que fazer nos arredores da cidade

San Vito di Cadore é uma boa base para conhecer atrativos como o Lago di Braies, Lago di Dobbiaco, Lago Misurina e Tre Cime di Lavaredo.

Além disso, você pode esticar a sua viagem e conhecer outras cidades como Bolzano e o Val di Funes.

Como o transporte público na região não é abundante e nem tão frequente, o ideal é que você esteja com um carro alugado para rodar tranquilamente pelas Dolomitas. Nós fizemos isso e foi de longe a melhor coisa! Alugamos pela RentCars, onde dá pra pagar online, parcelado no cartão de crédito e sem a cobrança de IOF.

Dica de seguro viagem para a Itália

O seguro viagem com apólice de no mínimo 30 mil euros é obrigatório para todos os brasileiros que visitam a Itália. Além disso, somente com um seguro adequado você terá total assistência em caso de atendimento médico de urgência. Acredite, eles podem acontecer e nós já passamos por isso. Rs

Sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e os indicamos porque eles trabalham com planos completos, que oferecem até auxílio em casos de voos cancelados e bagagens extraviadas. Para completar, os nossos leitores têm descontos em todos os seguros do site.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

Chip de internet para as viagens internacionais

A melhor forma de não se preocupar com internet durante a sua viagem é já sair do Brasil com um chip de internet internacional. Se você pretende fazer um roteiro de carro, ter internet ilimitada é essencial para evitar possíveis perrengues.

Algumas empresas como a America Chip oferecem chips com planos 4G ilimitados na Europa a partir de 40 dólares. Além disso, você pode parcelar em até 6x no cartão de crédito.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras