Atualizado em

Para a maioria das pessoas, a palavra Tirol remete a uma região da Áustria. Sem dúvidas, elas não estão erradas. Até porque, parte do território conhecido por esse nome de fato fica em terras austríacas. Mas o que muitos não sabem é que um bom pedaço das montanhas da Itália também fazem parte dessa localidade. Trata-se de um lugar conhecido como Tirol do Sul, – ou Südtirol – e é justamente ali que se encontra uma edificação que deu nome a toda essa área. O Castelo do Tirol tem anos de beleza e história! E até hoje figura como um dos mais belos dos Alpes Italianos.

Castelo do Tirol
Castelo do Tirol no alto da montanha

Onde fica o Castelo do Tirol

No alto da montanha e com uma vista digna de um castelo medieval, o Castelo do Tirol está localizado em Merano, uma cidade que se encontra a cerca de 30 minutos de carro de Bolzano, na região de Trentino-Alto Ádige. Aliás, foi em Bolzano que montamos base para fazer esse passeio. Por isso, falamos um pouco mais sobre essa cidade no post Bolzano, um gostinho austríaco em terras italianas.

O Trentino-Alto Ádige é uma das regiões que abrigam as famosas montanhas Dolomitas, na Itália. Já explicamos tudo sobre esse lugar no post Dolomitas, tudo o que você precisa saber sobre essa região dos Alpes Italianos.

A estrada que leva até o Castelo do Tirol é fechada para automóveis. Desta forma, caso você vá de carro, é necessário estacioná-lo em algum lugar permitido antes de percorrer-la. Logo em seguida, basta fazer o restante do trajeto a pé. Essa caminhada dura cerca de 20 minutos e é uma delícia, já que ao longo do caminho é possível contemplar a vista para os vinhedos e para um vale. Há também restaurantes e hotéis nesse percurso. No entanto, durante a nossa visita todos estavam fechados devido a baixa temporada. Ah, vale a dica de usar o aplicativo Waze, pois ele avisa o ponto a partir do qual a via se torna Zona de Tráfego Limitado, ou seja, restrita para carros. Aliás, dirigir na Itália tem dessas coisas e em breve faremos um post dando dicas sobre isso.

Vale do Ádige
Vale do Ádige
Castel Tirolo
Vista para vinícolas

História nas montanhas italianas

A construção do Castelo do Tirol tal qual vemos hoje em dia durou um bom tempo. No Século XI, a primeira fase do complexo do edifício foi construída. Em seguida, no Século XII, o Palácio Sul foi reconstruído e também foi adicionado mais um andar. Somente no Século XIII as demais expansões foram feitas. No Século XIV ele foi restaurado e durante 9 séculos o local passou por diversas fases de construção. Mas o mais interessante em todo esse processo é que o castelo ainda abriga as ruínas de uma igreja paleo-cristã. E até hoje ninguém sabe dizer como ela foi construída naquele local de tão difícil acesso.

Castel Tirolo
Estrutura bem medieval

Anos de glória com os Lordes do Tirol

Durante muitos anos o Castelo do Tirol foi a sede dos Lordes do Tirol. Seu apogeu foi no decorrer do governo de Margaret, a última condessa do Tirol. Após a sua a morte, o Tirol foi incorporado às terras austríacas da dinastia Habsburgo e a sede da região mudou-se para Innsbruck, na Áustria.

Castelo do Tirol
Fachada lateral do castelo

Nos dias de hoje, o castelo abriga o Museu de História do Tirol do Sul e conta tudo e mais um pouco sobre a cultura tirolesa.

– Veja também –

-> Palácio de Schönbruun, o queridinho da Áustria
-> Castelo de Praga, o que fazer no maior castelo do mundo
-> Castelo de Devín na Eslováquia e mais de 1000 anos de história

O que visitar no Castelo do Tirol

Todo o edifício é incrível, mas algumas alas merecem uma atenção especial. É de cair o queixo a igreja do castelo, que possui uma escultura da crucificação maior do que o tamanho real. Além disso, ela possui dois andares, deixando bem claro como era feita a segregação naquela época. Nobreza no andar de cima, para estar mais perto de Deus, e o povo no andar inferior.

Castelo do Tirol
Igreja do castelo

O Salão dos Cavaleiros, que era usado para celebrações e ocasiões simbólicas, impressiona com seus portais de mármore cheio de desenhos esculpidos. E claro, há ainda todas as janelas do castelo com vistas maravilhosas para o Vale do Ádige. Por fim, a passarela de madeira ligando as alas dos Castelo do Tirol nos faz voltar em um tempo que sequer conhecemos, já que mantém de forma perfeita todo o ar medieval da estrutura.

Tyrol Castle
Portal no Salão dos Cavaleiros

O pátio interno conta com uma lojinha e um café, e há vários bancos em meio a uma área verde que tornam o lugar bastante agradável. Também é ali que acontece um pequeno Mercado de Natal no fim do ano.

Castel Tirolo
Pátio interno com a passarela de madeira e algumas barracas montadas para o Mercado de Natal

Nos arredores do Castelo do Tirol

Praticamente ao lado do castelo há uma Falcoaria. O lugar é destinado a criar aves de caça e abriga um centro de cuidado de pássaros. Para os que curtem, é possível ver voos de aves de rapina. Também há um restaurante quase que em frente ao Castelo do Tirol chamado Gasthaus Schloss Tirol. Nós não chegamos a entrar, mas parece ser um local aconchegante com uma vista panorâmica da região. Por outro lado, também aparenta ter preços mais elevados. Ou seja, vale a pena o almoço se você puder investir um pouquinho mais.

Gasthaus Schloss Tirol
Gasthaus Schloss Tirol

Há outros castelos no entorno. Alguns possuem hospedagem e restaurante, como é o caso do Castelo Thurnstein. Outros viraram museus e ainda abrigam várias espécies de animais domésticos em extinção, como o Castelo Brunnenburg, por exemplo. De qualquer forma, é possível esticar o passeio e visitá-los também.

Castelo Brunnenburg
Castelo Brunnenburg

Informações importantes para a sua visitação

O valor do ingresso para conhecer o Castelo do Tirol custa 7€ e nós achamos bem justo. Vale ressaltar que o local fecha às segundas-feiras e também do dia 10 de dezembro até meados de março. Por outro lado, quem não quer investir esse dindim pode aproveitar os jardins do castelo. Eles são gratuitos, lindos e ainda proporcionam belas vistas, tanto do castelo em si, como do Vale do Ádige. Para maiores informações, dêem uma olhadinha no site oficial.

Castelo do Tirol
Castelo do Tirol visto dos jardins

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide.

Compartilhar
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Escreva um comentário