Atualizado em 28 de março de 2021

De longe parece um píer, mas na verdade trata-se do Quebra-mar da Barra da Tijuca. Hoje em dia, o local que foi construído com o intuito de proteger a orla das fortes ondas do mar se tornou um ponto turístico do bairro e é perfeito para um simples passeio ou até mesmo para esportes aquáticos.

O Quebra-mar da Barra da Tijuca

Com cerca de 50 metros de comprimento, o Quebra-mar se encontra no cantinho esquerdo da praia da Barra da Tijuca, no final da Avenida do Pepê, mais precisamente entre o Posto 1 e a Praia dos Amores (falaremos mais sobre ela ao longo do post).

Além de uma vista incrível para toda a orla da praia, o Quebra-mar da Barra da Tijuca ainda está em uma posição estratégica em termos de beleza. Ao seu lado se encontram o canal e o Morro da Joatinga, enquanto às suas costas temos nada mais, nada menos que a imponente Pedra da Gávea.

Quebra-mar Barra da Tijuca
Vista do Quebra-mar da Barra da Tijuca para a Pedra da Gávea

Como chegar

É bem fácil chegar no Quebra-mar da Barra, tanto pra quem vai de transporte público como para quem vai de carro. No primeiro caso, você pode ir de metrô até a estação Jardim Oceânico e andar cerca de 25 minutos até o Quebra-mar ou então pegar as linhas de ônibus 863, 301/302, 565 e 548INT3.

Se você pretende ir de carro, há estacionamento ao longo da Avenida do Pepê, mas durante o verão é necessário chegar cedo para conseguir vagas próximas. Se por acaso você pretende fazer um roteiro pelo Rio de Janeiro para conhecer diversos pontos turístico da cidade, considere alugar um carro. Alguns sites de aluguel de automóveis oferecem a opção do pagamento online parcelado no cartão de crédito, como é o caso da RentCars.

Entrada para o Quebra-mar da Barra

O que fazer no Quebra-mar da Barra da Tijuca

Ao contrário do que alguns moradores da cidade pensam, o Quebra-mar da Barra da Tijuca não é somente um local de contemplação. Sim, é verdade que a maioria das pessoas que o visitam aproveitam apenas para caminhar, passear, curtir o visual e algumas até alugam as bikes do Itaú que estão por lá. Mas isso está longe de ser ruim, já que o lugar é bem bonito, mesmo.

Quebra-mar da Barra da Tijuca
Há vários bancos em todo o Quebra-mar

No entanto, atividades aquáticas como stand up paddle, caiaque e jet ski também são grandes protagonistas no local. Além disso, é comum encontrar surfistas em busca de boas ondas.

Há ainda a praia do Quebra-mar da Barra da Tijuca, que embora seja pequena, é muito procurada por famílias com crianças pequenas. Porém, nem sempre suas águas são cristalinas e próprias para banho. Verifique sempre as condições da praia no site do INEA.

Outra atividade muito comum é a pesca e dificilmente você fará um passeio sem encontrar com vários pescadores.

Praia dos Amores no Quebra-mar da Barra

As belezas do Quebra-mar da Barra não se encerram por aqui. Caminhando em direção ao seu canto esquerdo você verá uma pequena rua. Aparentemente, parece que ela não dará em lugar algum. Mas se você continuar a caminhada chegará na Praia dos Amores, uma das menos conhecidas da Barra da Tijuca.

Quase debaixo do Elevado do Joá se encontra essa praia bem pequena e com pouca faixa de areia. Aliás, em dias de maré alta é praticamente impossível aproveitá-la, já que a faixa de areia some por completo.

Praia dos Amores Quebra-mar da Barra da Tijuca
Praia dos Amores

A Praia dos Amores é bem rasinha e possui águas calmas, mas assim como a praia do Quebra-mar, nem sempre está própria para o banho. Há alguns barzinhos bem simples por lá, com poucas mesas disponíveis, e ao seu final há um quiosque um pouco mais estruturado.

Se você gosta de comprar frutos do mar frescos, continue a sua caminhada até a parte inferior do Elevado do Joá, onde há um mercado de peixe.

Ah, já estava me esquecendo… também é muito comum encontrar pessoas fazendo rapel no Elevado do Joá. Então, tá aí mais uma atividade para se fazer na Praia dos Amores e na região do Quebra-mar da Barra da Tijuca.

Elevado do Joá
Elevado do Joá em dias de maré baixa

Hotéis e pousadas próximos à Praia dos Amores e ao Quebra-mar da Barra da Tijuca

Caso você queira se hospedar na região, há alguns hotéis no Quebra-mar da Barra da Tijuca, todos próximos também da Praia dos Amores. Bem de frente para o Quebra-mar há um hostel com boas avaliações e um hotel da rede Ibis. Um pouco mais distante, mas ainda assim a poucos minutos de caminhada, tem o Tropical Barra Hotel.

Outra opção é alugar algum apartamento de frente para a praia. Nesse caso, o Flat Praia da Barra também é bem avaliado e no Airbnb você pode encontrar alternativas tão bem avaliadas quanto. Se você nunca utilizou o Airbnb, através desse link nós te damos até 179 reais de desconto na sua primeira reserva.

Essa localidade é uma excelente opção para se hospedar no bairro da Barra da Tijuca, pois além de estar próxima à praia e ao metrô, também se encontra a menos de 15 minutos de caminhada do Pólo Gastronômico do Jardim Oceânico, uma área cheia de bares e restaurantes bem legais. Você pode conferir todos os hotéis do bairro aqui.

Daqui pra onde?

Aproveite para estender o seu passeio pela Praia dos Amores e pelo Quebra-mar da Barra até o Mirante do Joá e a Praia da Joatinga. Ambos estão a cerca de 10 minutos de distância de carro e oferecem vistas incríveis no Rio de Janeiro. Outra opção é conhecer as atrações do bairro do Recreio dos Bandeirantes e de Vargem Grande ou visitar a Ilha da Gigóia, que está bem pertinho do Quebra-mar da Barra.

Mirante do Joá
Um pedaço da vista do Mirante do Joá

Outros lugares do Rio de Janeiro para você conhecer:

Se encante com o visual panorâmico da Vista Chinesa

Saiba tudo sobre o charmoso Parque Lage e sua vista para o Cristo Redentor

Confira 25 destinos de bate e volta para fazer saindo do Rio de Janeiro

Veja como é fazer um passeio de barco no Rio de Janeiro

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

PLANEJE A SUA VIAGEM

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

8 Comments

  1. Murilo Pagani Reply

    Eu adorei essa região da Barra da Tijuca.

    Na minha última visita ao Rio reservei um dia do roteiro para a vizinhança, e os lugar que eu mais gostei foi justamente o Quebra Mar.

    O visual de lá é incrível. Passei um tempão fotografando!

    Obrigado pelas dicas!

  2. Nunca tinha ouvido falar da Praia dos Amores e Quebra-mar da Barra da Tijuca. Confesso que sei bem pouco sobre o Rio de Janeiro e por isso cheguei a seu Blog. Incluirei em meu roteiro quando visitar a cidade maravilhosa. Parabéns pelo trabalho. Sem dúvidas, o Blog de vocês tem os melhores conteúdos sobre o Rio. Obrigada pelas dicas.

  3. Luciana Rodrigues Reply

    Me lembro da minha adolescência e a as longassss viagens, cruzando toda a zona leste, para poder chegar à Praia dos Amores e Quebra-Mar.

  4. Não conheço nada da Barra da Tijuca, tô vendo que preciso dar uns passeios por lá. Cada cantinho lindo! Amei as dicas

  5. Eu sou carioca e sempre tive curiosidade de conhecer esse canto da Barra. Há equipes de natação do mar que fazem o circuito até as Tijuquinhas e dizem que a água é boa perto das ilhotas. Acho que nunca fui por falta de informação mesmo, pois me falavam que o esgoto da ilha da Jiboia passa por esse canal até o mar.
    Quando tiver uma próxima oportunidade de ir à Barra, vou dar uma passadinha na praia dos Amores.

    • Mas é bom checar o site do INEA antes de visitar a praia, pois dependendo da época do ano, ela fica imprópria para o banho =(

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.