Atualizado em 17 de abril de 2020

Alemanha e cerveja são duas coisas que estão diretamente ligadas. E é claro que na capital do país isso não é diferente. Há diversos bares em Berlim onde você pode encher a sua caneca e ser feliz, mas são nos biergartens que você realmente vai viver a cultura cervejeira que dá fama ao lugar. Como bons cervejeiros, fizemos questão de passar pelos principais da cidade e deixar alguns euros por lá. E posso falar? Repetiria fácil essa experiência – até porque, é algo bem fácil de repetir. E por isso, com um pouco de saudosismo, vamos contar para vocês como foi a nossa experiência nesses maravilhosos Jardins de Cerveja – no puro e simples português. rs

Biergartens, de todos os bares em Berlim, estes são os mais típicos!

Eu sempre tive muita vontade de conhecer um típico biergarten alemão. Toda aquela vibe de mesas compartilhadas, a galera bebendo enormes canecas de cerveja, comendo comidas típicas e se divertindo sem estresse sempre me atraiu. Não poderíamos jamais pisar na Alemanha sem conhecer pelo menos um. Bom, nós fomos logo em dois durante os nossos dias na cidade! E eu seeei que há inúmeros outros tipos de bares em Berlim que valem a visita, mas nesse post vou focar nesse estilo em especial, ok?

 

Biergartens que nós conhecemos e que valem a visita

Café am Neuen See

O Café am Neuen See é um dos biergatens mais charmosos de Berlim. Ele fica dentro do parque Tiergarten, em meio ao verde e na beira de um lago. A decoração do lugar é linda, cheia de luzes bem delicadas passando por cima das mesas de madeira.

Infelizmente no período em fomos o biergarten não estava funcionando, mas como o local possui um restaurante/bar com área interna e externa, ficamos na parte externa curtindo o fim de dia. No entanto, assim que começou a esfriar tratamos logo entrar para curtir o quentinho o salão aconchegante do restaurante.

Cafe am Neuen See
Ficamos nessa área externa primeiro. Super bonitinha também.

Aproveitamos para tomar umas boas cervejas e comer uma pizza que estava maravilhosa! Então, mesmo que você não curta o ambiente de um biergarten, o Café am Nuen See pode entrar para a sua listinha de bares em Berlim porque ele também funciona muito bem como bar e restaurante. Ou seja, é aquela dica bastante versátil para encaixar em um roteiro em Berlim.

Cafe am Neuen See
Essa pizza estava maravilhosa!

Prater Biergarten

Localizado no bairro Prenzlauer Berg, um dos mais descolados de Berlim, o Prater Biergarten é o mais antigo da cidade e seus registros datam de 1837.

Prater Biergarten
De todos os bares em Berlim o Prater Biergarten foi uma dos que mais curtimos

O Prater é enorme! Possui muitas mesas coletivas e uma área bem ampla com muitas árvores. Estava ligeraimente vazio quando estivemos por lá, provavelmente por causa da baixa temperatura e da época do ano. Mas nós passamos um bom tempo bebendo a nossa cerveja e super recomendamos que você faça o mesmo! Ainda dá pra combinar a sua visita com o Mauerpark, o Parque do Muro, que fica ali pertinho. Falamos mais sobre o parque em um post com 23 dicas do que fazer em Berlim.

Prater Biergarten
Felizes com a nossa cervejinha!

Também há um restaurante no local, mas nós sequer entramos ou olhamos os preços. Então, caso você queira conferir melhor as informações, é só entrar no site oficial do lugar.

Prater Biergarten
Cardápio das bebidas do Prater Biergarten

E se eu te disser que há outras opções mais simples para beber uma cerveja e que são tão boas quanto os tradicionais biergartens e demais bares em Berlim?

Berlim é uma cidade que tem vida própria. As pessoas curtem bastante o dia, então, não é difícil vê-las sentadas em algum lugar bebendo suas cervejas, ou então se reunindo durante a semana após o trabalho para um bate-papo e um choppinho. Nós fizemos isso várias vezes e quase nos sentimos como locais. haha.

Berlim
Bebendo uma cervejinha ao ar livre em Berlim

Markethalle Neun

O Markethalle Neun é um típico mercado berlinense. O local é super maneiro e merece um post só pra ele. Mas como tem um stand de cervejaria lá dentro, é uma boa pedida para uma cerveja em conjunto com umas comidinhas típicas. Ele fica localizado no bairro Kreuzberg e pode ser acessado via metrô. Falamos mais sobre ele em um post com dicas de onde comer em Berlim.

Markethalle Neun
Tem uma filial da cervejaria Heiden Peters lá dentro

Minimercados e lojas de conveniência

Pode parecer estranho, mas acredite, não é! Alguns minimercados batem de frente legal com alguns bares em Berlim. Digo isso porque muitos deles servem inúmeros rótulos de cerveja por precinhos bem camaradas e ainda dispõem de cadeiras e mesas compartilhadas na calçada.

É super comum a galera sair do trabalho e fazer um pit stop em algum deles. Nós, por exemplo, fizemos isso praticamente todos os dias! Como nosso hostel era super bem localizado e ainda ficava de frente para um minimercado, aproveitávamos para encerrar o dia sempre ali. rs. Falamos mais sobre onde nos hospedamos e demais bairros e boa localizações na cidade em post sobre onde ficar em Berlim.

Bares em Berlim
Batendo ponto!

Festas e eventos na cidade

Festas e eventos cervejeiros são super comuns na Alemanha. A festa cervejeira mais famosa mundo afora acontece em Munique, e não em Berlim, mas a capital alemã não fica de fora de eventos desse tipo. É bastante comum encontrar festas nas praças principais da cidade com direito a biergarten ou então em lugares fechados, como no caso da Hofbräuhaus, uma das principais cervejarias em Berlim e no país em si. Durante nossos dias por lá estava rolando a Paulaner Bierfest, uma festa da Cervejaria Paulaner, bem na Alexanderplatz. É claro que marcamos presença pagando nossos 11 euros na(s) caneca(s) de chopp! Cheers! Ou em alemão puro e simples: ein prosit!

Paulaner Bierfest
Tomando a nossa cerveja na Paulaner Bierfest

AGORA QUE VOCÊ JÁ LEU SOBRE ALGUMAS DICAS DE BIERGARTENS EM BERLIM, CONFIRA MAIS MATÉRIAS PARA MONTAR O SEU ROTEIRO:

-Dicas de Berlim para um tour por lugares relacionados à Segunda Guerra Mundial
-Conheça um bunker de guerra de Berlim e descubra segredos da História Mundial
-Saiba tudo sobre o transporte público em Berlim e sobre o Berlin Welcome Card
-Confira sugestões imperdíveis de onde ver o Muro de Berlim

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

4 Comments

  1. Maria Olívia Rodrigues Responder

    Olá Dhebora
    Adorei suas dicas e graças a elas descobri que estou hospedada nesse bairro judeu com todos esses bares descolados do seu comentário..
    Queria acrescentar ao seu roteiro o Mercado de Peste é um mercado estilo o de São Paulo.. com restaurante de comidas típicas.. Não comi lá porque não gostei muitas das comidas húngaras.
    Vale a pena a visita para comprar frutas, fui lá 2 vezes para comprar cerejas

    • Oi, Maria! Ahh que legal! O bairro judeu é ótimo e os ruinpubs são um caso de amor! hahaha… Quanto ao mercado, nós passamos por lá também, mas não havia muita coisa aberta. Vou acrescentá-lo em um próximo post! =) Aproveite essa linda cidade!

  2. Pingback: O que fazer em Berlim: um tour pela Segunda Guerra Mundial

  3. Pingback: Onde ficar em Berlim - dicas de bairros e hotéis na cidade

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.