Ruas de Berlim e Transporte público em Berlim

Transporte público em Berlim: como funciona o Berlin Welcome Card

A capital da Alemanha é uma cidade enorme. São mais de 10 bairros compondo o cenário que abriga o famoso muro e tantas histórias da Segunda Guerra Mundial. Para se locomover há inúmeras opções e o transporte público em Berlim funciona de forma tão perfeita e interligada que você certamente não terá problemas quanto a isso. E assim como a maioria das cidades europeias existem vários tipos de combos e passes de transporte que podem tornar o seu roteiro ainda mais fácil. Nós testamos o Berlin Welcome Card e vamos explicar como esse passe funciona.

Ampliação do transporte público em Berlim
O transporte público em Berlim está passando por ampliação em algumas linhas.

 

Transporte público em Berlim

O transporte público em Berlim é composto por 10 linhas de metrô (U-Bahn), 15 linhas de trens (S-Bahn), 22 linhas de trams (bondes) e mais de 100 linhas de ônibus. Todas as linhas são interligadas e andamos a cidade toda através delas. Ou seja, como se locomover na cidade está bem longe de ser um problema.

Metrô em Berlim
Metrô na estação Rosenthaler Platz

Não há catracas nas estações e o acesso ao meio de transporte é livre. Porém isso não quer dizer que você não precisa comprar o bilhete da passagem. Há máquinas na maioria das estações e você deve validar o seu bilhete antes de embarcar. Caso você não o faça correrá o risco de receber uma multa (em euros, claro) caso o fiscal passe para fazer a conferência. Melhor não correr o risco, certo? Além do fato de não ter nada de legal em não pagar o transporte.

Trem S-bahn
Sistema de trem S-Bahn

 

Preço do transporte público em Berlim

A tarifa do transporte público custa de 2,80€ a 3,40€ e é válida para uma jornada de duas horas para uma pessoa. É importante ressaltar que o bilhete não dá direito ao retorno. Ou seja, no período de duas horas você pode se deslocar desde que não retorne ao ponto de origem da viagem. Para o retorno é necessário comprar um outro bilhete.

 

Dica de hospedagem em Berlim: durante nossos dias na cidade ficamos hospedados no The Circus Hostel e simplesmente amamos o lugar! O hostel fica localizado em um dos melhores pontos de Mitte, considerado um dos melhores bairros para se hospedar em Berlim. Além de ter várias opções de transporte público praticamente na porta, também há inúmeros bares e restaurantes nas proximidades. Inclusive, também há um bar super legal dentro do hostel!  Os preços das diárias não são absurdos, ainda mais levando em consideração que os hotéis são pouquinho caros em Berlim. Nós ficamos em um quarto duplo privativo que era bem confortável, além de ser bem grande. Caso queira conferir outros hotéis em Berlim, dê uma olhadinha no site Booking, pois eles sempre oferecem os melhores preços do mercado e a sua reserva é super segura.

 

E como é o Berlin Welcome Card e onde ele entra nessa história?

O Berlin Welcome Card é um passe de turismo oferecido pela Visit Berlin, o órgão oficial de turismo da cidade. O passe possui variações de preços de acordo com a versão escolhida e a quantidade de dias necessários. A versão mais básica dá direito a transporte público ilimitado e descontos em várias atrações e restaurantes da cidade, enquanto a versão mais completa dá direito até a entrada na Ilha dos Museus.

Uma coisa extremamente importante para se atentar na hora de escolher o passe é a sua zona de abrangência. Os passes referentes às áreas A e B dão direito a andar por praticamente toda a cidade. Mas se você quiser se deslocar para regiões fora da capital, como Potsdam por exemplo, é necessário um passe ABC.

Berlin Welcome Card
Nosso passe Berlin Wecome Card era pra 6 dias e englobava as zonas A e B

 

Veja também: Vienna City Card, vale a pena usar esse passe de transporte em Viena?

 

Versões do Berlin Welcome Card

 

Berlin Welcome Card
Preços do Berlin Welcome card para 2017 – (Foto: Visit Berlin)

 

 

-> Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para quem visita a Europa? Apesar de muita gente não saber, é necessário um seguro com apólice de 30 mil euros para entrar no Espaço Schengen. A gente sempre fecha o nosso seguro através da Seguros Promo porque eles sempre têm os melhores preços e promoções. Caso queira fazer uma cotação, não esqueça de utilizar o cupom CARIOCA5 e garantir um desconto de 5%. Caso efetue o pagamento através do boleto bancário você ainda ganha mais 5% de desconto.

 

 

 

Sobre os descontos do Berlin Welcome Card

Além de poder usar de forma ilimitada o transporte público em Berlim, o passe ainda te dará descontos em algumas atrações turísticas principais da cidade. Nós utilizamos os descontos na Torre de Tv, no DDR Museum, no museu Story of Berlin e no Palácio de Charlottenburg, o que no final da nossa estadia nos rendeu uma economia de alguns euros. Enfim, economia é economia, né?

 

Onde comprar

Você pode comprar o Berlin Welcome Card nos pontos de informações turísticas espalhados pela cidade. Há vários deles nas estações de metrô, trem e nos aeroportos. Pegamos o nosso no aeroporto Tegel, que foi por onde chegamos. Também há a opção de comprar online no site oficial da Visit Berlin.

Não esqueça de validar o seu passe quando fizer a sua primeira viagem no transporte público em Berlim. Validamos o nosso passe no ônibus que sai do aeroporto e leva até o centro da cidade e andávamos com ele sempre na carteira. Também há outros tipos de passe na cidade, verifique o que melhor se encaixa no seu roteiro.

 

 

Nosso passe Berlin Welcome Card foi uma cortesia da Visit Berlin, mas todas as opiniões escritas nesse post expressam a nossa experiência e retratam a realidade, sendo elas positivas ou não. Aqui no Carioca Sem Fronteiras prezamos pela total transparência com o leitor.

 

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

 

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

 

 

 

 

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

12 thoughts to “Transporte público em Berlim: como funciona o Berlin Welcome Card”

  1. Simplesmente amo usar o transporte público nas cidades por onde passo e quando estive em Berlim fiquei impressionado com o fato de não haver catracas no metrô, simplesmente demais! Abs

  2. Acho esses posts informativos sempre muito bons e quebram sempre um grande galho. Eu usei o Welcome Card e valeu muito a pena. E Berlim tem um sistema de transporte público incrível, que liga a todos os lugares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Checkbox GDPR / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Concordo / I agree