Atualizado em 17 de abril de 2020

Não só a cerveja, os carros e a tecnologia dominam o cenário e a fama da Alemanha. As guerras ao longo dos anos também fazem parte da história desse país cujo o meu coração bate bem forte. Mas embora meu amor seja grande, eu sei o quanto elas marcaram os envolvidos e quiçá a humanidade como um todo. E talvez por isso, entre as coisas que eu queria fazer pela cidade, os lugares relacionados à Segunda Guerra e à Guerra Fria tinham um espaço na lista. Quando eu soube que era possível conhecer um bunker de guerra em Berlim tratei logo de botar no roteiro. E agora estou aqui, pronta para contar sobra a experiência única de estar bem perto das entranhas da História.

Bunker em Berlim
Máscaras de gás de um bunker em Berlim

Bunker de guerra em Berlim: quais eu posso conhecer?

A maioria dos lugares que foram palco de grandes guerras fizeram de seu subsolo um local próprio para esconderijo e proteção contra bombardeios e ataques nucleares. É claro que em Berlim não seria diferente. Durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, a cidade se encheu deles. Obviamente, muitos foram destruídos, assim como o famoso Führerbunker (bunker do Hitler), por exemplo. Entretanto, outros resistiram e estão intactos, e por isso foram abertos à visitação. Entre eles indico os dois que nós visitamos: Berliner Unterwelten e o bunker de guerra que há no subsolo do Museu The Story of Berlin.

Como é o bunker Berliner Unterwelten

Quem diria que uma estação de metrô esconderia um bunker de guerra em Berlim? Pois é! Esse é o caso do Berliner Unterwelten. Com uma entrada escondidinha na estação de metrô Gesundbrunnen, o bunker da Segunda Guerra Mundial pode ser visitado pelo público através de um tour guiado que vale cada euro dos 12€ cobrados pela entrada.

No local há exposições mostrando como seria a vida das pessoas que se esconderiam ali durante um bombardeio. Também é possível ver documentos, armas de guerra e inúmeros outros objetos relacionados a esse período tenebroso da Alemanha Nazista.

Uma curiosidade sobre esse bunker de guerra em especial é que apesar das grossas paredes, ele não resistiria caso fosse atingido por uma bomba. Mas com certeza ninguém contou isso para a população na época.

Berliner Unterwelten, bunker de guerra
Berliner Unterwelten, um bunker em Berlim da época da Segunda Guerra Mundial (Foto: www.berliner-unterwelten.de)

Pequenos detalhes do bunker

Muitas das salas do bunker foram repintadas no intuito de facilitar a visita e de fazer do lugar, de fato, um museu. Mas ainda assim, eles fizeram questão de deixar uma delas com a pintura original. A princípio, você verá uma parede toda branca, sem muitos detalhes. Ou seja, apenas um mais do mesmo. Mas basta o guia apagar a luz e jogar uma iluminação na parede para alguns escritos em neon aparecerem. Essa era uma das maneiras utilizadas para indicar a saída no caso de não ter energia ou para deixar mensagens, por exemplo.

Bunker de guerra em Berlim
Reparem na parede em neon (Foto: www.berliner-unterwelten.de)

Bom, eu poderia falar que caminhar por aqueles túneis é quase que uma aula de História, senão mais que uma. Porém, acredito que isso seria clichê demais. Mas confesso que andar por aquele subsolo realmente faz a gente imaginar como seria a vida naquele lugar. E mais ainda, faz a gente repensar no quão catastrófica uma guerra pode ser.

A Berlin Underworlds Association é a instituição responsável pela criação do tour e assim como esse, são oferecidos outras três visitadas guiados com temáticas parecidas pelo subsolo de Berlim. Você pode consultar o site oficial para obter maiores informações.

Algumas dicas importantes para conhecer o Berliner Unterwelten:

  • Não é possível tirar fotos no local. Não, não tem jeitinho. Nem tente, na verdade, pois o esporro é certo.
  • Não é possível comprar o ingresso antecipadamente e o tour costuma se esgotar rápido. Portanto, chegue com pelo menos 20 minutos de antecedência para garantir o seu. Além disso, eles só aceitam pagamento em dinheiro.
  • Os ingressos são comprados em uma bilheteria ao lado da estação de metrô Gesundbrunnen. O endereço é Brunnenstraße 105.
  • Não é permitido fazer o tour com sandálias ou chinelos. Por isso, vá de calçado fechado, pelo amorrrrr! Pois eles barram mesmo!
Berliner Unterwelten
Bilheteria do Berliner Unterwelten

DICA DE HOSPEDAGEM EM BERLIM

Ficamos hospedados no The Circus Hostel e simplesmente amamos o lugar! Ele fica localizado em um dos melhores pontos de Mitte, um dos melhores bairros de Berlim. Além de ter várias opções de transporte público praticamente na porta, também há inúmeros bares e restaurantes nas proximidades. Inclusive, eles têm um bar super legal no subsolo do hostel! Para ver mais opções de hotéis na cidade, confira nosso post com dicas de onde ficar em Berlim.

Bunker do Museu Story Of Berlin

Outro bunker de guerra em Berlim que nós visitamos e recomendamos é o bunker da Guerra Fria que se encontra no subsolo do museu The Story Of Berlin.

The Story of Berlin
Entrada do museu The Story of Berlin

O abrigo nuclear foi construído na década de 70 e durante muito tempo foi mantido em segredo pelo governo. O local tem capacidade para quase 3.600 pessoas e estrutura para que elas pudessem permanecer ali por semanas. Entretanto, ele nunca precisou ser usado para esses fins. Bom, ainda bem né?

The Story of Berlin
Local para as pessoas dormirem

Eu fiquei boba em como o local é grande! E apesar de termos feito o tour em alemão, – porque não podíamos esperar o próximo horário em inglês – a guia foi super simpática e até nos passava algumas informações em inglês. Porém, tivemos que pegar o folheto do museu para entender bem sobre o local.

The Story of Berlin
Bunker de guerra no The Story of Berlin

O ingresso do The Story of Berlin custa 12€ e dá direito a conhecer o bunker. Alguns passes de transporte público em Berlim, como o Berlin Welcome Card, por exemplo, dão descontos na entrada do museu, assim como em outras atrações. Para ver o que mais vale a pena visitar na cidade, confira nosso post com 23 dicas do que fazer em Berlim.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.