Tour na Cervejaria Baden Baden

Como é o tour na cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão

Como bons beer lovers, nós não perdemos a oportunidade de beber uma boa cerveja quando viajamos. Por isso, sempre que uma cidade tem uma pegada cevejeira costumamos incluir em nosso roteiro uma visita a alguma fábrica de cerveja da região. Em Campos do Jordão, um dos passeios mais legais é o tour na cervejaria Baden Baden, principalmente se você também for um bom cervejeiro. Embora seja curta, a visita guiada vale bastante a pena e sem dúvidas merece um espaço especial aqui no blog. Afinal, assim como as boas brejas, as boas dicas também merecem ser compartilhadas!

Cervejaria Baden Baden
Tim Tim!

 

Tudo o que você precisa saber sobre o tour na Cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão

Em primeiro lugar, para fazer o tour na cervejaria Baden Baden você deve reservá-lo com antecedência. Não conte com a sorte de chegar lá e conseguir vaga imediatamente pois como a procura é grande, o passeio é bem concorrido. Ainda que eles disponibilizem vários canais para a reserva – telefone, email e até mesmo pessoalmente -, confesso que tive um pouco de problemas ao realizar o contato. Pelo telefone sempre dava ocupado e pelo email eu não obtinha resposta. No entanto, como sou brasileira, não desisto nunca, e após alguns dias de tentativas consegui fazer o agendamento pelo telefone. Ao que tudo indica eles melhoraram muito nessa parte e eu acredito que você não terá grandes problemas. Para conferir os canais de comunicação com a Baden Baden e fazer a sua reserva consulte o site oficial da fábrica.

 

Veja também: Onde comer em Campos do Jordão e ainda beber uma boa cerveja

 

Baden Baden Tour

O tour na Cervejaria Baden Baden começa impreterivelmente no horário agendado, ou seja, a recomendação de chegar com 15 minutos de antecedência é realmente necessária. Como não somos bobos, agendamos o nosso tour para às 13 horas e chegamos na fábrica por volta de 12:30 para aquecer os motores. Digo isso porque na parte externa da Baden Baden há um bar e algumas mesas. Então você já pode provar algumas cervejas antes mesmo de começar a degustação oficial. Mas se você prefere deixar essa parte para o final, tudo bem também. rs. Afinal, não vai faltar oportunidade.

Cervejaria Baden Baden
Abrimos os trabalhamos com uma 1999, uma Bitter Ale da Baden Baden

 

Veja também: 9 passeios imperdíveis em Campos do Jordão e não perca a dica extra no final

 

 

Antes de começarmos a visita à fábrica, recebemos uma cartela com três tickets que nos dão direito às degustações e ao brinde final. Em seguida somos levados para uma sala onde assistimos um vídeo que conta a história da fundação da Baden Baden. Até que o filme passado é bem curtinho, além de interessante.

Cervejaria Baden Baden
Não perca esses tickets pois eles são pedidos durante o tour na Cervejaria Baden Baden

Logo depois fomos até uma sala toda em vidro e cheia de equipamentos. Infelizmente só podemos olhar através do vidro mesmo, mas é possível ver com clareza os fermentadores, decantadores, filtros e demais máquinas. Neste momento a guia explica como ocorre a produção da cerveja e também nos mostra os grãos utilizados no processo. Inclusive é possível provar o malte e o lúpulo, mas eu aconselho que você prove apenas o primeiro, já que o segundo é amargo que dói haha. Enquanto isso, já podemos nos servir da primeira taça de degustação. E o primeiro brinde do dia foi a Cristal, uma clássica cerveja pilsen da Baden Baden.

Tour na Cervejaria Baden Baden
Primeira degustação do tour

 

A melhor parte do tour na Cervejaria Baden Baden

Logo em seguida fomos para a melhor parte do Baden Baden Tour. Chegamos em um lugar bem parecido com um bar. Era uma sala com dois tonéis de aço inox com torneiras, um balcão com outras tantas torneiras de chopp e algumas taças que esperavam ansiosamente para serem enchidas. Enfim era o momento da tão esperada degustação. Tamanha foi a nossa surpresa quando descobrimos que não seriam apenas duas degustações conforme indicava o nosso ticket, mas três degustações! Mal entramos e fomos servidos com uma taça da 5 Grãos, uma cerveja que além do trigo e da cevada ainda possui amaranto, aveia e quinoa. Glória a Deus, eu ainda estava na dieta! hahaha…

Simultaneamente a essa degustação, recebíamos várias dicas sobre cerveja e harmonização e ainda conhecíamos um pouco mais sobre outros rótulos da Baden Baden. Foi aí fiquei sabendo que a Witbier deles foi eleita a melhor cerveja do mundo em 2015 pela International Beer Challenge. E a bicha é boa mesmo, viu? Até eu que não curto muito esse estilo gosto dessa cerveja. Por fim, chegamos na parte final do tour. A última degustação foi a 1999, justamente a Bitter Ale que nos fez aquecer os motores antes da visitação haha. Embora já tivéssemos bebido dela, é sempre bom um repeteco de uma boa cerveja.

Tour na Cervejaria Baden Baden
Várias tacinhas cheias da 1999 da Baden Baden

Ao final, recebemos o nosso tão esperado brinde. Era uma linda taça com a marca da Baden Baden. Eu nem preciso dizer que sem dúvidas ela teria uma serventia enorme na nossa casa, né?

Tour na Cervejaria Baden Baden
Achei o brinde do tour muito maneiro!

 

E tudo termina em… lojinha de souvernir

Assim como na maioria dos passeios, o tour pela Cervejaria Baden Baden também se encerra em uma loja de souvenir. Além de vários rótulos de cerveja engarrafados, também é possível comprar roupas e itens relacionados a cultura cervejeira, como canecas, copos e abridores, por exemplo.

 

Dica de hospedagem em Campos do Jordão: como a cidade possui preços acima da média, talvez seja um pouco difícil achar um hotel que caiba perfeitamente no orçamento. Porém, com um pouquinho de paciência dá pra garimpar bons lugares com um ótimo custo x benefício. Quando passamos um Natal por lá ficamos hospedados na Pousada Toca das Bromélias. Apesar de ser bem simples, a pousada era confortável e tinha uma ótimo café da manhã. Além disso, ainda ficava localizada bem pertinho das principais ruas da cidade e dava até pra ir andando. Por outro lado, em um feriadão de Tiradentes ficamos hospedados na Pousada Via Campos. Embora ela seja uma pouco mais sofisticada, possui um preço bem abaixo do praticado na região. E ainda por cima, ela fica localizada no coração da cidade, cerca de dois minutos a pé da rua principal. rs. Mas caso você queria ver outras opções e outros bairros para se hospedar, recomendamos que você dê uma olhada no Booking. Eles sempre oferecem os melhores preços e estabelecimentos.

 

Dicas importantes:

  • O tour na cervejaria Baden Baden custa 30 reais, enquanto somente a taça dada como brinde custa 32 reais nas lojas. Ou seja, o tour já vale a pena só pelo brinde. haha.
  • No centro da cidade há um bar/restaurante da Baden Baden, mas não é lá que ocorre o tour. O tour acontece na fábrica da cervejaria Baden Baden, que não fica localizada no centro. Caso você não esteja de carro será necessário pegar um táxi. Não existe uber na cidade.
  • Não esqueça de fazer a sua reserva antecipadamente e chegue com 15 minutos de antecedência. Eu sei que eu já falei isso lá em cima, mas é sempre bom relembrar.
  • Obviamente não é permitida a presença de menores de 18 anos no tour.

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

 

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Ao fazer a sua reserva pelo nosso blog você não paga nenhuma taxa extra e ainda nos ajuda a manter o blog no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

 

 

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Checkbox GDPR / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Concordo / I agree