Atualizado em 9 de abril de 2020

Escolher onde ficar em Cusco não é uma tarefa muito árdua. Apesar de pequena, a cidade é muito democrática e possui opções de hospedagens capazes de agradar dos mais exigentes aos menos despreocupados. No entanto, se no seu orçamento o hotel é algo que não pode pesar tanto, essa leitura é para você! E, mais ainda, se você faz questão de estar bem localizado sem precisar vender um rim, te ajudaremos dando boas opções de hospedagem em Cusco. Durante a nossa viagem ficamos em dois lugares com um bom custo x benefício que valem a indicação. Por outro lado, enquanto estávamos pesquisando onde ficar achamos alguns outros que também são bem interessantes. Então, vamos deixar uma listinha com algumas sugestões para vocês ao longo desse post.

Cusco
Plaza Mayor

Onde ficar em Cusco: nossas opções de hospedagem na cidade

1 – Milhouse Hostel

O Milhouse Hostel é a nossa dica principal de onde ficar em Cusco porque ele foi a nossa opção de hospedagem para a maior parte dos nossos dias. Situado bem próximo à Plaza de Armas – cerca de 5 minutos de caminhada -, o Milhouse é uma boa pedida para quem quer ter um pouco de conforto, estar bem localizado, não gastar rios de dinheiro e ainda por cima, ter todo aquele ambiente maravilhoso de um hostel. Há opções desde quartos individuais privativos até quartos coletivos. Nós ficamos em um amplo quarto duplo privado, com banheiro privativo. Não havia tv, mas como somos do tipo que não ligamos pra isso quando estamos viajando, não fez diferença.

Dependências do hostel

A área social do hostel é maravilhosa! Há um pátio enorme com vários puffs, mesas, cadeiras e mesa de jogos. Há um bar maneiríssimo com comidas e bebidas por um bom preço, além da enorme variedade de bebidas alcoólicas. Para aqueles que curtem, há mesa de sinuca e diariamente acontecem atividades e festas nos bares. As diárias contam com um café da manhã que achei até bem completo. Havia pães, torradas, frutas, sucos, café, leite, geleias, queijos e até mesmo ovo mexido. Ou seja, o suficiente para começar o dia bem alimentado.

2 – La Posada del Viajero

Ficamos no La Posada del Viajero durante a segunda parte da nossa estadia, depois que voltamos de Machu Picchu, e incluímos essa opção como uma boa dica de onde ficar em Cusco porque além ter bons preços, também fica bem pertinho da Plaza de Armas. Inclusive, é tão perto que você andará cerca de 2 minutos até a praça. rs Há quartos individuais, quádruplos, triplos e duplos, todos com banheiro privativo. Nós ficamos em um quarto duplo e a única coisa que nos incomodou foi um pouco de barulho. Acho que o isolamento acústico dos quartos não é lá essas coisas, mas isso não foi o suficiente para não indicarmos a pousada, já que os pontos positivos são maiores. O café da manhã também é incluído e achamos bem gostoso e completo. Havia até salada no buffet – que obviamente não comemos um dia sequer.

Mais dicas de onde ficar em Cusco: outros hostels que são bem avaliados na cidade

1 – Pariwana Hostel Cusco

O Pariwana Hostel também costuma ser um dos mais escolhidos pelos viajantes em Cusco. Ele fica localizado a duas quadras da Plaza de Armas, ou seja, também fica bem pertinho de tudo. Aliás, ele era uma das nossas primeiras opções de hospedagem na cidade, mas não havia mais disponibilidade.

A estrutura do hostel também é excelente. Há quartos privativos e compartilhados, café da manhã simples incluído na diária e uma cozinha compartilhada para uso dos hóspedes. As áreas comuns também são ótimas e contam com um pátio com puffs, mesa de ping-pong, sala de tv e um bar que parece ser maneiro. Aliás, nós já nos hospedamos em um hostel da rede quando estivemos em Santiago e amamos! Você pode conferir a nossa experiência em um post sobre o Pariwana Hostel Santiago.

Pariwana Hostel
Quarto duplo privativo no Pariwana Hostel – Foto: Booking

2 – Loki Cusco

O Loki é uma rede bem famosa na América do Sul. Eles possuem unidades em Salta, Mancora, Lima, La Paz e Cusco. Com uma boa localização, é uma opção de onde ficar em Cusco gastando pouco e se divertindo muito. O hostel costuma ter um bar beeem animado e chega até mesmo a virar uma balada. Aliás, dizem que eles dão ótimas festas! Porém, se prepare para subir uma boa ladeira para chegar e acho até que esse é o seu ponto negativo. O que de fato não chega a ser um problema caso você não se importe com isso.

Loki Hostel
Quarto duplo privado (Foto: Booking)

Como um típico hostel, há quartos de todos os tipos possíveis: dormitórios mistos, dormitórios femininos, quartos duplos e por aí vai. A área comum é bem grande e conta com inúmeros jogos e até mesmo churrasqueira. Se você é do tipo baladeiro, aqui pode ser o seu lugar!

3 – Kokopelli Hostel Cusco

O Kokopelli Hostel é uma boa opção para os viajantes que buscam onde ficar em Cusco tendo um pouquinho mais conforto, porém, sem gastar demais. Durante as nossas pesquisas ele foi uma das opções mais econômicas que encontramos nesse contexto e somente não o escolhemos para a segunda parte da viagem porque não havia mais quartos duplos disponíveis.

Kokopelli Hostel
Quarto duplo – Foto: Booking

A decoração do hostel é bem bonitinha e alguns quartos compartilhados contam com cortinas nas camas, o que dá um pouquinho de privacidade ao hóspede, mesmo não estando em quarto privativo. A localização também é bem boa, cerca de 5 minutos de caminhada até a Plaza de Armas. O café da manhã também está incluído na tarifa do quarto e além disso o hostel conta um bar/restaurante com preços convidativos.

Mais dicas de onde ficar em Cusco: opções com preço de hostel e cara de hotel

1 – Picol Hostal

Apesar do nome, o Picol Hostal tem cara de hotel. De fato, o lugar é simples e com nada de sofisticação, mas uma nota 9,1 de avaliação no Booking dá o direito dele estar aqui. Brincadeiras à parte, o Picol está bem pertinho da Av. El Sol, a principal da cidade, e a poucos quarteirões da Plaza de Armas. Os quartos são possuem luxo, porém bem decorados. Além disso, como o café da manhã está incluído nas tarifas ele é um ótimo custo x benefício.

Picol Hostel
Quarto duplo do Picol Hostel – Foto: Booking

2 – Hostal El triunfo

O Hostal El Trinunfo é outro que tem cara de hotel. Além de ficar localizado bem pertinho mesmo da Plaza de Armas, os preços são bem atraentes entre os hotéis da região. Os quartos são bem decorados e para quem não abre mão de um mínimo de conforto, os banheiros possuem até amenidades de banho! rs. Também tem café da manhã incluído na tarifa e costuma ser uma boa opção para casais que não curtem ambiente de hostel e não querem gastar muito.

Hostal El Triunfo
Quarto duplo do El Triunfo – Foto: Booking

Onde ficar em Cusco pagando um pouquinho mais para fugir do nicho de hostel

1 – Hotel Tierra Viva Centro

O Tierra Viva Centro fica bem pertinho do centro e com um preço super justo para um hotel. Se não fôssemos tanto da vibe de hostel, certamente teríamos escolhido esse! Além disso, os quartos são uma gracinha.

2 – Atiq Hotel Boutique

Se tratando de um hotel boutique, o Atiq até que tem um precinho bem camarada. Ele também fica localizado perto dos principais pontos da cidade e a decoração do quarto é linda! Se você estiver viajando para comemorar uma ocasião muito especial, com certeza vale a pena o investimento. Aliás, nem será tanto para o que o lugar oferece. 😉

Onde ficar em Cusco se você não está preocupado com valores

Por outro lado, se dinheiro não é tanto problema pra você, dê uma olhadinha nessas duas sugestões abaixo, pois elas são uma das mais indicadas para algo mais requintado. Além do mais, ainda possuem o selo de 5 estrelas na cidade. Ou seja, se você procura um pouco mais de luxo, sofisticação e exclusividade, com toda certeza irá gostar.

1 – Belmond Hotel Monasterio

2 – Inka Terra La Casona Relais & Chateaux

E aí? Tem mais dicas de hospedagem em Cusco? Afinal, a cidade tem tanto opção legal que você pode ter alguma que nós não conhecemos. Conta aqui pra gente nos comentários. =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.