Atualizado em 13 de agosto de 2020

Escolher passeios em Roma para o seu roteiro não é nada fácil. Afinal, a cidade eterna tem opções para mais de um mês. Repleta de ruínas milenares, igrejas históricas, museus cheios de arte, bairros pitorescos e uma gastronomia pra lá de encantadora, a capital da Itália é capaz de encantar qualquer um. Por isso, a não ser que você disponha de muitos dias, dificilmente você conseguirá ver e fazer tudo em uma primeira visita. Então, para ajudar um pouquinho no seu planejamento, vamos sugerir as dicas mais imperdíveis do que fazer em Roma.

SEGURO VIAGEM: VIAJE TRANQUILO PARA A ITÁLIA

O Seguro Viagem Internacional é obrigatório para quem visita a Itália e a maioria dos países europeus, por isso, não esqueça de contratar o seu antes de embarcar. Além da obrigatoriedade em si, é o seguro que te dará toda a cobertura necessária caso você precise de atendimento médico, por exemplo. Acredite, se você tiver que pagar emergência de hospital por conta própria, os gastos no exterior serão estratosféricos. Além do mais, o Seguro Viagem Europa também te dará assistência ideal em caso de voo cancelado ou extravio de bagagem. Nós sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e nunca tivemos problemas. Eles parcelam no cartão de crédito em até 12x, trabalham com ótimas seguradoras e dão vários descontos.

Pegue aqui o seu desconto de seguro viagem e parcele em até 12x no cartão de crédito =)

Passeios em Roma que não podem ficar de fora da sua viagem

De fato, não é fácil escolher o que fazer em Roma, principalmente se essa é a sua primeira vez na cidade. Nós já estivemos por lá em duas oportunidades e de formas completamente diferentes. Da primeira vez aproveitamos para conhecer um pouquinho durante 8 horas de conexão em Roma. Por outro lado, da segunda vez ficamos 3 dias e apesar de termos visto muitos dos pontos turísticos principais, ainda ficou faltando visitar vários lugares. Ou seja, não ficamos tempo o suficiente, já que nossa viagem principal seria um roteiro na Toscana. Entretanto, conseguimos fazer os principais passeios em Roma e vamos listá-los explicando um por um.

O clichê Coliseu, Fórum Romano e Palatino nunca saem de moda!

Esses são de longe os principais passeios em Roma. Eleitos com unanimidade como imperdíveis na cidade, o Coliseu, o Fórum Romano e o Palatino são figurinhas certas em todos os roteiros que já vimos por aí.

O Coliseu, vocês já devem imaginar… é aquilo tudo e muito mais, mesmo! A antiga arena de gladiadores construída a cerca de 2 mil anos atrás é o principal cartão postal da cidade. Vale muito a pena fazer um tour pelos subterrâneos do Coliseu ou pelo menos comprar um ingresso que dê direito à entrada prioritária, já que as filas para entrar costumam ser enormes.

A melhor parte nisso tudo é que os ingressos para o Coliseu dão direito a entrar tanto no Fórum Romano como no Palatino, outros dois lugares imperdíveis. O primeiro trata-se das antigas ruínas de todo o centro religioso, político e social de Roma, enquanto o segundo são as colinas onde a cidade foi fundada, além de ter sido área de moradia dos mais ricos e poderosos do Império Romano.

Vista do Palatino para o Fórum Romano, outros imperdíveis passeios e Roma
Vista do Palatino para o Fórum Romano

LEIA MAIS:

-Todas as dicas sobre o Coliseu
-Confira a nossa experiência no tour pelos subterrâneos do Coliseu
-Veja várias dicas para visitar o Fórum Romano e o Palatino

Praça de São Pedro e Basílica de São Pedro, imperdíveis até mesmo para quem não é religioso

Não deixe de visitar a Praça São Pedro e conhecer por dentro a Basílica de São Pedro. Localizada no Vaticano, além de abrigar os túmulos dos antigos papas – entre eles o Apóstolo Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica -, a igreja também é casa de obras de artes famosas, como a Pietá de Michelângelo, por exemplo. Além do mais, a basílica ainda guarda uma tour especial, onde do alto de sua cúpula você pode ter uma vista incrível tanto do Vaticano como de Roma em si.

Vale ressaltar que apesar da entrada na basílica ser gratuita (somente a basílica, a cúpula é paga de qualquer forma), existe uma fila enorme para enfrentar. Caso não queira enfrentá-la, você pode comprar um ingresso especial que te dá direito à entrada reservada, com horário marcado. Se a sua visita ocorrer em um domingo, aproveite para assistir a Missa e ver o Papa Francisco na famosa sacada.

Por outro lado, se deixar para fazer esse passeio em uma quarta-feira, que tal reservar antecipadamente e garantir sua vaga na Audiência Papal Pública, onde você não somente verá o Papa de pertinho como participará de uma cerimônia com bênçãos e hinos. Veja como é visitar a Basílica de São Pedro e confira aqui outras dicas de igrejas em Roma para o seu roteiro.

Capela Sistina e Museus do Vaticano: passeios em Roma que deixamos de lado e nos arrependemos

Tá aí… dois passeios em Roma que nós não tivemos tempo de fazer e acabamos nos arrependendo um pouquinho: Capela Sistina, onde é realizado o conclave, e Museus do Vaticano. No caso, o arrependimento bateu ainda mais forte com a capela, já que agora só Deus sabe quando voltaremos para ver aquele teto incrível de Michelângelo. Mas, enfim… se possível, tentem de todas as formas incluir esses dois lugares no roteiro.

Capela Sistina (Foto: http://www.museivaticani.va/)

Os Museus do Vaticano constituem um grande complexo onde você terá acesso a uma enorme coleção de artes e antiguidades que vão desde obras egípcias até obras renascentistas. Como também se trata de um lugar onde você enfrenta muitas filas, o ideal é comprar antecipadamente o seu ingresso, de preferência um que dê direito ao acesso prioritário. Há ainda algumas opções de passeios que também incluem a Basílica de São Pedro, ou seja, caso você queira visitar os três lugares, é melhor comprar um tour que dê direito à entrada nos três. Desta forma, você não precisará pagar tudo separadamente.

Castelo de Sant’Angelo

Bem pertinho da região do Vaticano um castelo chama a atenção dos turistas e por vezes rouba a cena do lugar. Trata-se do Castelo Sant’Angelo, que atualmente funciona como um museu, mas foi construído para servir de mausoléu do Imperador Adriano e sua família.

Apesar não parecer, ele possui 6 andares e também já serviu de fortaleza e além disso, possui uma passagem direta até o Vaticano. Localizado às margens do Rio Tibre, o lugar tem tanta história e dicotomia que alguns andares também já abrigaram presos famosos, enquanto outros funcionaram como apartamentos papais. Embora ele seja incrivelmente belo fora, é possível visitar o seu interior. Quem não gosta de perder tempo pode comprar o ingresso com entrada prioritária e guia local.

Castelo de Sant'Angelo Roma
Castelo de Sant’Angelo

Trastevere, bairro autêntico e com um charme especial

Trastevere é o bairro mais autêntico e boêmio de Roma. É nele que você Roma além dos pontos turísticos. Varais nas janelas, muita arte de rua e um certo quê de decadência em algumas construções fazem do lugar um tanto quanto especial. Aqui, parece que a modernização ainda não chegou, exceto pelos jovens que invadem os bares para um happy hour. Você pode aproveitar um passeio de fim de tarde com direito à jantar em alguma trattoria tradicional ou então fazer um tour guiado de comida de rua. Você pode conferir as nossas dicas de Trastevere aqui. =)

Panteão e sua riqueza de detalhes

O que hoje em dia é uma igreja cristã já foi templo de deuses romanos no passado. Assim é o Panteão, com um rico passado, uma beleza ímpar e com a maior cúpula construída na história. Dos passeios em Roma que são grátis, esse é totalmente imperdível! Entretanto, caso você queira ter todas as informações possíveis sobre o lugar é possível contratar um tour de 35 minutos por apenas 6€.

Panteão, passeio em Roma
Fachada do Panteão

Piazza Navona e Piazza di Spagna

Inicialmente pode até parecer sem graça, mas as praças são passeios em Roma que com certeza te encantarão. Há várias delas por toda a cidade e algumas se destacam e têm mais fama. Entre elas, a Piazza Navona e a Piazza di Spagna não podem ficar de fora do seu roteiro.

Com três fontes que chamam a atenção (Fontana dei Quattro Fiumi, del Moro e del Nettuno), a Piazza Navona é repleta de bares, cafés e restaurantes. Além disso, é aqui que se encontra a embaixada brasileira. Já a Piazza di Spagna tem as escadarias mais famosas de Roma, que levam em direção à Igreja Tirinità dei Monte. Ao seu redor há vários palácios do Século XVII, além de uma das ruas de compras mais famosas da região, a Via dei Condotti.

Fontana di Trevi, um dos mais famosos passeios em Roma

Sem dúvidas a Fontana di Trevi jamais estaria fora da nossa lista. Afinal, ninguém quer passar por Roma sem jogar aquela moedinha para garantir o retorno, né? Mas certifique-se de jogá-la com a mão direita por cima do ombro esquerdo! Construída no final do Século XVIII, a mais famosa fonte de Roma está sempre cheia de turistas, não importa a época da sua visita. A obra arquitetônica é linda, com várias estátuas e entre elas, a de Netuno. Para quem curte ter um pouco mais de informação sobre os lugares, há tours a pé que passam pela Fontana di Treve, pelas praças mais famosas de Roma, além de também passarem por outras fontes da cidade. O legal é que há tanto opções diurnas como também ao entardecer, quando a cidade começa a ficar toda iluminada.

Fontana di Trevi, outro famoso passeio em Roma
Fontana di Trevi

Galleria Borghesi, muita arte em um só lugar

A Galleria Borghesi é um dos museus de arte mais importantes de Roma. Nele você encontrará obras de artistas famosos como os quadros de Caravaggio e as esculturas de Bernini, por exemplo. Ao redor do museu há um lindo parque e não é difícil encontrar muitas família e turistas passando o dia por lá, até mesmo sem visitar o museu. A sua visitação é gratuita, entretanto, é necessário agendar a visita antecipadamente por telefone. Ou seja, não é tão prático assim. Porém, algumas agências de turismo oferecem todo o esse serviço pra você.

Galleria Borghese (Foto: galleriaborghese.beniculturali.it)

Piazza Venezia e Monumento a Vittorio Emanuelle II

A Piazza Venezia é outra praça muito famosa em Roma. Com bares e restaurantes ao redor e de cara para o famoso Monumento a Vittorio Emanuelle II, a praça é mais um passeio em Roma que você não pode perder. Aliás, sobre o monumento em si, ele também é um ícone da cidade. Construído em homenagem ao primeiro rei da Itália (Vittorio Emanuelle II), hoje em dia o local funciona como um museu gratuito. Porém, a sua parte mais legal, que é a subida de elevador panorâmico até a Terrazza del Vittoriano, é paga. Algumas excursões incluem o terraço com vista panorâmica em seu itinerário, mas você também pode comprar o ingresso na hora.

Monumento a Vittorio Emanuelle II
Monumento a Vittorio Emanuelle II

Circo Maximo, a cara do Império Romano

O Circo Maximo era nada mais, nada menos que o maior circo de jogos do Império Romano. Era nesse espaço que ocorriam diversas competições da época, como as corridas de charretes e bigas, por exemplo. É engraçado, mas nesses lugares a minha imaginação corre solta e eu já logo imagino aquelas cenas de filmes de história antiga. rs. Se você quiser dar voz à sua imaginação, algumas agências oferecem um tour de realidade virtual pelo lugar. Pensem…. rs

Parque Giardino degli Aranci, um passeio em Roma para curtir o dia ao ar livre

Se você quer ter uma vista fantástica da cidade, não deixe de visitar o Parque Giardino degli Aranci. Dos passeios em Roma que fizemos ao ar livre, esse foi um dos que nós mais gostamos.

Parque Giardino degli Aranci, passeio em Roma para curtir ao ar livre
Vista do Parque Giardino degli Aranci

Com o nome oficial de Parco Savelli, o parque é completamente arborizado, além de ser um convite para um fim de tarde menos acelerado. Do seu mirante é possível ver o Rio Tevere, toda a cidade em si e até mesmo a cúpula da Basílica de São Pedro. Enfim, é uma passeio que vale a pena demais!

E se você caminhar um pouco mais à frente, encontrará a Serratura del Portone dei Cavalieri di Malta, o buraco de fechadura mais famoso de Roma. Através dele você conseguirá ver a Cúpula da Basílica de São Pedro em um corredor de árvores. Mas, aqui tem uma pegadinha: se você quiser tirar foto desse momento, tenha em mãos uma boa câmera fotográfica. A nossa havia acabado a bateria e pelo celular as fotos não saíram muito legais! Vocês podem ver a nossa expectativa x realidade abaixo. hehe

Mais passeios em Roma: dicas diferentes para incrementar os seus dias na cidade

Se você é o tipo de viajante que gosta de incluir passeios diferentes durante a sua viagem, saiba que Roma está cheia deles. Caso queira curtir a boa gastronomia italiana como um típico romano, experimentando as melhores pizzas, gelatos e iguarias da cidade, uma boa ideia é fazer um tour a pé de comida de rua com um guia local. Por outro lado, se você curte pôr a mão na massa, literalmente, que tal uma aula de culinária e para aprender a fazer uma bela de uma pasta italiana?

No entanto, se locações cinematográficas são um dos motivos pelo qual você gosta de viajar, há um tour que passa pelos locais do famoso filme Anjos e Demônios, inspirado no livro de Dan Brown. E, sem dúvidas, sempre há alguns passeios em Roma mais tradicionais também, como os ônibus Hop-On Hop-Off, onde você pode conhecer diversos pontos turísticos em um dia ou então faça um passeio guiado de bike pela cidade. De qualquer forma, estando em Roma, será difícil você não encontrar coisas legais para fazer. Afinal, a cidade é, sim, eterna!

Agora que você já sabe os passeios em Roma que não podem ficar de fora de um roteiro para uma primeira vez na cidade, confira algumas sugestões de hospedagem

Nós ficamos hospedados em um ótimo apartamento chamado Lateranum, bem pertinho do Coliseu. Além disso, o local era muito bem servido de transporte público, o que facilitou bastante o nosso deslocamento. Fizemos a reserva pelo Booking, mas o no Airbnb também há várias boas opções disponíveis. Inclusive, através desse link nós te damos até 179 reais na sua primeira reserva pela plataforma.

Por outro lado, se você não abre mão de ficar em hotéis, duas opções com bom custo x benefício são o Alle Porte del Colosseo e o Mia Suites. Porém, se você prefere ter um pouco mais de requinte, confira o Elizabeth Unique Hotel e o Baglioni Hotel Regina. Entretanto, não podemos esquecer dos hostels queridinhos. Há três muito bem avaliados em Roma e são eles o The RomeHello Hostel, Dreaming Rome Hostel e o Meininger Roma Termini.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb e ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.