Atualizado em

Localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro, Nova Friburgo é uma das principais cidades da localidade. Com muitos traços das colonizações suíça e alemã, o município é um destino muito procurado principalmente no inverno, quando muitos turistas sobem a serra em busca do clima ameno e da boa gastronomia. Mas além disso, há muito o que fazer em Nova Friburgo e por isso vamos te dar várias dicas para você curtir o lugar da melhor forma possível.

Country Clube Nova Friburgo
Country Clube, uma das dicas do que fazer em Nova Friburgo

Como chegar em Nova Friburgo

O aeroporto mais próximo de Nova Friburgo é o do Rio de Janeiro, distante cerca de 150 km da cidade. A partir dele você pode alugar um carro, pegar um ônibus ou então contratar um transfer.

Carro

Se você pretende ir de carro, o caminho é através da BR-101, em direção à Cachoeiras de Macacu. Em seguida, você deverá pegar a RJ-116 até Nova Friburgo. Vale ressaltar que as vias possuem pedágio

DICA DE ALUGUEL DE CARRO:

Caso você precise alugar um carro, recomendamos a RentCars. Sempre alugamos através deles tanto no Brasil como no exterior e nunca tivemos problemas. Eles trabalham com ótimas locadoras de automóveis, possuem boas tarifas e ainda permitem o pagamento online de forma parcelada no cartão de crédito.

Ônibus

É muito tranquilo ir de ônibus até Nova Friburgo, já que da rodoviária Novo Rio saem ônibus diariamente, em diversos horários do dia. O preço da passagem gira em torno de 40 à 50 reais por pessoa.

Quando ir

Nova Friburgo pode ser visitada o ano inteiro. Porém, a alta temporada de fato é nos meses de junho à setembro, quando o clima de inverno toma conta da cidade e a combinação de vinho com fondue rouba a cena nas mesas dos restaurantes. Essa também é a melhor época para curtir algumas trilhas da região, já que a incidência de chuva é menor. Por outro lado, durante o verão é possível curtir as cachoeiras locais, mas é necessário tomar cuidado com as chuvas de verão. Nós estivemos por lá no mês de agosto e deu pra curtir um friozinho de montanha.

O que fazer em Nova Friburgo: principais passeios na cidade

Nova Friburgo Country Clube

Com mais de 80 mil m² de muita área verde, o Nova Friburgo Country Clube é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade, tanto pelos turistas como pelos próprios moradores, e por isso é a nossa primeira dica do que fazer em Nova Friburgo. O parque idealizado pelo mesmo paisagista da Quinta da Boa Vista, no RJ, é repleto de árvores, lagos e muita natureza. É uma boa pedida para curtir um dia ao ar livre. Há estacionamento no local pelo preço de 10 reais por carro.

Jardim do Nêgo

Criado pelo artista plástico Nêgo, o Jardim do Nêgo é um museu com suas obras e esculturas, dentro da sua própria casa. As peças são feitas de pedra e barro, e impressionam pelo fato de se incorporarem tão bem em meio à natureza do lugar. A entrada é paga e custa 15 reais por pessoa.

Jardim do Nêgo (Foto:https://visitefriburgo.rio/)

Casa Suíça

Localizada na famosa estrada Teresópolis x Friburgo, a Casa Suíça não somente guarda diversas histórias sobre a colonização da cidade como também possui um restaurante, uma queijaria e uma chocolateria. Você pode comprar os diversos produtos que eles fabricam em uma lojinha no local.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER SOBRE:

-O que fazer em Teresópolis: dicas de passeios e onde comer na cidade
-O que fazer em Petrópolis: pontos turísticos e roteiro para um fim de semana
-Dicas do que fazer em Campos do Jordão: passeios mais imperdíveis

Compras no Bairro Olaria e na Ponte da Saudade

Nova Friburgo é conhecida como a capital nacional da lingerie. A produção desse tipo de malha/roupa é muito grande por lá e por isso, são inúmeras lojas pela cidade vendendo esse produto.Então, se você curte fazer umas comprinhas enquanto viaja, uma boa sugestão do que fazer em Nova Friburgo é comprar pijamas, roupas íntimas e de ginástica. Os lugares com as melhores lojas são o Bairro Olaria e a Ponte da Saudade, logo na entrada da cidade.

Praça do Suspiro e Teleférico

A Praça do Suspiro é uma das principais praças de Nova Friburgo. Além disso, é nela que se encontram alguns pontos turísticos, como a Igreja de Santo Antônio, o Teatro Municipal e o famoso Teleférico de Friburgo.

Praça do Suspiro em Nova Friburgo
Igreja de Santo Antônio e o Teleférico lo ali do lado direito

Com quase 1.500 metros de extensão, ele é considerado o maior teleférico de cadeiras do Brasil e tem seu ponto de partida bem na Praça do Suspiro, culminando no Morro da Cruz, o seu ponto mais alto. Aliás, o teleférico possui duas fases. A primeira vai até o mirante para cidade, onde também funciona o boliche, enquanto a segunda vai até o Morro da Cruz de fato. É possível comprar as duas fases ou então, ir de carro até a primeira e então, embarcar até a última. Para maiores informações, consulte a página da atração do Facebook.

O que fazer em Nova Friburgo se você gosta de trilhas

Se você curte trilhas e caminhadas, saiba que há algumas bem legais em Nova Friburgo. Confira algumas dicas abaixo!

Mirante Pedra do Cão Sentado

O Mirante da Pedra do Cão Sentado é a melhor dica do que fazer em Nova Friburgo se você quer ter um contato com a natureza sem fazer um esforço absurdo.

Pedra do Cao Sentado Friburgo
Pedra do Cão Sentado

A Pedra do Cão Sentado é um dos símbolos da cidade e vê-la de pertinho é uma experiência bem legal, já que a trilha até o seu mirante é considerada de nível fácil. Em cerca de 30 à 40 minutos você faz o percurso e tem um lindo visual não só da pedra como das montanhas também. Você pode conferir aqui como foi a nossa experiência na Trilha da Pedra do Cão Sentado.

Pico da Caledônia

O Pico da Caledônia é um dos pontos mais alto da Serra do Mar, bem no meio de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. Infelizmente nós ainda não tivemos a oportunidade de conhecê-lo, mas todas as fotos e vídeos que já vimos nos deram uma certeza: o lugar é incrível! Pretendemos ir até ele em breve e com certeza voltaremos aqui para contar a nossa experiência.

Pica da Caledonia (Foto:https://avozdaserra.com.br/)

Parque Estadual Três Picos

O Parque Estadual Três Picos possui mais de 60 mil hectares e compreende 5 cidades. São elas: Nova Friburgo, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Teresópolis e Silva Jardim. Na sede de Nova Friburgo existem diversas trilhas, muitas de nível difícil. Por isso, recomendamos que você pesquise bem e contrate um guia, se necessário. Em caso de dúvidas, consulte o site oficial.

O que fazer em Nova Friburgo: passeios que valem a pena nos arredores

Lumiar e Cachoeiras

Se você tiver um tempinho livre, que tal dar um pulo em Lumiar? O local é distrito de Nova Friburgo e se encontra a 30 km de distância da cidade. Lumiar também é uma gracinha, possui uma rede hoteleira muito charmosa e além disso, é um ótimo pólo gastronômico local.

Caso esteja calor, você pode aproveitar algumas – ou várias – cachoeiras da região. Entre elas, destacam-se a Indiana Jones, o Poço Feio e o Encontro dos Rios Macaé e Bonito. Entretanto, é importante frisar que a maioria delas se encontra em local privado, ou seja, é necessário pagar para entrar.

Sugestão do que fazer em Nova Friburgo em 1 dia

Muita gente aproveita pra fazer um bate e volta do Rio de Janeiro até Nova Friburgo, em um passeio de 1 dia pela cidade. Se esse for o seu caso, confira a nossa sugestão de roteiro, em ordem de paradas:

  • Sai cedo do Rio de Janeiro e vá em direção ao Mirante da Pedra do Cão Sentado;
  • Logo em seguida, faça alguns passeios pelo centro da cidade. Recomendamos que você vá até a Praça do Suspiro e dê uma voltinha no teleférico;
  • A essa hora a fome já deve estar apertando, então, faça uma parada estratégica para comer algo;
  • Finalize o seu dia no Country Clube ou aproveite para fazer umas comprinhas na Ponte da Saudade. Se der tempo, faça os dois. =)

Onde ficar em Nova Friburgo

Agora que você já tem várias dicas do que fazer em Nova Friburgo, confira nossas sugestões de hospedagem na cidade.

Hotéis

Passamos um final de semana em Nova Friburgo e ficamos no Hotel Habitare. Ele fica localizado bem no centro e nós gostamos bastante do serviço. O quarto era confortável e o café da manhã só mereceu elogios. Enfim, recomendamos. Outras boas opções de hotéis no centro são o Hotel Serra Everest, o Hotel Dominguez Master e o Hotel Mount Everest.

Hotel Habitare
Quarto do Hotel Habitare, estilo mezanino

Pousadas

Por outro lado, se pousada faz mais o seu estilo, vale a pena dar uma olhada nas tarifas da Pousada Alto do Vale, no Auberge Suisse Pousada e na Pousada Zero Grau.

Hostels e opções bem econômicas

Entretanto, se você procura algo ainda mais econômico, confira as opções de quartos disponíveis no Hostel MdeMarilia e no Hostel Limão Doce.

Apartamentos

Entretanto, se você gosta de se sentir em casa enquanto viaja, uma boa opção é alugar um apartamento na cidade. O Booking possui várias opções bem legais disponíveis para a locação e em algumas delas ainda é possível cancelar gratuitamente caso você tenha algum imprevisto. Outra plataforma bem legal para alugar um apartamento em Nova Friburgo é o AirBnb. Aliás, através desse link nós te damos até 179 reais de desconto na sua primeira reserva pelo AirBnb.

Onde comer em Nova Friburgo

É claro que não poderiam faltar as nossas dicas de onde comer em Nova Friburgo. Apesar de termos ficado apenas uma final de semana na cidade, fomos em dois restaurantes que gostamos bastante e pedimos delivery em um que também correspondeu às nossas expectativas.

Bräun & Bräun

Com culinária germânica e uma carta de cervejas de tirar o chapéu, o Bräun & Bräun é um dos restaurantes mais indicados em Nova Friburgo. De aperitivos nós pedimos o Herr Kroquet, um croquete cremoso de carne, e Pastéis de Frango com Catupiry. Ambos estavam muito gostosos!

Entrada do Restaurante Bräun & Bräun
Entrada do Restaurante Bräun & Bräun

Para os pratos principais fomos de especialidades alemãs. Eu pedi um Paprikaschitzel, um lombinho de porco ao molho de páprica, e o Rafael foi no famoso joelhão de porco, o Eisbein. A comida veio muito bem servida, além de super saborosa. A única coisa ruim é que o restaurante fica beeem cheio e não aceita cartões de crédito, então, vá preparado e se possível, faça uma reserva.

Loft

Quem nos deu a dica do Loft foi um motorista de uber e olha, que dica maravilhosa! O restaurante não tem esse nome à toa: é realmente um loft, mas em meio às montanhas. Com uma vista simplesmente ampla e maravilhosa o lugar ainda rende um pôr do sol daqueles, diga-se de passagem.

Vista do Restaurante Loft Nova Friburgo
Vista do restaurante para as montanhas e para a cidade

Sentamos na varanda e terminamos o dia bebendo uma cervejinha e comendo uns petiscos. Pedimos um contra-filé acebolado e depois uma porção de aipim e calabresa. Tudo veio bem servido e também estava gostoso.

Vale ressaltar que a casa costuma ficar bem cheia e aos finais de semana rola música ao vivo e até mesmo algumas festas. Então, confira a programação antes de ir.

Prediletta

Lembram que eu falei que pedimos um delivery enquanto estávamos em Nova Friburgo? Então, em um dos dias ficamos com preguiça de sair pra jantar e recebemos a recomendação do restaurante Prediletta. O lugar é especializado em massas e pizzas artesanais, mas nós só provamos da pizza. Pedimos uma de calabresa e uma brotinho de chocolate. Gostamos das duas! Apesar do preço não ser dos mais baratos, recomendamos. Apenas esquecemos de tirar fotos hehe… #desculpa.

E aí? Tem mais dicas de onde comer e do que fazer em Nova Friburgo? Deixa um comentário aqui pra gente!! =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário