Atualizado em 12 de junho de 2020

Eu adoraria fugir dos clichês para falar de Trastevere, mas a verdade é que o bairro é realmente charmoso, autêntico e o mais boêmio de Roma. As pequenas ruas de paralelepípedo, as construções super antigas com varais na janela e plantas nas portas, os inúmeros bares e restaurantes tradicionais… Enfim, parece que tudo naquele lugar tem um clima especial.

Trastevere é um nome que veio do Latim e significa “além do Tevere”. E Tevere significa Tibre (Rio Tibre). Ou seja, além do Rio Tibre.

Trastevere Roma
Tratevere e suas bicicletas iguais as dos filmes

Trastevere é Roma além dos monumentos famosos

Esqueça os monumentos famosos, pois não é isso que você verá em Trastevere. E ainda digo mais: esqueça os roteiros prontos! Até porque a graça do bairro está em se perder por suas ruelas medievais e sentir uma Roma mais tradicional e autêntica. Parece que toda tecnologia e recente urbanização ainda não chegaram por lá. Você sente como se estivesse em algum lugar fora da cidade. Ou talvez dentro de um filme.

Trastevere também respira arte de rua. É muito comum ver artistas tocando e cantando pelas esquinas do bairro e isso só deixa o cenário ainda mais interessante. E aliás, não se engane com o ar meio que decadente de algumas vielas e fachadas de prédios, pois muitos deles escondem tradicionais trattorias e cafeterias bem aconchegantes. Inclusive, alguns lugares são tão especiais que tem até tour gastronômico por lá!

Talvez não seja tão fácil fugir dos turistas. A fama de Trastevere vem ganhando o mundo e muitas pessoas estão escolhendo o bairro para um almoço ou um passeio de fim de tarde, principalmente para um happy hour. Nós fizemos exatamente isso e confesso que ficou uma pontinha de vontade de se hospedar por lá. Dizem que nos finais de semana o bairro ferve e as pessoas invadem os bares em busca de um bom drink e diversão.

Restaurante em Trastevere

Escolher um bom restaurante diante de tantas opções nunca é fácil. Por isso, decidimos sair sem nenhum lugar em mente, com nada programado. E deu certo! Paramos em um cantinho chamado Baccanale e acertamos nos pedidos. Comida boa, farta e por um preço justo. O ambiente do restaurante também é bem legal e tem mais cara de bar do que de restaurante em si.

Restaurante Baccanale
Restaurante Baccanale

A carta de drinks é gigante e a oferta de cervejas também. No cardápio, as opções vão desde menus turísticos até lanches mais comuns, como hambúrguer e cachorro-quente.

Como chegar

Para esse trajeto não há linha de metrô. Por isso, a melhor forma de chegar até Trastevere é através do tram ou do ônibus. Os trams número 3, número 8 e o ônibus H te deixam no bairro e passam por pontos estratégicos de Roma, como a Piazza Venezia.

Onde ficar

Nós não hospedamos no bairro, mas como ficamos na vontade pesquisamos alguns hotéis para uma próxima visita.

Não esqueça o seguro viagem

O Seguro Viagem Internacional é obrigatório para quem viaja para Itália. Mas além das questões legais, nos recomendamos que você jamais faça uma viagem internacional sem contratar um, principalmente porque qualquer custo com saúde costuma ser muito caro no exterior. Por outro lado, de qualquer forma é sempre bom estar seguro para qualquer emergência e a maioria das apólices cobrem até mesmo extravio de mala. Sempre fechamos os nossos com a Real Seguros. Eles são muito confiáveis, praticam bons preços e parcelam no cartão de crédito. Para finalizar com chave de ouro, todos os nossos leitores têm desconto!

Pegue aqui o seu desconto de seguro viagem e parcele em até 12x no cartão de crédito =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.