Atualizado em

Pequena, encravada na Patagônia Argentina e com cerca de 25 mil habitantes, mas que atrai turistas de todos os cantos do mundo. Assim é El Calafate. Com uma beleza ímpar, meio que um misto de geleiras, lagos, centrinho com arquitetura alpina e paisagens um tanto quanto áridas, não faltam opções do que fazer em El Calafate. Carinhosamente apelidada de Terra dos Glaciares, as geleiras quase sempre roubam a cena por lá. Tá aí o Glaciar Perito Moreno que não me deixa mentir! Mas há muito mais para ser visto e aproveitado, incluindo a cena gastronômica, que é impecável. Neste post você verá dicas de passeios, como chegar, quando ir, enfim, tudo sobre essa cidade encantadora.

Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno

O que fazer em El Calafate: coisas mais imperdíveis na cidade

1 – Glaciar Perito Moreno e Parque Nacional Los Glaciares

Sem dúvidas o Glaciar Perito Moreno e o Parque Nacional Los Glaciares estariam no topo das nossas dicas do que fazer em El Calafate. Eles são de longe a atração mais visitada por lá. Tanta fama não é por menos, já que ficar cara-a-cara com um dos maiores glaciares do mundo é algo hipnotizante.

Glaciar Perito Moreno
Perito Moreno visto da parte mais alta das passarelas do parque

Trekking no Glaciar Perito Moreno

Pra mim, esse é um dos passeios mais imperdíveis na Terra dos Glaciares. Caminhar sobre um geleira era algo que eu jamais imaginei que faria na vida. Mas fiz. E super recomendo que você também faça. Há dois tipos de trekking no Glaciar Perito Moreno: o Mini Trekking e o Big Ice. Nós fizemos o primeiro e contamos tudo em um post sobre o trekking no Glaciar Perito Moreno. Mas se você não curte esse tipo de atividade, não tem problema. Só caminhar pelas passarelas do Parque Nacional Los Glaciares já vale demais o passeio.

Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno
No meio do Glaciar Perito Moreno

2 – Avenida del Libertador e centrinho turístico

É na Avenida del Libertador que se encontram as principais lojas, restaurantes e agências de turismo da cidade. Como El Calafate é bem pequena, em pouco tempo você consegue percorrer essa rua principal inteira. Vale a pena andar pelas ruas ao redor e conhecer as praças. Aliás, aqui vai um elogio e uma observação em relação a isso: as praças de El Calafate são lindas! Limpas, bem cuidadas e super arborizadas.

3 – Glaciar Upsala e Spegazzini

Conhecer os Glaciares Upsala e Spegazzini é uma outra dica do que fazer em El Calafate que vale a pena você considerar. Existe um passeio onde você faz uma navegação no Parque Nacional Los Glaciares e conhece esses dois glaciares, além de mais um chamado Seco, que é considerado o mais alto de todos.

Rio de Hielo
Passeio de navegação pelos glaciares – Foto: Brasileiros em Ushuaia

4 – Estância Cristina

Outro passeio muito procurado em El Calafate é a Estância Cristina. Grande parte dessa procura se dá pelo fato de ser esse o lugar onde você poderá ter uma visão completa do Glaciar Upsala. Além disso, você estará cercado por lagos, montanhas e até mesmo cachoeiras incríveis, tudo isso em um cenário único e exclusivo.

Estancia Cristina
Estancia Cristina – Foto: Brasileiros em Ushuaia

5 – Balcones de El Calafate

Para quem gosta de aventura, fazer o passeio Balcones de El Calafate é um tiro certeiro. Dentro de um 4×4 você terá a oportunidade de conhecer os mirantes mais incríveis da cidade. Dá pra ver todo o Lago Argentino, a Cordilheira dos Andes e até mesmo o Fitz Roy.

Balcones de El Calafate
Balcones de El Calafate – Foto: Brasileiros em Ushuaia

6 – Passeio de bike pela orla do Lago Argentino

Embora tenha sido o passeio mais simples que fizemos, esse foi um dos que mais lembramos da viagem. Não pela paisagem em si, que obviamente é linda, mas pela surra que tomamos do vento! haha. Andar de bike na orla do Lago Argentino é um passeio muito gostoso e a paisagem realmente é bem bonita. No entanto, antes de fazer isso avalie as condições do vento para não passar pelo mesmo que nós.

El Calafate
Passeio de barco pela orla do Lago Argentino

Na ida pedalamos a favor do vento. O máximo! Maravilhoso! Bem legal, nem precisava pedalar! E por acaso alguém pensou na volta, contra o vento? Claro que não. Simplesmente não dava para ficar montado na bicicleta. O vento era tão intenso que nos jogava para o lado. Sim, tivemos que descer da bike e carregá-la com muito custo e esforço a pé boa parte do caminho. Ou seja, foi um perrengue. Mas pelo menos nos rendeu boas risadas.

Bem próximo ao Lago Argentino se encontra a Laguna Nimez, cuja entrada é paga. Por lá você poderá fazer observação de vários tipos de aves e o local parece ser interessante. Nós optamos por não visitar. Motivo: pão durice.

7 – Glaciarium e Glaciobar Branca

O Glaciarium é um museu dedicado aos glaciares da Patagônia, onde existem exposições bem interativas explicando como ocorre a formação dos glaciares, o impacto do aquecimento global nesse sistema, entre outras. Pra variar nós também não conhecemos o museu, mas não foi pelo motivo pão durice não, foi porque não estávamos na vibe e optamos apenas por conhecer uma outra parte do complexo: o Glaciobar.

Glaciarium El Calafate
Glaciarium

O Glaciobar Branca é um bar de gelo em El Calafate e fica no subterrâneo do museu Glaciarium. Eu já havia ido em um bar de gelo antes, mas o Rafael ainda não, então achamos super justo conhecer o típico bar onde você pode permanecer apenas por 30 minutos em meio a um open bar. Para chegar até lá há transfer gratuito oferecido pelo museu. O mesmo funciona regularmente e o ponto de saída é em frente a Secretaria de Turismo da Provincia.

O barman é sempre nosso amigo! hahaha

8 – Bate e volta até El Chaltén

El Chaltén fica a cerca de 3h30min de El Calafate e é um dos destinos da Patagônia Argentina mais procurados para o trekking. Por isso, muita gente aproveitar para fazer um bate e volta até lá. Alguns recomendam o passeio, outros já afirmam que a cidade merece mais que um bate e volta. Nós não fizemos esse trajeto, mas de qualquer forma, fica aqui como sugestão do que fazer em El Calafate. Preços e mais informações aqui.

El Chaltén
El Chaltén – Foto: Brasileiros em Ushuaia

9 – Aproveite a gastronomia da cidade

A cidade tem bares e restaurantes maravilhosos! Então, aproveite para conhecê-los e quem sabe não provar uma comida típica? Nós fomos em alguns lugares bem legais e contamos nossa experiência em um post sobre os restaurantes em El Calafate.

Borges y Alvarez Libro Bar
A cazuela foi uma das melhores que eu comi na Patagônia!

Como chegar em El Calafate

A melhor forma de chegar em El Calafate é de avião. De Buenos Aires até lá são em torno de 3h30min de voo. A viagem de ônibus também é uma possibilidade, porém, saindo da capital argentina se prepare para mais de 40 horas de trajeto. Nós chegamos na cidade após alguns dias em Ushuaia. Fizemos o trecho Ushuaia x El Calafate de avião, através da Aerolineas Argentinas, e foi super tranquilo.

Quando ir para El Calafate

Se você tem o intuito máximo de fazer trekking, o ideal é evitar o auge do inverno na cidade. Nessa época do ano muitos atrativos não funcionam, como o trekking no Perito Moreno, por exemplo. Agora, se você não tem essa especificidade em si e não se incomoda com o frio intenso, El Calafate pode ser visitada o ano inteiro. Além disso, muitos estabelecimentos também fecham. Nós estivemos por lá no final do inverno e já estava tudo funcionando normalmente, inclusive o trekking.

Onde ficar na cidade

El Calafate tem hospedagem de todos os tipos, desde hotéis luxuosos até os hotéis mais simples. Nós ficamos hospedados no Boutique Hotel La Cantera e gostamos muito! Apesar de ficar cerca de 15 minutos andando da rua principal, a caminhada era fácil, mesmo estando em uma pequena ladeira. O hotel era muito bom, com um café da manhã excelente e um quarto bastante confortável. Tínhamos até uma varandinha com uma pequena vista para o Lago Argentino.

Outras boas opções no mesmo nível na cidade são o Patagonia Queen Hotel Boutique e o MadreTierra Patagonia. Entretanto, se você procura algo mais econômico, dê uma olhada no Las cabañitas e no Complejo Don Pepe. Quem curte a vibe de hostel pode olhar as tarifas do Del Glaciar Libertadores Hostel & Suites e do Calafate Hostel, pois costumam ser excelentes! Em breve faremos um post com várias dicas de hotéis por lá.

Preciso de seguro viagem para viajar para El Calafate?

Apesar do seguro viagem não ser obrigatório para viajar para a Argentina, nós recomendamos que você nunca faça uma viagem internacional sem um, principalmente se você pretende fazer atividades de aventura (saiba mais sobre Seguro Viagem para a Argentina). Os custos com saúde no exterior costumam ser caríssimos e se por ventura você precisar de um atendimento médico, gastará bem mais do que uma contratação de seguro. Sempre compramos os nossos através da Seguros Promo e nunca tivemos problemas. Dá pra parcelar em até 12x sem juros no cartão de crédito e todos os nossos leitores têm desconto em qualquer seguro que eles oferecem!

FAÇA A SUA COTAÇÃO E GANHE 5% DE DESCONTO COM O CUPOM CARIOCA5

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

23 Comments

  1. Sabe aquele post que você respeita ?! pois é.. Você não imagina como eu queria conhecer esse lugar, mas como eu era mto mais mto boba acreditei no guia haha.. Não consegui fazer nem a metade dos passeios que desejei na Patagônia, mas enfim eu era aquela turista de agências, eles empurram o que querem.
    O bom que viajei com você um pouquinho neste post hehe.. Adorei as dicas, mesmo com tempo curto, já valeu a pena essa paisagem né?.. também estaria feliz como você na foto rs.. Parabéns, adorei o post bjs

  2. Julia Salce Reply

    Geeeenty, que lugar sensacional! Deve ser uma experiência única ver esse mar de gelos, ne? Eu ia pirar… Tenho muita vontade de conhecer, preciso agitar uma trip praí! Sempre vejo fotos da Patagônia e a galera ama. Tenho certeza que comigo não será diferente. Só não sei se eu iria no bar de gelo, depois de ver tanto gelo de perto rsrsrs Quantos dias vocês recomendam ficar?
    As fotos estão lindas, parabéns!

  3. Renata Telles Reply

    Eu já tinha visto algumas fotos pelo Instagram de vcs, mas lendo esse post fiquei ainda com mais vontade de conhecer o lugar! Deve ser inesquecível, sensacional!! A cidadezinha é a coisa mais fofa que vi!! bjss

  4. Adorei a maneira como vcs separaram os tópicos do post! Muito claro e didático para quem não sabe absolutamente nada do local, parabéns!

  5. Que demais essa viagem! Eu adorei os passeios que fizeram e as dicas que compartilharam. O lugar é muito bonito, já quero conhecer.

  6. Esse lugar tem uma energia surreal né? É o que parece nas fotos e descrição do post, sou doida pra conhecer!! Ficou show casal, parabéns!!

  7. Comecei a incluir a Patagonia e El Calafate vendo suas fotos no Instagram. Hoje, tento planejar uma viagem para la, so que não sei quando conseguiremos ir ja que estamos cheios de viagens ate 2018 ..
    A melhor epoca durante o inverno certo ?

  8. Keul Fortes Reply

    Geeente, que lugar é esse? Incrível a beleza disso tudo! Agora fiquei com mais vontade de conhecer. Parabéns pelas fotos e por relatar tão bem a experiência!

  9. Sonho da vida é ir até um desses glaciares, estou montando a minha programação e o seu post me ajudou muito. muito obrigada mesmo!

  10. O sonho do meu namorado é conhecer a patagônia argentina e visitar as geleiras. Muito obrigada pelo post porque vai nos ajudar muito com a programação da nossa viagem. parabéns pelo post!! Beijos

  11. El Calafate realmente parece ser uma gracinha de cidade! Esse Perito Moreno é famosérrimo, rs, impossível não querer tirar uma foto nele também! Amamos andar de bike nos lugares, e essa sua dica foi fundamental… tadinhos, a volta deve ter sido um sufoco mesmo!! Bjss

  12. Débora Savaget Reply

    Na Patagônia Argentina eu conheci Ushuaia e pesquisei sobre El Calafate quando fui. Mas como tinha poucos dias, deixei para ir em outra oportunidade!
    O Glaciar Perito Moreno realmente tem essa fama toda e não é a toa! Fotos lindas! Espero um dia conhecer!

  13. Acho lindo demais esse lugar! sempre fico babando nas fotos dos outros, quando vejo… Preciso me organizar e ir la ver com meus proprios olhos hahahaha
    adorei o post e as dicas =D

  14. Que bacana esse post casal! El Calafate deve ser incrível! Ainda não conheço, mas está nos planos para quando for visitar a Argentina. As fotos representaram bem a beleza do lugar e mostram bem os pontos para quem não conhece. Obrigado por compartilhar!

  15. Daniela Schneider Reply

    Que lugar incrível!! Adorei o post e as dicas, principalmente o museu e o Glaciobar!

  16. El Calafate foi uma das cidades que mais gostamos na Patagônia. Uma gracinha. Eu gostava de ficar andando pelas ruas da cidade pra ver as construções e o clima do lugar.
    Caraca!! Esse barman do Ice Bar foi o mesmo que nos atendeu!! E como nos atendeu…hahaha

  17. Oie!! Muito importantes as informações! Obrigada por compartilhar! Eu e meu marido estamos nos organizando para ir lá agora em dezembro! Queria saber se é verdade que nada por calafate ‘funciona’ nos domingos!! =) é verdade?!

    • Oi, Raphaela!
      Então, lembro de ter algumas coisas fechadas sim. Mas não sentimos atrapalhar em nada o nosso roteiro. A maioria dos restaurantes estavam abertos e olha que fomos durante a temporada de inverno.

  18. Olá, tudo bem? Primeiramente, que fotos incríveis. Deve ser um espetáculo ver pessoalmente. Estou planejando uma viagem a Calafate e gostaria de saber que mês você foi. Estou em dúvida entre metade de maio e final de setembro começo de outubro. Tenho medo de pegar tempo feio e chuva. Obrigada. ?

    • Olá!! Nós estivemos por lá entre o final de setembro e o início de outubro. Não pegamos chuva nenhum dia.

Write A Comment