Atualizado em 16 de março de 2024

Pequena, com clima de montanha e um lago para ninguém botar defeito. É, até que essa poderia ser uma breve descrição de San Martín de Los Andes. Mas esse vilarejo da Patagônia Argentina tem mais para oferecer além de uma simples contemplação.

Desde o centro turístico aos passeios de ecoturismo, há tanto o que fazer em San Martín de Los Andes que você não se deve deixar enganar pelos ares calmos e bucólicos. Parques nacionais, vulcão, reservas ecológicas, restaurantes, lagos e praias te esperam o ano inteiro. E nos meses mais frios, a estação de esqui completa o cenário.

A verdade é que não faltam lugares interessantes para você visitar nessa charmosa cidade da Argentina.

San Martin de Los Andes
Orla do Lago Lácar em San Martin de Los Andes

Sobre San Martín de Los Andes

San Martín de Los Andes tem uma localização privilegiada. Encravada nas montanhas da província de Neuquén, ela está a 160km de distância de Bariloche e a 184km de Pucón. Ou seja, é um pit stop perfeito para um roteiro pelos Lagos Andinos da Argentina e do Chile.

No entanto, a cidade tem vida própria, ao ponto de ser um destino delicioso para se viajar em qualquer época do ano. Mas ao contrário da vizinha Bariloche, que já é mais descolada e tem mais habitantes, San Martín de Los Andes ainda tem mais daquele clima de cidade do interior e é um prato cheio para quem quer um pouco mais de calmaria, mesmo na alta temporada. 

Ao planejar uma viagem para San Martín de Los Andes não esqueça de contratar um seguro viagem. Embora a Argentina não exija o seguro para turistas brasileiros, nós sempre recomendamos que você jamais faça uma viagem internacional sem ele. Afinal, somente com um bom seguro você terá assistência se precisar de médico emergencial, além de auxílio caso seu voo seja cancelado, a bagagem extraviada, entre outros imprevistos delicados.

Sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e indicamos porque eles trabalham com ótimas seguradoras, têm preços excelentes e os nossos leitores têm desconto em todos os planos do site.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

Onde ficar em San Martin de Los Andes

Nós nos hospedamos em dois lugares diferentes. Primeiro ficamos no Hotel Turismo, que apesar de simples, tem tarifas atrativas, principalmente porque inclui o café da manhã.

Nossa segunda hospedagem foi o Manke Apart & Suites, que embora fique um pouco mais distante do centro, tem apartamentos totalmente equipados e piscina para os hóspedes.

Outras opções com bom custo x benefício próximas ao centro são o Hosteria Las Lucarnas, o Hosteria Cerro Nevado e o Le Chatelet, este último com padrão três estrelas. Entretanto, se o seu estilo de viagem engloba hospedagens mais diferenciadas, considere ficar no Patagonia Plaza Hotel ou no Casona del Alto.

Mas se a sua vibe é o bom e velho hostel, as melhores recomendações em San Martín de Los Andes são o Bike Hostel, o Sherpa Hostel, o Puma Hostel e o Alhue Patagonia.

Hotel Turismo
Hotel Turismo (Foto: Booking)

O que fazer em San Martín de Los Andes

1 – Centrinho de San Martín de Los Andes

A primeira dica do que fazer em San Martín de Los Andes é visitar o centro turístico da cidade. A região é uma graça, com arquitetura alpina e todas as construções são baixas, com altura padronizada no intuito de preservar as tradições.

Centro de San Martin de Los Andes
Centro de San Martin de Los Andes

As ruas principais são as avenidas San Martín e General Villegas, onde você encontrará muitos restaurantes, lojas e hotéis. As praças são arborizadas, cheias de vida e muitas vezes abrigam as tradicionais feirinhas de rua.

Se você tiver tempo livre, um passeio bem legal para fazer é o free tour pela cidade.

2 – Lago Lácar

O Lago Lácar é um dos cartões-postais de San Martín de Los Andes. Nele você pode fazer passeios de barco, praticar caiaque, stand up padel ou apenas aproveitar o visual.

Lago Lácar
Lago Lácar

No verão, as águas do lago enchem de moradores e turistas em busca de um refresco. Mas, como não estava tão quente assim no dia na nossa visita, nos limitamos a aproveitar o dia sentadinhos no deck de madeira.

3 – Playa Catritre e outras praias de lago

Principalmente no verão, a Playa Catritre é uma das melhores dicas do que fazer em San Martín de Los Andes. Mas, mesmo no inverno, vale a pena dar uma passada para conferir a beleza do lugar.

Como a cidade é cheia de praias de lago, outras tão bonitas quanto são a Quila Quina e a Hua Hum.

Playa Catritre em San Martín de Los Andes
Playa Catritre

4 – Parque Nacional Lanín

San Martín de Los Andes é uma das portas de entrada do Parque Nacional Lanín. Com mais de 400 mil hectares, ele é um dos mais bonitos e importantes da região.

Casa do belíssimo Lago Huechulafquen, o parque ainda conta com um morador famoso e um tanto quanto imponente: o vulcão Lanín, um dos mais ativos do continente.

Dentro do parque você pode fazer trilhas, passeio de barco com vista para o vulcão, além de outras atividades em meio a natureza.

Lago Huechulafquen
Lago Huechulafquen e vulcão Lanín (Foto: Civitatis)

5 – Rota dos 7 lagos

A Rota dos 7 Lagos é um percurso pela rodovia 40 que liga as cidades de San Martín de Los Andes e Villa La Angostura.

Falar que o caminho é cinematográfico é muito clichê, mas é a realidade. Você passará por lagos fantásticos, mirantes e até mesmo uma cachoeira. Nós fizemos por conta própria, com carro alugado, e adoramos. Mas você pode contratar esse passeio com alguma agência local.

Lago Espejo Grande na Rota dos 7 Lagos
Lago Espejo Grande na Rota dos 7 Lagos

6 – Cerro Chapelco

Como a cidade também é um destino de neve, a melhor dica do que fazer em San Martín de Los Andes no inverno é conhecer o Cerro Chapelco. Ele é um complexo de esqui com 28 pistas, 12 meios de elevação e várias atividades invernais, como passeios de trenó, moto de neve e caminhadas com raquetes.

Se você nunca esquiou, dá pra contratar aulas antes de encarar a montanha e alugar roupas e equipamentos de esqui e/ou snowboard.

A infraestrutura do complexo é bem completa e conta com lanchonete, bar, restaurante, chocolateria e até mesmo food truck. Além disso, ônibus regulares saem do terminal da cidade até o local. Mas se você quiser um pouco mais de comodidade é só contratar um transfer até o Cerro Chapelco.

Cerro Chapelco
Cerro Chapelco (Foto: Civitatis)

7 – Mirante Arrayán

O Mirrante Arrayán é perfeito para quem quer ter vistas panorâmicas de San Martín de Los Andes sem precisar fazer muito esforço. Quer dizer, isso se você estiver de carro, porque se estiver a pé terá que encarar uma boa subida na estrada até lá.

São dois mirantes, distante a poucos metros um do outro, com um visual daqueles para o Lago Lácar e para San Martín de Los Andes.

Mirante Arráyan em San Martín de Los Andes
Mirante Arráyan

Bem pertinho dali você encontra a Casa de Té Arrayan, uma cafeteria muito charmosa, mas que infelizmente estava fechada no dia da nossa visita. No local também funciona um pequeno hotel intimista e exclusivo, com poucos quartos, que é uma ótima hospedagem para quem está de carro.

Algumas agências oferecem esse tour combinado com o Cerro Chapelco.

Casa de Te Arrayán
Casa de Te Arrayán

8 – Chapelco Golf

Apesar de não sermos fãs, quem gosta de golfe encontra um refúgio em San Martín de Los Andes. Além do campo de golfe, o Chapelco Golf tem um resort cinco estrelas Loi Suites Chapelco Hotel capaz de deixar qualquer um de queixo caído.

Aliás, se você é fã do turismo de luxo, essa é uma ótica de hospedagem para o seu roteiro.

Chapelco Golf Resort – Foto: Chapelco Golf Resort

9 – Mirante Bandurrias

O Mirante Bandurrias também é outra sugestão do que fazer em San Martín de Los Andes para quem gosta de ver a cidade do alto. Ele fica na comunidade de Churruhinca e há cobrança de tem entrada antes de entrar no parque (cerca de 400 pesos).

Você pode ir de carro até o estacionamento e caminhar um pouquinho até o mirante ou fazer a trilha completa, que dura em torno de 45 minutos e tem dificuldade baixa. Lá de cima, uma vista daquelas para o Lago Lácar te espera!

Mirante Bandurrias
Mirante Bandurrias (Foto: Civitatis)

10 – Cascada Chachin

A cerca de 60km do centro de San Martín de Los Andes você encontrará uma das cascatas mais importantes do Parque Nacional Lanín. A Cascada Chachin tem 30 metros de queda d’agua, mas infelizmente não é possível tomar banho em suas águas.

O acesso é tranquilo. São mais ou menos 30 minutos de trilha do estacionamento ao mirante que tem vista para a cascata.

Cascada Chachin
Cascada Chachin (Foto: Civitatis)

11 – Termas Lahuen-Co

Um passeio ainda pouco explorado em San Martín de Los Andes são as Termas Lahuen-Co. São piscinas termais com temperatura entre 30 e 60°, dentro do Parque Nacional Lanín. Muitos acreditam na propriedade medicinal dessas águas, mas infelizmente não tivemos tempo de visitar.

12 – Villa Traful

E para fechar as dicas do que fazer em San Martín de Los Andes, um bate e volta até Villa Traful cai bem.

Com cerca de mil habitantes, a pequena vila está localizada a cerca de 100km do centro de San Martín, também dentro do Parque Nacional Lanín. O cenário é de natureza ainda intocada, rústica ao mesmo tempo em que é charmosa, e é uma área ideal para o trekking e ecoturismo.

Quem faz o passeio da rota dos 7 lagos por conta própria pode fazer um desvio no caminho e dar uma passadinha por lá. No entanto, se esse não é o seu caso, o ideal é contratar um passeio.

Villa Traful
Villa Traful (Foto: Civitatis)

Dicas de restaurante em San Martín de Los Andes

Relevem o nome que merece todos os trocadilhos brasileiros possíveis, mas um ótimo restaurante para comer cortes nobres de carne é o Ku de Los Andes. Os preços são um pouquinho elevados, mas vale a pena pela qualidade da comida e da carta de vinhos.

Outro lugar que também é especializado em carne é o Don Florencio. Aliás, nós comemos um cordeiro patagônico que além de estar uma delícia, era bem servido. Nós até dividimos o prato

Para lanches rápidos acompanhados de uma cerveja artesanal, o Nonino Cerveceria é ótimo. As empanadas são o carro-chefe, mas eles também servem sanduíches e pratos rápidos.

Também para uma refeição mais descolada, o La Creperie é um café e restaurante que tem crepes de sabores variados e pratos não tão tradicionais, como os woks. Pedimos um wok de frango que estava muito bem temperado.

E para adoçar o dia, não deixe de provar os sorveste e chocolates da Mamuschka. O sorvete de Nutella estava coisa de outro mundo de tão gostoso! Eles também têm unidades em Bariloche, El Calafate, Villa La Angostura e Buenos Aires.

Como chegar e se deslocar por San Martín de Los Andes

San Martín de Los Andes tem aeroporto, o que facilita a entrada e saída da cidade. A Aerolineas Argentinas voa do Brasil até o Aeroporto Aviador Carlos Campos (Chapelco) com uma conexão em Buenos Aires. Do aeroporto até o centro são cerca de 20 minutos de carro e há boas empresas de táxi e transfer.

Outra opção é chegar por Bariloche. Embora a cidade esteja a cerca de 3h de distância, muita gente aproveita para conhecer as duas na mesma viagem, entrando e/ou partindo pelo aeroporto que tenha a passagem área mais barata. Se você não estiver de carro, a empresa de ônibus que liga os dois destinos é a Albus.

Também tem ônibus de Buenos Aires para San Martín de Los Andes. No entanto, se prepare para mais de 20h de estrada. Se ainda assim você quer encarar essa viagem, a rota é operada pelas empresas Chevallier e Via Bariloche.

Como a cidade é pequena, vale muito a pena percorrer o centro e arredores a pé, principalmente se você estiver hospedado na região. Mas se o seu hotel fica um pouco mais distante, as melhores opções são o carro alugado, táxis e remis. No entanto, para conhecer algumas atrações e fazer certos passeios, o ideal é o carro alugado. Essa foi a nossa escolha e não faríamos de outra forma.

Para aluguel de carro nós indicamos a RentCars, onde você consegue pagar em reais, sem IOF e parcelado no cartão de crédito.

Estrada saindo do aeroporto de San Martín de Los Andes
Saindo do aeroporto de San Martín de Los Andes

Quando ir a San Martín de Los Andes

Você pode visitar San Martín de Los Andes o ano inteiro. Porém, as principais temporadas na cidade são o inverno e o verão, respectivamente.

Fora da alta temporada é comum encontrar alguns locais fechados para férias, mas a maioria do comércio continua funcionando normalmente. O lado positivo de viajar nessa época é achar tarifas de hotéis e passeios bem mais atrativas.

Nós viajamos no verão, mas pegamos uma frente fria danada que em alguns dias parecia até inverno, com sensação térmica abaixo de 4°. Mas curtimos bastante e depois que o clima ficou mais firme foi uma delícia e deu para aproveitar um verão fresco.

Quantos dias ficar em San Martín de Los Andes

Em três dias você consegue ver os principais pontos turísticos da cidade com calma. No entanto, para fazer trilhas e esquiar, recomendamos pelo menos uns cinco dias. Assim você conseguirá fazer tudo sem muita correria.

Chip de internet para usar em San Martín de Los Andes

A melhor forma de ficar completamente conectado durante a sua viagem e não se preocupar com internet é já sair do Brasil com um chip de internet internacional.

Nós usamos e recomendamos a America Chip. Eles têm planos 4G ilimitados a partir de 49 dólares, com opção de usar o chip físico ou e-sim, e você ainda pode parcelar em até 6x no cartão de crédito.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

2 Comments

  1. Olá tudo bem?

    Irei para Bariloche e San Martin de Los Andes em abril de 2021. Estou louca para conhecer a casa de té arrayan, mas estava vendo em vários lugares que não abre fora de temporada. Em que mês vocês foram? Vocês foram de final de semana ou durante a semana? Porque talvez eu me programe para estar em san martin de los andes no final de semana. Vai que eu tenho sorte rsrsrs

    • Oi, Leiliane! Tudo bem?
      Nós fomos durante o carnaval, no mês de março. Era dia de semana…
      No final de semana é possível que abra, sim. Tenta entrar em contato com eles quando estiver mais próximo da sua viagem e tenta organizar os seus dias por lá em cima da abertura deles.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras