Atualizado em 24 de fevereiro de 2024

Cidade na Patagônia Argentina à beira do Lago Nahuel Huapi, cheia de hotéis charmosos, restaurantes apetitosos, estação de esqui e cenários paradisíacos de muita natureza. Não, não estamos falando de Bariloche, mas sim de Villa La Angostura, sua vizinha menor, mas não menos bonita.

Decidir o que fazer em Villa La Angostura significa passear em bosques, conhecer cachoeiras, rios cristalinos, esquiar ou fazer trilhas, se for no verão. Isso sem esquecer do típico centrinho charmoso e da gastronomia, focada nas tradicionais carnes argentinas, mas também nas delícias locais.

Você pode clicar diretamente no tópico que mais te interessar ou ler o artigo inteiro:

Bahia Mansa em Vila La Angostura
Bahia Mansa, em Villa La Angostura

O que fazer em Villa La Angostura

1 – Porto de Villa La Angostura

O Porto de Villa La Angostura é um dos lugares mais agradáveis da cidade. Além de bares e restaurantes, ao redor também há uma enorme área verde com mesas ao ar livre, parquinho infantil e feira de artesanato.

Porto de Villa La Angostura
Porto de Villa La Angostura

É do porto que saem vários passeios de barco, entre eles, o que vai até o Bosque de Arrayanes. Mas falaremos sobre esse lugar mais pra frente.

Toda essa região do porto é uma delícia e o visual para a Bahía Mansa, de um lado, e para a Bahía Brava, do outro lado, impressionam com tamanha beleza.

Bahia Mansa em Villa La Angostura
Praia na Bahia Mansa

2 – Cerro Bayo

O Cerro Bayo Ski Boutique é o complexo de esqui de Villa La Angostura. Apesar de ser pequeno se compararmos com outros da Argentina, como Cerro Catedral em Bariloche ou o Cerro Castor em Ushuaia, a estrutura é ótima e atende perfeitamente àqueles que querem esquiar.

O Cerro Bayo tem 31 pistas de esqui, 16 meios de elevação, além de snowpark, snow tubing, caminhadas com raquetes, esqui adaptado e outras atividades na neve. Além disso, tem vários restaurantes e refúgios de montanha perfeitos para um almoço mais completo ou um lanche rápido.

O local é um destino certo para quem vai aproveitar o inverno em na cidade, mas no verão também não decepciona e os esportes de neve dão lugar às diversas trilhas e circuitos de caminhada.

Cerro Bayo
Cerro Bayo (Foto: Cerro Bayo Ski Boutique)

3 – Cascada Rio Bonito

Um pouco antes de chegar no Cerro Bayo você pode apreciar o visual da Cascada Rio Bonito. Com uma queda d’água com cerca de 20m de altura, essa cachoeira fica no caminho para a estação de esqui.

Você verá a sinalização para ela a em torno de 1km antes do Cerro Bayo. Basta estacionar o carro, caminhar por 15 a 20 minutos e voilà.

4 – Rio Correntoso e Lago Correntoso

Uma das dicas mais legais do que fazer em Villa La Angostura é conhecer o Rio Correntoso e o Lago Correntoso.

Reza a lenda que o Rio Correntoso é menor rio do mundo, com a penas 200 metros de comprimento. As águas são de um verde cristalino absurdo e o lago onde ele desemboca – Lago Correntoso – é uma praia que ganha ainda mais vida no verão. As águas são geladas, mas a galera encara mesmo assim!

Rio Correntoso em Villa La Angostura
Rio Correntoso

5 – Rota dos 7 Lagos

Um dos passeios mais bonitos para se fazer em Villa La Angostura é a Rota dos 7 Lagos. Na verdade, não se trata de um tour in loco, mas de um trajeto deslumbrante entre as cidades de Villa La Angostura e San Martín de Los Andes. Aliás, dizem por aí que essa é uma das rotas mais bonitas da Patagônia Argentina.

Pelo caminho você verá lagos com cenários especiais, como o Espejo, Correntoso, Escondido, Villarino, Falkner e Machónico, além de paisagens que ficarão na sua memória para sempre. Você pode contratar um passeio pela rota ou fazê-la por conta própria, com carro alugado.

Lago Espejo Chico
Lago Espejo Chico, na Rota dos 7 Lagos

6 – Centrinho de Villa La Angostura

O centrinho de Villa La Angostura é uma graça e não poderia ficar de fora das nossas sugestões sobre o que fazer na cidade. Apesar de pequeno, ele é cheio de lojas, bares e restaurantes.

Se estiver de carro, estacione próximo da Avenida Arrayanes, a principal rua de Villa La Angostura, e caminhe sem pressa por essa região.

Centro de Villa La Angostura
Centrinho de Villa La Angostura

7 – Bosque de Arrayanes

Além de ser uma das principais dicas do que fazer em Villa La Angostura, o Bosque de Arrayanes também é uma das grandes atrações turísticas dessa região. Ele faz parte do Parque Nacional Los Arrayanes e você pode conhecê-lo pegando um catamarã no Porto de Villa La Angostura, fazendo uma trilha com cerca de 12km cada trecho ou através de algum passeio em Bariloche.

Como nessa viagem nós também passamos por Bariloche, optamos por fazer o passeio de barco para Isla Victoria e Bosque de Arrayanes saindo do Puerto Pañuelo, em Bariloche mesmo.

O bosque é lindo e raro. Ele é o único parque com arrayanes no mundo, um tipo de árvore que tem o tronco com a cor de açafrão, ou seja, um amarelo meio laranja. rs

Bosque de Arrayanes
Bosque de Arrayanes

8 – Puerto Manzano

Puerto Manzano fica a cerca de 7km de distância do centro de Villa La Angostura. Essa área é muito bonita, com pousadas e cabanas charmosas para se hospedar, mas sem perder os ares rústicos.

A partir de outubro começa a temporada de pesca em Puerto Manzano, uma das principais atividades da região, mas as trilhas e belas paisagens são convidativas o ano inteiro.

Hospedagem em Villa La Angostura

Não pensem que por ser uma cidade pequena há poucas opções de hospedagem. Há hotéis e pousadas com todas as faixas de preço em Villa La Angostura

Nós ficamos na Hosteria Bajo Cero e adoramos. Eles têm quartos duplos, triplos e quádruplos, mas também trabalham com apartamentos completos e totalmente equipados.

O café da manhã é servido em um ambiente muito fofo e apesar de ser gostoso, infelizmente não está incluído na diária. Mas no final das contas, achamos que o custo x benefício valeu a pena.

Hosteria Bajo Cero
Quarto duplo da Hosteria Bajo Cero

Mas Villa La Angostura também tem hospedagens estreladas e perfeitas para uma viagem mais especial. Se esse é o seu perfil, confira o Calfuco Wine Hotel & Spa, o Las Balsas Relais & Chateau e o Correntoso Lake & River Hotel.

Entre os hotéis mais próximos do centro se destacam a Hosteria El Establo, a La Roca de la Patagonia e a Hostería Las Cumbres. E para quem quer economizar, mas sem abrir mão de um pouco de conforto, boas opções são o Acceso Bayo e o Hostel La Angostura.

Calfuco Wine Hotel & Spa
Calfuco Wine Hotel & Spa (Foto: Booking)

Onde comer em Villa La Angostura

La Tanita: cantina italiana que fica bem na Avenida Arrayanes. O menu tem várias massas e pizzas diferentes, mas você também encontra pratos típicos da Argentina, como milanesas, além de lanches rápidos.

La Tasca: em um ambiente charmoso que lembra uma cabana, a casa tem menu variado, com trutas, massas e pratos da gastronomia local.

Nicoletto Pastas: outro restaurante italiano que vale a pena conhecer. Eles trabalham com massas sempre frescas e algumas das especialidades da casa são o raviolone de cordeiro com ervas e o sorrentino de truta.

Tinto Bistrô: apesar do cardápio enxuto, esse é um dos mais bem avaliados restaurantes da cidade. Você encontrará pratos como ojo de bife e vários frutos do mar.

Como ir a Villa La Angostura

Não há voo direto do Brasil para Villa La Angostura e nem aeroporto na cidade. Por isso, a forma mais prática de chegar é pegando um avião até Bariloche, onde há o aeroporto mais próximo, e seguir até Villa La Angostura de ônibus, transfer ou carro alugado. Ainda assim, você fará uma escala em Buenos Aires.

Outra opção é usar o aeroporto de San Martín de Los Andes, que fica um pouquinho mais distante, mas também é uma boa alternativa. Inclusive, foi assim que chegamos na cidade. Pegamos um voo com escala em Buenos Aires até San Martín de Los Andes e de lá alugamos um carro para rodar tudo, incluindo Villa La Angostura.

Aliás, alugar um carro é uma das melhores maneiras para conhecer toda essa região da Patagônia Argentina. Se você está inclinado a fazer o mesmo, nós recomendamos o aluguel pela RentCars, onde você reserva online, em reais, sem a cobrança de IOF e ainda pode parcelar no cartão de crédito.

Mas de Bariloche e de San Martín de Los Andes há ônibus diários para Villa La Angostura. As empresas que fazem esse trajeto são a Albus e a Via Bariloche. No entanto, muitas agências de turismo também fazem um passeio de bate e volta até a cidade.

Quando ir e quantos dias ficar em Villa La Angostura

Villa La Angostura pode ser visitada o ano inteiro. No verão, entre os meses de dezembro até o início de março, prepare-se para se apaixonar com as trilhas, passeios de barco, praias de lago e esportes náuticos, como caiaque e stand up paddel.

Em abril, maio, outubro e novembro também dá pra fazer isso tudo. E como são considerados meses de baixa estação, é muito provável que você encontre tarifas mais baixas.

Porém, se o seu objetivo é ver neve, não há opção senão ir durante o inverno, entre os meses de junho até início de setembro. Para esqui e snowboard, o mês de agosto costuma ser o melhor em termos de qualidade de neve, mas você encontrará tudo mais cheio e mais caro.

Apesar de muitas pessoas fazerem apenas um bate e volta, para aproveitar Villa La Angostura com calma o ideal é ficar pelo menos duas noites na cidade. No entanto, se você quiser esquiar, pode acrescentar mais dois dias ao roteiro.

Villa la Angostura no verão
Visitamos Villa La Angostura no verão e pegamos frio rs

Seguro viagem para a Argentina

O seguro viagem não é obrigatório para os brasileiros que viajam para a Argentina. Porém, nós recomendamos que você jamais faça uma viagem internacional sem contratar um. Os custos com saúde no exterior são caríssimos e se você tiver qualquer tipo de emergência, somente um seguro te dará a cobertura necessária.

Além de assistência em caso de atendimento médico emergencial, bons planos ainda oferecem assistência odontológica, jurídica e até mesmo cobertura em caso de cancelamento de voo e bagagem extraviada. E se você pretende fazer esportes na neve, vale a pena escolher um plano que inclua essas atividades.

Nós sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e os indicamos porque além deles trabalharem com ótimas seguradoras, ainda dão desconto para todos os nossos leitores e parcelam em até 12x no cartão de crédito.

-> PEGUE AQUI O SEU DESCONTO NA REAL SEGUROS E PARCELE EM ATÉ 12X NO CARTÃO =)

Chip de internet internacional para usar na Argentina

A melhor forma de não se preocupar com internet durante a sua viagem é já sair do Brasil com um chip de internet internacional. Sempre usamos os das America Chip e nunca tivemos problemas. Eles têm planos com internet 4G ilimitada a partir de 49 dólares e parcelam em até 6x no cartão de crédito.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

2 Comments

  1. Que delícia esse lugar! Vi que você dormiu uma noite em Villa La Angostura. Quando eu fui, eu era solteira e acabei fazendo o bate e volta de Bariloche. Mas agora, eu fiquei com gostinho de levar o meu marido para conhecer a região. Adorei as suas dicas.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras