Atualizado em

Point certo da maioria dos turistas e de muitos moradores, a Cervejaria Bohemia é um dos pontos turísticos mais famosos de Petrópolis. Uns vão pelo bar, outros por conta do restaurante e alguns optam pela experiência completa, conhecendo também a fábrica. Mas uma coisa é certa: dificilmente sairão da cidade sem dar uma passadinha por lá. Nós, que somos do time que geralmente quer experimentar tudo, nos demos ao luxo de uma visita completa. Fizemos o Tour Cervejeiro e ainda finalizamos a noite tomando umas boas geladas no bar. Vamos contar aqui nesse post como foi a nossa experiência. Vamos lá?

Cervejaria Bohemia Petrópolis
Melhor que o pão! rs

Fábrica da Cervejaria Bohemia – Tour Cervejeiro

O tour pela fábrica da Cervejaria Bohemia já começa com o pé direito. Logo após comprarmos o ingresso (39 reais por pessoa) recebemos um voucher para o primeiro brinde. Uma Pilsen bem geladinha para começar. Hora de aquecer os motores para a visitação! Entramos em um elevador e subimos até uma sala onde é passado um pequeno vídeo institucional. Em seguida, o tour realmente começa.

Cervejaria Bohemia Petrópolis
Primeira cerveja na Cervejaria Bohemia para abrir os trabalhos! hehe

Entramos na próxima sala, chamada de Túnel Saga da Cerveja. Através de uma linha do tempo a história da cerveja é contada desde a antiguidade até os dias atuais, incluindo suas lendas e mistérios. Há diversos quadros e painéis, muitos deles interativos, explicando tudo sobre essa bebida que é a preferida entre muitas pessoas no mundo. É possível conferir sobre os estilos de cerveja, além dos tipos mais bebidos e produzidos em outros países.

Cervejaria Bohemia Petrópolis
Túnel Saga da Cerveja

Um pouco mais à frente há uma demonstração de uma antiga linha de produção da fábrica e, inclusive, dá pra ver algumas garrafas com rútulos antigos. Aliás, vocês sabiam que a Cervejaria Bohemia foi fundada em 1853 e foi responsável pela primeira Pilsen produzida no Brasil? Em uma próxima sala estão expostos diversos maquinários que eram usados anos e anos atrás. Alguns chegam a assustar com o tamanho! Nada como a modernidade, não é mesmo? rs

Cervejaria Bohemia Petrópolis
Antiga linha de produção da Cervejaria Bohemia
Cervejaria Bohemia Petrópolis
Antiga fachada da Bohemia

Experiência Sensorial na Cervejaria Bohemia

Seguimos novamente até um outro ambiente. Nessa sala do tour pela fábrica da Cervejaria Bohemia é possível degustar os ingredientes que geralmente são utilizados na produção da cerveja, sendo ela puro malte ou não.

Cervejaria Bohemia Petrópolis
Malte S2

Há ainda um painel interativo onde você pode ver o que leva cada tipo de cerveja, microscópios para ver os diferentes tipos de levedura e quadros explicando como ocorre a fermentação.

Cervejaria Bohemia Petrópolis
Rafael observando uma levedura pelo microscópio

Sala da Alquimia e Transformação

Chegamos, então, nas antigas instalações da fábrica. Antigamente eram usados tanques de cobre em algumas etapas de produção da cerveja e eles se encontram lá, expostos para que possamos ver como era. Hoje em dia são usados tonéis de aço inox, pois esses não deixam nenhum tipo de resíduo na fabricação e são mais seguros para a saúde. É nesse momento do tour pela Cervejaria Bohemia que o guia explica como a cerveja é produzida. Aqui vale uma ressalva: o tour não é inteiramente guiado e somente em algumas salas específicas há a presença de um guia.

Há ainda mais uma sala falando sobre o processo de produção antes de um dos melhores momentos do passeio. Digo isso porque como era a nossa segunda vez na fábrica, já sabíamos o que estava por vir. rs. Após mais algumas explicações, finalmente, a Bohemia da Fonte! A servida do dia foi uma 14 Weiss.

Cervejaria Bohemia Petrópolis
Chopp direto da fonte!

Brinde final, cave e empório

Após um chopp tal qual o nome, – diretamente da fonte – seguimos até o final do tour. Alguns acham legal terminar em pizza, mas não nós. A gente prefere terminar em cerveja mesmo! E é assim que a visita à fábrica da Bohemia se encerra, com mais uma degustação. O chopp do momento foi uma Pale Ale, mas vale lembrar que eles estão sempre mudando os estilos.

Cervejaria Bohemia Petrópolis
Degustação final

O tour acaba, de fato, em uma cave e um empório, onde você pode comprar diversas cervejas, além de itens relacionados à cultura cervejeira, entre eles, itens culinários. Achamos tudo caro e não compramos nada! haha.

Também recebemos o nosso brinde final. Uma caneca de acrílico. E nessa hora da escrita, se eu pudesse colocar um emoji seria aquele de decepção, tampando a cara. Já visitamos outras cervejariaa, como a Cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão e St. Gallen em Teresópolis, e ambas deram uma taça de cerveja (de vidro!) bem legal. Então, fica aí a nossa única crítica ao tour. Fora isso, ele é muito legal e vale a pena! Já ouvimos algumas pessoas falarem que é tão bom quanto o Heineken Experience, em Amsterdam. Prometo que um dia nós iremos para comparar! haha

Cervejaria Bohemia Petrópolis
O brinde meio que decepcionante rs

Restaurante e bar da Cervejaria Bohemia

A Cervejaria Bohemia ainda conta com outros ambientes além da fábrica. No segundo andar há um restaurante com terraço, mas nós fomos até lá apenas para fazer foto.

Restaurante Bohemia
Restaurante da Bohemia

No pátio interno, tem uma pequena feirinha onde são vendidas roupas, produtos gastronômicos e tem até tatuador por lá, uma lojinha com itens próprios e um bar onde você mesmo pega a sua bebida no balcão. Mas a estrela do pátio interno é o Bar Bohemia e foi nele que encerramos a noite!

Bohemia Petrópolis
Pátio interno da Bohemia e um pequeno bar

Bar Bohemia

Apesar de grande, o bar da Cervejaria Bohemia fica muito cheio e por isso é aconselhável fazer uma reserva, caso você não queira enfrentar fila. Como tínhamos reservado, chegamos no horário e logo fomos direcionados até a nossa mesa. O ambiente é bem legal e costuma ter música ao vivo. Em alguns momentos o atendimento pode demorar um pouco, coisa típica de qualquer casa extremamente lotada.

Bar Bohemia
Bar da Bohemia

No geral, fomos bem atendidos e comemos muito bem. Pedimos um croquete de joelho de porco e um petisco de linguiça calabresa na cerveja Aura. Ambos estavam gostosos, bem servidos e com preço ok. Segue abaixo uma foto dos pratos e do cardápio para vocês terem uma ideia. Relevem a foto meio tremida do menu da casa porque nesse momento já tinha rolado uma(s) Bohemia(s) Imperial(ais). Para maiores informações sobre a fábrica e os espaços, consulte o site oficial.

Bar Bohemia
Bohemia Imperial

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros ou com a Seguros Promo e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment