Atualizado em 12 de junho de 2020

Localizada no interior de São Paulo, no meio da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão atrai cada vez mais turistas interessados em boa gastronomia, passeios em meio à natureza e um clima um tanto quanto europeu. A começar pelo seu apelido de Suíça Brasileira, há muito da influência europeia por lá, e ela pode ser percebida desde a arquitetura inspirada no estilo alpino até a culinária ofertada nos restaurantes mais famosos. Porém, há tanto que fazer em Campos do Jordão que a cidade consegue se encaixar perfeitamente em um roteiro que envolve tanto ecoturismo como uma pegada mais relax e romântica.

Neste post você verá (se quiser, você pode clicar diretamente no assunto de maior interesse):

-Como chegar em Campos do Jordão

-Principais passeios na cidade

-Hotéis na cidade para todos os gostos e bolsos

-Dicas de restaurantes

-Quando ir

-Quanto tempo ficar

Vila Capivari é uma dica do que fazer em Campos do Jordão
Vila Capivari, centro turístico de Campos do Jordão

Como chegar em Campos do Jordão

É muito tranquilo chegar em Campos do Jordão, tanto para quem vai de carro como para quem vai de ônibus. Os aeroportos mais próximos são os de São Paulo ou os do Rio de Janeiro e partindo deles você pegará rodovias em boas condições. Além disso, algumas empresas de turismo oferecem tours de um dia para a cidade (confira o preço aqui).

Quem vai de carro e tem o Rio de Janeiro como ponto de partida fará uma viagem de cerca de 303 km pela BR-116 (Via Dutra) até Taubaté e em seguida deverá pegar a SP-123 até Campos do Jordão. Vale ressaltar que o trajeto conta com três pedágios e infelizmente não são baratos. Para quem pretende ir de ônibus, a Viação Sampaio faz essa viagem em mais ou menos 6 horas e o valor da passagem fica em torno de 190 reais ida e volta.

Por outro lado, quem sai de São Paulo encara um percurso bem menor de cerca de 170 km. O caminho é pela SP-70, depois pela BR-116 e em seguida pela SP-123, também com pedágios. A empresa Pássaro Marrom opera a rota de ônibus em 3h30min e a passagem custa mais ou menos 110 reais ida e volta.

Nós sempre fomos de carro e achamos que esse é o jeito mais fácil e prático não só de ir até Campos do Jordão, como também de se deslocar pela cidade. Caso você precise alugar um, indicamos a RentCars. Já alugamos através deles diversas vezes e sempre deu certo. Além disso, a plataforma te permite comprar preços de várias locadores, além de oferecer a possibilidade de pagamento online e parcelado. Porém, a cidade também conta com uber e táxi.

O que fazer em Campos do Jordão: os principais e mais imperdíveis passeios na cidade

1 – Vila Capivari, centro turístico de Campos do Jordão

Em primeiro lugar, começaremos as dicas do que fazer em Campos do Jordão com a Vila Capivari. Afinal, é aqui que você provavelmente fará inúmeras refeições. Este é o centro turístico e o bairro mais famoso da cidade e por isso é onde se encontram a maioria dos restaurantes, bares, cafés, lojas e até mesmo hotéis muito bem avaliados. Como já era de se esperar, os preços praticados em Capivari não são dos melhores, mas se você quiser uma refeição mais econômica – inclusive um café mais econômico -, basta se afastar um pouquinho das ruas principais.

2 -Amantikir – Jardins Que Falam, um dos passeios mais fofos na cidade

Hoje em dia, o Amantikir é um dos passeios mais queridinhos de Campos do Jordão e seu título não é a toa. Cercados pela Serra da Mantiqueira, seus 28 jardins extremamente bem cuidados inspirados em 14 países diferentes são como colírio aos olhos. Ao todo, são cerca de 60 mil m² e 700 espécies diferentes de plantas.

Jardim Amantikir em Campos do Jordão
Parque Amantikir

Com um mirante incrível para o Vale do Lajeado e diversos pontos interessantes, dois locais roubam a cena dentro do jardim. O primeiro trata-se de um labirinto de plantas enquanto o segundo é um labirinto circular de grama.

Apesar de ser um lugar incrível, o valor do ingresso não é barato, já que a inteira custa 40 reais e a meia 20 reais. Porém, ainda assim, eu acho válido colocá-lo no seu roteiro.

3 – Museu Felícia Leirner, dica do que fazer em Campos do Jordão se você curte passeios ao ar livre

Localizado no Alto da Boa Vista, um dos bairros mais altos e bonitos de Campos do Jordão, se encontra o Museu Felícia Leirner. Sendo completamento ao ar livre, o museu é daqueles tipos de lugares onde se sente uma enorme leveza, sabe?

O que fazer em Campos do Jordão
Museu Felícia Leirner

Com um acervo de cerca de 85 obras feitas em material de bronze, cimento branco e granito, tudo ali se encontra perfeitamente disposto e integrado à natureza. Complementando a estrutura do lugar há também o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival de Inverno da cidade. E como se não bastasse toda a beleza do lugar em si, ainda há uma vista espetacular para a Pedra do Baú na parte mais alta do museu. Diz que o pôr do sol é lindo desse ponto, mas infelizmente não ficamos para assistir.

4 – Morro do Elefante e Teleférico de Campos do Jordão

Localizado bem pertinho de Capivari, o Morro do Elefante é um dos belos mirantes para a cidade. Para acessá-lo é bem fácil, já que saindo do centrinho da cidade são apenas 5 minutos de carro. Porém, há outra forma bem mais interessante de chegar lá: você pode pegar o famoso teleférico de Campos do Jordão. Aliás, construído em 1970, ele é o primeiro e o mais alto teleférico do Brasil. Atualmente, o valor do ingresso é de 25 reais e funciona de forma única, ou seja, vale para ida e volta.

5 – Aventura no Rancho, dica de aventura em Campos do Jordão

Para os amantes de aventura e ecoturismo, o Rancho Santo Antônica é dica certeira do que fazer em Campos do Jordão. Afinal, é lá que tem a Aventura no Rancho, uma enorme área com diversos tipos diferentes de atividades ao ar livre. Entre tantas ofertas legais, escolhemos a tirolesa e não nos arrependemos. Divida em duas etapas, uma com 800 metros e outra com 250 metros, ela é uma das maiores da região. O local ainda possui arvorismo e cavalgada, além de uma lanchonete que serve buffet na hora do almoço.

Rancho Santo Antônio Campos do Jordão
Rancho Santo Antônio

SAIBA MAIS: Quem viaja com os pequenos não está desamparado. A Gisele do blog Aprontando as Malas tem um post com sobre como curtir Campos do Jordão com crianças, incluindo algumas atividades de aventura.

6 – Cervejaria Baden Baden, boa pedida para quem curte cerveja

Famosa por produzir cervejas de altíssima qualidade, a Cervejaria Baden Baden é um dos locais mais visitados em Campos do Jordão. O seu tour com direito à degustação é bem concorrido, sendo necessário agenda o passeio com antecedência pela internet, principalmente se você pretende fazê-lo aos finais de semana. Nós fizemos a visita e adoramos! Contamos a nossa experiência em um post completo sobre o tour na Cervejaria Baden Baden. Porém, se você não quiser fazer o tour, é possível provar algumas cervejas da marca no restaurante da Baden Baden que fica bem no coração da Vila Capivari. De qualquer forma, para conseguir uma mesa é necessário chegar cedo, do contrário você enfrentará cerca de pelo menos uma hora fila.

Tour na Cervejaria Baden Baden
Fábrica da Baden Baden

7 – Pico do Itapeva

Localizado na divisa entre Campos do Jordão e Pindamonhangaba, o Pico do Itapeva é um dos mirantes mais bonitos para se visitar na região. Com vista para mais de 15 cidades e a cerca de 2.030 metros de altitude, o lugar possui um visual fantástico para o Vale do Paraíba. Além disso, é nessa região que se encontra o Lago do Itapeva, o lago mais alto do país.

Apesar do lugar não ter tido qualquer tipo de incentivo turístico durante muito tempo, hoje em dia o Pico do Itapeva se transformou em uma grande área de lazer que conta com um lavandário com mais de 2 mil mudas, cafeteria, banheiro e uma fonte dos desejos. O valor de entrada é de 10 reais por pessoa e 20 reais por carro.

8 – Horto Florestal, um dos lugares mais bonitos da cidade

Tá aí um lugar que ganhou meu coração! Com seus 8,3 mil hectares de muita natureza e beleza, o Horto Florestal é um dos lugares mais bonitos de Campos do Jordão. Por lá é possível fazer caminhadas, piqueniques, trilhas e algumas atividades de ecoturismo e aventura, como tirolesa e arvorismo, por exemplo. Contamos nesse post como foi a nosso passeio pelo Horto Florestal de Campos do Jordão e caso você queira ver como encaixá-lo no seu roteiro, a Michaela do blog Mapa na Mão também o visitou em um roteiro de 2 dias que ela fez pela cidade.

Horto Florestal de Campos do Jordão
Horto Florestal de Campos do Jordão

9 – Palácio Boa Vista, sugestão do que fazer em Campos do Jordão se você curte museus

O Palácio Boa Vista também é conhecido como Palácio do Governo e seu nome é justamente pelo fato ter servido como residência de inverno do governador de São Paulo. Hoje em dia o local funciona como um museu aberto ao público e ele recebe exposições temporárias, além de abrigar antiguidades, esculturas e obras de artes. Aliás, entre algumas obras famosas, é possível ver itens de Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. Ainda nos terrenos do palácio, há uma capela construída com paredes de vidro e com uma arquitetura bem diferente do que estamos acostumados, além uma cafeteria bem charmosa. A visita é grátis e o local funciona de quarta à domingo, das 10:00 às 14:00 e das 14:00 às 17:00.

Palácio Boa Vista
Entrada do palácio

10 – Bosque do Silêncio

O Bosque do Silêncio é mais um cantinho cheio de charme e natureza em Campos do Jordão. Com uma enorme oferta de atividades para todos os gostos e idades, o local possui arco e flecha, tiro esportivo, mini golf, arvorismo, trilhas, tirolesa, além de uma lojinha de artesanato.

Bosque do Silêncio (Foto: http://www.altus.tur.br/)

11 – Borboletário Flores Que Voam

Pensem em um lugar com algo em torno de 35 espécies de borboletas nativas da região? Então, assim é o Borboletário Flores Que Voam. O local faz trabalhos educacionais, pesquisas, além de proporcionar lazer em si. No entanto, certifique-se de realizar a sua visita em um dia de sol, já que as borboletas só voam nessas condições.

Borboletário Flores que Voam (Foto:https://floresquevoam.com.br/)

12 – Complexo da Pedra do Baú, muitas trilhas e belas paisagens

Outra dica do que fazer em Campos do Jordão que não pode ficar de fora do seu roteiro é: vá até o Complexo da Pedra do Baú! O local é muito bem estruturado e possui mirantes para a Pedra do Baú antes do início da trilha propriamente dita. Ou seja, com exceção do caminho até o primeiro mirante que é feito a pé, você não fará muito esforço para curtir uma das paisagens mais icônicas da região. Tá, tudo bem que o trajeto se trata de uma subida em chão de barro (ou terra batida, ou sei lá quê), mas não há complicação nenhuma. Aliás, caso você esteja com crianças pequenas, idosos ou gestantes, poderá ir até a beira do mirante de carro. Caso contrário, há um estacionamento onde você deverá deixar o carro. Também há banheiros e lanchonete no complexo.

Complexo da Pedra do Baú
Vista do mirante para a Pedra do Baú

13 – Museu Casa da Xilogravura

O Museu Casa da Xilogravura é o um museu particular instalado em uma casa de 1928 que já abrigou o Mosteiro de São João e de freiras beneditinas. Seu acervo conta tanto com obras brasileiras como do mundo inteiro, além de mostrar diversas fases do processo de produção.

Museu Casa da Xilogravura (Foto: casadaxilogravura.com.br)

14 – Floresta Encantada

O Parque Floresta Encantada é um parque completamente voltado para o público infantil. Repleto de casas de brinquedo inspiradas nos filmes infantis mais aclamados da história o local é um prato cheio para as famílias que buscam entreter a criançada. Nos finais de semana monitores caracterizados fazem a festa dos pequenos, fazendo com que eles se sintam completamento dentro das fábulas. A entrada do parque custa 10 reais nos finais de semana e durante todo o mês de julho, e 5 reais de segunda à sexta.

15 – Passeio de trem ou de bondinho

Vocês sabiam que trem e bondinho em Campos do Jordão? Pois é. Além de todo o charme que a cidade por si só proporciona, ela ainda possui uma estrada de ferro onde era possível fazer passeios turísticos para cidades vizinhas como Santo Antônio do Pinhal, por exemplo. Infelizmente, hoje em dia o trecho se encontra inoperante. Porém, ainda é possível fazer o passeio de bonde turístico dentro da cidade, indo até o Portal da Cidade ou então até o bairro Abernéssia. Ambos saem da estação Emílio Ribas e custam 16 e 12 reais, respectivamente (valores para ida e volta). Para conferir os horários de passeio, assim como as rotas que estão sendo operadas no momento, consulte o site oficial.

Mesmo que você não ande de bondinho, pelo menos vá até o trilhos. O cenário fica bem legal para fotos, principalmente se você estiver visitando a cidade durante o outono.

Campos do Jordão

16 – Ducha de Prata

A Ducha de Prata é um pequeno parque com várias duchas artificiais. Por lá há pequenas trilhas a serem feitas, além de uma feirinha que vende de tudo um pouco. O local não cobra entrada.

Ducha de Prata (Foto:http://www.emcamposdojordao.com.br/)

17 – Parque Tarundú

O Parque Tarundú é uma das principais dicas de Campos do Jordão caso você seja do tipo que não abre mão de atividades de aventura. Dentre tantas opções, você poderá escolher entre patinação no gelo, passeio de balão, tirolesa, tiro esportivo e muitas outras. A entrada custa 15 reais por pessoa e além dela você deverá pagar cada atividade individualmente ou então contratar algum pacote de atividades. O parque ainda conta com restaurante e pousada.

O que fazer em Campos do Jordão: curtir alguma hospedagem cheia de charme

Como Campos do Jordão é uma cidade extremamente aconchegante, vale a pena investir em uma pousada charmosa. Aliás, ao contrário do que muitos pensam, existem boas opções de hospedagem que unem charme e conforto à tarifas mais justas. Algumas opções interessantes:

  • Pousada Campos de Provence: ambiente cômodo, do tipo que você se sente como se estivesse em casa. Quartos bem decorados, café da manhã variado e distante cerca de 4 quarteirões das ruas principais.
  • Serra da Estrela: com arquitetura européia e uma estrutura completa, incluindo piscina, sauna, restaurante, academia e salão de jogos, este hotel é perfeito para quem busca todas as comodidades em um só lugar. Além disso, ele está a apenas 5 minutos a pé do centrinho de Capivari.
  • Hotel Nevada: estrutura simples mas, ainda assim, encantadora. É ideal para quem busca preço, localização e conforto. E para completar, ele ainda é muito bem avaliado.
  • JB: também fazer aquele esquema que a gente ama – bom, bonito e barato -, este hotel está localizado em torno de 200 metros de distância da principal rua da cidade. Além disso, possui piscina ao ar livre, bons quartos e café da manhã farto.

Opções de hospedagem barata em Campos do Jordão:

Para quem pode investir um pouco mais, confira algumas sugestões de hotéis de cair o queixo:

Apartamentos e casas de temporada

Por outro lado, se você é do time que prefere alugar um espaço em vez de ficar hotel, há muitas casas de campos e apartamentos em Campos do Jordão disponíveis no Booking. Uma outra plataforma que também oferece diversas opções de aluguel de propriedades é o Airbnb. Aliás, através desse link nós te damos até 179 reais de desconto na sua primeira reserva.

O que fazer em Campos do Jordão: aproveitar a boa gastronomia da cidade

Com influência alpina, italiana, alemã e até mesmo francesa, a culinária na cidade de fato é dar água na boca. Desde os tradicionais fondues aos típicos pinhões, uma das melhores coisas para se fazer em Campos do Jordão é comer bem. Abaixo vamos dar algumas sugestões que já testamos e aprovamos, porém, temos um post completo com dicas de onde comer em Campos do Jordão e ainda beber cerveja artesanal.

  • Cervejaria Baden Baden: localizado na principal rua de Campos do Jordão, o bar da cervejaria é um dos points da cidade. O cardápio serve desde petiscos até pratos mais sofisticados da culinária alemã. Porém, como costuma ficar muito cheio, o ideal é chegar cedo para evitar filas.
  • Safari Restaurante e Bar: para nós, esse é um dos restaurantes com melhor custo x benefício em Capivari, principalmente por estar bem no miolo do bairro e oferecer um preço bastante justo. Durante o almoço há um menu especial com valores convidativos. Por outro lado, no jantar a galera costuma cair dentro dos petiscos e sanduíches.
  • Rostie: com ótimos preços e um ambiente pra lá de aconchegante, essa é uma das melhores opções para comer fondue em Campos do Jordão. Você pode escolher tanto o fondue na chapa como o tradicional, no óleo. Entretanto, o local conta com um cardápio bastante variado.
  • Krokoddillo: especializado em fondue, este é um dos restaurantes mais famosos da cidade. Estivemos por lá apenas uma vez e gostamos. Devido a sua fama, também costuma ficar bem cheio. Porém, temos uma crítica, já que só aceita pagamento em dinheiro.
  • Caras de Malte: cervejaria artesanal que além de ter uma carta maravilhosa de cervejas ainda tem diversos petiscos e pratos saborosos. Apesar de não ser tão barata, vale a pena a visita, ainda mais porque o ambiente é muito legal!

Quando ir para Campos do Jordão

É certo que o inverno é a época mais cheia em Campos do Jordão. Afinal, todo esse clima e ar de montanha são o grande charme do lugar. Entretanto, é nessa época que você encontrará as tarifas mais caras, tanto para as hospedagens como para alguns passeios. Além disso, também é o período mais frio na cidade, registrando até mesmo temperaturas negativas em alguns anos.

De outro modo, o verão é considerado baixa temporada e por isso possui muitas ofertas e preços mais atrativos. Aliás, apesar de chover bastante nesse época, nós já estivemos por lá durante o feriado do Natal e pegamos apenas um dia de chuva. Vale ressaltar que a cidade fica linda toda decorada para as festas de fim de ano!

Já durante a primavera e o outono o clima costuma ser bastante agradável, assim como os preços, que também caem consideravelmente. Basicamente, já estivemos por lá em todas as estações e dizemos com toda a certeza do mundo que vale a pena conhecer Campos do Jordão em qualquer época do ano.

Quanto tempo ficar

Para conhecer os principais pontos turísticos de Campos do Jordão recomendamos uns 3 dias na cidade. Ou seja, em um fim de semana você consegue ver bastante coisa. Porém, caso queira fazer tudo com mais calma, 4 dias é o ideal.

Se você curtiu as dicas do que fazer em Campos do Jordão, deixa um comentário aqui pra gente =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb e ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

16 Comments

  1. Acabei de ler um outro post sobre a cidade e sabe ? Ainda fico super entusiasta em conhecer em breve. A cidade parece ser um encanto so>.
    Voce tem recomendação de hotel ?

    • A cidade é uma graça mesmo e vale muito a pena conhecer, principalmente no inverno e na época de Natal. Hotel por lá não é algo muito barato, mas se não estiver muito preocupada com isso tem a Pousada Piano Piano, Campos de Provence, Saha…

  2. Débora, fiquei com muita vontade de conhecer! São tantos lugares que ouvimos falar mas não sabemos o que oferece, né? Campos do Jordão me surpreendeu com seu post, obrigada!!

  3. Adoro o frio, sempre que posso vou para Campos do Jordão, prefiro ir no inverno mas também já visitei no verão. Em qualquer estação a cidade continua linda.
    Acredita que ainda não fui na pedra do baú, da próxima ida quero ir. Adorei o post bjss

  4. Eeeee que legal, adoro Campos do Jordao. Como sou do vale do paraiba, cresci indo pra essa cidade romantica 🙂
    Boa para todos os gostos, epocas e bolsos. Parabens pelas dicas!

  5. Cada vez mais que leio sobre Campos do Jordão fico mais ansiosa ainda para chegar o dia da viagem. Esse post vai me ajudar no meu roteiro de dois dias na cidade. Que lugar lindo hein? Obrigada pelas dicas! =)

  6. Débora Savaget Responder

    Eu adoro Campos do Jordão! A última vez que fui foi em Dezembro, quem sabe não nos esbarramos por lá né rs Nunca tinha ido nessa época do ano e a cidade decorada para o Natal fica mais encantadora ainda…
    Ainda não conheci o Amantikir, nem o Pico do Itapeva, adorei as fotos de lá, esses passeios ficarão para a próxima!

  7. Passeios anotados! Ficou show o post, muito bem explicadinho, ainda não conheço Campos do Jordão mas quero muuuuito! Obrigada pelas infos!! ;D

  8. Campos é um excelente destino, com certeza! Ainda não conheço, mas irei anotar todas as dicas para montar o meu roteiro quando for. Obrigado por compartilhar as suas dicas!

  9. Adorei a leitura, vou me programar para comemorar nosso aniversário de casamento em Campos.
    Apesar de morar numa cidade que tem o mesmo clima, acho que é super aconchegante e romântico.
    Adorei o post.
    Abraços.

  10. Que cidadezinha mais gostosa!!! Estou pensando em ir em setembro, é uma boa época?? Dá pra conhecer as principais coisas em 3 dias?? Bjss

  11. que cidade charmosa, está em minha lista com certeza. e é claro, já anotei as boas dicas que por aqui encontrei. obrigada por compartilhar.

  12. Sou paulista e desde 2013 viajo o mundo mas fui a Campos do Jordão UMA VEZ quando tinha 15 anos, acredita? AMEI as dicas e quero muito ir para Campos em breve para aproveitar as melhores atrações e o friozinho de julho.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.