Atualizado em 18 de junho de 2020

Inspirada na cidade de St. Gallen, na Suíça alemã, a Vila St. Gallen é um ponto turístico muito procurado em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Casa das cervejas Therezópolis, o local é point perfeito para quem quer gastronomia de qualidade e cerveja gelada das boas, além, é claro, de se sentir dentro de uma vila germânica.

Biergarten St Gallen Teresopolis
Biergarten da Vila St. Gallen

Vila St. Gallen, em Teresópolis

Antes mesmo de entrar você já perceberá um certo ar alemão. Na porta da Vila St. Gallen, atendentes tipicamente vestidos te recebem de forma simpática. E ao entrar, não é diferente.

Entrada da Vila Sankt Gallen
Entrada da Vila Sankt Gallen

O complexo da Vila St. Gallen conta com três restaurantes, uma capela alemã, cafeteria, loja de souvenir e um biergarten. Afinal, em um local com toda essa estrutura germânica não poderia faltar um jardim de cerveja, ambiente típico de países como Alemanha, Áustria e Suíça (a parte alemã). Para saber mais sobre eles, leia aqui como é conhecer um biergarten em Berlim.

Além do mais, há ainda um Bier Tour, onde conhecemos uma parte do processo de fabricação da cerveja e fazemos degustações.

Porém, não pensem que se trata de um ambiente enorme. Embora em algumas fotos pareça que a Vila St. Gallen é gigante, na verdade ela é pequena, mas ainda assim, um local muito interessante de se visitar na cidade. Para saber mais dicas do que fazer em Teresópolis, leia esse artigo aqui.

Bier Tour na cervejaria da Vila St. Gallen

Ao contrário do que muitos pensam, a Vila St. Gallen não é como a fábrica da Bohemia em Petrópolis. Apesar de existir um pequeno espaço para a produção de cerveja, eles apenas fabricam uma parte do que é vendido nos restaurantes do complexo. A fábrica, mesmo, fica em outro local.

Sendo assim, o Bier Tour da cervejaria Sankt Gallen (como também é chamada) não é um tour enorme, que passa por diversas áreas de produção. Se é esse o tipo de passeio que você está procurando, recomendamos que faça o tour na fábrica da Bohemia.

Como é o tour

O Bier Tour tem duração de 1h30min e é necessário reservá-lo com antecedência no site oficial (clique aqui). Ele acontece sempre aos finais de semana, à tarde. Então, você pode tanto aproveitar para almoçar antes do tour como aproveitar para jantar após ele. Nós escolhemos a segunda opção e contaremos melhor ao longo do post.

A apresentação para o tour é feita na Souvenir Laden, a loja de souvenir da vila. Ali recebemos um ticket para trocar pelo brinde final, uma taça da Therezópolis ou da St. Gallen. Diversas lembrancinhas são vendidas no local, além de itens da cultura cervejeira e até mesmo alguns rótulos da cervejaria.

Em seguida somos levados até um salão de vidro, que pode ser visto de um dos restaurantes. É nele que ocorre a produção da cerveja que é feita na Vila St. Gallen. Aqui o guia nos explica sobre o processo de produção e aproveita para reforçar que as cervejas da Therezópolis são feitas de acordo com a lei de pureza alemã. Ou seja, seus ingredientes são apenas água, malte e lúpulo.

Bier Tour Vila St Gallen
Sala onde a cerveja é produzida

Degustação final

Após todas as explicações somos levados até uma sala que fica bem ao lado. A degustação é feita através de uma régua com 5 tipos diferentes de cerveja. Para acompanhar, são servidos alguns petiscos para harmonizar com os rótulos do dia. No nosso tour tinha amendoim, azeitona, queijo minas padrão e chocolate, mas esses itens podem mudar de acordo com a época.

Degustação Bier Tour Vila St Gallen
Régua de degustação do Bier Tour da St. Gallen

Enfim, embora não seja um mega tour, nós gostamos do Bier Tour na Vila St. Gallen, principalmente porque pudemos conhecer alguns rótulos Therezópolis que ainda não tínhamos bebido e pela taça de brinde. Se você se interessa em aprender o processo, colocando a mão na massa de fato, há uma oficina de cerveja artesanal todo último sábado do mês com duração de um dia inteiro.

Atualmente o valor do Bier Tour é de 70 reais por pessoa. Carinho, né?

Therezópolis Pub (antigo Harlekin Pub) na Vila St. Gallen

Após o tour aproveitamos para curtir a noite no Therezópolis Pub. Com um cardápio de comida alemã, não faltam opções de petiscos, pratos principais, sanduíches e cerveja de alto nível para acompanhar.

Therezopolis Pub
Therezopolis Pub

O ambiente é descolado e conta com um mezanino que tem até mesa de sinuca. Além disso, aos finais de semana costuma ter shows no local, o que deixa o pub mais cheio que o normal. Como não é possível reservar mesa, o ideal é chegar cedo. Caso contrário não terá muito jeito e você enfrentará fila.

Therezopolis Pub
Therezopolis Pub

Nós pedimos uma linguiça recheada com queijo e algumas cervejas, é lógico. Aliás, pedimos logo uma caneca de 1 litro para fazer jus ao lugar! Rs.

Outros restaurantes da vila

Além do pub, a Vila St. Gallen ainda conta com o 1912 Trattoria, de culinária italiana, e o 1912 Fondue, que serve fondues e raclettes em um ambiente inspirado no refeitório da Abadia de Sankt Gallen.

1912 Trattoria
1912 Trattoria

Na área do biergarten há o Kaffee Kaus com o seu café premium, chocolates e sorvetes artesanais. Então, mesmo que você não queira comer em um dos restaurantes ou fazer o Bier Tour, pode entrar para conhecer os jardins e comer algo na cafeteria.

Kaffee Kaus St Gallen
Kaffee Kaus

Por fim, vale a pena conhecer a Vila St. Gallen sendo você um cervejeiro ou não, pois o ambiente é muito maneiro.

Onde se hospedar na cidade

Nessa viagem em que conhecemos a Vila St. Gallen ficamos hospedados no Athos Hotel, bem pertinho da vila, e adoramos. Aliás, é tão perto que dá menos de 5 minutos de caminhada. Inclusive, nós fomos andando.

Da outra vez em que estivemos em Teresópolis ficamos na Pousada Terê Parque e gostamos bastante. Tem um artigo aqui no blog contando sobre a nossa experiência na Terê Parque.

No entanto, há vários hotéis com bons preços no Booking e você pode conferi-los aqui. Além disso, também há diversas casas e apartamentos para alugar no AirBnb e através desse link aqui nós te damos até 179 reais de desconto na sua primeira reserva.

Se você precisa alugar um carro para fazer essa viagem, confira aqui os melhores preços e locadoras com opções de parcelamento no cartão de crédito.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.