Atualizado em

Achávamos que iríamos encontrar um lago azul turquesa, daqueles brilhantes de doer os olhos, um Lago Azurro, como os italianos gostam de chamá-lo. Mas, não. O Lago di Tenno se apresentou um tanto quanto diferente para nós. As chuvas das últimas semanas haviam trazido uma coloração esverdeada para as suas águas. Mas ainda assim, ele estava lindo e não era por isso que deixaria de ser um dos mais bonitos da região do Trentino-Alto Ádige, nos Alpes Italianos.

Lago di Tenno
As águas azuis deram lugar às verdes no Lago di Tenno

De um deslizamento surge o Lago Di Tenno

O Lago di Tenno figura a região do Trentino-Alto Ádige desde 1100 A.C. E é engraçado pensar que ele foi formado após uma das montanhas da região deslizar e bloquear o curso de um rio porque isso pode dar a sensação de um lago pequeno. Mas o Lago di Tenno não é tão modesto assim. Para percorrer a trilha que o contorna você levará cerca de 1 hora. No nosso caso, esse tempo pode ser facilmente dobrado, já que costumamos parar diversas vezes para apreciar.

Lago di Tenno
Uma pequena parte do lago e um pouco das ações da chuva
Tenno
Nada mal uma boa companhia durante o passeio

No entorno do lago não há nada além de paz, natureza, montanhas e o Monte Misone como plano de fundo. Não há grandes construções, exceto por uma casa do outro lado da margem que até agora não sabemos do que se trata. Pensávamos que era um hotel, mas ao pesquisarmos não achamos nada do tipo. Aliás, se você visitar o lago e descobrir o que é, por favor, volte para nos contar! rs

Tenno Lake
O que será aquela casinha ali?
Veja mais:

– Dolomitas, tudo o que você precisa saber sobre essa região dos Alpes Italianos

– Lago di Braies, um dos mais incríveis das Dolomitas e da Itália

E o que fazer no Lago di Tenno?

No verão é possível nadar em suas águas e até mesmo chegar a pé até aquela pequena ilha lá no meio. Mas como fomos no outono, nos limitamos a fazer uma caminhada pela sua orla e curtir o momento. Em todas as épocas é possível fazer piquenique e inclusive há várias mesas disponíveis pelo local. Também há uma pequena lanchonete que estava fechada e que provavelmente só deve abrir durante a alta temporada.

Tenno Lake
Essa pequena ilha à esquerda fica acessível a pé

Mas na real? A melhor coisa para se fazer em um lugar desses é admirar. Mesmo com o dia um pouco nebuloso o cenário era incrível. E a medida que o tempo começou a melhorar, o tom verde esmeralda se fez presente na água e foi a coisa mais linda!

Tenno Lake
Que visú!
-> Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para quem visita a Europa? Sempre fechamos os nossos com a Seguros Promo e nunca tivemos problemas. Além deles trabalharem com os melhores seguros do mercado, a empresa é parceira aqui do Carioca Sem Fronteiras e fornece 5% de desconto em qualquer plano comprado à vista, basta usar o código CARIOCA5. Mas, caso você precise do cartão, saiba que é possível parcelar em até 10x sem juros qualquer seguro comprado.

Daqui pra onde?

Caso você tenha um tempinho disponível, emende o seu passeio até Canale di Tenno, um burgo medieval que tem cerca de 50 habitantes. O local é uma graça, daqueles que parecem locações de filme, sabe? Quando vimos as fotos ficamos doidos para conhecer e nos lembrou um pouco alguns vilarejos medievais da Toscana. Mas infelizmente, não tivemos tempo suficiente para ir até lá e ficou para a próxima.

Você também pode gostar:

– Roteiro na Toscana: 3 sugestões para quem vai pela primeira vez

– O que fazer em San Gimignano,uma das cidades mais medievais da Toscana

Como chegar

O Lago di Tenno está localizado em Tenno, e a melhor forma de chegar é de carro ou através de algum tour guiado. Até existe uma linha de ônibus que sai do centrinho da cidade e passa lá, mas os horários não são muito frequentes.

-> Como fizemos uma road trip pelas Dolomitas, estávamos com um carro alugado através da RentCars. Não tivemos problema algum com o aluguel e ainda por cima era possível parcelar no cartão de crédito.

As duas cidades mais próximas ao lago e com melhor infraestrutura para se hospedar são Riva del Garda e Trento. A primeira se encontra a apenas 20 minutos de distância, enquanto a segunda fica a 1 hora. Em ambos os casos as estradas são boas e o acesso é bem tranquilo. (Veja também – O que fazer em Trento, na Itália: passeios na cidade e nos arredores)

-> Dica de hospedagem: nossa base para conhecer o Lago di Tenno foi Trento. Nos hospedamos em um apartamento maravilhoso com um valor super justo. Mas se a sua vibe é hotel, existem vários bem pertinho do centro por um precinho camarada. Como passamos somente uma tarde em Riva del Garda, não nos hospedamos na cidade, mas duas boas opções são o Residenza Romantica e o Walk 2 Lake. Caso você prefira se hospedar diretamente em Tenno, confira o Fepy al Lago e o Club Hotel Tenno.

Não é possível chegar de carro até a beira do lago, mas na parte superior há um estacionamento, onde por sinal, também há ponto de ônibus. A partir dali basta seguir um caminho curto descer as escadas no melhor estilo stairway to heaven. Fique tranquilo pois há placas indicativas.

Tenno Lake
Estacionamento – turistas devem parar nas vagas azuis

Dicas importantes:

  • Não é permitido acampar no complexo do lago.
  • Esqueça as bikes pois também não permitido andar com elas em volta do lago. Porém, há lugares para prendê-las.
  • De 1 de junho até 30 de setembro não é possível entrar com animais de estimação.
  • É proibido acender fogueiras.
  • Som alto? Nem pensar!

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide.

Compartilhar
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Escreva um comentário