Atualizado em 10 de setembro de 2020

Os italianos o apelidaram de Lago Azurro, mas não foi assim que o Lago di Tenno se apresentou para nós. As chuvas das últimas semanas haviam deixado esse belo lago do Norte da Itália com uma coloração mais esverdeada, mas não pensem que menos bonita por conta disso.

O encontramos praticamente vazio, o que foi uma maravilha para que pudéssemos conhecer toda a área do Lago di Tenno com mais tranquilidade. Afinal, esse é um lago muito visitado nessa região dos Alpes e não é à toa que possui uma infraestrutura excelente para quem pretende passar o dia por lá. Por isso, vamos dar todas as dicas do lugar, explicar como chegar e onde se hospedar para conhecer essa beleza italiana.

Lago di Tenno
Lago di Tenno

O Lago di Tenno, no Trentino-Alto Ádige

O Lago di Tenno é um dos mais antigos da região do Trentino-Alto Ádige, sendo mencionado desde 1.100 A.C. Sua história geográfica nos traz uma ideia de um lago pequeno, já que ele foi formado após o bloqueio do curso de um rio por causa do deslizamento de uma montanha.

No entanto, o Lago di Tenno não é tão modesto assim, pois para percorrer a trilha que o contorna você levará cerca de 1 hora. Quiçá até mais tempo, levando em consideração que você irá parar diversas vezes para apreciar o visual.

Lago di Tenno
Um pedaço da trilha que contorna o lago

No seu entorno não há nada além de paz, muita natureza, montanhas e o Monte Misone o tempo todo como plano de fundo.

Também esqueça qualquer tipo de construção, exceto por uma casa do outro lado da margem que pensávamos ser um hotel. Mas até hoje não achamos nenhuma informação concreta sobre ela. Aliás, se você visitar o Lago di Tenno e descobrir do que se trata, por favor, volte para nos contar.

E o que fazer no Lago di Tenno?

Durante o verão o Lago di Tenno vira uma praia, literalmente, e é possível nadar em suas águas calmas, mas um tanto quanto frias. Inclusive, dizem que entre os meses de junho e agosto é possível chegar a pé até uma pequena ilha que tem no meio dele.

Lago di Tenno
Essa pequena ilha fica acessível a pé

Mas como nós visitamos o lago durante o outono, enquanto fazíamos uma viagem pelas Dolomitas, nos limitamos apenas a caminhar pela sua orla e aproveitar o momento.

Por outro lado, em qualquer época do ano é possível fazer um piquenique no local e há diversas mesas espalhadas pelo gramado em volta do lago. Também há uma pequena lanchonete, mas infelizmente estava fechada no dia da nossa visita.

Mas, sinceramente? O melhor a se fazer em um lugar desses é admirar a natureza, que mesmo em um dia um pouco nebuloso, não deixou de dar o seu show. E à medida que o tempo começou a melhorar, a água do Lago di Tenno ficou com um tom ainda mais verde esmeralda e o espelho se formou de um jeito impecável.

Como chegar no Lago di Tenno

O Lago di Tenno fica na cidadezinha de Tenno, nos Alpes Italianos e a melhor forma de chegar até ele é de carro ou através de um tour guiado. Até existe uma linha de ônibus que sai do centro de Tenno e passa por lá, mas os horários não são muito frequentes e nos informaram que o transporte pode demorar até uma hora para passar.

As duas cidades mais próximas do lago são Riva del Garda, a 20 minutos de distância de carro, e Trento, distante cerca de 1 hora também de carro. Como nós estávamos hospedados em Trento e havíamos alugado um carro com a RentCars, fomos por conta própria, sem nenhum percalço.

Não é possível chegar de carro até a beira do Lago di Tenno, mas há um estacionamento na parte superior que dá acesso ao lago. Aliás, também é em frente ao estacionamento que se encontra o ponto de ônibus. Após estacionar, basta seguir por um caminho curto e descer uma escadaria. Fique tranquilo, pois há placas indicativas.

Estacionamento Lago di Tenno
Estacionamento

Não deixe de parar no mirante que há para o lago, pouco antes de chegar na entrada do acesso ao estacionamento. A vista também é linda lá de cima.

Mirante Lago di Tenno
Mirante para o lago

Onde se hospedar para conhecer o lago

A nossa base para conhecer o Lago di Tenno foi Trento e achamos que valeu muito a pena pelo fato de ser uma cidade com mais infraestrutura de hotéis e restaurantes. Ficamos em um apartamento completo maravilhoso, com um ótimo custo x benefício, que alugamos pelo Booking.

Porém, o Airbnb também possui boas opções na cidade e caso você nunca tenha utilizado a plataforma, através desse link nós te damos até 179 reais de desconto na sua primeira reserva.

Mas se você quiser curtir alguns dias de paz e tranquilidade bem pertinho do Lago di Tenno, confira os hotéis Albergo Stella D’Italia, Garnì Al Laghet, Club Hotel e Antica Croce.

Dicas importantes para a sua visita:

  • Não é permitido acampar no complexo do Lago di Tenno.
  • Bicicletas também não são permitidas, porém, há onde estacioná-las e prendê-las.
  • De 1 de junho até 30 de setembro é proibido acessar a área do lago com animais de estimação.
  • É proibido acender fogueiras.
  • Som alto? Nem pensar!

Daqui pra onde?

Se você tiver um tempinho disponível, estenda o seu passeio até o Canale di Tenno, um burgo medieval com cerca de 50 habitantes, bem pertinho do Lago di Tenno. O local é uma graça e lembra um pouco alguns vilarejos da Toscana como Monteriggioni, por exemplo. Saiba mais no site oficial de Canale.

Outra opção é seguir até Bolzano, uma cidade incrível dos Alpes da Itália a apenas 1h30min de carro do lago.

Canale di Tenno – Foto: https://www.visittrentino.info

Seguro viagem internacional: não viaje sem o seu!

Lembre-se que o seguro viagem internacional é obrigatório para todo o brasileiro que viaja para a Itália, então, não esqueça de contratar o seu antes de viajar. Além disso, somente com o seguro você terá cobertura médica emergencial sem custos estratosféricos em moeda estrangeira.

Recomendamos a Real Seguros, onde você poderá comprar planos completos das melhores seguradoras de forma prática e parcelada no cartão de crédito. E como eles são nossos parceiros aqui no blog, todos os nossos leitores têm desconto em qualquer seguro do site.

Pegue aqui o seu desconto de seguro viagem e parcele em até 12x no cartão de crédito =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

4 Comments

  1. Que lindo local, mais um lugar para se admirar a dois com uma taça de vinho italiano e uns queijos para acompanhar….. hahahaha……. Adorei o post.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.