Atualizado em 8 de abril de 2020

O Deserto do Atacama oferece tantos passeios com paisagens incríveis que certamente você ficará na dúvida de como escolhê-los e organizá-los dia-a-dia. E, a não ser que você tenha muitas dias disponíveis – e quiçá muito grana sobrando – terás que optar pelos principais e mais imperdíveis para ter um gostinho do que o deserto tem a oferecer. Por isso, vamos te ajudar com uma sugestão de roteiro no Atacama para 4, 5 e até mais dias de viagem, caso você tenha um tempinho a mais na cidade.

Vulcão Licancabur
O Deserto do Atacama e seu cenário com vulões

NÃO ESQUEÇA DE INCLUIR O SEGURO VIAGEM NO SEU PLANEJAMENTO!

Viaje com um seguro viagem internacional e não esquente a cabeça com gastos estratosféricos caso você precise de um atendimento médico. Apesar de esperarmos que tudo sempre ocorra bem durante a viagem, imprevistos acontecem e, nesse caso, é bom estar amparado. É o seguro viagem que te dará assistência caso você precise de atendimento médico com urgência e além disso, muitos ainda têm cobertura para extravio de bagagem e atraso de voo. Eu precisei acionar o seguro no Deserto do Atacama e caso não tivesse um, a minha conta da emergência do hospital daria cerca de 6 mil reais brincando. Nós sempre fechamos os nossos com a Real Seguros e gostamos bastante. Eles trabalham com as melhores seguradoras, facilitam o pagamento parcelado no cartão e ainda dão diversos descontos para os clientes.

Pegue aqui o seu desconto de seguro viagem e parcele em até 12x no cartão de crédito =)

Algumas informações importantes antes de começarmos…

Sim, é verdade que o Atacama não é um destino muito barato, então, não espere encontrar passeios sendo ofertados por valores irrisórios. Aliás, desconfie de empresas que façam ofertas extremamente abaixo do padrão na cidade, pois o serviço delas pode não ser dos melhores. Nós já viajamos pelo Deserto do Atacama por duas vezes. Na primeira vez, contratamos os passeios através das agências, enquanto da segunda vez fizemos o Atacama de carro, por conta própria. Ambas as viagens foram incríveis, apesar da experiência ter sido completamente diferente.

Se você pretende ir com agência, indicamos a Destino Chile. Eles são especialistas no assunto, trabalham muito bem com brasileiros e gostamos bastante dos passeios que fizemos com eles. Além disso, eles oferecem a possibilidade de pagar parcelado no cartão de crédito, o que facilita bastante.

TODOS OS NOSSOS LEITORES TÊM PELO MENOS 10% DE DESCONTO COM A DESTINO CHILE!

Se você pretende alugar um carro, primeiramente, indicamos que leia o nosso guia sobre como fazer o Atacama de carro. Nele explicamos tudo com muito carinho para quem também quer se aventurar por conta própria pelo deserto. Vale ressaltar que alugamos o carro através da RentCars, ainda no Brasil. Fizemos toda a reserva de forma online, incluindo o pagamento que pode ser parcelado e sem a cobrança de IOF. Mais dicas e informações importantes vocês podem encontrar em nosso post com tudo o que você precisa saber sobre o Deserto do Atacama e também pode consultar as nossas dicas de onde ficar no Atacama sem gastar muito.

Roteiro no atacama de carro
Viajando de carro pelo Atacama

Sugestão de Roteiro no Atacama para 4 dias de viagem

Na minha opinião, 4 dias é o mínimo possível necessário para aproveitar legal um bom roteiro no Atacama. Tem gente que fica menos dias? Sim, assim como há pessoas que também ficam mais tempos. Mas, no geral, acredito que com 4 a 5 dias você consegue fazer os passeios principais.

Dia 1 – San Pedro de Atacama + Valle de la Luna e Valle de La Muerte

Reserve o primeiro dia do seu roteiro no Atacama para conhecer o centrinho de San Pedro de Atacama, a cidade base para conhecer o deserto. Tudo acontece aqui. É onde estão a maioria dos restaurantes, bares, lojas e agências de viagens. Percorra a Caracoles, a principal rua de San Pedro, e as ruas ao redor, como a Tocopilla. Aliás, é nesta última que se encontram diversos lugares para fazer câmbio de moeda.

Calle Caracoles no Deserto do Atacama
Caracoles, a principal rua do ATacama

Se você conseguir se programar para chegar em San Pedro de Atacama pela manhã, o que eu realmente aconselho, já pode aproveitar essa primeira tarde para fazer o tradicional e imperdível passeio até o Valle de La Luna e Valle de La Muerte. Te garanto que você terá o primeiro de muitos pores do sol estonteantes no deserto.

Pôr do Sol no Valle de la Luna imperdível em um roteiro no Atacama
Pôr do Sol no Valle de la Luna

Dia 2 – Lagunas Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquinche OU Lagunas Escondidas de Baltinache

Nesse segundo dia você pode aproveitar para conhecer o complexo da Laguna Cejar, Tebinquinche e os Ojos del Salar. Aqui você terá uma parte do passeio com o Vulcão Licancabur de plano de fundo e, acredite, ele é hipnotizante. Dizem que a Laguna Cejar tem a concentração de sal maior que a do Mar Morto e sabe o que é mais legal nessa história toda? É possível se banhar em um das lagunas do complexo e não afundar! Em seguida, o passeio segue até os Ojos del Salar onde, mais uma vez, você pode mergulhar nos grande poços de água, só que agora quase doce. Logo após essa experiência um tanto quanto náutica, o dia se encerra com um pôr do sol digno do deserto na Laguna Tebinquinche.

Dia 3 – Lagunas Altiplânicas, Salar do Atacama e Piedras Rojas

No terceiro dia do seu roteiro no Atacama você pode conhecer as Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas. Pra mim, é nesse lugar que você terá uma das paisagens mais incríveis de toda a sua viagem pelo Deserto do Atacama. Tá, eu sei que esse desertinho oferece tudo do bom e do melhor no quesito paisagem, mas essas daqui são de fato memoráveis.

Lagunas Altiplânicas, não pode faltar no seu roteiro no Atacama
Miñiques, uma das Lagunas Altiplânicas

Em seguida, o tour vai até o mirante para Piedras Rojas, mais um daqueles cenários que você fica sem saber o que falar e só aprecia. Logo após, segue até o Salar do Atacama, na Reserva Nacional de Los Flamencos, e por fim, se encerra com uma breve passadinha no Povoado de Toconao.

Mirante Piedras Rojas no Atacama
Mirante Piedras Rojas

Dia 4 – Geysers del Tatio + Lagunas Escondidas de Baltinache e Magic Bus Atacama

O seu quarto dia de roteiro no Atacama será pura correria, mas dá pra funcionar. Aliás, muita gente que não tem como ficar mais tempo no Atacama faz essa dobradinha de passeios em um dia. É cansativo? Sem dúvidas! Mas vai compensar.

O primeiro passeio é para os Geysers del Tatio e você terá que madrugar um pouquinho. Para ver os gêiseres em sua atividade máxima é necessário chegar bem cedo, durante o amanhecer. O visual é incrível, mas é preciso ter um pouco de cuidado. Além do frio absurdo que faz por lá – em determinadas épocas do ano pode cegar a -20º -, os jatos d’água são muito quentes, próximos de 80°, e queimam de verdade. Há uma piscina termal por lá e você pode tomar banho, se quiser.

Geysers del Tatio
Os Geysers del Tatio no início da manhã

E nas Lagunas Escondidas…

Como o tour para os Geysers del Tatio se encerra por volta de meio dia e pouco, dá pra correr e fazer o tour para as Lagunas Escondidas de Baltinache e Magic Bus Atacama. Esse é um passeio que reserva cenários bem diferentes e estonteantes. Se nas Lagunas de Baltinache você verá lagoas com águas azuis turquesa (tá, ás vezes verde rs) onde você também pode se banhar sem afundar, no Magic Bus Atacama você terá um cenário de filme, no maior estilo Na Natureza Selvagem. rs

Roteiro no Atacama para 5 dias de viagem

Se o seu roteiro no Atacama é de 5 dias disponíveis, você pode fazer todos os passeios anteriores e incluir o Salar de Tara no seu roteiro. Nós fizemos apenas uma parte dele, já que hoje em dia existem algumas áreas que não estão mais abertas ao turismo, mas ainda assim, é lindo demais! Você pode conferir a nossa experiência em um post onde explicamos como fizemos uma parte do Salar de Tara por conta própria. Mas, o pessoal do Viajando na Janela fez o tour completo por esse salar antes dele fechar e conta como foi aqui nesse post.

Mais sugestões de passeios para incluir no seu roteiro no Atacama caso você tenha mais que 5 dias livres

Se você tiver mais dias ainda livres, considere incluir na sua lista os seguintes passeios:

O seu roteiro no Atacama tem mais de 7 dias?

Que tal fazer a tão famosa travessia até o Salar de Uyuni? Esse passeio não ocorre de fato no Atacama, mas é possível pegar um tour de 4 dias e 3 noites saindo e voltando para San Pedro de Atacama até o maior deserto de sal do mundo, na Bolívia. Nós fizemos dessa forma e em breve contaremos aqui no blog como foi a nossa experiência.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb e ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

6 Comments

  1. Olá Dhebora! Tudo joia?

    Passando pra comentar que este post está incrível e parabenizar a vcs pelo blog super completo e fotos lindas!
    Aproveito também para agradecer a indicação do Viajando Janela! 😉 É uma honra ver nosso blog pintando por aqui!

    Um abraço

  2. Pingback: Lagunas Altiplânicas e um café da manhã se sobremesa

  3. Pingback: Lagunas Cejar, Ojos del Salar e um pôr do sol de tirar o fôlego

  4. Pingback: Geysers del Tatio, um passeio imperdível no Deserto do Atacama

  5. Pingback: Deserto do Atacama: 10 motivos para você não visitá-lo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.