Atualizado em

Quem diria que em pleno Deserto do Atacama teriam lagoas com água azul da cor do mar? No entorno delas, muito sal, mas que olhando de longe podíamos até pensar que era areia e daquelas bem branquinhas. As Lagunas Escondidas de Baltinache são jóias raras no meio de toda a aridez e não a toa, arrancam suspiros em muitos dos desavisados que não sabiam da sua existência. Nós, que já estávamos cientes do que encontraríamos, ainda assim ficamos boquiabertos, mesmo depois de já termos visto tanta coisa linda naquela região. Para quem estava no Atacama pela segunda vez, esse passeio foi de longe uma das melhores surpresas da viagem.

Lagunas Escondidas de Baltinache
No meio da trilha nas Lagunas Escondidas de Baltinache

NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM!

Viaje sem esquentar a cabeça e não esqueça de contratar o seu seguro viagem internacional antes de ir para o Atacama. Com ele você terá toda a assistência caso precise de atendimento médico, sem grandes sustos na hora de pagar a conta. Acreditem, eu precisei usar o seguro no Atacama e se não estivesse coberta gastaria uma fortuna. Fechamos os nossos com a Real Seguros e nunca tivemos problemas. Eles parcelam em 12x no cartão e ainda dão vários descontos!

PEGUE AQUI O SEU DESCONTO DE SEGURO VIAGEM NA REAL SEGUROS

Como é o passeio para as Lagunas Escondidas de Baltinache

Não faz muito tempo que as Lagunas Escondidas de Baltinache caíram no gosto dos viajantes. Em 2013, quando estivemos em San Pedro de Atacama pela primeira vez, sequer ouvimos falar desse tour e por isso, não tivemos a oportunidade de conhecer esse lugar maravilhoso. Desta vez, de carro e por conta própria, resolvemos encarar os 30 km de estrada de cascalho e pedra que fazem parte do caminho. Mas, ok, vamos por partes e sem acelerar as coisas.

O tour até as Lagunas Escondidas de Baltinache costuma ser oferecido pelas agências de turismo tanto no turno da manhã como no da tarde. Então, se o seu ritmo for mais acelerado, dá pra conjugar com algum outro passeio. Além disso, algumas empresas o oferecem em conjunto com Valle del Bus, o vale onde se encontra o Magic Bus, o famoso ônibus abandonado do Atacama. Se possível, procure essas agências e te garanto que você não se arrependerá. Para fazer cotação dos passeios no Atacama nós indicamos a Destino Chile. Já fizemos alguns com eles e além de gostarmos muito do serviço, achamos legal o fato deles facilitarem a forma de pagamento.

Como nós estávamos fazendo o Atacama de carro, pela manhã fomos até o Valle de la Luna com mais calma e à tarde partimos em direção às Lagunas. Em seguida, finalizamos o dia no Magic Bus, diante de um entardecer incrível.

Selfie no Magic Bus Atacama
Aquela selfie dentro do busão Magic Bus hahaha

Atenção no caminho!

Para quem pretende ir por conta própria é necessário ter atenção redobrada no caminho. O percurso até as Lagunas Escondidas de Baltinache não é difícil, entretanto, os 30 km da estrada secundária que dá acesso de fato à atração é bem ruim e não é difícil ouvir relatos de pessoas que furaram pneus. Por outro lado, o caminho não tem erro e o GPS dá conta legal do negócio. De qualquer forma, há placas indicativas na rodovia e você só erra a entrada se estiver muito desatento.

DICA DE HOSPEDAGEM NO ATACAMA:

Embora seja uma cidade bem pequena, San Pedro de Atacama tem hotéis para todos os gostos e bolsos. Nós já tivemos a oportunidade de ficar em dois lugares diferentes. Da primeira vez, ficamos no Hostal Lickana, bem na Caracoles e gostamos bastante. Nessa segunda vez no deserto, ficamos em um quarto tipo estúdio do Hostal Millantu que, embora fique a cerca de 10 minutos de caminhada do centrinho, nós também gostamos do lugar e pudemos economizar com refeições. Por outro lado, hoje em dia também há várias opções de casas, quartos e apartamentos para alugar através do AirBnb (por este link você ganha até 179 reais de desconto na sua primeira reserva no AirBnb). Aqui no blog também temos um post com dicas de onde ficar no Atacama sem gastar muito.

Nas Lagunas Escondidas de Baltinache você também não afunda!

Assim como na Laguna Cejar, aqui você também pode se banhar sem afundar, já que a concentração de sal também é muito grande. E lógico, essa é uma das coisas mais legais da atração. Mas as Lagunas Escondidas de Baltinache vão além disso.

Lagunas Escondidas de Baltinache
Primeira laguna, onde o banho é permitido. Reparem que evoluímos a foto lendo jornal dentro d’água para algo mais atual: o celular. rs

A começar pelo nome, que sem dúvidas faz jus ao lugar, durante todo o caminho até lá não há qualquer indício de que elas existem. E ainda assim, na reta final do trajeto, você continua sem ter qualquer visão das lagunas. De fato, as bichinhas não levam o nome de escondidas sem motivo. Ao chegar, é necessário pagar a taxa de entrada de 5 mil pesos chilenos por pessoa, mas já ouvi relatos de pessoas que pagaram 7 mil. Ou seja, assim como em outras atrações do Deserto do Atacama, essas taxas de entrada parecem não ter valores fixados.

Uma coisa interessante sobre as Lagunas Escondidas de Baltinache é que elas são artificiais e surgiram da extração de lítio naquela área. Mas ainda assim, nada tira a beleza do lugar.

LEIA MAIS E PLANEJE SEUS PASSEIOS PELO ATACAMA

-Conheça as Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas
-Veja como são os Geysers del Tatio
-Saiba tudo sobre o Deserto do Atacama

-Dica de roteiro no Atacama
-Confira como visitar um pedaço do Salar de Tara por conta própria

A estrutura

O local conta com 7 lagunas com águas de um azul impressionante. Algumas mais rasinhas, outras nem tanto, mas todas incrivelmente belas. O trajeto entre elas é feito a pé, através de uma trilha demarcada que dura em torno de 40 minutos. Alguns pontos já contam com uma pequena passarela de madeira, que acredito que em breve já estará construída por todo o percurso. O banho em si só pode ocorrer na primeira e na última laguna, ou seja, as lagoas do meio são apenas para contemplação.

Lagunas Escondidas de Baltinache
Última laguna e uma das que pode tomar banho

A estrutura do lugar conta com vestiário, banheiro e chuveiro de água doce. Ou seja, pode tomar banho tranquilamente que depois dá pra tirar todo aquele sal. Além disso, próximo da primeira laguna há várias mesas com sombra onde você pode ficar sentado ou fazer um lanchinho. Para quem vai de carro, a área também conta com um estacionamento grande.

Não esqueça de levar chinelo, protetor solar e uma toalha, embora existam algumas agências que oferecem roupões para banho. E tenha em mente que apesar do sol escaldante do deserto, a água é bem fria e venta muito também.

Lagunas Escondidas de Baltinache

Valle del Bus e Magic Bus Atacama, a versão Into The Wild Atacamenha

Assim que deixamos as Lagunas Escondidas de Baltinache fomos em direção ao tão emblemático Magic Bus Atacama. Bom, antes de viajarmos pesquisamos muito sobre a possibilidade de irmos até ele sozinhos, por nossa conta e risco, e vimos que apesar de confuso, dava pra ser feito.

Em nossas pesquisas achamos um post SUPER completo do Caio e da Adriana, do Em Algum Lugar do Mundo, onde eles colocaram até mesmo as coordenadas do lugar. Por este motivo decidimos que não vamos fazer nenhum outro post no mesmo estilo porque o deles está muito completo, MESMO! E resolvemos que arriscaríamos a viagem até lá.

Bom, a entrada para o Magic Bus Atacama fica na mesma estrada secundária que dá acesso às lagunas. Então, marcamos o ponto de referência que eles deram – uma antena – e seguimos. Confesso que no meio do caminho ficamos ressabiados e com um pé atrás, mas ao olharmos pra trás e vermos que algumas vans estavam tomando àquela direção, resolvemos continuar.

Magic Bus Atacama

Sem dúvidas o caminho não é dos melhores e com certeza só o recomendamos fazê-lo com um carro alto, então, se você está com um carro baixo, nem se arrisque. É verdade que não há placas indicativas pela estrada, mas alguns indícios são perfeitos para você se guiar. O primeiro deles, ao meu ver, são as marcas de pneus. Como elas são bem marcadas, basta apenas que você fique de olho e não saia daquela direção. Além disso, apesar de não ter nenhuma placa para te direcionar, há algumas pequenas sinalizações no chão, como essa setinha aí na foto abaixo. Acredito que elas estão lá justamente para guiar as vans de passeio.

Seta indicando o caminho do Magic Bus Atacama
Olha aí a setinha indicando onde se encontra o Magic Bus Atacama

Então, preste bastante atenção no chão em busca dessas setas, pois como o Magic Bus fica atrás de um pequeno morro, ele não é de fácil visão e você poderá passar batido. No mais, é basicamente aquilo: marque seu caminho de volta e não se arrisque desnecessariamente.

Essa região carinhosamente chamada de Valle del Bus é linda, literalmente um vale entre cordilheiras. Há algumas pequenas trilhas no entorno, mas nos contemos em ficar por ali apenas curtindo o visual e já valeu a pena, ainda mais porque era fim de tarde de um dia que havia sido de muito céu azul.

O ônibus abandonado do Atacama

Há muitas teorias sobre a versão do filme Into The Wild Atacamenha. Em português o filme se chama Na Natureza Selvagem, onde o personagem principal vive os últimos meses de sua vida dentro de um ônibus, no Alasca, abrindo mão de todos os seus bens materiais. E o que tem isso em comum com o ônibus abandonado no Atacama? O ônibus em si, já que a semelhança entre os dois é grande. E desde então, o local se tornou um clássico e um objeto de desejo dos turistas.

Magic Bus Atacama
Foto clássica no Magic Bus. Essa não pode faltar! rs

Voltando às versões, alguns dizem que o ônibus enguiçou enquanto passava por aquela região e está lá até hoje em dia. Outros dizem que foi colocado ali propositalmente, para ser utilizado em festas clandestinas no deserto. Bom, essa última versão até tem um pouco de sentido, já que há prateleiras pelo ônibus e se olharmos bem, parece que ele foi cuidadosamente encaixado naquele lugar. Além disso, há uma lei que proíbe festas no deserto, o que justifica o fato delas serem clandestinas e em locais um tanto quanto escondidos.

Magic Bus Atacama estacionado
Parece que o ônibus foi cuidadosamente colocado ali

Versões à parte, confesso pra vocês que eu bem que gostaria de curtir uma festa clandestina naquele lugar! haha… mas acho que agora, pelo menos ali, não há mais festas. Verdade seja dita, independente de qualquer coisa o Magic Bus Atacama já virou uma lenda e se tornou um local imperdível no Deserto do Atacama. Para nós, encerramos com chave de ouro a nossa segunda passagem pelo deserto mais árido do mundo!

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe um comentário