Roteiro em Foz do Iguaçu

Roteiro em Foz do Iguaçu: 4 dias pela cidade

–Post atualizado em Novembro de 2017–
Até hoje me pergunto porque demorei para me interessar por Foz do Iguaçu. Meu desinteresse era tanto que o destino só foi escolhido por ser único com uma passagem área barata e passeios que se encaixavam nos quatro dias que eu teria por conta de um feriado no Rio de Janeiro. Mas a beleza sobrenatural das Cataratas do Iguaçu estava lá para me impressionar. E de uma maneira tão grande ao ponto de me dar aquele suave “tapa de luva” ,e me deixar extremamente arrependida por ter menosprezado essa cidade que tem tanto para oferecer. Por isso vim deixar o meu roteiro em Foz do Iguaçu para você se encantar também.

Veja aqui como foi nossa visita no Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu

O momento toma vergonha nessa cara começou logo no aeroporto, onde em um voo completamente cheio podíamos contar nos dedos quantos brasileiros tinham: exatamente 9. Contando comigo, minha mãe e meu irmão. O restante eram todos estrangeiros. Europeus com seus passaportes de cor vinho, japoneses com suas câmeras ativas antes mesmo de embarcar, algumas outras nacionalidades que não consegui distinguir… e eu ali. O tempo inteiro me perguntando por quê raios os brasileiros não se interessam por Foz do Iguaçu! A verdade é que tudo o que eu fiz por lá foi fantástico! Desde as visitas ao Parque Nacional das Cataratas até a atenção redobrada com o caótico trânsito de Ciudad del Este no dia em que pagamos de muambeiros. Por isso deixo a dica para vocês não passarem vergonha e remorso como eu! Para conhecer bastante coisa você precisa de apenas 4 dias na cidade. Ou até mesmo 3 dias, se não quiser conhecer a fronteiras com o Paraguai e a Argentina.

Roteiro em Foz do Iguaçu


Dia 1

1 – Parque as Aves

O parque fica localizado em frente a entrada do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, e isso é ótimo porque dá pra combinar os dois passeios em um dia só! O lugar possui mais de 150 espécies diferentes de aves, totalizando mais de 1000 animais. Muitos deles foram enviadas ao parque pelo Ibama após serem resgatadas.

Veja aqui como foi nosso passeio ao Parque das Aves!

2 – Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu

Ok. O parque dispensa comentários e definições. Você pode passar o dia inteirinho por lá apenas caminhando pelas trilhas e passarelas ou fazendo as demais atividades que o local possui. Uma delas é o passeio chamado Macuco Safári, onde um bote te leva pelas águas das cataratas e você sai de lá completamente refrescado. Ou então  você pode conhecer as cataratas de cima através de um voo Panorâmico de Helicóptero. Nós fizemos os dois passeios e contamos aqui e aqui. Indicamos esses dois passeios como os melhores para um roteiro em Foz do Iguaçu.

O trajeto dentro do parque é feito de ônibus panorâmico e possui paradas estratégicas para o visitante montar seu próprio roteiro. Lá também possui estacionamento, lanchonete, restaurante e toda estrutura completa para acolher o turista.

 

Dia 2

1 – Parque Nacional Iguazú

Dia de conhecer o lado hermano das cataratas. Para isso, você irá cruzar a fronteira até Puerto Iguazú. Lembre-se de estar com o seu passaporte ou então seu RG em bom estado e com data de expedição de no máximo 10 anos para fazer a imigração.

O lado argentino é enorme! Sim, você também irá andar muito! E bem mais do que andou no lado brasileiro. São muitas trilhas e tem uma que te leva especialmente para a Garganta del Diablo, a queda d’água mais sensacional do parque. Há um trenzinho super charmoso que te leva da entrada do parque até o início dos circuitos. O local também possui lanchonete, restaurante e estacionamento. Você consegue ler mais detalhes sobre o lado argentino nesse post aqui.

Garganta del Diablo

Confira os hotéis de Foz do Iguaçu e realize a sua reserva através do nosso blog. Você não pagará nenhuma taxa a mais por isso e ainda nos ajudará a continuar criando cada vez mais conteúdos grátis!

2 – Ice Bar Iguazú

Sim! Lá tem um bar de gelo! Não exatamente lá, mas cruzando a fronteira. O Ice Bar Iguazú é uma ideia de passeio para incluir no seu roteiro em Foz do Iguaçu principalmente se você curte a proposta desse tipo de bar. Você ficará 30 minutos em um bar que funciona a -10º onde tudo é de gelo, inclusive o copo. As bebidas do cardápio são liberadas. Contamos tudo sobre o Ice Bar aqui!

Que tal descansar nesse sofá de gelo?

3 – Duty Free Shop Iguazú

Duty Free é sempre Duty Free. Se você não abre mão de umas comprinhas, talvez valha a pena dar uma passadinha por lá. O local é grande, modernizado e todo dividido em setores. Como em qualquer duty free, tem todas aquelas marcas famosas que gostamos e alguma marcas argentinas. O local possui estacionamento, mas muitos hotéis oferecem transfer para lá. Consulte com o seu o hotel os dias disponíveis.

4 – Fim de dia em Puerto Iguazú

Aproveite que já está do lado de lá e encerre o seu dia na cidade. Há vários restaurantes super indicados, mas nós não fomos em nenhum. Demos apenas um pulo na famosa feirinha de Puerto Iguazú, comemos um frios, compramos uns belisquetes, tomamos um Freddo e voltamos pro hotel.

Tomando um Freddo em Puerto Iguazú
Tomando um Freddo em Puerto Iguazú

Dia 3

Você pode tirar esse dia para conhecer algumas outras atrações da cidade. Esse também pode ser o seu Dia 1 do roteiro em Foz do Iguaçu caso seu voo não chegue nas primeiras horas da manhã.

1 – Usina Binacional de Itaipu

Você pode fazer uma visita pela usina e conhecer melhor suas instalações e formas de funcionamento. No site deles existem vários tipos de passeios, vale a pena conferir e ver o que lhe agrada mais. Infelizmente não conseguimos ir.

2 – Templo Budista

No caminho entre a Usina de Itaipu e Foz do Iguaçu há um templo budista que vale a pena ser visitado. O local é cheio de paz e muito bonito! Possui belos jardins e estátuas que podem te render uma linda foto. E pra completar, ainda possui vista para o centro da cidade e para Ciudad del Este. Contamos como foi nossa visita nesse post aqui!

Templo Budista
Templo Budista

3 – Mesquita Islâmica

Se você curte passeios mais culturais, essa é uma outra opção para encaixar no seu roteiro em Foz do Iguaçu. A cidade abriga uma grande colônia árabe e com isso uma grande comunidade adepta do islamismo. Nada mais justo do que ter uma Mesquita por lá. Infelizmente nós não tivemos tempo para visitar o local, mas dizem que é lindíssimo.

Dia 4

1 – Ciudad del Este

Reserve esse dia para conhecer a famosa cidade dos muambeiros: Ciudad del Este. Atravesse a Ponte da Amizade com muita paciência para encarar a loucura que é do outro lado. Sério mesmo. É loja em tudo o que é canto. Algumas mais chiques, outras nem tanto. Gente para tudo o que é lado e carros sem muita direção. No fim das contas essa loucura vale a pena! rs

2 – Marco das Três Fronteiras

Encerre o seu roteiro em Foz do Iguaçu apreciando o lindo pôr do sol no Marco das Três Fronteiras. Mais informações no site oficial.

Marco das Três Fronteiras
Pôr do sol no Marco das Três Fronteiras. Foto: www.marcodastresfronteiras.com.br

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *