Atualizado em

Acreditem nas palavras desta carioca que vos fala e que já esteve duas vezes no deserto mais árido do mundo: a dobradinha das Lagunas Altiplânicas com Piedras Rojas é um dos melhores passeios no Atacama. Brincadeiras à parte, esse cenário a mais de 4.000 metros de altitude merece estar até mesmo nos roteiros mais enxutos de quem viaja por essa região. Coincidência ou não, foi aqui que há 6 anos nasceu a ideia do Carioca Sem Fronteiras, mas falar sobre isso agora seria muito devaneio. Então, vamos nos concentrar no assunto principal e contar tudo sobre esse tour incrível para vocês!

Laguna Miñiques, nas Lagunas Altiplanicas
Laguna Miñiques, nas Lagunas Altiplanicas

Lagunas Altiplânicas: como é o passeio

Como essa foi a nossa segunda vez no Deserto do Atacama, fizemos o passeio para as Lagunas Altiplânicas por conta própria. Sim, é bastante viável alugar um carro e conhecer o deserto e em breve faremos um post explicando tudo sobre o Atacama de carro. Por isso, também aproveitamos para acordar um pouquinho mais tarde e sair do hostel às 7 da manhã, enquanto as agências de viagem normalmente saem às 6.

Como o local fica a mais de 4.000 metros de altitude, vale ressaltar que esse não é um tour indicado para se fazer nos primeiros dias, caso contrário você sofrerá ainda mais com o tão famigerado mal de altitude – ou soroche. De qualquer forma, você pode conferir a nossa sugestão de roteiro no Atacama para planejar direitinho a sua viagem por lá.

DICA DE HOSPEDAGEM NO DESERTO DO ATACAMA

San Pedro de Atacama é a melhor base para conhecer o Deserto do Atacama. Não faltam hostels, pousadas e até mesmo hotéis de luxo para os mais exigentes. Na primeira vez em que estivemos por lá ficamos no Hostal Lickana que apesar de simples, era bastante confortável e ainda ficava na Caracoles, a principal rua da cidade. Dessa segunda vez alugamos um quarto no estilo estúdio no Hostel Millantu, através do AirBnb e também gostamos. Embora ficasse um pouquinho mais longe do centrinho (uns 10 minutos andando), fomos muito bem atendidos. Aliás, há várias habitações disponíveis no AirBnb e alugar uma delas pode ser uma boa opção para quem quer economizar. Inclusive, através desse link nós te damos até 179 reais de desconto na sua primeira reserva pela plataforma. Aqui no blog também temos um post com dicas de onde ficar no Atacama sem pesar muito no seu bolso.

Laguna Miscanti

A estrada até as Lagunas Altiplânicas é bem tranquila, sinalizada e pavimentada, com exceção do trecho final até a entrada do parque em si, que não tem asfalto. É necessário pagar taxa de entrada e pelo o que já reparei, o valor varia um pouco de acordo com a época do ano. Enquanto alguns pagaram 5.000 pesos chilenos por pessoa na alta temporada, nós pagamos 3.000 em novembro de 2019.

Logo em seguida, fomos até a Laguna Miscanti, a primeira das duas lagoas que compõem o belo cenário das Lagunas Altiplânicas. Aos pés do extinto vulcão Miscanti, ela surpreende com seu tamanho e coloração azul. É bem difícil não se encantar com a paisagem. Por lá, há um percurso bem demarcado para caminhada e devido à proteção ambiental, não é possível chegar bem pertinho da laguna – o que de fato eu acho ótimo!

Um pedaço da Laguna Miscanti nas Lagunas Altiplanicas
Laguna Miscanti

Laguna Miñiques, a minha preferia nas Lagunas Altiplânicas

Seguimos, então, até a Laguna Miñiques, em um trajeto que pode ser feito tanto de carro como a pé, caso você esteja com alguma agência de turismo. Paramos no estacionamento e era hora de apreciar a lagoa mais bonita dali. Embora bem menor, a Laguna Miñiques se torna um colírio a partir do momento em que vira um espelho perfeito das montanhas ao redor. Aliás, uma delas é o vulcão Miñiques, também extinto, mas um dos grandes responsáveis pela formação das duas lagoas. Dizem que foi após ele entrar em erupção e bloquear o curso da água de degelo que as lagunas se formaram. E o mais legal nisso tudo, geologicamente falando, é que as lagunas Miscanti e Miñiques se comunicam de forma subterrânea.

Mirante para a Laguna Miñiques nas Lagunas Altiplanicas
Mirante para a Laguna Miñiques

Nesta área não há percursos para caminhada, restando apenas a região do mirante em si. Um pouco mais à frente há um espaço para piquenique e, obviamente, foi onde tomamos o nosso café da manhã. Basicamente, repetimos o feito da nossa primeira passagem por aqui, quando a nossa agência de turismo montou uma mesa de café da manhã que lembramos até hoje com uma certa nostalgia.

Algumas informações importantes sobre as Lagunas Altiplânicas

  • Mesmo que você as visite no verão, se tratando do Deserto do Atacama, o ideal é se vestir em camadas para não passar frio, já que na parte da manhã as temperaturas estão bem baixas. Você pode conferir todas as nossas dicas sobre o Deserto do Atacama para organizar a sua viagem.
  • Há apenas dois banheiros no complexo: um no início do circuito, em frente a Laguna Miscanti, e outro no final, próximo da Laguna Miñiques. Ambos tinham papel higiênico, mas eu recomendo que você ande sempre com um na bolsa durante os passeios.
  • Como a altitude aqui é bem grande, caso você tenha que fazer os deslocamentos dentro do parque a pé, os faça sem pressa e devagar. Acredite, muita gente passa mal só de andar um pouco mais rápido.

Piedras Rojas

A segunda parada do dia foi em Piedras Rojas. Ou melhor, no mirante para elas. Afinal, o local se encontra fechado por tempo indeterminado desde 2018, quando dois atletas brasileiros de kitesurf praticaram o esporte em suas lagoas durante a gravação de um episódio do programa Kite Extremo, do Canal Off.

Mirante para Piedras Rojas no Atacama
Mirante para Piedras Rojas e Salar de Águas Calientes

Infelizmente, devido a degradação ambiental causada por tal ato, só é possível ver o lago azul e as famosas pedras vermelhas que dão nome ao lugar do alto do mirante. Mas, ainda assim, a paisagem é espetacular!

Mirante para Piedras Rojas e Salar de Águas Calientes
Do mirante já é lindo!

Como aqui não há cobrança de entrada, a estrutura do lugar é simples. Há apenas o mirante e uma casinha com um fiscal. Ou seja, não há mesas para piquenique e sequer banheiros.

Povoado de Toconao

Quem faz esse passeio com agência costuma fazer a última parada do dia no Povoado de Toconao. Como já havíamos feito isso no passado, desta vez passamos direto. Mas, ainda assim, acho válido dar uma passadinha por lá. O povoado é bem bonitinho e pode ser uma boa oportunidade para tirar foto com lhamas e comprar alguns souvenirs.

Ah, antes que eu me esqueça! Algumas agências também incluem a Reserva Nacional de Los Flamencos nesse dia, mas nós a visitamos no mesmo dia em que fomos para a Laguna Cejar e Tebinquinche.

Trópico de Capricórnio, dica final e não menos imperdível!

Aproveite esse passeio até as Lagunas Altiplânicas para tirar foto na famosa placa do Trópico de Capricórnio, que fica bem no meio do caminho. O trópico marca a posição do sol mais ao sul da Linha do Equador e o mais legal é que ele cruza exatamente com a antiga Trilha Inca que ligava Cusco, no Peru, até Santiago, no Chile.

Tropico de Capricornio Deserto do Atacama
Trópico de Capricórnio

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment