Atualizado em

Na lista dos passeios imperdíveis no Deserto do Atacama se encontram Laguna Cejar e Tebinquinche. A primeira é muito famosa pela sua água salgada e difícil de afundar, enquanto a segunda tem um plano de fundo que fica ainda mais bonito acompanhado de um pôr do sol. E ainda pode ficar melhor! Basta acrescentar os Ojos del Salar aí no meio e você terá um trio perfeito para um dia de passeio

Laguna Cejar
Laguna Cejar

Laguna Cejar e Tebinquinche + Ojos del Salar

Assim como o Valle de la Luna e o Valle de la Muerte, o passeio até a Laguna Cejar e Tebinquinche também é um dos mais indicados para se fazer nos primeiros dias do seu roteiro no Atacama. Isso porque a região tem praticamente a mesma altitude de San Pedro de Atacama, ou seja, algo em torno de 2.500 metros. Então, você seguirá a máxima de fazer uma aclimatação antes de encarar os passeios de maior altitude como as Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas, Salar de Tara e Geysers del Tatio. Além disso, como a distância até o centro de San Pedro é pequena – algo em torno de 20 km -, também é um tour que pode ser encaixado no seu primeiro dia na cidade, já que além de ser perto ele costuma sair na parte da tarde.

Como estávamos fazendo o Atacama de carro, por conta própria, e por ser a nossa segunda vez nesses lugares, fizemos algumas adaptações e incluímos mais uma atração no final do dia. Mas vamos explicar tudo direitinho tanto para quem vai com agência (como fomos da primeira vez) como para quem vai alugar um carro.

NÃO ESQUEÇA DO SEGURO VIAGEM!

Viaje tranquilo e não esqueça do seguro viagem internacional antes de ir para o Atacama! Afinal, caso você precise de atendimento médico é o seguro quem te dará essa assistência sem a dor de cabeça de pensar na conta final. Inclusive, eu precisei acionar o seguro no Deserto do Atacama e foi graças a ele que consegui ser atendida no hospital, além de ter reembolso dos medicamentos. Sempre fechamos os nossos através da Real Seguros e nunca tivemos problemas. Eles trabalham com as melhores seguradoras (algumas cobrem até mesmo atraso de voos e extravio de bagagens), parcelam no cartão crédito e nossos leitores ainda têm desconto em todo o site!

PEGUE SEU DESCONTO DE SEGURO VIAGEM NA REAL SEGUROS

Laguna Cejar

A primeira parada desse tour é na Laguna Cejar. Conhecida por ter uma enorme concentração de sal, até mesmo mais do que existe no Mar Morto, é aqui que a maioria das pessoas tiram a famosa foto lendo um livro dentro d’água. Rs. Aliás, a Laguna Cejar faz parte de um complexo que conta com mais duas lagunas, a Piedra e a Baltinache. Hoje em dia, o banho é permitido apenas na Laguna Piedra, sendo possível somente apreciar as outras duas.

Laguna Cejar e Vulcão Licancabur ao fundo
Laguna Cejar e Vulcão Licancabur ao fundo

Não vou mentir… a água é extremamente gelada. E não, não fica mais agradável conforme o tempo vai passando. Mas te garanto que banhar-se em um lugar como esse e com essa paisagem ao redor compensa qualquer esforço, principalmente se você não gosta de água fria.

Laguna Cejar Deserto do Atacama
Agora to de boa! haha

Como a concentração de sal é extremamente alta, alguns cuidados como não molhar o rosto e os cabelos são válidos. Aliás, não se assuste ao ver seu corpo completamente branco quando você sair da água. E fique tranquilo pois o complexo da Laguna Cejar conta com banheiro e ducha de água doce. Ou seja, você não precisará passar o restante do tour salgado. rs. Infelizmente a taxa de visitação é uma das mais caras do Deserto do Atacama. Atualmente cobra-se o valor de 15.000 pesos chilenos, ou seja, um pouco mais de 80 reais por pessoa.

Laguna Piedra Atacama
Laguna Piedra, onde o banho é permitido

Ojos del Salar

Em seguida fomos até os Ojos del Salar, que são duas enormes crateras de água provenientes do lençol freático, ou seja, a água é quase doce. Em uma delas é possível pular e mergulhar, mas vale ter um pouquinho de atenção, já que o poço é extremamente fundo. Na primeira vez em que estivemos aqui, só o Rafael pulou. No entanto, dessa segunda vez, nós dois passamos o banho! rs

Um dos poços dos Ojos del Salar
Um dos poços dos Ojos del Salar

Há várias teorias a respeito dos Ojos del Salar. Alguns dizem que é uma formação natural enquanto outros acreditam até que foram formados a partir da queda de meteoritos há milhares de anos. Quando estivemos aqui com agência, o nosso guia acreditava que tinham se formado devido às buscas por petróleo. Verdade seja dita, ninguém sabe ao certo como os Ojos del Salar surgiram.

Poço dos Ojos del Salar onde pode mergulhar
Poço dos Ojos del Salar onde pode mergulhar

DICA DE HOSPEDAGEM EM SAN PEDRO DE ATACAMA

Embora pequena, San Pedro de Atacama possui uma rede hoteleira ampla e democrática, que vai desde hostels até hotéis de luxo. Nós já ficamos no Hostal Lickana (bem na rua principal) e no Hostal Millantu (cerca de 10 minutos de caminhada do centrinho da cidade), e gostamos dos dois. No Lickana reservamos pelo Booking mesmo, enquanto no Millantu alugamos um quarto estilo estúdio pelo AirBnb. Aliás, através desse link nós te damos até 179 reais de desconto na sua primeira reserva pelo AirBnb. Por outro lado, aqui no blog temos um post com dicas de onde ficar no Atacama sem pesar no orçamento.

Laguna Tebinquinche

A última parada do tour tradicional feito pelas agências é na Laguna Tebinquinche. Geralmente a deixam por último por um motivo muito especial: o pôr do sol daqui é coisa de outro mundo! Desta vez, por conta própria, não vimos o fim de tarde, mas mesmo que você alugue um carro e vá sem agência, recomendo que fique para ver o sol se pôr. Veja as fotos abaixo e me diga se não tenho razão. =)

Fim de tarde na Laguna Tebinquinche
Fim de tarde na Laguna Tebinquinche – foto de quando ainda podia andar por toda a área

Essa laguna é um tanto quanto diferente das outras do Atacama. Como ela tem muito sal, o cenário é um mistura de uma rasa camada de água sobre uma enorme camada branca de sal. Talvez por isso a sua beleza seja tão peculiar – além de ter o Vulcão Licancabur ao fundo, é claro.

Laguna Tebinquinche e Vulcão Licancabur ao fundo

A Laguna Tebinquinche ainda tem uma grande importância para toda essa região do Atacama, já que ela é responsável por boa parte da produção de oxigênio da área onde ela se encontra. Além do mais, aqui é possível observar a existência de muitos microbalitos, que são considerados por muitos estudiosos como uma das primeiras evidências de vida no Planeta Terra. No local também há estrutura com banheiros, estacionamento e informações turísticas, e há a cobrança de 2.000 pesos chilenos para a entrada.

A origem da vida… esses negocinhos marrons com sal são os microbalitos

Antigamente não havia uma trilha demarcada para caminhada no complexo da Laguna Tebinquinche, então era possível andar praticamente por onde você quisesse. É por esse motivo que temos algumas fotos quase que beirando a laguna em si. Hoje em dia existe uma proteção ambiental no local, o que de fato nós achamos imprescindível! Por isso, caminhe por todo o lugar, mas não saia da área demarcada para o passeio.

Laguna Tebinquinche Atacama
Foto de quando ainda não havia caminho demarcado – 2013

Salar do Atacama e Reserva Nacional de los Flamencos

Aproveitamos para dar uma esticadinha no roteiro desse dia e fomos até a Laguna Chaxa, dentro da Reserva Nacional de los Flamencos, no Salar do Atacama. Geralmente, as agências visitam esse ponto junto com as Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas, mas como estávamos com folga no horário resolvemos antecipar.

Laguna Chaxa na Reserva Nacional de los Flamencos
Laguna Chaxa na Reserva Nacional de los Flamencos

Essa região também é bem bonita, já que de um lado você vê todo aquele branquinho do Salar do Atacama, enquanto do outro você vê a Laguna Chaxa cheia dos seus habitantes mais populares, os flamingos. Aliás, aqui é um dos melhores lugares do Atacama para vê-los. O único ponto negativo é o cheiro que não é muito agradável, mas como existem muitos microrganismos na água é praticamente inevitável esse odor um tanto quanto diferente. rs

Salar do Atacama
Salar do Atacama

A estrutura do lugar também é bem legal e conta com banheiros, estacionamento e informações turísticas. A entrada custa 2.800 pesos chilenos, por pessoa.

Enfim, não importa se você vai por conta própria ou com agência de turismo, fazer o passeio para a Laguna Cejar e Tebinquinche é algo que você deve considerar! =)

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment