Atualizado em 23 de setembro de 2018

Todo o charme e boemia de Barranco tem uma história. O balneário que é famoso por ter sido durante muito tempo um reduto de férias para a elite limenha traz traços do passado para versão de hoje em dia. Muitos dos seus casarões viraram galerias de artes, museus, cafés e restaurantes. A influência carnavalesca de outrora deu lugar a um lado boêmio com bares, boates e músicos tocando nas ruas. Mas o mais gostoso nisso tudo é caminhar por lá e sentir o clima que essa mistura deu ao lugar.

Saiba mais sobre outro lugares do Peru aqui!

Barranco Lima
Casinhas em estilo colonial em Barranco

 

Barranco de dia ou à noite?

Muita gente nos pergunta se devem ir até lá de dia ou à noite. Talvez por conta da vida noturna, a maioria das pessoas escolhe conhecer essa região somente na parte da noite. Eu acredito que Barranco tem muito mais a oferecer do que uma simples noitada. Se possível curta uma tarde por lá e emende em uma boate ou bar. Você não irá se arrepender.

<<<<<<<<<<RESERVE AQUI A SUA HOSPEDAGEM EM LIMA. VOCÊ NÃO PAGARÁ NENHUMA TAXA EXTRA POR ISSO E AINDA AJUDARÁ O BLOG A CRIAR CADA VEZ MAIS CONTEÚDOS>>>>>>>>>>

Início do aniversário de casamento no Barranco Beer Company
Início do aniversário de casamento no Barranco Beer Company

Nós pegamos um táxi para Barranco a partir de Miraflores. O trajeto durou 10 minutos e custou cerca de 10 soles. Passamos a tarde por lá e depois encerramos em um barzinho para comemorar nosso aniversário de casamento.

Quer saber a doideira total que foi o nosso aniversário de casamento? Então confere aqui nesse post o quase desastre daquele dia.

 

O que ver em Barranco

A Ponte dos Suspiros é o local mais famoso de Barranco. Você verá uma enorme quantidade de pessoas prendendo a respiração e atravessando aquela ponte. Afinal, ninguém quer perder a oportunidade de fazer um desejo e o tê-lo realizado, né? Mas não vale trapacear! Diz a lenda que somente na primeira vez em que você passar pela ponte é que você deve fazer um desejo, prender a respiração e então atravessá-la.

Ponte dos Suspiros Barranco
Ponte dos Suspiros vista do alto

 

Ponte dos Suspiros Barranco
Além de atravessar a ponte a galera costuma parar por ali para passar o tempo.

Mas nem só de pontes vive Barranco. Na Praça da Prefeitura há prédios belíssimos a serem visitados. A Igreja Santíssima Cruz e a Biblioteca Municipal estão bem ali e praça por si só já é uma graça.

Caminhando pelas ruas do bairro pode ser que você se sinta uma pouco nostálgico. Os bondes têm o poder de fazer isso. Eles continuam rodando e carregam os moradores e turistas de lá pra cá pela avenida cheia de casarões.

Bondinho de Barranco
Bondinho de Barranco pela avenida

Mas a nostalgia pode dar lugar a um sentimento mais descolado. Basta entrar em um antigo casarão que foi transformado em galeria de arte ou em um centro cultural super alternativo com uma cafeteria.

Museu Mate Barranco
Mate: Museu Mario Testino. Mario Testino já foi fotógrafo da Vogue, Vanity Fair e da Família Real Britânica. O museu é uma ótima indicação para quem curte fotografia.

 

E o que mais que Barranco tem?

Ora, se Barranco era um antigo balneário de férias obviamente tem praia… e praia com areia. Diferente de Lima onde as praias são de pedras, as águas de Barranco têm fama pelo fato de serem acessadas pela areia. O distrito de Barranco também se encontra em um penhasco e aí vem uma parte que para mim, é um dos pontos altos do charme do lugar.

Mirante em Barranco
Não reparem no tempo fechado. Reparem na areia da praia na parte de baixo da foto.

Para se chegar até a parte baixa de Barranco, carinhosamente chamada de “bajada para baño”, você passará por uma das áreas mais encantadoras da região. Ao passar pela Ponte dos Suspiros, antes mesmo de ir até a parte baixa, não deixe de seguir até o mirante. A vista de lá deve ser linda em dias de céu aberto. Infelizmente deixamos para ir no fim do dia e o tempo já tinha fechado. Tivemos uma vista cinzenta do oceano pacífico.

Que pena que no fim de tarde o tempo estava fechado.

 

A famosa Bajada para Baño

A descida para banho é uma das parte mais fotogênicas de Barranco. Uma rua de pedestres, com casinhas pequenas em estilo colonial onde algumas foram transformadas em bares, outras em hostels e outras continuam como moradia.

Baixada para banho Barranco
Início da descida para banho em Barranco. Parte que dá acesso à parte baixa da região.

Já quase no final, antes do último lance de escadas, um pequeno mirante com uma vista bem bonita e alguns artistas vendendo sua arte. Demos sorte de ainda ter um pouco de sol no momento em que estávamos lá.

Baixada para banho Barranco
E o oceano Pacífico lá no fim do horizonte.

 

Baixada para banho Barranco
Um pequeno mirante antes de chegar totalmente na parte baixa de Barranco

Durante nossos dias em Lima ficamos hospedados no bairro de Miraflores e eu continuarei o recomendando para uma primeira visita à capital peruana. Mas sendo sincera? Vou querer ficar em Barranco na nossa próxima vez na cidade. Esse climinha realmente nos conquistou.

Veja nossas dicas sobre Lima nesse post aqui!

Barranco Lima
Mais um pouquinho de arte em Barranco

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

 

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

 

 

Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

10 Comments

  1. Muito interessante! Já salvei este artigo pra uma futura viagem ao Peru. Adorei as fotos e esse é um dos lugares que eu provavelmente mais gostaria de visitar! Fiquei particularmente interessada nessa Barranco Beer Company. Hmmm!

  2. Que graça de lugar! Amei o post. E acredita que adoro quando o tempo tá fechado assim? Hahaha. Claro que tem suas desvantagens, mas acho tão aconchegante. E as fotos ficam lindas.

  3. Adorei esse distrito! Cidade boêmia é comigo mesmo! Me amarro em provar as cervejas locais e descobrir o que os moradores fazem! Muito maneiro o post casal!

  4. Que graça esse lugar! Não acredito que fui para Lima e não conheci! Achei engraçada a simpatia de ter que prender a respiração para passar pela ponte kkkk Nunca tinha ouvido falar de uma simpatia de prender a respiração. Deve ser delícia demais passear num lugar cheio de arte 🙂

  5. Que post massa!
    Estou organizando um mochilão que passará por Lima e pretendo conhecer estes lugares também. Espero reservar um tempinho da viagem para visitar o Museu Mario Testino, deve ser realmente incrível.

    Abraços e parabéns pelas dicas.

  6. Que charme de lugar! Adoraria turistar nessas ruas. Parabéns pelas fotos e por compartilhar seu relato! Já favoritei e vai me ajudar demais quando estiver planejando minha viagem.

  7. Andei tão pouco por Barranco que agora fiquei com vontade de explorar! Tudo tão lindinho!! Estive lá apenas pela noite para tomar uns piscos…rs… Post excelente! Guardadinho!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.