Atualizado em

Pequena, escondida, exclusiva e uma das mais bonitas da cidade. Assim é descrita a Praia da Joatinga, no Rio de Janeiro, pela maioria das pessoas que a visitam. Localizada entre morros e casarões – e com o horizonte como plano de fundo -, seus poucos metros de faixa de areia costumam abrigar um público jovem e descolado. Há ainda aqueles que vão até ela somente em busca de seus mirantes e nem se atrevem a descer até as suas águas. Mas, uma coisa é certa: é difícil não sair de lá encantado. Neste post, vamos dar todas as dicas de como chegar e aproveitar da melhor forma esse paraíso carioca.

Praia da Joatinga
Visual da praia pela manhã

Onde fica a Praia da Joatinga

A Praia da Joatinga fica no bairro do Joá, o menor do Rio de Janeiro, localizado entre a Barra da Tijuca e São Conrado. Ele é conhecido por seus condomínios de luxo e mansões de alto padrão. Inclusive, a praia se encontra dentro de um desses condomínios, na Estrada do Joá. Mas, como em qualquer praia do Brasil, o acesso é livre. Afinal, praia é pública, né, minha gente? E por isso não existe espaço mais democrático que ela!

Praia da Joatinga
Praia da Joatinga e o horizonte

Como chegar na Praia da Joatinga

Chegar até a Praia da Joatinga não é uma tarefa muito difícil. No entanto, devido aos poucos ônibus que passam por lá, o jeito mais fácil é através do carro. Nesse caso, é possível estacionar dentro do condomínio mesmo, em um estacionamento próprio para visitantes, bem próximo ao local que dá acesso à praia. Vale frisar que não há muitas vagas, então, na alta temporada o ideal é você chegar bem cedo.

Estacionamento condomínio no joá
Estacionamento

Quem vai de ônibus pode pegar a linha 557 Rio das Pedras – Copacabana e descer próximo da entrada do condomínio. A partir da guarita você terá que andar até o estacionamento, onde tem o acesso principal à praia. Em ambos os casos, você pode usar o Clube Costa Brava como ponto de referência, já que ele está bem ali do ladinho.

Clube Costa Brava
Clube Costa Brava

Como é a praia

Point certo de muitos surfistas, a Praia da Joatinga além de ser bem pequena, quase não tem estrutura. Ou melhor, em suas areias mesmo não há nada. Esqueça os quiosques, chuveiros, banheiros e qualquer coisa do tipo. Por lá, só paz, beleza e um certo quê selvagem. Vez ou outra ainda é possível encontrar algum ambulante vendendo alguma coisa ou então, alguém alugando cadeiras. Mas, isso só durante o verão e, ainda assim, não é frequente.

Praia da Joatinga
Faixa de areia e casas do condomínio

Na área do estacionamento há o X do Gomes, um food truck fixo que costuma abrir quase sempre. Nós não comemos nada por lá, então, não sei dizer sobre os preços. De vez em quando também ficam uns ambulantes por ali vendendo bebidas e coisas simples.

X do Gomes na Joatinga
X do Gomes, food truck

Para mergulhar em suas águas e chegar, de fato, até a sua faixa de areia é necessário descer por uma trilha. O caminho começa bem pertinho do estacionamento e é de nível fácil, sem grandes complicações. Ao final, ainda é preciso passar pelas pedras para, enfim, chegar na praia. Lendo assim pode parecer meio perrengue, mas, acredite, não é! A trilha é tão tranquila que é bastante comum ver até mesmo crianças pequenas por lá.

Praia da Joatinga
A parte de pedras que tem que atravessar
Trilha para a Joatinga
Parte de barro da trilha

Quando ir

A melhor época para visitar a Praia da Joatinga é fora da alta temporada, de Março à Novembro. Entretanto, caso você queria aproveitar os meses mais quentes do ano por lá, considere chegar bem cedo. Principalmente se for de carro e precisar estacionar, já que a área reservada para isso é pequena. Uma outra opção é evitar os fins de semana e feriados.

Outro ponto que você precisa ter atenção é com a maré. Em épocas de maré cheia fica inviável aproveitar a praia, já que a faixa de areia some quase que por completo.

O que fazer na praia

Além de curtir suas águas e tomar aquele revigorante banho de mar, há ainda outras coisas para explorar na Praia da Joatinga. Se você não quer se molhar, pode fazer apenas um passeio e curtir o visual de algum dos seus mirantes. Muita gente vai até lá somente para relaxar, ficar de boa e curtir um fim de tarde.

Praia da Joatinga
Visual incrível da praia!

Já os mais aventureiros podem se jogar no rapel. A praia tem um ponto específico para isso e não é raro encontrar empresas de aventura explorando o local. Neste ponto, vale ressaltar a importância de escolher uma que preze pela segurança, ok?

Onde se hospedar pela região

Caso você tenha interesse em se hospedar nos arredores da Praia da Joatinga, o ideal é ficar em algum hotel no Joá ou então na Barra da Tijuca.

No Joá existem algumas opções bastante charmosas e exclusivas, mas os preços são um pouquinho elevados. Por ali recomendamos o La Suite By Dussol, o Cliffside, o Le Chateaux Joá Boutique Hotel e o LeRo Guesthouse – esse último um pouco mais em conta.

Já na Barra da Tijuca há mais variedade de hotéis, pousadas e até mesmo muitos apartamentos para alugar. Neste bairro, sugerimos dar uma olhada no Ref House Barra da Tijuca e no Beach Guesthouse Go Make a Trip, caso você tenha um estilo mais descolado. No entanto, se você quer uma hospedagem com mais comodidade e requinte, confira os hotéis LSH Hotel, Novotel Barra da Tijuca, Windsor Marapendi e Laghetto Stilo Barra.

LSH Hotel (Foto: Booking)

CONHEÇA MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO RIO DE JANEIRO:

-Se encante com os mirantes do Parque Penhasco Dois Irmãos, no Leblon
-Conheça o Mirante Dona Marta, um dos cartões postais mais lindos do Rio
-Visite a Ilha de Paquetá, um local cheio de belezas naturais e História
-Conheça a Ilha da Gigóia, uma surpresa dentro da Barra da Tijuca

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve um apartamento através do AirBnb e ganhe até 179 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment