Atualizado em 21 de março de 2021

Pequena e escondida, a Praia da Joatinga é uma das belezas naturais do Rio de Janeiro. Com seu ar selvagem e localizada entre os morros e os casarões de um dos bairros mais exclusivos da cidade, a praia é pequena e recebe diariamente um público mais jovem e descolado.

Confira onde fica a Praia da Joatinga e saiba como aproveitá-la ao máximo!

Praia da Joatinga
Descida para a Praia da Joatinga

Praia da Joatinga: onde fica e como chegar

A Praia da Joatinga fica no Joá, o menor bairro do Rio de Janeiro. Localizada entre a Barra da Tijuca e São Conrado, a região é conhecida por ter condomínios luxuosos com casas de alto padrão.

Aliás, a Praia da Joatinga fica exatamente dentro de um desses condomínios, na Estrada do Joá, a mesma que leva até o belo Mirante do Joá. Mas como em qualquer praia do Brasil, o acesso é liberado para todos.

A forma mais fácil de chegar na Praia da Joatinga é de carro. Se essa é a sua opção, siga até o condomínio indicado com a placa SEJA e tenha como referência a Rua Pascoal Segreto ou o Clube Costa Brava, que também fica dentro do condomínio. Como o local possui estacionamento para visitantes, basta informar na guarita que você irá para a praia. No entanto, há apenas 60 vagas disponíveis, o que significa que na alta temporada de verão é bom chegar cedo.

Do estacionamento até a praia você pegará uma descidinha em forma de trilha de cerca de 10 a 15 minutos, mas não há grandes dificuldades e você verá crianças e idosos fazendo o percurso.

Chegar de transporte público também é fácil. O ônibus da linha 557 Rio das Pedras x Copacabana passa por toda a Estrada do Joá e basta você descer próximo a entrada do condomínio. Da portaria até a areia da Praia de Joatinga você caminhará em torno de 20 a 30 minutos, dependendo do seu ritmo.

Como é a Praia da Joatinga

Esqueça os quiosques ou qualquer outro tipo maior de infraestrutura. Com exceção dos vendedores ambulantes, a Praia da Joatinga não oferece nenhum serviço nesse estilo.

Por vezes você encontrará pessoas alugando cadeiras de praia e guarda-sol, principalmente no verão, mas não conte com isso. Se você quiser passar um dia inteirinho na praia, leve as suas coisas, inclusive aquele lanchinho.

A Praia da Joatinga é reduto de surfistas e um dos points cariocas da famosa “altinha” na areia, até mesmo nos horários em que ela não é permitida. Mas como não há muita fiscalização, a bola rola solta por lá.

Os paredões de pedras ao redor da Praia da Joatinga são um convite tanto para o rapel como para a simples contemplação do mar. Aliás, muitas pessoas visitam a praia apenas para curtir o visual.

A Praia da Joatinga é linda, mas consulte a maré para visitá-la

A melhor época para visitar a Praia da Joatinga é fora da alta temporada, de abril a outubro, quando você a encontrará mais vazia. Mas nada te impede de conhecê-la no verão, apenas lembre-se de chegar cedo.

No entanto, uma dica importantíssima é que você deve consultar a tábua de marés antes da sua visita. Em época de maré cheia a faixa de areia que já é pequena some por completo, e a Praia da Joatinga fica escondida.

Onde se hospedar na região

As hospedagens no bairro do Joá são famosas por serem exclusiva e com vistas panorâmicas. Se você pretende se hospedar nos arredores da Joatinga nós recomendamos o La Suite by Dussol, o Cliffside e o Riva’s para algo com um padrão mais elevado.

Como alternativas mais em conta você encontrará o Fritz House e o Joá House Beach.

Por outro lado, uma dica bem legal é se hospedar na Barra da Tijuca, onde você encontrará uma maior variedade de hospedagens, além de mais infraestrutura. Pelo bairro, algumas opções interessantes são o Novotel Barra, o Windsor Oceânico e o Laghetto Stilo. Para algo mais econômico dê uma olhadinha no Beach Guesthouse Go Make a Trip.

Vale ressaltar que a Barra da Tijuca possui muitos estúdios, casas e apartamentos para aluguel de temporada, o que pode ser uma alternativa caso você queira mais comodidade e privacidade.

Daqui pra onde?

Aproveite para estender o seu passeio até o Recreio dos Bandeirantes, um bairro vizinho com praias lindíssimas, trilhas e parques naturais, ou então até a Ilha da Gigóia, um paraíso escondido na Barra da Tijuca.

E se você gosta de cachoeiras, tire um dia para conhecer a Cachoeira de Vargem Grande, no Parque Estadual da Pedra Branca.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

PLANEJE A SUA VIAGEM

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

14 Comments

  1. Murilo Pagani Reply

    Caramba, já estive duas vezes ao Rio e ainda não tinha ouvido falar da Praia da Joatinga… Parece ser incrível!

    Na próxima vez vou reservar um dia do meu roteiro pra ela.

    Ótimas dicas!

    Abraço

  2. Conheci o Rio de Janeiro de relance mas pelas fotos, já deu pra ver que a Praia da Joatinga é uma das mais bonitas da cidade. Deve ser demais fazer rapel com o visual incrível desses mirantes. Adorei as dicas. Vou colocar a Joatinga em meu roteiro quando for ao Rio.

  3. Uma das minhas praias preferidas da cidade. Adoro o clima gostoso e a vibe da praia da Joatinga, sempre que posso vou até la.

  4. legal! Acho que o nome não me é estranho, mas não conheço a praia da Joatinga não! Bom que é um lugar tranquilo no Rio de Janeiro porque praia de Copacabana lotaaada é um caos né?

    • Nossa, nunca achei que Joatinga era tão lindo! Fiquei morrendo de vontade de me hospedar em uma das suas dicas de hotel e aproveitar essa praia maravilhosa bem estilo Rio de Janeiro.

  5. Adorei tuas dicas da praia de Joatinga no Rio de Janeiro. Não conhecia o destino, mas agora fiquei louca pra visitar. Obrigada pelas dicas!

  6. Luciana Rodrigues Reply

    A Praia da Joatinga faz parte das melhores lembranças da minha juventude!

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.