Atualizado em 21 de outubro de 2020

Pequena e escondida, a Praia da Joatinga é uma das mais bonitas do Rio de Janeiro. Localizada entre os morros e casarões de um dos bairros mais exclusivos da cidade, sua faixa de areia é pequena e costuma receber um público jovem e descolado.

Praia da Joatinga
Praia da Joatinga pela manhã

Como chegar na Praia da Joatinga

Localizada entre a Barra da Tijuca e São Conrado, a Praia da Joatinga fica no Joá, o menor bairro do Rio de Janeiro, conhecido por seus condomínios de luxo e mansões de alto padrão.

Aliás, a Praia da Joatinga fica exatamente dentro de um desses condomínios, na Estrada do Joá, a mesma estrada que leva até o belo Mirante do Joá. Porém, como em qualquer praia do Brasil, o acesso é liberado para todos.

O jeito mais fácil de chegar na Praia da Joatinga é de carro. Se essa for a sua opção, siga até o condomínio indicado com a placa SAJO. A sua referência será a Rua Pascoal Segreto. Você pode estacionar dentro do condomínio mesmo, em um estacionamento específico para visitantes. Basta indicar na guarita que você visitará a praia. Como há apenas cerca de 60 vagas disponíveis, chegue cedo caso você pretenda visitá-la durante a alta temporada.

Estacionamento Joatinga
Estacionamento da Praia da Joatinga

A partir do estacionamento você pegará uma descidinha em forma de trilha de cerca de 10 a 15 minutos até a praia. Não há grandes dificuldades e você encontrará tanto crianças como idosos por lá.

Se você pretende ir de ônibus, deverá pegar a linha 557 Rio das Pedras x Copacabana e descer próximo a entrada do condomínio. A partir da guarita você fará todo o restante do trajeto a pé, algo em torno de 20 a 30 minutos, dependendo do seu ritmo.

Se você tiver dúvidas, também pode usar como referência o Clube Costa Brava, bastante famoso na região.

Clube Costa Brava
Clube Costa Brava

Como é a Praia da Joatinga

Esqueça os quiosques e qualquer outra coisa do tipo. Com exceção do X do Gomes, um food truck fixo que fica próximo ao estacionamento, a Praia da Joatinga não tem qualquer tipo de estrutura.

X do Gomes
X do Gomes

Vez ou outra, principalmente durante o verão e feriados, você encontrará ambulantes passando pela areia e até mesmo alguém alugando cadeiras. Mas não conte com isso. Então, se você quiser passar um dia inteirinho na praia, leve algum lanchinho de casa.

Praia da Joatinga
Praia da Joatinga

É comum encontrar muitos surfistas na água e além deles, você verá diversas pessoas jogando a famosa “altinha” na areia, inclusive nos horários em que ela não é permitida. Como não há muita fiscalização por lá, a altinha rola solta.

Os paredões de pedras ao redor da Praia da Joatinga também são um convite para o rapel e você encontrará muitas empresas de aventura explorando o lugar. Aliás, a nossa primeira vez no esporte foi por lá e nós amamos!

Esses mesmos paredões também formam mirantes incríveis para o mar e não é difícil encontrar pessoas que vão ali apenas para aproveitar o visual e sequer dão um mergulho na água.

Praia da Joatinga

Quando ir

A melhor época para visitar a Praia da Joatinga é fora da alta temporada, abril a outubro, quando ela se encontra mais vazia. Mas se a sua intenção é conhecê-la no auge do verão, se possível, considere chegar bem cedo.

A maré é outro ponto que você precisa ter atenção. Em época de maré cheia a pequena faixa de areia some por completo, escondendo totalmente a praia. Nesse caso, só te restará curtir os mirantes pelas pedras. Então, certifique-se que a sua visita ocorrerá durante a maré baixa e consulte a tábua de marés da cidade.

LEIA MAIS E CONHEÇA OUTROS LUGARES INCRÍVEIS NO RIO DE JANEIRO:

-Se encante com os mirantes do Parque Penhasco Dois Irmãos, no Leblon

-Conheça o Mirante Dona Marta, um dos cartões postais mais lindos do Rio


-Visite a Ilha de Paquetá, um local cheio de belezas naturais e História


-Conheça a Ilha da Gigóia, uma surpresa dentro da Barra da Tijuca


-Faça um passeio de barco no Rio de Janeiro e conheça a cidade por outro ângulo

-Passe um fim de tarde na Mureta da Urca


-Visite o Forte de Copacabana e tome um café da manhã daqueles

Onde se hospedar pela região

A região da Praia da Joatinga é muito bonita para se hospedar e muitos hotéis possuem vistas incríveis do Rio de Janeiro. Se você pretende ficar nos arredores, o ideal é escolher um hotel no Joá ou na Barra da Tijuca.

Apesar dos preços um pouquinho mais elevados, o Joá possui opções exclusivas e incríveis. Se esse é o seu estilo, recomendamos o La Suite By Dussol, o Cliffside, o Le Chateaux Joá Boutique Hotel e o Riva’s. Como alternativas mais em conta você encontrará o Fritz House, o Laguna Hostel e o Joá House Beach.

Por outro lado, na Barra da Tijuca há uma variedade maior de hotéis, pousadas e hostels. Além do mais, também há ótimos apartamentos para alugar.

Dê uma olhadinha no Ref House, no Beach Guesthouse Go Make a Trip e no Ibis, todos esses perto da subida para o Joá e bem pertinho também do Quebra-mar da Barra da Tijuca e da Praia dos Amores.

Mas se você prefere hotéis que ofereçam mais comodidade, o Novotel Barra, o Windsor Oceânico e o Laghetto Stilo podem ser boas opções.

Você também pode alugar uma casa ou apartamento pelo Airbnb e com o nosso desconto você ganha até 350 reais na sua primeira reserva pelo site. E se você precisa de mais orientações, não deixe de conferir como reservar uma hospedagem pelo Airbnb.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb e ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

13 Comments

  1. Murilo Pagani Responder

    Caramba, já estive duas vezes ao Rio e ainda não tinha ouvido falar da Praia da Joatinga… Parece ser incrível!

    Na próxima vez vou reservar um dia do meu roteiro pra ela.

    Ótimas dicas!

    Abraço

  2. Conheci o Rio de Janeiro de relance mas pelas fotos, já deu pra ver que a Praia da Joatinga é uma das mais bonitas da cidade. Deve ser demais fazer rapel com o visual incrível desses mirantes. Adorei as dicas. Vou colocar a Joatinga em meu roteiro quando for ao Rio.

  3. Uma das minhas praias preferidas da cidade. Adoro o clima gostoso e a vibe da praia da Joatinga, sempre que posso vou até la.

  4. legal! Acho que o nome não me é estranho, mas não conheço a praia da Joatinga não! Bom que é um lugar tranquilo no Rio de Janeiro porque praia de Copacabana lotaaada é um caos né?

  5. Adorei tuas dicas da praia de Joatinga no Rio de Janeiro. Não conhecia o destino, mas agora fiquei louca pra visitar. Obrigada pelas dicas!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.