Atualizado em 15 de outubro de 2020

A Vista Chinesa é um dos mirantes mais procurados no Rio de Janeiro. Localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca, o lugar possui uma vista emblemática para a cidade. E já adianto que mesmo que você já tenha batido muita perna pelos pontos turísticos cariocas, dificilmente não sairá encantado.

Vista Chinesa RJ
Vista Chinesa

Vista Chinesa, no Rio de Janeiro

Antes da vista propriamente dita você verá uma estrutura parecida com um gazebo. O nome dela é pagode, mas em nada tem a ver a com a música. Seu nome tem origem na cultura chinesa, que está totalmente ligada à Vista Chinesa.

Vista Chinesa
Estrutura Pagode

O monumento é uma homenagem a esse país oriental, como uma forma de condecorar os imigrantes chineses que trouxeram o cultivo de ervas de chás para o nosso país no Século XIX.

Construído entre 1902 e 1906 por Luis Rey, o arquiteto fez questão de projetar o mirante 380 metros acima do mar em um local que tivesse uma visão panorâmica da cidade. Ele acertou em cheio, não é?

Como ir e onde fica a Vista Chinesa

A Vista Chinesa fica na Estrada Dona Castorina, dentro do Parque Nacional da Tijuca, no bairro Alto da Boa Vista. Basicamente, existem três caminhos diferentes para chegar e explicaremos todos eles. Mas infelizmente, não há transporte público passando pelo local. Se você pensa em alugar um carro para conhecer o Rio de Janeiro, confira aqui os melhores preços com opções de parcelamento. Caso contrário, poderá pegar Uber ou Táxi.

Como chegar a partir da Zona Sul

Para quem sai da Zona Sul e arredores, o melhor caminho para chegar na Vista Chinesa é pelo Jardim Botânico. Após pegar a Rua Pacheco Leão você deverá entrar na Estrada Dona Castorina e seguir até o mirante. Não tem erro, você o verá à sua esquerda.

Como chegar a partir da Barra da Tijuca

Se você sai da Barra da Tijuca há dois caminhos que podem ser feitos para chegar à Vista Chinesa, mas em ambos você seguirá sentido São Conrado.

A primeira opção é pegar a Estrada das Canoas, a mesma que leva até a Pedra Bonita e a rampa de voo livre. Em seguida você pegará um pequeno pedaço da Estrada da Gávea Pequena e logo após entrará na Estrada Dona Castorina.

A segunda opção é pegar a Estrada das Furnas. Em seguida a Estrada da Gávea Pequena, e depois a Estrada Dona Castorina.

Embora não tenha muitas vagas, a Vista Chinesa conta com estacionamento.

Outras formas de subir a Vista Chinesa

Não está de carro e não quer ir de táxi? tudo bem. Há outras formas de chegar até o mirante. Algumas pessoas alugam uma bicicleta e sobem pedalando. Aliás, é comum encontrar ciclistas treinando na região. Outras se aventuram a pé por quase 5 km.

Por outro lado, é possível contratar passeios fechados que vão até a Vista Chinesa. Existem passeios de jipe na Floresta da Tijuca que passam por lá e os mais tradicionais de excursão ao Jardim Botânico em conjunto com o Parque Nacional da Tijuca.

O que você verá no mirante

Do mirante da Vista Chinesa você verá o Cristo Redentor logo de cara, todo imponente, como sempre. À sua frente também é possível ver a Lagoa Rodrigo de Freitas, as praias de Ipanema e Leblon, o Morro Dois Irmãos, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e Niterói ao fundo.

Mirante Vista Chinesa

Uma das melhores partes nessa história toda é que não se paga para entrar na Vista Chinesa. Assim como outros mirantes no Rio de Janeiro, ela é completamente grátis.

Como todo esse perfeito cenário paisagístico é de imensa fama, é comum encontrar o local lotado de pessoas, tanto de turistas como de moradores apaixonados – como nós. No entanto, há uma forma de conhecê-lo um pouco mais vazio e de um jeito um tanto quanto especial. E isso nos leva ao próximo tópico.

Vista Chinesa a noite: é perigoso?

É comum as pessoas procurarem lugares especiais para ver o nascer do sol no Rio de Janeiro. Poderia citar vários como a Praia Vermelha, Mirante Dona Marta, entre outros. Nessa busca, muitos se lançam até a Vista Chinesa a noite para ver o amanhecer. Mas será que é perigoso conhecer a Vista Chinesa assim?

Bom, se tratando dos horários mais comuns e diurnos, dificilmente você a encontrará vazia. Sendo assim, durante o dia, eu diria que não é perigoso conhecer o mirante. Afinal, terá sempre gente por lá.

Porém, à noite, aconselhamos que você não vá sozinho. Não que seja certo que irá acontecer algo contigo, mas é sempre bom prevenir, né? De qualquer forma, vale ressaltar que a sempre prevenção é válida para toda cidade grande, em qualquer hora do dia.

Vista Chinesa Nascer do Sol
O sol nascendo na Vista Chinesa

Nós fomos com a Debora e o Vinícius, nossos amigos do Brazil Experience Tour que já nos acompanharam em outras aventuras como na Ilha de Paquetá. Logo após vermos um amanhecer surpreendente fizemos um café da manhã de piquenique.

Daqui pra onde?

Existem diversas cachoeiras no Parque Nacional da Tijuca. Aliás, na Estrada Dona Castorina há algumas de fácil acesso e várias pessoas aproveitam para conhecê-las quando vão visitar a Vista Chinesa.

Nós já conhecemos a Cachoeira do Chuveiro, uma trilha relativamente fácil, onde o único ponto que exigirá mais de você é ao subir uma parede de raízes e troncos. Outras opções são a Cachoeira dos Primatas, do Jequitá e da Gruta.

Cachoeira do Chuveiro Horto
Cachoeira do Chuveiro

No entanto, se você quer algo mais tranquilo, ainda na mesma estrada você poderá subir um pouco mais adiante, sentido Barra da Tijuca, e chegará na Mesa do Imperador, onde a família real e demais nobres descansavam durante seus passeios pela floresta.

Mesa do Imperador – Foto: www.trilhatranscarioca.com.br

Outra sugestão é, caso você esteja vindo da Barra da Tijuca, continue o caminho em direção ao Jardim Botânico e aproveite para conhecer tanto ele como o Parque Lage. Leia nesse artigo aqui todas as dicas sobre o Parque Lage. Se você está na Zona Sul, é só inverter a ordem.

Agora que você já sabe tudo sobre a Vista Chinesa, é só organizar a sua visita e se apaixonar por esse mirante!

Leia mais:

Navegue pelo nosso menu:

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
– Instagram: @cariocasemfronteiras
– Facebook: /cariocasemfronteiras

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
  • Reserve uma casa ou apartamento através do AirBnb e ganhe até 350 reais em crédito na sua primeira reserva pelo site.
  • Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
  • Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Viaje conectado! Compre seu chip de celular Viaje Conectado da Yes Brasil com internet 4G para usar no exterior.
  • Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com a Amazon.
  • Compre seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.
Autor

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

9 Comments

  1. Uau! Que visual lindo! Realmente é um lugar incrível!!! Ver o sol nascer ali deve ser uma baita experiência, demais mesmo! <3

  2. Camila Neves Responder

    Uauuuuuu, que incrível! Vendo as fotos, quase acreditei que se tratava da China mesmo 🙂

  3. Vou ao Rio com frequência há anos e acho que nunca fui até a Vista Chinesa. Que pecado! A vista é mesmo linda e este nascer do sol é agrado à alma. Para completar, um café da manhã. Para morrer mesmo de amor! 🙂

  4. A vista chinesa está super nos meus planos de visita no Rio de Janiero, mas confesso que não tinha pensando em ir vem o nascer do sol e que visual mais maravilhoso, encantada, já morrendo de vontade de fotografar essa paisagem nesse horário privilegiado.

  5. Que sonho esse café da manhã na Vista Chinesa! Estive no local (de tarde) na última vez que fui ao Rio de Janeiro e me apaixonei pela vista. Linda demais. 🙂

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.