Atualizado em 4 de outubro de 2023

Com 50 hectares, o Bosque da Barra é um dos passeios ao ar livre mais procurados na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Localizado na Barra da Tijuca, o parque municipal tem fácil acesso e é uma das grandes áreas verdes do bairro que também é famoso pelas praias exuberantes.

Desde a década de 80, quando foi criado, o bosque atrai moradores em busca de natureza e tranquilidade. Mas, será que ainda vale a pena a visita?

Bosque da Barra na Barra da Tijuca
Bosque da Barra

Como funciona o Bosque da Barra, na Barra da Tijuca

O Bosque da Barra é gratuito! Sim, isso mesmo. E só o fato da entrada não custar nada já é um grande convite para uma visita. Mas, além disso, ele é um dos melhores atrativos na Barra para quem gosta de estar rodeado pela natureza.

Parque no Rio de Janeiro
Área para piquenique e pista para caminhada

O bosque é uma reserva ecológica criada com o intuito de preservar o meio ambiente e a fauna local. Ou seja, nele residem diversos animais e plantas que fazem parte daquele ecossistema.

E quanto a nós, humanos, podemos nos deliciar com as enormes áreas gramadas perfeitas para um piquenique, com as ruas de terra que são ótimas para a prática de exercícios, com o parquinho infantil, as inúmeras sombras das árvores e palmeiras, e com o lago, que tem como plano de fundo a Pedra da Gávea.

Lago no Bosque da Barra
Lago com vista para a Pedra da Gávea

E para melhorar ainda mais a experiência, o Bosque da Barra é todo plano, o que é ótimo para andar de bicicleta. Aliás, você pode alugar um quadriciclo e dar uma voltinha em família.

Parque no Rio de Janeiro
Quadricilos para alugar

É verdade que tem jacaré?

Sim! O Bosque da Barra é a casa dos jacarés-de-papo-amarelo e eles são grandes atrações por lá. É praticamente impossível você não ver pelo menos um praticando o bom e velho “de boa na lagoa”.

Mas esse também é um parque que abriga muitas espécies de aves, borboletas, saguis e até mesmo capivaras. Então, se você quer estar em contato com a natureza, vale demais a visita!

Jacaré no Bosque da Barra

LEIA MAIS SOBRE OUTROS PASSEIOS NO RIO DE JANEIRO

– Como é a visita à Ilha Fiscal, o palacete que abrigou o último baile do Império

– Onde fica e o que fazer no Parque Lage, no Rio de Janeiro

– Mirante Dona Marta e os encantos da melhor vista gratuita no Rio

Como chegar no Bosque da Barra

É bem fácil chegar no Bosque de Barra de transporte público. Basta pegar um ônibus que passe pelo Terminal Alvorada da Barra e de lá seguir a pé até a entrada do parque por cerca de 15 a 20 minutos ou pegar um uber/táxi para finalizar o trajeto.

De BRT também é bem tranquilo e você pode descer na estação Bosque da Barra. Já para ir de metrô, o melhor trajeto é descer na Estação Jardim Oceânico e pegar um BRT.

Quem vai de carro também não encontra problemas. Afinal, o bosque fica na Avenida das América, uma das principais vias da Barra da Tijuca. Basta colocar no Waze ou Google Maps que eles indicarão certinho o caminho. Ah! E tem estacionamento gratuito no Bosque da Barra, porém, ele costuma lotar cedo nos finais de semana.

Dicas importantes para a sua visita

  • O Bosque da Barra funciona de terça a domingo, das 6h às 17h.
  • Não é permitido entrar com animais domésticos.
  • Das últimas vezes em que visitamos havia policiamento no local.
  • Pode ser que você encontre um ou outro ambulante vendendo alimentos, porém, não há quiosques ou restaurantes.
  • Tem banheiro e bebedouro para os visitantes.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras